Autor Tópico: tetas  (Lida 7835 vezes)

Offline Úvatar

• Nível 03
  • *
  • Meow
    • Twitter
Re: tetas
« Resposta #25 Online: 27 de Dezembro de 2006, 23:41:15 »
Talvez seja um resquício biológico.  :D

* *

Pode acontecer mesmo de nascer mamilos ou mamas completas "adicionais", geralmente seguindo a linha mamária (que por acaso é tida como zona erógena), mais ou menos como nos outros mamíferos.

Luz

• Visitante
« Resposta #26 Online: 28 de Dezembro de 2006, 00:14:46 »
Há algum tempo também vi que homens e mulheres dão resultados diferentes em imagens de ressonância magnética, fazendo as mesmas atividades, também seria uma coisa interessante de se ver.

Essa da ressonância magnética é descrita mais de uma vez no livro mencionado, dizendo que homens e mulheres utilizam partes diferentes do cérebro para executar as mesmas funções.

Fala também de outras diferenças físicas, tipo o olhos, dizendo que a mulher tem uma visão periférica maior, quase 180º, enquanto o homem tem uma visão mais direcionada à distância. Do ouvido, que a mulher, geralmente ouve melhor. Do cérebro, que o feminino tem maior número de conexões que lhe permite fazer muitas coisas ao mesmo tempo, enquanto homens tendem a ser concentrados em apenas uma tarefa. E por aí vai. Tudo isso, claro, na média.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 28 de Dezembro de 2006, 03:23:26 »
é razoavelmente recente esse livro então, porque isso do MRI eu acho que vi em notícias mais ou menos recentes, de 2000 para cá...

fico curioso se de qualquer forma, não haveriam desvios disso de que área se usa para que, da mesma forma que a área para o primeiro idioma é uma distinta dos idiomas que se aprende depois...

Luz

• Visitante
« Resposta #28 Online: 28 de Dezembro de 2006, 11:40:08 »
é razoavelmente recente esse livro então, porque isso do MRI eu acho que vi em notícias mais ou menos recentes, de 2000 para cá…

fico curioso se de qualquer forma, não haveriam desvios disso de que área se usa para que, da mesma forma que a área para o primeiro idioma é uma distinta dos idiomas que se aprende depois…

Eu li a 11º edição, traduzida em 2000.

O fato é que o conteúdo é muito interessante. Para uma leiga como eu no assunto, parece fazer muito sentido. E tem toda uma "aparência" de científico, citando fontes, testes, estudos, pesquisas, com bibliografia completa e tal, mas... como a pesudo tem o costume de se maquiar de Ciência, eu não sei.

O texto é todo em linguagem acessível e bem humorada, para o público leigo mesmo, sobre as diferenças entre homens e mulheres e explicações "científicas" a respeito dessas diferenças - na média.

Acho que seria necessário que alguém com conhecimento específico lesse para poder falar a respeito com conhecimento de causa, que não é o meu caso. Estou apenas expondo.  :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 28 de Dezembro de 2006, 12:14:30 »
Pergunta para biólogos (geneticistas), desconsiderem a linguagem inapropriada.

Mais de uma vez li artigos ou assisti reportagens que diziam que a probabilidade de nascer menina é maior se a relação for feita antes do período fértil, e menino se feita durante ou logo após esse período - porque os espermatozóides que geram meninos seriam mais rápidos e de vida mais curta e os que geram meninas, mais lentos, mas vivem mais.

Por outro lado, tenho lido também artigos que de certa forma repetem o que o livro mencionado cita: que a base humana é feminina e o sexo do bebê só seria definido em etapas posteriores, entre a sexta e oitava semanas, se não me engano… pela injeção de hormônios em três etapas distintas que definiriam o sexo físico, o cerebral e o hormonal.

Pode ser que uma das duas informações não proceda ou talvez não se contradigam, mas me parecem conflitantes. Como o sexo do bebê pode ser definido na concepção se os hormônios que definem o sexo só começam a agir por volta da sexta semana de gestação?

Não se contradizem: a primeira coisa, da diferença de mortalidade e velocidade dos espermatozóides é o que determina o sexo realmente na maioria das vezes, e é sempre o que determina o sexo normal; a "efetivação" por assim dizer, é o que ocorre mais tarde na gestação, e age de acordo com o que foi determinado pelo espermatozóide que tiver fecundado. Depois da fecundação, as únicas alterações possíveis do sexo seriam anômalas, como uma mulher ter testículos em vez de ovários e coisas do tipo.

Eu também queria ter mais informações disso de diferenças entre os espermatozóides de acordo com carregarem o cromossomo X ou Y, mas acho que nunca encontrei nada. Se encontrei, já esqueci... :vergonha:

Luz

• Visitante
« Resposta #30 Online: 28 de Dezembro de 2006, 12:44:58 »
Não se contradizem: a primeira coisa, da diferença de mortalidade e velocidade dos espermatozóides é o que determina o sexo realmente na maioria das vezes, e é sempre o que determina o sexo normal; a "efetivação" por assim dizer, é o que ocorre mais tarde na gestação, e age de acordo com o que foi determinado pelo espermatozóide que tiver fecundado. Depois da fecundação, as únicas alterações possíveis do sexo seriam anômalas, como uma mulher ter testículos em vez de ovários e coisas do tipo.

