http://en.wikipedia.org/wiki/Bipolar_disorder#DiagnosisEu acho estranho. É esperado que pessoas normais nunca tenham oscilações de humor?

Como se distingue oscilações normais, mas constantes, no humor de algo "incurável, recorrente e crônico"? (eu fico meio desconfiado de trechos que pretendem ser informativos com pleonasmos desse tipo, não sei porque...

)
O artigo da WP diz que bipolaridade pode ser classificada em tipo 1, 2 (Na
Gale Encyclopedia of Genetic Disorders é dito que a tipo 2 não é necessariamente crônica), e numa outra categoria, "não especificada". Isso faz a coisa soar meio irrefutável, e me lembra um tanto o relatado no texto
"pressuposto dominante", em que os médicos, uma vez convencidos pelo diagnóstico que lhes havia sido fornecido de que os pacientes tinham um problema X, interpretavam tudo como sinal disso, quando os "doentes" eram outros pesquisadores que simplesmente estavam lá, e nem fingiam ter qualquer sintoma.
... de qualquer forma, não recomendo ninguém a parar medicamentos nem nada

...só fico imaginando se alguns casos não poderiam ser algo meio como efeito nocebo + pigmaleão.

Sobre o tópico em si, teve uma edição da Scientific American (americana, ao menos) que abordava isso. Mas acho que não está acessível senão um resumo mínimo da coisa.