Autor Tópico: protetor solar de alto fator de proteção pode causar câncer?  (Lida 5686 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
protetor solar de alto fator de proteção pode causar câncer?
« Online: 13 de Janeiro de 2007, 01:14:31 »
Sunscreen
[5 Comentário(s)]

Todos devem conhecer o famoso e emotivo vídeo Sunscreen, de 1999, de uma agência de publicidade, onde o narrador segue, dizendo, que poderia recomendar muitas coisas para as nossas vidas, mas, que efetivamente, só poderia realmente recomendar o uso de protetor solar.

Sua frase final era: Use protetor solar...

Uma notícia veiculada hoje na Rádio Bandeirantes, informa que pesquisas recentemente realizadas, mostraram que o uso excessivo de protetores solares com Fator de Proteção ao Sol (o bom e velho FPS) elevado, pode causar, entre outros problemas (redução de fertilidade, feminização masculina, etc) diversos tipos de câncer.

Portanto, muito cuidado! Fica recomendado para o uso no dia-a-dia, protetores com FPS de até 15 e, quando formos à praia, o uso de protetores com FPS até 30. O uso de FPS maiores do que 30, além de não ser realmente efetivo, ainda pode ser prejudicial à saúde.

Irônico não? E que o vídeo Sunscreen, tenha a sua frase final alterada para: Use protetor solar... Mas só com FPS até 30!

Para onde esse Mundo está indo? O que deveria nos proteger, pode causar o mesmo problema que tenta evitar...

http://www.ideiasmutantes.com.br/archives/2007/01/sunscreen.html#comments

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re: protetor solar de alto fator de proteção pode causar câncer?
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2007, 15:35:22 »
Ta, mas e quem e quase albino que nem eu?
Nao uso protetor solar no dia a dia, mas quando vou na praia (uma a duas vezes por ano no maximo) se nao colocar 50 volto pra casa indio.
"The patient refused an autopsy."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2007, 15:38:55 »
na verdade não é irônico. é outra coisa, menos irônico.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Fabi

• Visitante
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2007, 15:49:56 »
O sol também pode causar câncer...e agora o protetor solar, que beco sem saída.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2007, 15:56:13 »
Tem cara de hoax.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Luz

• Visitante
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2007, 16:04:14 »
Mas, ô desgraça! O que não mata causa câncer. 

Ai de mim se não for à praia com um fator 50. Á noite tenho que dormir em pé porque só consido encostar a sola dos pés. Eu adoro praia, Sol, verão, céu azul, calor - o fator 50 é a minha salvação!  |(

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2007, 17:12:15 »
Recently, there has been increased attention to the possibility of adverse health effects associated with the synthetic compounds in most sunscreens. [5] A study published in April 1992, entitled "Could sunscreens increase melanoma risk?" reported that the greatest increase in melanoma has occurred in those regions where sunscreen use is most prevalent.[4] Although one might believe that this effect is due to sunscreens being used more in regions where people are more exposed to UV light, this is not what is claimed by this study: Melanome incidence correlates strongly with the use of chemical sunscreens independently of the actual UV exposure.[5]

In a May 2006 report, "Nanomaterials, Sunscreens and Cosmetics: Small Ingredients, Big Risks", Friends of the Earth claimed that several types of nanoparticles (like titanium dioxide or zinc oxide) can be harmful to human tissue. Currently, there is no policy requiring mandatory product labelling on products that use these compounds.

Some individuals can have mild to moderate allergic reactions to certain ingredients in sunscreen, particularly the chemical benzophenone, which is also known as phenyl ketone, diphenyl ketone, or benzoylbenzene. It is not clear how much of benzophenone is absorbed into the bloodstream, but trace amounts can be found in urinalysis after use.
Da wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Sunscreen#Possible_health_effects

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2007, 18:51:05 »
Bem, eu tenho uma solução...não apanhar sol!! Quer dizer, não ficar horas debaixo do sol como uma lagartixa. Tão simples quanto isso.

Eu só tomo sol de manhã até as dez e a tarde depois das quatro e isso quando tomo! Tem que ser assim...eu com uma hora de exposição ao sol já tô parecendo um pimentão maduro. Não uso sempre protetor solar mas sempre uso creme hidratante, todos os dias mesmo (e principalmente) no inverno. Já virou hábito. E quando saio na rua no verão (aqui em Portugal o verão é brabo! chega aos 40, 41 graus!!) também uso chapéu para proteger o rosto...e creme com proteção solar...
Neura??   :hein:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2007, 19:03:55 »
Meu professor de biologia do ano passado disse em uma das aulas algo sobre problemas que o uso de protetor poderia causar, no entanto ele não se aprofundou no assunto e eu também acabei deixar passar.

Ele disse também que o "certo" seria tomar sol nos horários adequados, quando a sombra da pessoa é igual ou maior a sua altura, ou coisa do tipo.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2007, 03:55:15 »
Meu professor de biologia do ano passado disse em uma das aulas algo sobre problemas que o uso de protetor poderia causar, no entanto ele não se aprofundou no assunto e eu também acabei deixar passar.

Ele disse também que o "certo" seria tomar sol nos horários adequados, quando a sombra da pessoa é igual ou maior a sua altura, ou coisa do tipo.

