O que parece ser um posicionamento de grande parte dos homeopatas. Um grande número deles parece ser contra procedimentos "agressivos" e "invasivos", como antibióticos e cirurgias, opondo-se até mesmo a vacinação em casos mais radicais. Se o paciente intencionava usar alopatia junto a homeopatia, acaba sendo dissuadido pelo homeopata.
Eu acho que utilização de procedimentos "agressivos" e "invasivos" antes de se tentar algo mais leve, em casos de pouca gravidade, deveria ser a atitude de qualquer médico, seja homeopata ou não. Eu acredito que haja um uso abusivo de antibióticos nos dias de hoje, em que praticamente não existem mais clínicos gerais e os exames duram no máximo 15 minutos. Para não ter muito trabalho e correr o risco de errar no diagnóstico, os médicos de convênio ou hospital público ( ou seja, 99% dos médicos ) mandam logo um tiro de canhão para matar uma mosca. É o mesmo com pequenas cirurgias tipo cesariana, onde o Brasil é campeão absoluto. Para que fazer parto normal, se o médico pode deixar o dia e hora marcados e ainda por cima receber uns trocados do convênio pela cirurgia ? Para que perder tempo "tocando" o paciente e fazendo perguntas básicas se o médico pode logo pedir uma bateria de exames em laboratório ?
Não estou aqui defendendo a homeopatia nem criticando os alopatas, mas creio que em alguns casos onde o aspecto emocional é mais forte, como no caso da TPM relatado pela Luz, o efeito placebo não deve ser desprezado. E se produz efeito, ainda que psicológico, e não provoca efeitos colaterias ou as reações adversas da alopatia, a homeopatia pode sim ser útil.
Um resfriado se cura sozinho, assim como uma cólica leve ou dor de barriga depois de comer uma paella...
Os índios não usam antibióticos e sempre souberam se virar. Assim como os chineses há mais de 5000 anos com suas ervas.
O critério, portanto, é bom senso. Sempre consultar um BOM médico antes. E dependendo da gravidade do caso, não vejo mal algum em usar o "kisuco de folha" antes ou concomitante a droga sintética.
Como dizem os comercias de Maracujina, Biotônicos e Afins..."Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica"...rs...