Autor Tópico: O fanatismo da descrença, um dos males do mundo moderno ?  (Lida 3095 vezes)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
O fanatismo da descrença, um dos males do mundo moderno ?
« Online: 03 de Dezembro de 2006, 00:06:24 »
Fui digitar descrença no google e pareceu esse texto:

O fanatismo da descrença, um dos males do mundo moderno

Quantas religiões existem no mundo comprovam que o ser humano é, com efeito, um animal metafísico. Não se vive fecunda ou plenamente sem uma visão cosmogônica, que dê respostas satisfatórias a todas as perguntas.

Independentemente de se crer em seres supra ou infra-humanos, como deuses, anjos ou demônios em teologias várias, os credos todos caracterizam-se, antes de mais nada, por uma união de sentimentos, emoções e visões de mundo. Segundo os positivistas Comte e Durkheim, quando as pessoas se reúnem em alguma espécie de templo estão, em verdade, reafirmando sua cultura, seu apreço pelos que compartilham das mesmas opiniões acerca de várias coisas, sua unidade ética, enfim. Os positivistas compreendem, nesta acepção, a palavra "templo" como algo a ter com exemplos, portanto, mesquitas, sinagogas, academias, igrejas, centros espíritas, colégios, quartéis, partidos políticos, movimentos multitudinários em geral.

Não se deve atacar frontalmente qualquer crença, que todas são dignas de respeito! Chega de intolerância para com o diferente. o apreço ao ser humano em toda a sua riqueza interior implica, principalmente, saber apreciá-lo em sua multifacetária capacidade de expressão.

Há, contudo, uma coisa fantástica, fanática e absurdamente irracional, só crível porque existente e que, coadjuvada pela Incrível Religião do Individualismo acaba por afastar as pessoas umas das outras em prol de nada. Chamo a esta deplorável deformação de "Fanatismo da Descrença", que só tem um dogma básico inapelável: "Nada é digno de crença, de fé, não existe transcendência." Embora São José do Rio Pardo seja uma saudável exceção, é inacreditavelmente enorme o número de pessoas que são encantadas pelo "fanatismo da descrença", particularmente nos meios intelectuais e acadêmicos. A grande maioria das pessoas tidas por inteligentes repetem as mesmas fórmulas litúrgicas dementes, os mesmos esgares de desprezo por qualquer tipo de fé, qualquer crença em qualquer coisa de transcendental.

Digo acima e sustento: não se deve atacar qualquer crença; já pagamos preço elevado demais por nosso descaso ou desprezo pela fé do próximo, seja ele originário das Américas, africano, asiático, hebreu, caldeu, romano, "diferente", em síntese. O que estou atacando tão severamente quanto me é possível aqui é justamente a ausência de fé e mais, todo e qualquer entrave à fé tem de ser desmascarado. É preciso ter fé e esperança. Assim como Jesus Cristo nos aponta uma saída para que possamos ter controle sobre o passado, os filósofos da Esperança apontam saídas para o futuro. Cristo aponta lucidamente na direção do PERDÃO como forma de controle sobre o passado. A ESPERANÇA, por seu lado, nos possibilita controlar o futuro; é porque temos certeza do advento de um tempo de paz, abundância e humana fraternidade que toleramos as bobas injustiças de hoje como marcas, que são, de um tempo moribundo.

A descrença, por seu lado, leva a quê? Individualismo, ódio, rancores, mágoas pessoais, etc. Medo por dentro e muito ódio por fora, eis a raiz da descrença. Também em vão se procurará por aí um templo da descrença ou coisa que o valha. O fanático da descrença não o é em relação a uma fé específica, mas em relação a todo o tipo de fé. Cada um deve descrer de um modo, levando os fanáticos da descrença à paralisia generalizada, à destruição generalizada, sem que nada tome lugar da antiga fé. Fica-se a meio-caminho. Se toda essa destrutividade estivesse voltada à construção de algo ainda mais sublime, uma síntese dialética da ciência e da religião, por exemplo, seria compreensível. Incompreensível e injustificável mesmo só a descrença.

Se no sincretismo da Incrível Religião do Individualismo encontramos o burguês médio acendendo uma vela para si mesmo e outra para Mammon, no fanatismo da descrença vemos o burguês (ou seus prepostos voluntários ou involuntários) apagando as velas acesas a todos os deuses. Por que é que nas Universidades - que sempre respondem abstratamente a problemas também abstratos - a "moda" é descrer? Porque a descrença é paralisante, é mais operacional ao Capital que seus sacerdotes maiores sejam capazes de fazer descrer e alienar; "divide e governa", diz Maquiavel em O Príncipe.

Quando a maioria deixa de crer e luta e trabalha para fazer deixar de crer, o mundo segue sendo o que é, um interminável vale de lágrimas, até onde a vista alcança (massacres de pessoas inocentes sob as mais diversas formas são apenas a ponta do iceberg). Quando há crença, quando a fé é recolocada, muitos passam a, em função da fé, trabalhar e lutar para a construção de um mundo melhor, começamos a ver surgir no horizonte, finalmente, a belíssima Esperança, com seu cortejo de Bondade e Beleza, Verdade e Justiça, trazendo luzes a um tempo sombrio que tem tudo para ser muito feliz. Espero viver para vê-lo e vivenciá-lo!

