Autor Tópico: Menino de 11 anos se suicida por não ter dinheiro para fazer 1ª comunhão  (Lida 3351 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Menino de 11 anos se suicida por não ter dinheiro para fazer 1ª comunhão

Agência EFE

12:35 12/12

Um menino de 11 anos se suicidou na cidade peruana de Ayacucho, supostamente vítima de uma forte depressão por não poder pagar cinco sóis (US$ 1,50) exigidos pelo colégio para fazer sua primeira comunhão, segundo a mídia local.

O menino, Nelson Canales Yupanqui, bebeu um forte raticida por se sentir excluído do grupo de amigos por não poder cobrir as despesas da cerimônia organizada por uma congregação de freiras salesianas, segundo a "Radio Programas del Perú" ("RPP").

A diretora do Colégio Nacional Los Libertadores, Rosa Taco, disse que o aluno morto vivia com sua avó em uma casa simples em uma das colinas da cidade andina, acrescentou a "RPP".

O departamento de Ayacucho, cerca de 575 quilômetros ao sudeste de Lima, foi uma das áreas mais afetadas pelo conflito interno no Peru (1980-2000) e grande parte de sua população vive em situação de extrema pobreza.

|( |( |(

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Menino de 11 anos se suicida por não ter dinheiro para fazer 1ª comunhão
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:20:30 »
não vai aparecer ninguém pra dizer que a culpa da morte do menino é da religião?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:21:56 »
Tadinho do muleque :/

O que será da vó dele agora?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2006, 14:24:15 »
Eu penso que a culpa é do PT e do Foro de São Paulo.   :wink: :ok: :hihi:
Muitos tentáculos.  ::)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2006, 15:19:15 »
não vai aparecer ninguém pra dizer que a culpa da morte do menino é da religião?
[tovarisch]  A culpa é da religião sobrenatural, o ópio do povo, e claro, da desigualdade social causada pela religião econômica capitalista.  [/tovarisch]

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2006, 15:20:57 »
ótimo, dois coelhos com uma cajadada só :)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2006, 15:53:10 »
A culpa é dos safados dos pais desse garoto! Eu acho... hehe
Falando sério. Se isso for verdade, um dos maiores culpados são os pais desse garoto. Chegar a um ponto desse...?! Mas não sei... só acho mesmo. Teríamos que ver a fundo o que realmente aconteceu. 

danieli

• Visitante
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2006, 16:02:00 »
Hum, tadinho... Não merecia isso... Por um lado a culpa não é da religião mas sim da grana que eles catam do povo :?

Eriol

• Visitante
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2006, 17:05:55 »
[tovarisch]  A culpa é da religião sobrenatural, o ópio do povo, e claro, da desigualdade social causada pela religião econômica capitalista.  [/tovarisch]

e não é? Se bem que a primeira é conseqüência da segunda...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2006, 17:08:24 »
Querendo ou não, gostando ou não, parte da culpa é da importância que se dá para a religião... provavelmente este garoto não se suicidaria se lhe faltasse U$1,50 para fazer um lanche o comprar um livro... é um absurdo excluir e impedir um moleque de participar de um dos eventos católicos mais importantantes, que é quando o jovem, de livre e espontânea vontade, reafirma seus votos de comprometimento com a ICAR. Certamente o moleque tinha algum desequilibrio emocional, mas isto tambem não ajuda a limpar a barra da ICAR.

Ps: Putz... acho um saco esta mania de misturar ideologias políticas com religião... esquerda, direita, esquerda, direita, esquerda, direita.... esquerda=comunista=ateu=mal / direita=capitalista=teísta=bom. Muito simplório isto.... mas sem traumas e nem broncas... mas que é sacal, é.  :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2006, 17:17:28 »
Suponho que não houve uma causa única ou mesmo decisiva; para mim uma situação dessas é resultado da conjunção de uma predisposição psicológica com a falta de amparo emocional adequado, pobreza extrema e mistificação da religião.

Muito triste, realmente.  Mas eu ainda me assusto mais quando penso nos que NÃO chegam a se matar.  O sofrimento continuado dos vivos me comove bem mais do que o sofrimento finito dos mortos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Pug2

• Visitante
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2006, 17:29:32 »
cepticamente, ninguém, está em medida de saber as causas para o ocorrido.
Imaginamos...

:(

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2006, 17:33:02 »
Querendo ou não, gostando ou não, parte da culpa é da importância que se dá para a religião...

Ao mesmo tempo, poderia se dizer que a religião proibe o suicídio, e que se desse mesmo importância a religião, não se suicidaria...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2006, 17:42:23 »

e não é? Se bem que a primeira é conseqüência da segunda...

Acho que esse tipo de coisa é específico demais para atribuir a culpa a uma coisa ou outra, não dá para dizer algo como que "pessoas religiosas e pobres no capitalismo tendem a se suicidar", ou qualquer outra generalização meio como se as pessoas fossem zumbis com comportamentos totalmente determinados por umas duas variáveis ambientais.

