Autor Tópico: tetas  (Lida 7834 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
tetas
« Online: 23 de Dezembro de 2006, 03:56:22 »
por que homens têm mamilos/tetas?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: tetas
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2006, 10:32:50 »
Porque todo feto humano é fêmea por default até as características masculinas começarem a aparecer, eu acho. Ou seja, a gente vem da fábrica para ser mulher, mas o cromossomo Y nos faz pegar alguns opcionais :hihi:

... ao menos eu me recordo vagamente de ser isso. Os biólogos por favor me corrijam.

Luz

• Visitante
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2006, 10:41:50 »
Porque todo feto humano é fêmea por default até as características masculinas começarem a aparecer, eu acho. Ou seja, a gente vem da fábrica para ser mulher, mas o cromossomo Y nos faz pegar alguns opcionais :hihi:

… ao menos eu me recordo vagamente de ser isso. Os biólogos por favor me corrijam.

Que negócio é esse de opcionais? Tá insinuando que somos "básicas"?  :lol:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2006, 10:47:18 »
No sentido de template básico de fábrica...

... sim :lol:

Mas posso estar fazendo uma tremenda confusão. Vamos esperar aparecer alguém mais entendido :-)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2006, 10:55:12 »
Tinha alguém perguntando isso no filosofia ontem... acho que o Dbohr está certo.

Luz

• Visitante
« Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2006, 11:07:47 »
Há algum tempo li um livro de título cafona que têm um conteúdo bastante interessante nesse sentido.

À princípio fiquei com o pé atrás, mas a medida que fui acompanhando as áreas de evolução e ciência aqui do fórum, comecei a dar crédito ao conteúdo.

Há um capítulo que fala exatamente isso. A forma humana é feminina - depois de algumas semanas de gestação é que o sexo "físico" é definido, e depois o sexo "cerebral" ou o contrário, não me lembro.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2006, 11:09:13 »
Essa de sexo cerebral - ou identidade de gênero, como alguns preferem - é interessante. Qual era o livro?

Luz

• Visitante
« Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2006, 12:06:32 »
Então, veja:

Capítulo 8

Gays, Lésbicas e Transexuais

O que faz uma mulher ser mulher e um homem ser homem? Ser gay é mesmo uma escolha? Por que lésbicas preferem mulheres? Como transexuais conseguem ter um pé em cada lado da cerca? Você é do jeito que é porque teve uma mãe dominadora e um pai frio e ausente?

Hormônios em ação

Pesquisas demonstram que o padrão de formação do corpo e do cérebro do feto da espécie humana é feminino. Disso resultam algumas características sem função encontrada nos homens - mamilos, por exemplo. Eles têm também glândulas mamárias que não entram em funcionamento, mas conservam capacidade de produzir leite.

Conforme já dissemos, entre seis e oito semanas depois da concepção o feto masculino (XY) recebe uma dose maciça de hormônios chamados andrógenos que, primeiro, formam os testículos e, num segundo momento, alteram o cérebro de um formato feminino para uma configuração masculina.

Quando o feto não recebe na época certa quantidade suficiente, duas coisas podem acontecer. Primeiro, nascer um menino com cérebro estruturalmente mais feminino que masculino e que provavelmente vai se descobrir gay na adolescência. Segundo, um bebê geneticamente do sexo masculino, com genitais correspondentes e o funcionamento do cérebro inteiramente feminino - um transexual. Biologicamente tem um sexo, mas sabe que pertence a outro.

às vezes, o bebê geneticamente masculino nasce com genitais de ambos os sexos. A geneticista Anne Moir, em seu revolucionário livro "Brainsex", apresenta muitos casos de bebês geneticamente masculinos que, ao nascer, pareciam meninas e foram criados como tal até que, na puberdade, o pênis e os testículos "apareceram". (...)

Acontece que eu não tenho informação suficiente para dar ou não crédito a maior parte do livro, que cita ao longo do texto estudos, pesquisas, geneticistas, experiências laboratoriais e coisa e tal... mas confesso que parece fazer sentido para uma leiga.

Ah, o título cafona é: "Por que homens fazem sexo e mulheres fazem amor - uma visão científica (e bem-humorada) de nossas diferenças"

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2006, 14:10:48 »
É o que o Dbohr disse...

