www.ilisp.org/opiniao/por-que-militancia-socialista-odeia-o-natal
21/12/2017
[...] toda a esquerda continua acreditando que é possível mudar a natureza humana.
O que será essa tal de "natureza humana" para direitistas (que concordam com esse texto) ? Qual a definição que direitistas tem para isso ?
A natureza que a esquerda critica e a direita defende é a de sermos mesquinhos, capitalistas, acumuladores, e sermos movidos por mérito. Basicamente uma defesa ao capitalismo.
A esquerda crítica primordialmente formas de organização econômica, política e social, não crítica natureza, mesmo porque o ser humano é um ser social , e isto implica em ir além da natureza. Sem interação social um ser da espécie humana sequer adquirirá linguagem (muito menos irá construir um sistema econômico e meios de produção).
Não existe natureza capitalista, capitalismo é uma forma de organização econômica, a qual tem implicações políticas e sociais. Não é algo natural. O que existe é sociedade cuja estrutura econômica possa ser chamada de capitalista.
E o conceito fundamental para caracterizar essa forma de organização econômica é a preponderância da existência de propriedade privada de meio de produção, e novamente aqui não temos nada de natural (não existe propriedade privada de meio de produção na natureza).
Com relação a questão moral, pessoas mais ou menos mesquinhas existirão em qualquer sistema econômico, mas definitivamente não é isso que caracteriza uma sociedade cuja organização econômica possa ser chamada de capitalista.
Mas, apenas como exercício intelectual vamos considerar que deveríamos ter um sistema econômico que fosse mais semelhante ao que temos na natureza, ou seja que fosse o “sistema mais natural” , neste caso um sistema que priorizasse o parasitismo e mesmo a predação, seria um "sistema mais natural", e neste caso, considerando os sistemas que já tivemos, o escravista seria o mais natural.
E aí, você considera que deveríamos implementar o sistema mais natural ?