Autor Tópico: Mais altos morrem mais cedo, sugerem pesquisas  (Lida 9184 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Mais altos morrem mais cedo, sugerem pesquisas
« Online: 08 de Dezembro de 2006, 17:15:44 »
Resumo:

Seria a altura relacionada à longevidade?

Samaras TT, Elrick H, Storms LH.

Ao longo dos últimos 100 anos, estudos fornecerem resultados mistos sobre mortalidade e saúde de pessoas altas e baixas. Entretanto, durante os últimos 30 anos, vários pesquisadores encontraram uma correlação negativa entre maior altura e longevidade baseados em amostras de populações de mortos relativamente homogêneas. Descobertas baseadas em milhões de mortes sugerem que corpos mais baixos, menores, têm menores taxas de mortes e menoss doenças crônicas relacionadas à dieta, especialmente depois dos 40-60 anos. Pessoas mais baixas também parecem ter longevidades maiores na média. Os autores sugerem que as diferenças na longevidade entre os sexos seja devido à diferenças de altura, porque homens são na média 8,0% mais altos que as mulheres e tem uma expectatia 7,9% menor ao nascer. Experimentos animais também mostraram que animais menores dentro de uma mesma espécies vivem mais. A relação entre altura e saúde tem se tornado mais importante nos anos recentes devido ao rápido desenvolvimento na engenharia genética que irá oferecer aos pais a oportunidade de aumentar as alturas dos seus filhos no futuro próximo. Os autores afirmam que nóos não devemos correr para um mundo de pessoas cada vez mais altas sem uma cuidadosa consideração do impacto de uma população mundial de pessoas altas e mais pesadas.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=pubmed&cmd=Retrieve&dopt=AbstractPlus&list_uids=12586217&query_hl=1&itool=pubmed_docsum

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Re: Mais altos morrem mais cedo, sugerem pesquisas
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2006, 22:22:44 »
Interessante o estudo.
Acho que realmente um corpo maior com uma massa maior vai ter um desgaste consequentemente maior. Sem contar que pessoas maiores comem mais e já é fato(Eu li o estudo, mas não me lembro onde foi) que comer muito diminui os anos de vida!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2006, 10:19:38 »
Imagino que a pesquisa tenha sido feita com pessoas que morreram por morte natural..senão não faria muito sentido! Quanto às diferenças da longividade homem-mulher, tem a maior exposição masculina a certos fatores de risco!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2006, 11:01:05 »
Putz......... eu tenho 1,90m.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2006, 12:57:59 »
eu tenho 1,82....q foda.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2006, 13:01:01 »
Mas, pensando melhor...interessante analisar essa lógica, já que animais menores tendem a terem um ciclo de vida mais curto, entre mamíferos inclusive. Ainda não sei bem entre primatas, mas parece tender a esse sentido também!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2006, 13:37:29 »
Eles fazem a ressalva de que isso não seria um padrão geral, mas dentro das espécies. Assim haveriam dois níveis de relação... o mais conhecido, de espécies maiores viveram mais, seria meio que "macro", mas dentro de cada espécie, o padrão seria inverso.

Bem interessante, e contra intuitivo. Geralmente associava às diferenças de longevidade entre homens e mulheres à outras coisas possíveis, hormônios ou sei lá o quê, não imaginava que pudesse haver esse outro padrão maior na qual o da diferença aparentemente sexual se encaixasse.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2006, 15:22:57 »
Putz!

Bem contra-intuitivo  :o

Mas isso significa que não sou uma fêmea muito seletiva?  :? eu sempre gostei de homens altos, de voz grave  :vergonha:

Mas é interessante...vai na contra-mão da macroecologia  :hein:

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2006, 15:37:37 »
É a síndrome de Klinefelter.
Eu tenho 155 e vou viver até os 100!!! :lol:

Diziam que os mais altos iam viver mais porque eles respiram um ar mais limpo lá no alto. :shock:
(Isso naquelas projeções de "em 2000, as pessoas serão altas e terão carros voadores". )

Su, nada a ver isso. Não interessa que o homem viva muito: se já exerceu sua função na terra, pode morrer até com 20 anos que tanto faz. No século XIV, dependendo dos surtos de peste, variava entre 18 e 32 anos a média de vida, poxa. A história mostra que não precisa mais que isso não. :lol:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2006, 15:38:58 »
Suy, mas ai depende, pois o homem consegue chegar até a idade reprodutiva, e deixar seus genes!:D Se isso procede mesmo, não é um processo seletivo tão significativo!:D

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2006, 11:11:26 »
Hahahaha... me dei bem! :D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2006, 12:41:19 »
Depende,

Tem coroas de 80 anos que ainda fazem filhotes  :hihi:

Idade reprodutiva em homens é diferente…

Mas em todo caso, a macroecologia estuda as relações do tamanho do corpo com outras variáveis ecológicas e o tamanhos maiores sempre tem se apresentado como um benefício…

No caso, o estudo é intra-específico (somente com estrategistas K?), mas tudo indica que seja apenas uma correlação espúria  :?

