Autor Tópico: Ateísmo, Ceticismo e Teísmo  (Lida 3681 vezes)

Offline FrancisRS

• Nível 00
  • *
  • Não engula textos sem saber se estao envenenados
Re: Ateísmo, Ceticismo e Teísmo
« Resposta #25 Online: 31 de Dezembro de 2006, 18:13:15 »
Sim sim, eu li a respeito logo depois que postei pois vi sua resposta.

Entao, eu nao estou defendendo o filme em si (apesar de achar os efeitos bons), também disse que tinha bobagens no filme.
A minha defesa aqui é mais em cima da MQ, para mim, querendo ou não, não me importa que o filme tenha sido feito com atores que  são "loucos", porem não fosse o filme eu não teria adquirido a vontade de buscar mais conhecimento em relação a MQ.

Eu apenas criei a resposta para mostrar a pessoas que pensam como o rapaz que disse "Isso não é ciência, é superstição. Puro Desserviço" que não fosse a física quântica não teríamos hoje certos produtos usados no dia-a-dia e que apesar das diversas PROBABILIDADES é considerada uma ciência para diversas pessoas, entre essas pessoas que são totalmente geniais, como o caso de Albert Einstei que lutou até o fim da sua vida, em vão, para unir a MQ as outras ciências.

O problema do filme na realidade ocorre quando as pessoas simplesmente aceitam a idéia que querem passar sem ao menos buscar algo mais a respeito do assunto.
Sobre o "Guia cético", achei muito bom o interesse do autor em questionar e buscar respostas que mostrem o que está errado no filme e nos atores que fazem parte dele porém o mesmo autor também cometeu erros em explicar algo com sua opinião própria quando o mesmo pode ser explicado por outra ciência como a psicologia. Vou dar um exemplo:
Quando fala da mulher que diz o seguinte: "Esta câmera está vendo muito mais ao meu redor... do que há aqui... porque ela não faz objeções e nem julgamentos. O único filme que está sendo exibido no cérebro é o que temos a habilidade de ver. Assim, será possível que nossos olhos, nossas câmeras, veja mais do que nosso cérebro tenha habilidade de ver, de conscientemente projetar?"
Logo o autor diz: "Aqui Ramtha, o espírito lemuriano canalizado pela médium, afirma que um equipamento eletrônico pode ver mais do que um homem porque não é capaz de julgar aquilo que vê. Isso é mais ou menos como dizer que os homens daltônicos escolhem ver menos cores (ou que tem alguma objeção ao amplo espectro de tons de rosa, por exemplo).

Ramtha não diz o que há mais para ser visto por nosso cérebro pré-conceituoso mas considerando que estamos diante de uma mulher cujo sotaque vem de um atlante-americano hospedado em seu corpo, podemos supor que se trata de algo espiritual. Neste caso estamos fora do domínio da ciência."

Esse é um erro que não pode ser cometido quando se está tentando provar algo errado mas se acaba entrando em uma opinião própria a respeito de algo que ele (o autor) não crê.
Nesse caso o que a mulher quis dizer é algo que a psicologia trata como "Baixa Inibição Latente". Ela usou a camera como expectador (que no caso seria um paciente com baixa inibicao latente), sendo assim realmente a camêra enxerga mais do que a maioria de nós vemos. isso é algo que pode acontecer com qualquer um. Inibição latente nada mais é do que uma função do cérebro separar o que é importante ser notado, daquilo que não é, uma função extremamente importante pois caso ocorra com pessoas com QI baixo certamente levará a pessoa a loucura ou retardamento mental.

A questão é: Ou você assiste o filme como um exemplo simples de se entender um pouco a respeito da quantica ou você assiste o filme como sendo uma auto-ajuda. Se analisarmos pelo modo crítico ele nos induz a buscar informações ciêntificas, se analisarmos pelo lado da autoajuda nos faz acreditar que o mundo reage da maneira que o criamos (não estou falando no modo quantico de influencia sobre materia).

Abraços
Francis Raffo

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 31 de Dezembro de 2006, 18:21:56 »
Mais uma vez, Francis, não estamos dizendo que MQ é superstição. Ela é uma área da ciência muito bem fundamentada. O problema é que muitos charlatães mal intencionados têm usado o seu nome (só nome, porque a matemática que é bom, nada) para justificar pseudociências e superstições. Incluindo aí a parte de auto-ajuda. A mecânica quântica fala do comportamento de partículas muito pequenas, só isso. Mecânica Quântica não pode ser usada para estudar nossa cabeça, e não é só porque nossa cabeça é muito garnde para ela, é também porque esse é um sistema tão complexo que nem todos os computadores do mundo postos para trabalhar juntos conseguiriam resolver.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #27 Online: 01 de Janeiro de 2007, 00:52:55 »
O filme foi feito por charlatões que usaram errôniamente as teorias para dar justificativas para seres invisíveis e outros que são aceitos em crenças onde estes são adeptos. Ignore tudo que ouviu.