Eu também queria ter mais informações disso de diferenças entre os espermatozóides de acordo com carregarem o cromossomo X ou Y, mas acho que nunca encontrei nada. Se encontrei, já esqueci… :vergonha:

Eu fui reler partes para ver se o tema foi abordado e o livro diz o mesmo que foi exposto pelo Dbohr. Que o sexo "fisiológico" é definido na concepção pelo espermatozóide que carrega ou o cromossoma "X" ou "Y" e que a confirmação do sexo a seguir é estmulada por esse cromossoma presente, podendo eventualmente ocorrer "falhas" nas dosagens homornais que formam a estrutura cerebral e até mesmo física do feto.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #31 Online: 05 de Janeiro de 2007, 13:55:24 »
É fácil conceber que nosso modelo básico seja feminino, uma vez que todos, indistintivamente, expressamos apenas um cromossomo X. Um dos cromossomos X das fêmeas é inativado aleatoriamente (imprinting gênico), e nos machos, além da expressão do X, há a expressão de genes do Y, gerando a diferenciação.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #32 Online: 05 de Janeiro de 2007, 15:38:24 »
Resultado: nós somos superiores

=x
Não deseje.

Luz

• Visitante
« Resposta #33 Online: 05 de Janeiro de 2007, 16:32:28 »
Resultado: nós somos superiores

Ou uma anomalia...  :lol:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #34 Online: 06 de Janeiro de 2007, 13:09:11 »
Anomalia da evolução?
A seleção natural deu mamas nos humanos pois a alimentação dos filhos pelas fêmeas continha maior probabilidade de sobrevivência. Pouco importava se causaria algo questionável na variação masculina da espécie.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 06 de Janeiro de 2007, 17:10:58 »
É fácil conceber que nosso modelo básico seja feminino, uma vez que todos, indistintivamente, expressamos apenas um cromossomo X. Um dos cromossomos X das fêmeas é inativado aleatoriamente (imprinting gênico), e nos machos, além da expressão do X, há a expressão de genes do Y, gerando a diferenciação.

É isso mesmo? Mas se fosse assim, a síndrome de Turner (ter só um cromossomo X) não deveria ser assintomática, causando no máximo algum tipo de problema de fertilidade (talvez algo como gerar alguns óvulos sem cromossomo X nenhum)? :hein:

Luz

• Visitante
« Resposta #36 Online: 06 de Janeiro de 2007, 17:50:04 »
Anomalia da evolução?
A seleção natural deu mamas nos humanos pois a alimentação dos filhos pelas fêmeas continha maior probabilidade de sobrevivência. Pouco importava se causaria algo questionável na variação masculina da espécie.

Ei, foi uma piada - programe seu cérebro para essa reação estranha entre humanos.  :)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #37 Online: 10 de Janeiro de 2007, 22:14:07 »

É isso mesmo? Mas se fosse assim, a síndrome de Turner (ter só um cromossomo X) não deveria ser assintomática, causando no máximo algum tipo de problema de fertilidade (talvez algo como gerar alguns óvulos sem cromossomo X nenhum)? :hein:

O problema, Danniel, é que o imprinting não é integral ao longo da cromátide. Principalmente no desenvolvimento embrionário, alguns genes de ambos cromossomos precisam ser ativados. Mas a maioria das características que expressamos do cromossomo X depende de qual dos homólogos está ativado ou desativado em cada célula.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #39 Online: 30 de Dezembro de 2011, 17:40:24 »
Porque todo feto humano é fêmea por default até as características masculinas começarem a aparecer, eu acho. Ou seja, a gente vem da fábrica para ser mulher, mas o cromossomo Y nos faz pegar alguns opcionais :hihi:

... ao menos eu me recordo vagamente de ser isso. Os biólogos por favor me corrijam.
Interessante que isso pode explicar em parte minha pergunta sobre porque as mulheres tem voz fina. Na verdade poderia ser o caso de os homens terem voz grossa e não as mulheres terem voz fina. Intrigante...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #40 Online: 24 de Outubro de 2018, 20:43:40 »
É o que o Dbohr disse...

E há quem diga que os seios ganharam o formato que têm com fins à atração sexual, quando o órgão sexual feminino passou a migrar das costas para a frente... Seria necessário "mudar o foco da atenção" para garantir a perpetuação da espécie...

Biólogos?
Bom, um dos poucos senão o único espécime a ter tetas perenes é o humano. Isso sim é que é digno de nota.

Offline Sdelareza

• Nível 15
  • *
Re:tetas
« Resposta #41 Online: 25 de Outubro de 2018, 10:36:20 »
Porque todo feto humano é fêmea por default até as características masculinas começarem a aparecer, eu acho. Ou seja, a gente vem da fábrica para ser mulher, mas o cromossomo Y nos faz pegar alguns opcionais :hihi:

... ao menos eu me recordo vagamente de ser isso. Os biólogos por favor me corrijam.

Li que o certo é que o feto humano é hermafrodita por default até as características masculinas começarem a aparecer.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:tetas
« Resposta #42 Online: 25 de Outubro de 2018, 12:50:49 »

Li que o certo é que o feto humano é hermafrodita por default até as características masculinas começarem a aparecer.
Na verdade, se há só cromossomos XX e só depois se manifestam ou não os XY não pode haver hermafroditismo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!