Lázaro Curvêlo Chaves - 24/06/2000

Fonte: http://www.culturabrasil.org/fanatdescrenca.htm

cultura?????? heuahuehaueha  :histeria: :histeria: :chorao:

Incrivel como eles acham que uma pessoa ateia não pode ser feliz e boa.  :?

"Quando a maioria deixa de crer e luta e trabalha para fazer deixar de crer, o mundo segue sendo o que é, um interminável vale de lágrimas"

:histeria: Vale de lágrimas são as guerreas por causa de religiões que ocorre até hoje.

:hmph:
Não deseje.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
Re: O fanatismo da descrença, um dos males do mundo moderno ?
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2006, 04:42:13 »
Texto ridículo, umas das coisas mais nojentas que eu já li. E já começa com um absurdo:

O fanatismo da descrença, um dos males do mundo moderno

Poderia argumentar que o fanatismo da crença também foi e é um dos males do mundo. Porque o autor(a) não citou as atrocidades católicas e muçulmanas? Cadê a imparcialidade?

Quantas religiões existem no mundo comprovam que o ser humano é, com efeito, um animal metafísico.

Desde quando religiões 'comprovam' alguma coisa?  :histeria:

Não se vive fecunda ou plenamente sem uma visão cosmogônica, que dê respostas satisfatórias a todas as perguntas.

E desde quando dogmas dão respostas?  :histeria:

É preciso ter fé e esperança. Assim como Jesus Cristo nos aponta uma saída para que possamos ter controle sobre o passado, os filósofos da Esperança apontam saídas para o futuro. Cristo aponta lucidamente na direção do PERDÃO como forma de controle sobre o passado. A ESPERANÇA, por seu lado, nos possibilita controlar o futuro; é porque temos certeza do advento de um tempo de paz, abundância e humana fraternidade que toleramos as bobas injustiças de hoje como marcas, que são, de um tempo moribundo.

E depois o autor(a) quer falar de intolerância?

A descrença, por seu lado, leva a quê? Individualismo, ódio, rancores, mágoas pessoais, etc. Medo por dentro e muito ódio por fora, eis a raiz da descrença.

Na opinião do autor, leva. Agora, e a ilusão religiosa leva a quê?  :histeria:

Texto nojento, ecat! Vou vomitar!  :enjoo:
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2006, 15:36:52 »
Quantas religiões existem no mundo comprovam que o ser humano é, com efeito, um animal metafísico. Não se vive fecunda ou plenamente sem uma visão cosmogônica, que dê respostas satisfatórias a todas as perguntas.
Quando as histórias de Papai Noel e Coelinho da Páscoa comprovam que de fato o homem é um animal de fábulas que pode viajar ao mundo de Alice no País das Maravilhas.
trabalhar e lutar para a construção de um mundo melhor
De nada adianta lutar se é em vão. Quando se tem crença, se move montanhas, para agradar o invisível. De nada adianta. Mundo melhor? A história prova que não se pode aceitar religiões e realmente ter um mundo melhor, pois a verdade está fundada em superstições.
com seu cortejo de Bondade e Beleza, Verdade e Justiça
Quem escreveu esse texto conhece a história da crença?

Pug2

• Visitante
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2006, 18:26:21 »
fanatismo da descrença é uma realidade…

p.s. estou com preguiça para ler o texto
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2006, 08:41:39 por Pug »

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2006, 21:14:00 »
De como o autor saiu de rito pra "devemos respeitar todas as religiões", eu não faço idéia.

Ele vai misturando tudo o que pode e o que não pode, não? Que medo!

Amigos, convenhamos. FALTA ESTUDO.

Espero que o autor viva, se frustre e não deixe descendência. :D

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2006, 13:24:02 »
 :susto:
Esse tal de Lázaro C. Chaves deve ser discípulo do "com a verdade me enganas"...só pode! Quanto desatino!!!   :olheira:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2006, 20:50:44 »
fanatismo da descrença é uma realidade…
p.s. estou com preguiça para ler o texto

Tbm acho, isto tá virando doença mental. Aqui em minha cidade o cara perdeu a cabeça e matou toda a familia e depois se suicidou, suas ultimas palavras: "Não acredito em nada e nada poderá me julgar". Fiquei horrorizado com a forma que ele matou a filha de 3 anos. Que loucura.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2006, 00:14:58 »
O fato dele não acredita em nada não faz dele um doido.
Não deseje.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2006, 05:11:52 »
Cereal Killer, acho que ao menos é melhor que você, que vem até aqui com medo de que não trazer "a palavra de Deus" o leverá ao Inferno.
O Inferno é um meio de controlar as pessoas mais simples.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2006, 06:25:35 »
Uma coisa interessante é que não existe fanatismo na descrença. Basta um ateu abrir a boca para dar seu ponto de vista que os religiosos já vem chiando e inventando catástrofes. Esse texto mesmo deixa a entender que os ateus são seres do mau, que sofrem pra caralho, e que suas únicas funções na visa são afastar o povo de Deus.

