Autor Tópico: É certo fazer um culto num orgão público?  (Lida 4122 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
É certo fazer um culto num orgão público?
« Online: 14 de Dezembro de 2006, 18:29:37 »
Olá amigos,

Nesse momento em que vos escrevo esta transcorrendo um culto ecumenico no Órgão Público que trabalho. Foram reunidos um rabino, um padre e um pastor. Rapaz é fogo ter que ouvir pregação religiosa no próprio local de trabalho, mas eu me pergunto onde está a separação entre igreja e estado?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: É certo fazer um culto num orgão público?
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2006, 18:31:42 »
Boa pergunta. Que permitam o culto é uma coisa. No meu local de trabalho até cedem uma sala, o que me parece francamente ofensivo à constituição.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2006, 18:33:32 »
"Foram reunidos um rabino, um padre e um pastor." Deve ser para uma anedota...
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2006, 18:45:29 »
Cara, o pastor está pregando de óculos escuro!

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2006, 18:49:58 »
Eu queria que fosse aberto um espaço para o debate. Aí eu iria colocar umas questões capciosas na pauta do dia, mas são todos ovelhinhas que tem que ouvir sem retrucar a voz desses sacerdotes! Cade o espaço para os ateus? É duro ser minoria...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2006, 19:25:03 »
"Foram reunidos um rabino, um padre e um pastor." Deve ser para uma anedota…

:histeria:

E ainda por cima, pastor de óculos escuros.  :biglol:

Putz. Deve dar uma piada e tanto.

Quem se arrisca?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2006, 19:28:24 »
O Pastor ficou parecendo um dos irmão cara de pau do filme de mesmo nome.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2006, 19:32:47 »
Cade o espaço para os ateus? É duro ser minoria…
Em nenhum lugar pois não cometemos crimes.
Sim, essa crença é um crime, pois são razões que geram mal sem justificativa a não ser o invisível.
Imagine se ateus viessem e pregassem usando medo e populismo como as pregações religiosas? Não pode, é contra seu fundamento, usar a razão.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2006, 20:25:51 »
"Eleve sua voz"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2006, 23:40:34 »
"Eleve sua voz"

pra quê? vai criar constrangimentos e desgastar o relacionamento com colegas de trabalho só porque... 'cause nobody is gonna pay atention when you're dead?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2006, 00:13:05 »
O culto tudo bem (a não ser que seja serviço PAGO, dai tem MUITO problema), mas aguentar a histeria desta corja é phoda. Eu botaria a boca no mundo, só por causa da zoeira. Vão gritar na casa do carvalho.  :bravo: :bate:
Meu ouvido não é penico.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2006, 00:28:08 por Spitfire »

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2006, 04:06:36 »
Se é certo? Depende: Se foi meramente fornecida uma sala para que o culto ocorresse fora do horário de funcionamento do órgão, não vejo problema. Mas se foi algo organizado pelos responsáveis pelo órgão durante o expediente vejo mais problemas do que uma violação à separação entre Estado e Igreja, acho que o dinheiro dos contribuintes está sendo desperdiçado (mesmo que os sacerdotes não cobrem para fazê-lo, os funcionários lá presentes estão recebendo como se estivesses trabalhando normalmente durante o tempo do culto.)
Quanto tempo durou, Arquimedes?   
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2006, 12:36:19 »
No meu local de trabalho até cedem uma sala, o que me parece francamente ofensivo à constituição.
No meu há um altar completo e na extrema maioria das vezes, vc encontra um "símbolo religioso" (Santinhos e etc) em cima dos computadores.
(E é uma instituição estadual)  :?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2006, 12:55:16 »
Dividi o tópico, o off-topic sobre a relação entre religião e os crimes estão aqui: ../forum/topic=9278.0.html#msg153355

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2006, 13:25:56 »
 Muito bem! A resposta para os equívocos talvez esteja em fazer uma classificação, e aquela dada pelo Randi parece boa. Semântica, semântica...
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2006, 14:21:10 »
Olha, excepcionalmente "nos órgãos públicos", é certo sim… melhor seria, inclusive, que transferíssemos todos os cultos para os órgãos públicos… ao menos todo esse espaço teria alguma serventia.

Quer maior desrespeito constitucional que os nossos órgãos públicos?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 15 de Dezembro de 2006, 16:35:28 »
Se entendi bem, você está desabafando contra a inutilidade do serviço público?

