Autor Tópico: Responda rápido: Por que você é ateu?  (Lida 7199 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Responda rápido: Por que você é ateu?
« Resposta #75 Online: 05 de Janeiro de 2007, 21:58:22 »
Porque assim como a religiosidade, o ateísmo se assenta no comodismo, na indiferença…

"Não é possível provar e pronto!" Isso é suficiente para evitar qualquer raciocínio que ultrapasse a realidade da ordem natural.

Acho que você está fazendo uma pequena confusão de conceitos. Ateísmo é simplesmente a ausência de crença em Deus, somente isso. Em tese nada impede um ateu de fazer divagações metafísicas. Mas lembre-se que o nome deste fórum não é Clube Ateu, é Clube Cético. Além de ateus somos céticos, e é o ceticismo que nos leva a rejeitar especulações metafísicas, ou como você prefere, "raciocínios que ultrapassem a ordem natural". Você pode chamar isso de "letargia intelectual", mas eu chamo de prudência.

Um cético não acreditará em uma idéia simplesmente porque a considera plausível. Para o cético é preciso que essa plausibilidade tenha respaldo da natureza, e para encontrá-lo ele acredita no método científico como a ferramenta mais eficiente. Infelizmente essa ferramenta tem limites de alcance e não podemos com ela "ultrapassar a realidade da ordem natural". Bom, é uma pena, mas temos que nos contentar com o que temos. "Eu não posso provar se Deus existe ou não? Pior para Deus, pois eu tenho coisas mais importantes com que me preocupar". Chame de indiferença, de comodismo, do que quiser. Eu chamo o que você faz de masturbação intelectual. Pode raciocinar o que quiser, porque no final das contas você vai decidir se seu raciocínio é válido ou não com base em seus próprios critérios. Mas a realidade não é obrigada a se comportar de acordo com os critérios de ninguém.

Offline Fraive

• Nível 02
  • *
« Resposta #76 Online: 05 de Janeiro de 2007, 22:33:34 »
Eu não confundi, tanto é que nem me referi à postura cética, o fiz exclusivamente ao ateísmo. O ceticismo científico (o que creio eu estarmos falando) demanda uma atitude investigadora, ao contrário de você simplesmente dizer que não acredita em deus por falta de evidências. Penso que o desafio dos ateus céticos seja resolver esse problema, provando ou não, definitivamente, a existência de deus, senão, esses nomes que você carrega serão apenas mais um rótulo. Daí a necessidade dessa masturbação mental em oposição ao que você chama de prudência.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2007, 22:36:05 por Fraive »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 05 de Janeiro de 2007, 22:56:14 »
Eu não confundi, tanto é que nem me referi à postura cética, o fiz exclusivamente ao ateísmo. O ceticismo científico (o que creio eu estarmos falando) demanda uma atitude investigadora, ao contrário de você simplesmente dizer que não acredita em deus por falta de evidências. Penso que o desafio dos ateus céticos seja resolver esse problema, provando ou não, definitivamente, a existência de deus, senão, esses nomes que você carrega serão apenas mais um rótulo. Daí a necessidade dessa masturbação mental em oposição ao que você chama de prudência.

O ceticismo científico alcança tão longe quanto o método científico, e o método científico é aplicável somente ao natural, ao que pode ser observado. Portanto estudar um ser que é sobrenatural por definição está fora de questão. Ou por acaso Deus passa pelo critério da falseabilidade? Nos resta dirigir essa atitude investigadora para fenômenos pelo menos investigáveis, questões científicas novas ou as velhas pseudociências de sempre como fusão a frio, motos perpétuos ou astrologia. Deuses, demônios, fantasmas e dragões invisíveis em garagens não são problemas interessantes.

Offline Fraive

• Nível 02
  • *
« Resposta #78 Online: 06 de Janeiro de 2007, 12:39:25 »
Tens razão.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 06 de Janeiro de 2007, 12:46:52 »
Tens razão.

Sobre quê? Sobre eu dizer que nós céticos temos uma compreensão limitada do mundo, sobre nós devermos nos contentar com isso, ou as duas coisas?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #80 Online: 06 de Janeiro de 2007, 13:00:39 »
Deuses, demônios, fantasmas e dragões invisíveis em garagens não são problemas interessantes.
Aí que está. Mesmo que não nos seja útil, parece que há pessoas que tem necessidade de estudar isso e declarar do que estes gostam.

Offline Fraive

• Nível 02
  • *
« Resposta #81 Online: 06 de Janeiro de 2007, 13:28:43 »
Tens razão.

Sobre quê? Sobre eu dizer que nós céticos temos uma compreensão limitada do mundo, sobre nós devermos nos contentar com isso, ou as duas coisas?

"O ceticismo científico alcança tão longe quanto o método científico, e o método científico é aplicável somente ao natural, ao que pode ser observado. Portanto estudar um ser que é sobrenatural por definição está fora de questão."