Vou procurar o artigo completo no portal da capes e ver se consigo ler a metodologia  :wink:

Não tá me convencendo muito não  :o

ps. Eu não quero passar do 50 anos não…sou chata demais pra me aposentar  :histeria:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2006, 12:44:25 »
Mas Suy, idade reprodutiva nem sempre é coerente com sexualidade, principalmente entre homem!:D

Suyndara

• Visitante
« Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2006, 12:54:16 »
Mas Suy, idade reprodutiva nem sempre é coerente com sexualidade, principalmente entre homem!:D

Eu sei :D

E nem importa tanto, o fato é que a seleção natural só atua até os 20 e poucos anos, depois o indivíduo deteriora :histeria:

Como diria meu ex-professor: se vc não se reproduz, vc não faz parte do N efetivo da população, vc é nulo para a evolução :wink: Mas depois que vc deixa seus genes…dane-se :ok: (Ó natureza cruel…rs)

Tô incucada com o lance da longevidade mesmo…

A única doença que me lembro que relaciona o tamanho é a osteoporose…vc lembra de mais alguma?

Ainda acho que estudo tá contra-intuitivo…mas bem…

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:01:03 »
Sugestão (possivelmente estúpida) de leigo: Indivíduo mais alto = maior massa = mais tecidos = mais células = mais chances de desenvolver câncer? [1]

[1] Ou: mais células = maior produção de radicais livres = mais problemas relacionados?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:04:25 »
Não li nada sobre esse estudo, alias, não tenho paciência pra ler artigos sobre medicina! Mas é a tal coisa, depois dos 25 começa a decadência, e pensar que em nossos ancestrais era um pouco antes, é bem cruel!

Não lembro de uma doença, mas de uma condição do envelhecimento que causa redução na estatura, que é o desgaste dos discos intervertebrais!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #16 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:06:52 »
Manhattan, acho que faz sentido sim, não propriamente pelo câncer, pois depende também de uma predisposição, mas pela produção de radicais livres. Alguém citou acima algo de a pessoa mais alta comer mais. Acho que podem ter alguma relação sim!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:14:21 »
Não li nada sobre esse estudo, alias, não tenho paciência pra ler artigos sobre medicina! Mas é a tal coisa, depois dos 25 começa a decadência, e pensar que em nossos ancestrais era um pouco antes, é bem cruel!

Eu só leio a metodologia :histeria:

Quando fiz a graduação, o meu professor de estatística dizia que saber metodologia científica e estatísta era essencial...e com o tempo descobri que isso me permite questionar artigos em QUALQUER área :P

O Vitor Moura que o diga, odiou as críticas que fiz à metodologia de Ian Stevenson :wink:

Por isso quero olhar, ainda acho que existe uma correlação espúria aí...Pode até fazer algum sentido do ponto de vista da medicina, como disse o Dr. Manhattan...mas do ponto de vista ecológico não...e se for uma questão médica...teríamos casos isolados e não uma regra...não? :?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #18 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:19:25 »
Nesses trabalhos médicos, acho que os maiores erros são associados à correlação, devido a falta de isolamento de todas as possíveis variáveis que poderiam influenciar no processo em questão! Bioestatística é muito complicado, prefiro a filogenia mesmo!:D

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:30:31 »
Sugestão (possivelmente estúpida) de leigo: Indivíduo mais alto = maior massa = mais tecidos = mais células = mais chances de desenvolver câncer? [1]

[1] Ou: mais células = maior produção de radicais livres = mais problemas relacionados?

Acho que talvez mais células e necessidade de reposição de células para um mesmo "pavio" do telômero :hein:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #20 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:32:28 »
Faz sentido, Danniel. Essa reposição em maior escala seria um desgaste a mais pra célula!

Luz

• Visitante
« Resposta #21 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:32:53 »
Pergunta idiota: as células têm sempre o mesmo tamanho ou podem variar de um indivíduo para outro?  :vergonha:

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #22 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:45:45 »
O que varia é o número delas. Mas seus tamanhos variam dependendo do órgão, por exemplo, um hepatócito não tem o mesmo tamanho de um neurônio!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Dezembro de 2006, 13:54:39 »
Mas tem uma importante exceção, que não estou totalmente bem certo: toda a diferença de tamanho entre uma pessoa obesa e a mesma pessao magra, é diferença em tamanho das células adiposas, contendo mais ou menos gordura, mas a quantidade de células pode ser a mesma! (ou aproximadamente a mesma)

Ao menos ouvi que era assim há algum tempo.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #24 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:04:31 »
A célula adiposa tem capacidade de inchar. Então o tamanho realmente deve variar, mas somente como resposta ao acúmulo de gordura! Quanto a quantidade, não tenho certeza, mas deve variar também, inclusive a distribuição ao longo do corpo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!