E acho também que comportamentos religiosos precedem bastante o capitalismo.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2006, 17:48:17 »
Culpa do colegio tambem. Po, se o garoto e pobre e nao pode pagar nem isso pra fazer um dos mais importantes rituais catolicos, eles bem poderiam ter aliviado a barra do garoto.
"The patient refused an autopsy."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2006, 18:08:21 »
Culpa do colegio tambem. Po, se o garoto e pobre e nao pode pagar nem isso pra fazer um dos mais importantes rituais catolicos, eles bem poderiam ter aliviado a barra do garoto.

Nem digo "aliviar a barra", mas poderiam ser um pouco mais flexíveis... poderiam até propor para o aluno uma pequena permuta... "Tu faz a primeira comunhão, nós pagamos os U$1,50 e tu limpa a sala de aula durante X dias"... ou qualquer outra situação similar.
Pô, excluir um moleque porque ele não tem dinheiro é muito cruel... existem N compensações que poderiam ser aplicadas (e nenhuma sem ferir o capitalismo  :P ).

As vezes os pensamentos binários criam este tipo de situação.  :(

DIG

• Visitante
« Resposta #16 Online: 12 de Dezembro de 2006, 20:36:37 »
(...) Putz… acho um saco esta mania de misturar ideologias políticas com religião… esquerda, direita, esquerda, direita, esquerda, direita… esquerda=comunista=ateu=mal / direita=capitalista=teísta=bom. Muito simplório isto… mas sem traumas e nem broncas… mas que é sacal, é.  :hihi:

Eu sou ateu de direita :) ...
Sou bom ou mau  :hihi: ??

E acho também que comportamentos religiosos precedem bastante o capitalismo.

Concordo  :wink:

rizk

• Visitante
« Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2006, 21:47:15 »
Freiras salesianas são um bando de mercenárias, isso sim. 

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2006, 14:55:10 »
O menino morreu por...

...

...

...

Ah sim! Um ser invisível...

...

...

Hã... O ser invisível ainda tá valendo?

...

Concluindo: Morreu por um ser invisível, ou seja, nada.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #19 Online: 13 de Dezembro de 2006, 16:09:07 »
Muito triste, realmente.  Mas eu ainda me assusto mais quando penso nos que NÃO chegam a se matar.  O sofrimento continuado dos vivos me comove bem mais do que o sofrimento finito dos mortos.

A culpa com certeza é do colégio…não deveriam excluir uma criança dessa forma :wink:

Mas eu concordo com o Dantas…pior mesmo é os que vivem em depressão prolongada…

Sem contar a avó do garoto, que deve ter ficada mto abalada…

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2007, 13:40:48 »
Acho que ele não se matou "por motivos religiosos", por realmente achar que a primeira comunhão era importante em si. Mas por se sentir excluído do grupo, isolado dos outros. Crianças, imagino, dão muito valor para essas coisas.

Mas o garoto já devia estar com problemas. :(

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 16 de Janeiro de 2007, 13:52:08 »
Suicídio é tudo, menos impulso repentino.  A pior coisa para um suicida em potencial é ficar ouvindo o tempo todo que ele não deve se matar.  Não consigo imaginar tortura mais cruel.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Janeiro de 2007, 14:20:42 »
Não tem como se discutir um caso de suicídio, ele pode ter se mato por vários motivos, eu não acho que ele tenha se matado só por conta da igreja, ele já tinha uma predisposição para isso. A questão da igreja e do dinheiro podem ter sido só mais um problema na vida dele. Só ele mesmo pra saber seus motivos

Suicídio é tudo, menos impulso repentino.  A pior coisa para um suicida em potencial é ficar ouvindo o tempo todo que ele não deve se matar.  Não consigo imaginar tortura mais cruel.
E existe sim o suicídio repentino, há dois tipos de suicídios o premeditado e o repentino, onde a pessoa pode sofrer um impulso suicida por vários motivos.

Pode ter certeza que a pior coisa para um suicida e ficarem dizendo para ele não se matar ou todos dizendo a todo o momento que o amam, como se ele não soubesse disso. Tudo isso tortura muito mais a pessoa.

Luz

• Visitante
« Resposta #23 Online: 16 de Janeiro de 2007, 14:28:09 »
Eu acho que para um potencial suicida as coisas já não estão boas é de jeito nenhum - mas eu acharia a coisa mais estranho do mundo se alguém anunciasse um suicídio e ninguém dissesse nada.  ::)

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Janeiro de 2007, 14:41:07 »
É lógico que as pessoas vão dizer, mas tem que tomar cuidado. Agora a pessoa tenta se matar por que tem seus motivos e já esta indo no medico esta tomando remédios e quer um pouco de sossego pra arrumar as idéias, mas fica todo mundo em cima dela o tempo todo. Saber que ela e amada ou ficarem dizendo o quanto a família iria sofrer com sua morte, só traz mais problemas e faz com que a pessoa fique pior, e a pessoa tentou se matar foi pra se livrar dos problemas mesmo e não pra arranjar mais.

Eu digo isso porque eu sei como e duro, eu conheço uns casos de suicidas bem de perto.
 :(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!