E depois desses horários certos, vamos correr pros quiosques e tomar uma cerva gelada na sombra, comendo um camarão e uma ostra.........,.he he he ... Bem mais legal que ficar esticado tentando virar carvão.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2007, 09:45:12 »

E depois desses horários certos, vamos correr pros quiosques e tomar uma cerva gelada na sombra, comendo um camarão e uma ostra……,.he he he … Bem mais legal que ficar esticado tentando virar carvão.

Ué? :erm: A somra o dobro da altura? Então vai ser só quando o Sol estiver no hemisfério, ou seja, só quase as 8 horas e às 18 horas? Estou equivocado? :vergonha:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2007, 09:52:36 »
Não é o dobro, é igual ou mais.

Estou procurando algo sobre o assunto na internet, mas está difícil de achar. :?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2007, 14:08:55 »
E quando saio na rua no verão (aqui em Portugal o verão é brabo! chega aos 40, 41 graus!!) também uso chapéu para proteger o rosto...e creme com proteção solar...
Neura??   :hein:
Nunca tinha percebido que é de Portugal! :|

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2007, 15:33:39 »
Não tem protetor que funcione sem reaplicação. Passou 1h, reaplica, mesmo sem ter entrado na água. Protetor oil-free também dura bem.
Lembro-me de ter lido na Capricho (faz mesmo muuuito tempo) que o fps 15 protegia 94%, e o fps 50, 97%. Ou algo nessa linha.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2007, 15:42:20 »
Não tem protetor que funcione sem reaplicação. Passou 1h, reaplica, mesmo sem ter entrado na água. Protetor oil-free também dura bem.
Lembro-me de ter lido na Capricho (faz mesmo muuuito tempo) que o fps 15 protegia 94%, e o fps 50, 97%. Ou algo nessa linha.

Pros ultimos meses de 2006 nao lembro bem quando, foi o dia que fui a praia e tal, tava um sol de rachar, e como ja disse sou branco quase albino. Passei uma unica aplicao de sundown 50 e fiquei desde umas 11h ate as 17h na praia, e so me queimei nos ombros BEM de leve, e bem de leve mesmo, ficou um pouco vermelho e deu uma ardencia insignificante por uns dois dias.

Quanto ao fsp pelo que sei seria o numero pelo qual o protetor divide a radiacao antes de chegar na pele. Um fsp 2 dividiria a radiacao por dois, tirando 50% da radiacao total recebida. Um fsp 50 dividiria por 50, tirando 98% da radiacao envolvida. e por ai vai.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #16 Online: 14 de Janeiro de 2007, 16:20:41 »
Me parece haver dois problemas relacionados ao uso de protetor solar:
a) Pessoas que o usam sentem-se protegidas do sol e acabam exagerando.
b) Um dos componentes químicos (PBSA) pode danificar o DNA.

http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/256031.stm
http://news.bbc.co.uk/1/hi/health/411226.stm

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Janeiro de 2007, 16:28:02 »
E quando saio na rua no verão (aqui em Portugal o verão é brabo! chega aos 40, 41 graus!!) também uso chapéu para proteger o rosto…e creme com proteção solar…

Sou brasileira (MG/BH) e já tem quase onze anos que moro aqui.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Janeiro de 2007, 16:32:42 »
Pros ultimos meses de 2006 nao lembro bem quando, foi o dia que fui a praia e tal, tava um sol de rachar, e como ja disse sou branco quase albino. Passei uma unica aplicao de sundown 50 e fiquei desde umas 11h ate as 17h na praia, e so me queimei nos ombros BEM de leve, e bem de leve mesmo, ficou um pouco vermelho e deu uma ardencia insignificante por uns dois dias.

:biglol:Pô! Você acha insignificante ficar ardendo dois dias??

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Janeiro de 2007, 16:41:38 »
Naquele nivel sim. Era tao pouco que mal dava pra lembrar que tava queimado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Janeiro de 2007, 17:23:24 »
E quando saio na rua no verão (aqui em Portugal o verão é brabo! chega aos 40, 41 graus!!) também uso chapéu para proteger o rosto…e creme com proteção solar…

Sou brasileira (MG/BH) e já tem quase onze anos que moro aqui.

Ah tá...acho que isso explica não terem aparecido aquelas diferenças de português daqui e daí...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #21 Online: 14 de Janeiro de 2007, 17:57:24 »
Mesmo assim não acho o português escrito tão diferente assim, ainda mais que nós aqui do fórum buscamos escrever corretamente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Janeiro de 2007, 19:49:23 »
Dá sempre para notar, várias palavras corriqueiras tem Cs mudos, "correcto", "insecto", etc... além de expressões, como "caminho de ferro" em vez de ferrovia ou estrada de ferro, e uma ou outra coisa eventual que acabamos ter até que perguntar o que significa. Além disso tenho a impressão que há uma ou outra coisa mais sutil nas construções das frases que difere um pouco também.... tempos verbais, por exemplo.... dizem bastante "gostava" quando nós diríamos "gostaria", além do mais clássico que é não usar gerúndios, mas infinitivos... e uma ou outra coisa a mais talvez...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 14 de Janeiro de 2007, 20:18:29 »
Eu tenho neura com sol. Geralmente, quando tenho que andar lá para meio dia eu ando de casaco de maga comprida, mesmo passando calor, e boné para não tomar sol. (É que protetor solar é caro) Não sei se funciona, o tecid do casaco barra os raios UV?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!