A mecânica quântica se fundamenta em dados e números obtidos em padrões de partículas subatômicas. Possui fundamento científico e é utilizável em alguns casos mesmo que raramente trabalhemos na área.
A parapsicologia é uma "ciência humana", ou seja, apesar de não ser uma ciência tão fundamentada como as outras, demonstrou resultados estatísticos e como se tratar de seres humanos também não encontremos provas númericas.
As pseudo-ciências são espiritismo, homeopatia, grafologia, etc... (sem contar o quão são prejudiciais, em homeopatia as pessoas deixam de comprar remédios de verdade por falta de informação no Brasil, na grafologia milhares de pessoas perdem o emprego porque um cara não gostou da letra dele) onde inúmeros estudos e dados são realizados na falta de comprovação do conceito básico e de resultados.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Janeiro de 2007, 03:01:36 »
Li os topicos da comunidade a respeito do filme quem somos nós e concordo que existem muitas coisas ali que são papo furado, no entando, existem diversas pessoas postando inumeras bobagens a respeito da física quantica sem nem ao menos ter conhecimento dela, os comentarios são coisas do tipo:

"Ahh, que filme horroroso"
"Aquilo é tudo balela… e ainda existem os idiotas que vem dizer "nossa que filme bom""

[...]

Conclusão:[/b]

Enfim pessoal, postei tudo isso pelo simples fato de achar que as pessoas não podem simplesmente falar mal de algo, tem de mostrar o porque estava errado.
Existem bobagens no documentario? EXISTEM! porem 80% dele fala realmente sobre o que é a física quantica, o que ela estuda, quais são as teorias.
Para o amigo que escreveu em outro tópico: "Isso não é ciência, é superstição. E Quem Somos Nós? não passa de desserviço.": Querendo ou não, se não fosse a física quantica hoje não teriamos CD, Micro-ondas entre outros.
Espero que com esse texto vocês se empolguem a entrar um pouco no mundo da física quantica que é show! :D

Abraços a todos

Francisrs, o fórum é freqüentado por vários físicos e pode ter certeza que ninguém aqui está contestando a mecânica quântica ou falando que ela é uma bobagem.

O que é uma bobagem é o filme "Quem somos nós?", que não é um filme sobre mecânica quântica, mas um filme que tenta vender suas bobagens místicóides usurpando o nome da mecânica quântica.

Pode ter certeza que as idéias do filme não têm absolutamente nenhum suporte em qualquer ramo da física, elas não passam de um grande comercial de uma médium charlatã para ganhar mais dinheiro.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 01 de Janeiro de 2007, 03:08:34 »
Eu apenas criei a resposta para mostrar a pessoas que pensam como o rapaz que disse "Isso não é ciência, é superstição. Puro Desserviço" [...]
Quem falou isso estava se referindo ao filme, não à mecânica quântica. O filme é uma grande besteira e um verdadeiro desserviço para os que fazem divulgação científica séria. Ele não tem nada a ver com a mecânica quântica "de verdade".
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #31 Online: 01 de Janeiro de 2007, 05:48:44 »
Aliás, como o Brasil é dominado por crendices e repudia o ceticismo, logicamente o filme se torna popular aos meios onde mais influencia as pessoas (faculdades, etc...).

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Janeiro de 2007, 17:28:23 »
…quer dizer que a água não fica triste se a xingarmos? :|

hahahahah!! Fica vermelha cara sem vergonha!
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 03 de Janeiro de 2007, 12:06:51 »
Para ser sincero, acho que a diferença entre panteísmo e ateísmo muito tênue…

Eu também acho. Para mim isso parece mais questão de preferência, de a pessoa não se sentir confortável em simplesmente dizer "Deus não existe, ponto." Em vez disso pode pode parecer mais atraente adotar uma definição mais flexível de Deus. Mas não sei, talvez essa seja uma visão deturpada que nós ateus temos, eu gostaria de conhecer algum panteísta hardcore para saber pelas palavras dele o que o leva a se declarar como tal.
Haha Eu só vejo que ao invés de dizer "cadeira" eles dizem "Deus", ao invés de dizer "árvore" eles dizem "Deus", ao invés de dizer "universo" eles dizem "Deus"... Bom, apenas trocam os termos para "não largar a tradição" (Acreditar em Deus). Mas concordo com vc. Seria legal um cara que se diz panteísta esclarecer o assunto.

Já pensou. Eu pergunto:
-O que é Deus?
-É tudo que vc pode ver, sentir, tocar e etc.
Eu:
-PQP... fudeu... ateísmo não existe.  :biglol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!