Pergunto porque não posso concordar.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Dezembro de 2006, 17:01:30 »
Thufir, durou cerca de uma hora e foi no horário de expediente da repartição, no finalzinho da tarde.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #18 Online: 15 de Dezembro de 2006, 17:04:26 »
Não vejo porque ser contra algo que não causa prejuízos nem ofende ninguém. Não acredito que um simples culto tenha dispendido de recursos públicos significativos. Provavelmente foi uma confraternização de final de ano bem intencionada, nada mais que isso.
Pelo visto o culto foi realizado após o expediente de trabalho e os organizadores tomaram o cuidado de representar as maiorias religiosas ( um rabino, um padre e um pastor ). Me parece ecumênico o suficiente para não haver más interpretações. Representar todas as religiões do mundo seria impossível.
E convenhamos...quem poderia representar "os ateus" em um culto ecumênico ? Seria, no mínimo, curioso...
Reclamar de algo tão singelo e supostamente bem intencionado ato, por mais inóquo que pareça, seria como reclamar daquele pessoal que se veste de branco para protestar contra a violência e anda pela rua de mãos dadas.
Voltar-se contra atos "do bem" por pura ideologia é perda de tempo, na minha opinião.
Vamos ser mais tolerantes e democráticos, pessoal !
Parece que ninguém aqui tem Cristo no coração...rs... :D
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 15 de Dezembro de 2006, 17:09:02 »
Que não é exatamente o fim do mundo, está claro, Fred.

Mas completamente inofensivo também não é.  Se não por outro motivo, porque promove ("legitimiza") os cultos que tem espaço na repartição.  Isso é favorecimento irregular e inconstitucional.  Não é como manter uma capela genérica e deixar que os funcionários decidam sozinhos quando e como usá-la.

Em uma situação como essa, representar a maioria não é muito diferente de reprimir a minoria.  Crença não é decidida por voto majoritário, nem deveria ser.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #20 Online: 15 de Dezembro de 2006, 17:50:59 »
Que não é exatamente o fim do mundo, está claro, Fred.

Mas completamente inofensivo também não é.  Se não por outro motivo, porque promove ("legitimiza") os cultos que tem espaço na repartição.  Isso é favorecimento irregular e inconstitucional.  Não é como manter uma capela genérica e deixar que os funcionários decidam sozinhos quando e como usá-la.

Em uma situação como essa, representar a maioria não é muito diferente de reprimir a minoria.  Crença não é decidida por voto majoritário, nem deveria ser.

Luis, eu entendo e até concordo em tese com o que você diz. Mas chamar algo tão singelo de favorecimento irregular e inconstitucional é um exagero, na minha opinião. Que prejuízo ou ofensa prática isto provoca ?
Há muitas coisas mais nocivas para serem corrigidas no funcionalismo público antes de questionarmos algo que eu compararia a um simples "amigo secreto". Qual é o mal praticado por um grupo de pessoas que provavelmente se deram as mãos e pediram a paz mundial, a harmonia entre os povos e se desejaram felicidades uns aos outros ?
É muito legalista esta postura de acharmos que o local não seria apropriado. Proselitismo é uma coisa, confraternização é outra. Vamos separar os malefícios das religiões por um instante. Eu nunca comemorei o Natal, pois não sou religioso. Mas confesso que não me incomoda este tipo de confraternização. Muito pelo contrário, fico feliz e acho que deveriam ocorrer não somente em época de Natal. O mundo seria um pouco melhor, creio.
E sei que vou levar bordoadas do Bucetê, do TAILS e do N3RD, mas tudo bem...já acostumei...rsrsr :ordem2:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 15 de Dezembro de 2006, 18:30:09 »
chamar algo tão singelo de favorecimento irregular e inconstitucional é um exagero, na minha opinião. Que prejuízo ou ofensa prática isto provoca ?

Talvez nenhuma.  Mas é um terreno fértil para favorecer algumas opções de fé em detrimento das demais (inclusive o ateísmo).

Há muitas coisas mais nocivas para serem corrigidas no funcionalismo público antes de questionarmos algo que eu compararia a um simples "amigo secreto". Qual é o mal praticado por um grupo de pessoas que provavelmente se deram as mãos e pediram a paz mundial, a harmonia entre os povos e se desejaram felicidades uns aos outros ?

Se ficar só nisso, nenhum.  Se começarem a achar que são o povo escolhido ou coisa parecida, aí já complica.

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 15 de Dezembro de 2006, 18:36:39 »
Se entendi bem, você está desabafando contra a inutilidade do serviço público?

Pergunto porque não posso concordar.

Nem eu posso concordar, foi só um desabafo irônico.  :)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #23 Online: 15 de Dezembro de 2006, 18:48:31 »
Thufir, durou cerca de uma hora e foi no horário de expediente da repartição, no finalzinho da tarde.
Dessa forma não acho certo. Não sou contra a expressão religiosa dos envolvidos, mas acho que qualquer evento desses deve ser realizado fora do expediente.
A meu ver, algo assim durante o horário de trabalho só ajuda a perpetuar a impressão expressa no desabafo da Luz (e compartilhada por muita gente), de que instituições públicas são inúteis, funcionários públicos não trabalham e outras semelhantes.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 17 de Dezembro de 2006, 13:54:39 »
Olá amigos,

Nesse momento em que vos escrevo esta transcorrendo um culto ecumenico no Órgão Público que trabalho. Foram reunidos um rabino, um padre e um pastor. Rapaz é fogo ter que ouvir pregação religiosa no próprio local de trabalho, mas eu me pergunto onde está a separação entre igreja e estado?

Que coisa estranha! estas coisas não deveriam ser avisadas com antecedência aos funcionários da repartição? Assim quem não concordasse saía mais cedo ou ía para outro lugar...    |(
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!