Autor Tópico: Seria viável fundar uma ONG atéia?  (Lida 3608 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Seria viável fundar uma ONG atéia?
« Online: 23 de Dezembro de 2006, 21:25:15 »
Olá amigos,

Como muitos já sabem existem diversas organizações religiosas, cujo fim último é a propagação da fé religiosa. Eu fico pensando: Seria viável a construção e uma ONG atéia, como eu entendo um pouco de Marketing, sei que não deveriamos por o nome "atéia" na ONG. Mas que tal Sociedade para a Difusão da Ciência e do Laicismo! O objetivo de tal ONG seria difundir homeopaticamente o ateísmo através de palestras sobre ciência e política em Escolas Secundárias e outras organizações que se interessarem. A maioria aqui do fórum conhece sobre a teoria evolucionaria e o Big-Bang, mas o povão lá fora ainda permanece em grande parte ignorante quanto a esses assuntos. Acho que o maior problema seria angariar fundos para a Sociedade, mas o que os amigos acham? É viável? Ou é melhor não mexer com isso?

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Re: Seria viável fundar uma ONG atéia?
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2006, 21:30:00 »
Já tentaram STR (Sociedade Terra Redonda) e Ateus do Brasil até agora o ANCOP (Associação Nacional de Combate as Pseudociência)

Problema é não temos tanto dinheiro pagar funcionários e materiais necessários.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2006, 22:55:11 »
É ia ser necessário um dinheiro para investimento.

Off: Eu sou a favor de um adesivo do CC
Não deseje.

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2006, 04:44:08 »
Olá amigos,

Como muitos já sabem existem diversas organizações religiosas, cujo fim último é a propagação da fé religiosa. Eu fico pensando: Seria viável a construção e uma ONG atéia, como eu entendo um pouco de Marketing, sei que não deveriamos por o nome "atéia" na ONG. Mas que tal Sociedade para a Difusão da Ciência e do Laicismo! O objetivo de tal ONG seria difundir homeopaticamente o ateísmo através de palestras sobre ciência e política em Escolas Secundárias e outras organizações que se interessarem. A maioria aqui do fórum conhece sobre a teoria evolucionaria e o Big-Bang, mas o povão lá fora ainda permanece em grande parte ignorante quanto a esses assuntos. Acho que o maior problema seria angariar fundos para a Sociedade, mas o que os amigos acham? É viável? Ou é melhor não mexer com isso?

Não, não é viável, conforme prova a prática dos últimos 3 anos (que eu vi).
E não faz nenhum sentido uma organização atéia.

Mudei radicalmente de opinião. Quando começou-se a pensar na Ateus do Brasil, eu agitei demais... e me arrependi. Resumo: espera-se que uma organização tenha membros, fonte de renda, propostas e meios de concretizar as propostas (um deles é ter pessoal qualificado).

Porque vejamos. A questão de colocar "ateu" no nome (ou não) não é nem questão de marketing (mesmo porque não precisa saber nada pra notar que declarar isso é queimar filme): a questão é um "e daí", mesmo. Os ateus não têm nada em comum: vindo das mais diversas partes, nada nos une.
Ser ateu não significa nada, a não ser que se assuma uma posição política: "ateus pelo direito de decidir", "ateus pefelistas", "ateus pela democracia parlamentarista", "ateus pelo fim da poluição sonora e extinção das baleias", etc.