Os homens e as mulheres começam iguais na fase embrionária, que segue o "design" feminino até perto de seis semanas de idade, quando o cromossomo sexual masculino entra em ação... Antes disso, os embriões masculinos já desenvolvem os mamilos... Os homens, além dos mamilos, também têm glândulas mamárias, mas não produzem leite pela ausência de estrogênio.

Eu li num livro (estou tentando lembrar qual) que o formato dos seios humanos é perfeito para o desenvolvimento da espécie, por estar relacionado (anatomicamente) com o formato da face/mandíbula humana, para evitar que os filhotes se sufoquem... Se homem amamentasse, por exemplo, por ter o peito reto, os filhotes poderiam se sufocar enquanto mamam...

E há quem diga que os seios ganharam o formato que têm com fins à atração sexual, quando o órgão sexual feminino passou a migrar das costas para a frente... Seria necessário "mudar o foco da atenção" para garantir a perpetuação da espécie...

Biólogos?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2006, 16:33:09 »
Então que dizer que todo homem tem seu lado mulher mais nem toda mulher tem seu lado homem ?

Não deseje.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2006, 17:33:55 »
Então que dizer que todo homem tem seu lado mulher mais nem toda mulher tem seu lado homem ?

O meu  lado homem é completamente gay...
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Dezembro de 2006, 17:42:19 »
e o meu é ...

...

...infeliz!

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 23 de Dezembro de 2006, 20:28:17 »
Esse livro é engraçado. Falei dele num tópico sobre cérebros femininos e masculinos, não sei se vcs lembram... tinha um teste de várias páginas no livro. Um casal de amigos leu o livro "em conjunto" e se dão muito bem: não sei se tem a ver uma coisa com a outra, mas enfim.

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2006, 11:37:57 »
Pergunta para biólogos (geneticistas), desconsiderem a linguagem inapropriada.

Mais de uma vez li artigos ou assisti reportagens que diziam que a probabilidade de nascer menina é maior se a relação for feita antes do período fértil, e menino se feita durante ou logo após esse período - porque os espermatozóides que geram meninos seriam mais rápidos e de vida mais curta e os que geram meninas, mais lentos, mas vivem mais.

Por outro lado, tenho lido também artigos que de certa forma repetem o que o livro mencionado cita: que a base humana é feminina e o sexo do bebê só seria definido em etapas posteriores, entre a sexta e oitava semanas, se não me engano… pela injeção de hormônios em três etapas distintas que definiriam o sexo físico, o cerebral e o hormonal.

Pode ser que uma das duas informações não proceda ou talvez não se contradigam, mas me parecem conflitantes. Como o sexo do bebê pode ser definido na concepção se os hormônios que definem o sexo só começam a agir por volta da sexta semana de gestação?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2006, 11:46:31 »
Bom, não sei se a primeira fonte tem alguma a coisa de verdadeiro. Já ouvi algo semelhante, mas não tenho como confirmar.

De qualquer forma, o que determinará o sexo do bebê é se o espermatozóide porta o cromossomo Y. O banho de hormônios ocorre por causa da presença do Y.

Luz

• Visitante
« Resposta #15 Online: 26 de Dezembro de 2006, 11:59:16 »
Bom, não sei se a primeira fonte tem alguma a coisa de verdadeiro. Já ouvi algo semelhante, mas não tenho como confirmar.

De qualquer forma, o que determinará o sexo do bebê é se o espermatozóide porta o cromossomo Y. O banho de hormônios ocorre por causa da presença do Y.

Bom, eu não tenho como confirmar nenhuma das duas... não tenho conhecimentos sobre o assunto além de artigos e reportagens que leio/assisto, e principalmente, conhecimentos suficientes para dar ou não credibilidade a eles.

Sobre o espermatozóide conter o cromossomo "Y" tem mesmo lógica, mas tipo... se a nossa "base" for mesmo feminina, ela não deveria ser, pelo menos à princípio "XX"?  :?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #16 Online: 26 de Dezembro de 2006, 12:05:11 »
É que a base feminina é modificada pela X-ésima semana, quando o cromossomo Y começa a dar ordens para produzir os tais hormônios que vão modificar a base.

Ao menos acho que é assim.

Luz

• Visitante
« Resposta #17 Online: 26 de Dezembro de 2006, 12:14:49 »
É que a base feminina é modificada pela X-ésima semana, quando o cromossomo Y começa a dar ordens para produzir os tais hormônios que vão modificar a base.