Querem saber? Eu não tolero mais religiões. Estão erradas e isso é fato. Não há o que discutir.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2006, 13:13:24 »
Querem saber? Eu não tolero mais religiões.
Espero que minha recente vinda a este fórum tenha contribuído para isso já que eu muito falo sobre e apoio.

Pug2

• Visitante
« Resposta #11 Online: 07 de Dezembro de 2006, 13:43:29 »
E ainda recusam ver o fanatismo...
Hilário demais!

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #12 Online: 07 de Dezembro de 2006, 17:08:48 »

Tbm acho, isto tá virando doença mental. Aqui em minha cidade o cara perdeu a cabeça e matou toda a familia e depois se suicidou, suas ultimas palavras: "Não acredito em nada e nada poderá me julgar". Fiquei horrorizado com a forma que ele matou a filha de 3 anos. Que loucura.

Cereal, por acaso você estaria sugerindo que esse cara cometeu esta insanidade por falta de crença ou eu é que entendi errado ?
Basta observarmos o relato da maioria dos "serial killers" ( não você, os de verdade...rs...) para constatar que praticamente todos se dizem guiados por "vozes do além" ou "forças divinas" para justificar seus crimes.
Se foi isso que você quis dizer, não vejo relação alguma entre as duas coisas. Só por curiosidade, no corpo de Pedrinho Matador, o maior assassino do Brasil, existem várias tatuagens de Cristo, cruzes e outros símbolos religiosos... :susto:
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT530112-1664-1,00.html
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2006, 17:40:02 »
E ainda recusam ver o fanatismo…
Hilário demais!

sim, há ateus que exageram um pouco, mas não ao ponto de explodir uma igreja ou um prédio de escritórios.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2006, 18:13:43 »
De como o autor saiu de rito pra "devemos respeitar todas as religiões", eu não faço idéia.

Ele vai misturando tudo o que pode e o que não pode, não? Que medo!

Amigos, convenhamos. FALTA ESTUDO.

Espero que o autor viva, se frustre e não deixe descendência. :D

E que venha a figurar aqui: http://www.darwinawards.com/

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #15 Online: 07 de Dezembro de 2006, 20:57:05 »
Hilário demais!

sim, há ateus que exageram um pouco, mas não ao ponto de explodir uma igreja ou um prédio de escritórios.
Lutar contra a religião é exagero? A religião só gera o mal, serve somente para justificar ações erradas.

Explodir Igrejas seria bom, com sorte construíam casas com os destroços.

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2006, 21:40:59 »
Hilário demais!

Liga não, eles estão revoltados, provavelmente foram enganados e abandonados e ficaram decepcionados. Parecem viuvas descrentes de tudo... hehehehhehe

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Dezembro de 2006, 21:54:35 »
Ahhh... como gosto de viver. Como gosto de ver meus filhos crescendo, aprendendo, criando, vivendo... Tenho muitos planos, quero viver muito e viver bem, feliz no que for possível e infeliz de forma fugaz e passageira. Quero ver meus netos me pedindo para comprar pirulito, levar no circo,... Ahhh como é bom viver... viver cada minuto e cada minuto vivido com alegria e realidade... Vivendo aceitando meu limite e respeitando o limite das outras pessoas... Viver, viver e viver...

Obs.: SOU ATEU!!!
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #18 Online: 07 de Dezembro de 2006, 22:17:46 »
Hugo, você é um enviado do demônio! Ao menos que aceite a idéia totalmente compreensível de um macho-alfo que te adora ser o criador do universo, nunca vai poder viver feliz!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Dezembro de 2006, 22:20:05 »
Hilário demais!

Lutar contra a religião é exagero? A religião só gera o mal, serve somente para justificar ações erradas.

desculpa rapaz, mas só não posso te chamar de fanático porque ainda não botou fogo em uma igreja.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Dezembro de 2006, 22:22:01 »
Hilário demais!

desculpa rapaz, mas só não posso te chamar de fanático porque ainda não botou fogo em uma igreja.

Como tens certeza?
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Dezembro de 2006, 22:29:26 »
que ele não botou fogo em uma igreja? fácil, nenhuma igreja pegou fogo no brasil nos últimos anos.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #22 Online: 08 de Dezembro de 2006, 04:40:17 »
As religiões pioram o mundo.

Se sou fanático em melhorar o mundo? Acho que sim então.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #23 Online: 08 de Dezembro de 2006, 05:57:21 »
talis concordo.
Não deseje.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Dezembro de 2006, 06:04:33 »
rapaz, isso é fanatismo:
A religião só gera o mal, serve somente para justificar ações erradas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!