Poderíamos, a princípio, ter uma "Ateus pela Difusão da Ciência e do Laicismo". O problema é que a ciência e o laicismo já são difundidos.
Note-se que é a ciência e tecnologia que dão dinheiro e geram emprego, hoje em dia. O ceticismo é mainstream; e crente é empregada doméstica - e, convenhamos, elas não atentam contra a ciência e o laicismo, mal votar eles conseguem.
E o laicismo já está no papel há muitos anos. Presume-se que a manutenção dele seja de interesse de todo cidadão brasileiro, então uma "organização ecumência pelo laicismo" poderia ser uma boa idéia. Mas ela agiria apenas pra processar pessoas, naturalmente. E nós, enquanto indivíduos e membros de outras associações, podemos fazer isso sem precisar da burocracia de uma organização própria.
(E, se as pessoas fossem bestas a ponto de criar tal organização, ou ia ter muito poucos filiados, ou mais cedo ou mais tarde teria 400 rachas e iria por ralo abaixo)

Se for pensar numa organização clara e declaradamente ateísta, as coisas já são bem mais óbvias
1) não há membros - quando chega a hora de botar a mão no bolso, 80% dos agitadores somem;
2) não há dinheiro - nem nós temos, nem conseguiríamos patrocínio;
3) não há proposta - conforme contei acima, o "e daí";
4) não há material humano qualificado - os poucos que sobram também se escafedem quando precisam assumir compromissos e levar a coisa de maneira profissional;
5) não há meios de concretizar nada - por conseqüência. Ninguém abriria portas pra uma palhaçada dessas.

Enfim. O que é viável mesmo é que nós criemos bem as crianças sob a nossa responsabilidade, façamos boa ciência e garantamos, legalmente, as liberdades dos cidadãos. E tudo isso podemos fazer sem "ong". 

p.s. eu também sou a favor de material de propaganda do CC. Doem dinheiro para o comitê mantenedor mandar fazer camisetas, hm.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2006, 12:19:34 »
Já tentaram STR (Sociedade Terra Redonda) e Ateus do Brasil até agora o ANCOP (Associação Nacional de Combate as Pseudociência)
ASTR não saiu por falta de acordo interno, já a Ancop ainda acho que seria viável.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Fabi

• Visitante
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2006, 02:31:09 »
bom...se é viável criar uma ong para plutão voltar a ser planeta....pq não?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2006, 22:57:34 »
Prefiro uma ONG cética contra a pseudociência.

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2006, 08:59:11 »
a str ja atva feita, praticamente.. só falto vontade de 2 daí fudeu com tudo. Mas também quando penso no assunto não consigo achar um motivo pra uma ong atéia... lutar para o q? reconhecimento?
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2006, 09:39:43 »
Não sei se é o suficiente para justificar uma ONG, mas há sim alguns pontos que poderiam ser trabalhados: efetivação e fiscalização do laicismo do Estado, denúncia de discriminação por motivos religiosos (não é um problema tão sério quanto a discriminação social ou racial, mas existe), fiscalização e comentário sobre os conteúdos didáticos das escolas, faculdades, instituições de saúde e mídia. 

O ponto de vista cético precisa ser lembrado e defendido na cultura mais ampla até mesmo por uma questão de segurança pública.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2006, 09:42:27 »
Quanto à STR e à Ateus do Brasil, na minha opinião elas não são uma referência que deva nos assustar; os problemas que as duas enfrentaram são, pelo contrário, uma valiosa referência para nos mostrar o caminho das pedras e ensinar a tomar cuidados como o de não depender demais de comunicação por Internet e o de não subestimar os choques de personalidade e os trâmites legais de uma ONG.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2006, 12:43:04 »
o que aconteceu com a ab?
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2006, 19:58:53 »
Foi abandonada por todos os envolvidos.  O único resquício hoje é o domínio que o Alê herdou.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2006, 05:01:44 »
Foi abandonada por todos os envolvidos.  O único resquício hoje é o domínio que o Alê herdou.

Em minha opinião começou grande demais . Tinha mais diretores do que membros .

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 30 de Dezembro de 2006, 05:29:17 »
Foi abandonada por todos os envolvidos. O único resquício hoje é o domínio que o Alê herdou.
E se quiserem aproveitar, podemos usar a estrutura do site para tentar de novo. Chamem a nova ONG de Ateus do Brasil e já ganham um site pronto.