Ao menos acho que é assim.

Bom, também acho, mas isso significa que o sexo, pelo menos o sexo físico, já é definido na concepção pela presença do cromossomo "y", né?

Acho que vou ter que ler o livro outra vez... talvez até tenha algumas explicação que eu não me lembre. Como, segundo o texto, temos "três sexos": cerebral, físico e hormonal, pode ser que esse último seja definido na concepção "XX" ou "XY", sei lá... é o que parece fazer mais sentido.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 26 de Dezembro de 2006, 12:20:34 »
Potencialmente sim, porque os hormônios serão ativados pelo Y. Mas sempre pode acontecer um defeito e o gênero ou o sexo não corresponder ao cromossomo.

... estou chegando no limite do meu conhecimento de biologia ...!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Dezembro de 2006, 14:05:29 »
como sexo cerebral e físico podem ser duas coisas distintas se o cérebro é parte do nosso físico. Hormonal também.

Os três sexos que imagino possíveis/com sentido são: genético/cromossômico (cromossomo Y ou gene Sry), fenotípico (o desenvolvimento efetivo do fenótipo), e cultural/pessoal- variações de comportamento de acordo com a cultura e vivências pessoais.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Dezembro de 2006, 15:31:47 »
Meu chute: Os genes responsáveis pelo design dos mamilos não se encontram num cromossomo Y, eles estão ou no X ou em outro qualquer dos nossos 44 cromossomos não sexuais. Sendo assim ter mamilos é algo tão inerente aos mamíferos quanto ter um par de olhos, é algo totalmente independente do sexo.

Outras característcas que não têm nada a ver com sexo, por outro lado, às vezes são conseqüência de genes nos cromossomos sexuais, por exemplo, o daltonismo e a calvíce, que afetam mais os homens do que as mulheres.

Luz

• Visitante
« Resposta #21 Online: 26 de Dezembro de 2006, 16:56:52 »
como sexo cerebral e físico podem ser duas coisas distintas se o cérebro é parte do nosso físico. Hormonal também.

Imagino que seja quando uma pessoa possua sistema reprodutor masculino, mas cérebro estruturalmente feminino ou vice-versa - se é que as coisas funcionam dessa maneira.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Dezembro de 2006, 18:51:09 »
Meio que um "hermafroditismo de longa distância"...

Mas me pergunto se já foram feitas dissecções encontrando de fato cérebros consideravelmente masculinos em corpos femininos e vice-versa. Uma vez vi qualquer coisa sobre gays e/ou transexuais talvez terem uma parte específica do cérebro mais do tamanho aproximado do que seria de um cérebro do outro sexo (ou simplesmente menor do que deveria ser, não lembro bem), mas não me lembro se tinha qualquer coisa servindo como possível refutação disso, por exemplo, talvez, procurar ver se isso ocorre também significativamente em não-gays ou não-transexuais, ou se não ocorre em um número significativo gays ou transexuais.

Há algum tempo também vi que homens e mulheres dão resultados diferentes em imagens de ressonância magnética, fazendo as mesmas atividades, também seria uma coisa interessante de se ver.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #23 Online: 27 de Dezembro de 2006, 19:48:42 »
O meu pai fez um trabalho (de informática) junto a um departamento de Oncologia em Mastologia (acho que na Beneficência Portuguesa).

Fazendo o sistema descobriu que o homem também tem câncer de mama (numa proporção bem menor, é claro!). Mas o mais interessante é que pode aparecer numa das 'mamas vestigiais' (ou sei lá que nome utilizam) aos lugares onde teriams mais quatro mamas (assim como outros mamíferos têm).

Mais evidência de membros/órgãos vestigiais não conheço, hehehe...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #24 Online: 27 de Dezembro de 2006, 22:59:39 »
O meu pai fez um trabalho (de informática) junto a um departamento de Oncologia em Mastologia (acho que na Beneficência Portuguesa).

Fazendo o sistema descobriu que o homem também tem câncer de mama (numa proporção bem menor, é claro!). Mas o mais interessante é que pode aparecer numa das 'mamas vestigiais' (ou sei lá que nome utilizam) aos lugares onde teriams mais quatro mamas (assim como outros mamíferos têm).

Mais evidência de membros/órgãos vestigiais não conheço, hehehe…

o.O
Não deseje.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!