Offline Valkíria

• Nível 01
  • *
« Resposta #82 Online: 07 de Janeiro de 2007, 13:28:17 »
Pra evitar conversa digo que tenho a religião da maioria do grupo...
Se a maioria dos colegas forem cristãos, então eu também sou e pronto.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2007, 13:39:38 por Virgínia »

Offline Valkíria

• Nível 01
  • *
« Resposta #83 Online: 07 de Janeiro de 2007, 13:32:59 »
Não respondo...digo que não tenho religião.

Até que um dia estava na aula de desenho quando...uma garota  contou uma estória pra me evangelizar.

O cientista e o religioso: :no:

O religioso perguntou:
- Se o senhor chegasse em casa e estivesse um bolo de chocolate em cima da mesa.O senhor pensaria que ele foi feito, ou que um caminhão, com todos os ingredientes, dentro explodiu e jogou o bolo em sua mesa...
:susto: :susto: :o

Depois dessa linda estória me evangelizei!!!!!!!!!!Hoje quando alguém me pergunta algo sobre religião eu...desdrobo, enrolo bem muito, porque sinceramente, eu não quero ouvir isso de novo...DEUS ME LIVRE!!!!!

Deu até cãimbra no cérebro....  :histeria: :histeria:

(Se existem religiosos neste fórum.Perdoem-me!!!!!!!! )

Eriol

• Visitante
« Resposta #84 Online: 07 de Janeiro de 2007, 13:37:30 »
fraive. Não entendi muito bem a sua posição…

Sendo materialista, o agnosticismo me parece a única posição sensata frente à deus e outros objetos da imaginação humana.

Se algo transcende a matéria é irrelevante, dado que não o podemos captar. Não me preocupo com o inalcançável. É masturbação mental, nada mais. E se afirmam que ditos objetos existem, que o provem (onus probandi).

Ainda assim, me classifico ateu em relação aos deuses das 3 grandes religiões... mas em repulsa das doutrina que a possibilidade da existência de uma força criadora.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2007, 13:40:02 por Eriol »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 07 de Janeiro de 2007, 13:38:28 »
Bem vinda a nosso humilde fórum, Virgínia. Tem um tópico para apresentações na seção Bate-Papo, se você quiser.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 08 de Janeiro de 2007, 07:17:40 »
Até que um dia estava na aula de desenho quando…uma garota  contou uma estória pra me evangelizar.

O cientista e o religioso: :no:

O religioso perguntou:
- Se o senhor chegasse em casa e estivesse um bolo de chocolate em cima da mesa.O senhor pensaria que ele foi feito, ou que um caminhão, com todos os ingredientes, dentro explodiu e jogou o bolo em sua mesa…
:susto: :susto: :o
A explicação para o bolo é simples: não há nenhum lei da física ou química que leve à formação de um bolo numa explosão, portanto alguém deve tê-lo feito.
Por outro lado, há muitas leis da física que explicam o que acontece no universo.
E como explicar a existência do universo? Não há explicação ainda. Ponto final.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #87 Online: 08 de Janeiro de 2007, 08:07:35 »
Porquê prefiro a Razão do que a Fé.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #88 Online: 09 de Janeiro de 2007, 13:21:48 »
Porque penso.

pensar  {verbete}
1    submeter (algo) ao processo de raciocínio lógico; ter atividade psíquica consciente e organizada; exercer a capacidade de julgamento, dedução ou concepção; refletir sobre, ponderar, pesar
Fonte: Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #89 Online: 10 de Janeiro de 2007, 01:48:50 »
Cara, muito chatos estes agnósticos que ficam se achando muito mais filosóficamente coerente que os ateus. Nem são capazes de perceber que, levando em conta todo preciosismo filosófico, todo somos agnósticos, e que nos dizemos ateus por questões mais pragmáticas.

Como Russell disse, não pode-se provar a inexistência de Deus assim como não se pode provar a inexistência de um bule de chá fora da Terra orbitando o Sol.
Mas é bem razoável estar mais inclinado para a inexistência destas coisas do que a existência.

Luz

• Visitante
« Resposta #90 Online: 10 de Janeiro de 2007, 02:22:53 »
Cara, muito chatos estes agnósticos que ficam se achando muito mais filosóficamente coerente que os ateus.

Ah, vai! Em matéria de chatice dá empate técnico!  ::)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #91 Online: 10 de Janeiro de 2007, 02:56:25 »
Cara, muito chatos estes agnósticos que ficam se achando muito mais filosóficamente coerente que os ateus.

Quem com quem?

Luz

• Visitante
« Resposta #92 Online: 10 de Janeiro de 2007, 12:51:52 »

Quem com quem?

Agnósticos com ateus, uai!  :)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #93 Online: 10 de Janeiro de 2007, 23:51:49 »
Agnósticos e Ateus empatam e os crentes ganham... esses sim são chatos.
Não deseje.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!