Em minha opinião começou grande demais . Tinha mais diretores do que membros.
Não sei não, mas tenho a impressão que a culpa foi também do fato da maioria dos diretores serem do Religião é Veneno. Lá o povo é menos sério. Também acho que o problema foi grana. Fica difícil fazer qualquer coisa sem grana. O Loredo tava praticamente pagando tudo do próprio bolso, colocando em risco sua vida financeira. Ninguém mais quis ou pôde ajudar, e no meio da guerra de egos, alguns que podiam caíram fora.

Não recomendo tentar de novo com a ONG a menos que se tenha planos reais de se colocar grana nela. Registros, documentos, encontros e, quem sabe, empregados… tudo custa dinheiro.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Skorpios

• Visitante
« Resposta #14 Online: 31 de Dezembro de 2006, 06:49:27 »
É a questão da grana também pesou . Lembrou que houve uma votação para saber se haveria uma espécie de mensalidade ou anuidade e poucos se mostraram dispostos a colaborar . O resultado é que a participação seria gratuita , todos teriam direitos plenos , e como sem recursos nada funciona , deu no que deu...

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Janeiro de 2007, 19:44:31 »
Temos que arranjar um filantropo rico para nos patrocinar.
Alguem conhece algum ricasso brasileiro ateu?
"The patient refused an autopsy."

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Janeiro de 2007, 23:33:25 »
organizem uma semana de oração pedindo a Deus recursos financeiros para montar a ONG

...

os evangélicos fazem isso e dá certo, ué...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #17 Online: 02 de Janeiro de 2007, 23:54:07 »
organizem uma semana de oração pedindo a Deus recursos financeiros para montar a ONG

os evangélicos fazem isso e dá certo, ué…
Só que eles passam a semana fazendo os donativos...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Janeiro de 2007, 23:58:18 »
aleluia irmão!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Janeiro de 2007, 00:27:55 »
O problema é que não se consegue dopar um cético/ateu com gerin oil... ele tem resistência imunológica.  :hihi:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2007, 10:23:26 »
Deviam trabalhar melhor a idéia da ANCOP mesmo. É uma das poucas características que, acredito eu, a maioria dos ateus teria em comum...

Com relação à grana... teria que haver um comprometimento gigante da parte de cada um dos colaboradores. Será que não rolaria de criar algumas formas rentáveis de divulgação? Camisetas com tiradas sarcásticas, canecas e afins...

Mas não contra religião, que causaria antipatia, mas contra as pseudociências...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 22:10:53 »
Penso que seria viável uma ong atéia, mas com uma boa proposta. Seria importante para desmistificar o ateísmo e retirar essa vergonha (preconceito) que muitos demosntraram neste tópico mesmo ("ong atéia queima filme").
O Clube Cético, já é um grande avanço, mas é preciso mais.
O mais interessante mesmo seria uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2007, 22:55:02 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 04:48:11 »
Uma ONG (qualquer uma, pouco importa a razão) seria viável com $$$$. O resto é lero-lero.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #23 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 10:58:34 »
Dinheiro é um problema, mas nem tanto, afinal o Clube Cético tem colaboradores e dinheiro sobrando para se manter. Claro que uma ONG precisaria de mais. A verdade é que não funciona essa coisa de internet. Só funcionaria se um grupinho qualquer de 5 pessoas, de uma mesma cidade, amigos de fato, resolvessem criar e comandar uma ONG. Os membros do resto do Brasil seriam cadastrados via internet. Mas no início, quem deveria mandar é uma só pessoa com mais uns 4 amigos colaboradores que morem perto. Só assim funciona. Os demais membros longinquos poderiam colaborar da mesma forma, mas eu estou certo de que o núcleo administrativo tem que ser de um mesmo local.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Suyndara

• Visitante
« Resposta #24 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 12:19:30 »
Um site cético não é mais viável?

Divulgação científica está na moda  :wink:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!