Autor Tópico: protetor solar de alto fator de proteção pode causar câncer?  (Lida 5687 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: protetor solar de alto fator de proteção pode causar câncer?
« Resposta #25 Online: 14 de Janeiro de 2007, 22:24:58 »
Quer dizer que meu casaquinho simprão não protege contra raios UV? Damn it! Vou ter que começar a usar  protetor solar por baixo da roupa!  :down:

Quer dizer que boné também não protege nada?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 14 de Janeiro de 2007, 22:30:20 »
PRINCIPAIS CUIDADOS

Horário   Evite exposição solar entre 10 e 16h, pois neste período os raios ultravioletas são mais intensos.
    Filtro Solar   Use regularmente um protetor solar com FPS mínimo de 15, o qual deve ser aplicado aproximadamente 30 minutos antes da exposição ao sol e deve ser reaplicado a cada 2 horas de exposição contínua, após mergulho, exercício ou suor excessivo. Use também protetor solar para os lábios.
    Roupas   A maioria das roupas absorve ou reflete os raios UV, mas roupas brancas confeccionadas em malha frouxa e roupas molhadas e aderidas à pele não protegem adequadamente. Qualquer roupa é melhor que nenhuma, mas quanto mais apertada a tecedura, maior será a proteção.
    Chapéu   Chapéu com abas contribui na proteção solar de áreas particularmente propensas a uma exposição solar intensa, como os olhos, orelhas, rosto, pescoço e nuca.
    Óculos de Sol   A exposição solar pode causar catarata e outros danos oculares. Por isso, o uso de óculos com 99-100% de proteção UV protege os olhos dos danos da radiação solar.
    Sombra   Ficar à sombra ou debaixo do guarda-sol são medidas benéficas, mas não são suficientes, visto que a radiação solar reflete na água, areia, concreto e acaba atingindo até mesmo os que estão à sombra.

http://www.dermanet.com.br/sol.htm

maldito sol...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 14 de Janeiro de 2007, 22:34:26 »
|( para ir ao banco e ser atendido por algum gerente não tem como sem ser em horários de alta incidência... abrem as 9 ou 10, não? Só uma hora, se for às 9...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 14 de Janeiro de 2007, 22:45:22 »
Roupas   A maioria das roupas absorve ou reflete os raios UV, mas roupas brancas confeccionadas em malha frouxa e roupas molhadas e aderidas à pele não protegem adequadamente. Qualquer roupa é melhor que nenhuma, mas quanto mais apertada a tecedura, maior será a proteção.

Ufa, pensei que fossem só roupas especiais, não sabia que a queles tecidos que você tinha citado já eram comuns. Pelo menos isso. Mas se eu usar casaco apertado debaixo do Sol eu vou derreter.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 15 de Janeiro de 2007, 05:09:15 »
não é o casaco que tem que ser apertado (e acho que os tecidos especiais também não são comuns), mas tem que ser grosso "grosso", mais para o lado de uma lona ou jeans do que de um mosquiteiro. Daqueles que se você colocar na frente dos olhos não vê nada, não tem "furinhos" na tecetura, esta, que é apertada contra ela mesma, não contra a pessoa que veste. A roupa em si pode ser tão folgada quanto aquelas roupas de karatekas. Mas o artigo da wikipédia adverte que mesmo isso não garante a proteção...

While there is some correlation between the amount of visible light that passes through a fabric and the amount of UV that passes the same fabric, it is not a strong relationship. Based on some of the new-technology fibers and textiles designed for the sole purpose of UV blocking, it is not always possible to gain a good understanding of the UV protection level of a fabric simply by holding it up and examining how much visible light passes through the fabric.

Mas enquanto não se tem tecidos específicos para isso, coisa que é novidade ao menos para mim, acho que é uma boa regra, ao menos me parece bastante lógica, ainda que os UV estejam próximos dos X... :/

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #30 Online: 15 de Janeiro de 2007, 09:17:55 »
Faz de conta... não tem como evitar de andar na rua neste horário comercial... Parece que deveríamos ter hábitos noturnos. Durmir de dia e trabalhar a noite.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #31 Online: 15 de Janeiro de 2007, 11:03:36 »
Mas isso está acontecendo de certa forma, não está?

Não posso dizer quais eram os hábitos há 50 anos, mas me parece que as pessoas tem ido dormir cada vez mais tarde, procurando talvez horários mais frescos.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 15 de Janeiro de 2007, 11:34:21 »
Dá sempre para notar, várias palavras corriqueiras tem Cs mudos, "correcto", "insecto", etc… além de expressões, como "caminho de ferro" em vez de ferrovia ou estrada de ferro, e uma ou outra coisa eventual que acabamos ter até que perguntar o que significa. Além disso tenho a impressão que há uma ou outra coisa mais sutil nas construções das frases que difere um pouco também… tempos verbais, por exemplo… dizem bastante "gostava" quando nós diríamos "gostaria", além do mais clássico que é não usar gerúndios, mas infinitivos… e uma ou outra coisa a mais talvez…

Exato! :ok:
Aqui eu uso e procuro falar da forma que os portugueses falam, só não me acostumo com o termo "mais pequeno" que é normal aqui....
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #33 Online: 15 de Janeiro de 2007, 11:46:28 »
Quer dizer que meu casaquinho simprão não protege contra raios UV? Damn it! Vou ter que começar a usar  protetor solar por baixo da roupa!  :down:

Protege um pouco sim! E de preferência roupas claras.O que não descarta o uso de protetor solar.
Óculos escuros sempre...até no inverno nos dias mais claros.
Eu gosto da luz e do calor (qb) do sol, mas não o suporto muito. Fisicamente me sinto debilitada e evito ao máximo. Quando vou à praia (raramente) e fico duas horas exposta ao sol fico completamente exausta e mau disposta o resto do dia...
Acho que também tenho neura de sol. :o

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #34 Online: 15 de Janeiro de 2007, 13:47:18 »
Já peguei muito sol quando  morava em Rondônia, sim eu já morei lá. E nunca usei protetor, será que vou ter cancêr de pele ?

Se eu fosse usar protetor lá eu iria a falência é sol forte 365 dias por ano.
Não deseje.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #35 Online: 15 de Janeiro de 2007, 14:05:05 »
Já peguei muito sol quando  morava em Rondônia, sim eu já morei lá. E nunca usei protetor, será que vou ter cancêr de pele ?

Também não é assim peguei sol vou ter câncer...tem também haver com predisposição genética, e uma pele muito branca parece ser mais sensível a exposição solar e seus malefícios.
Eu não sei porque mas nunca fui muito de usar protetor solar. Acho que uma pele bem hidratada é mais eficaz. Claro! opinião minha...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 15 de Janeiro de 2007, 15:27:13 »

Protege um pouco sim! E de preferência roupas claras.

Roupas claras ajudam contra o calor, mas não contra raios UV. Quanto mais clara for a roupa, mas UV estará refletindo, então, por exemplo, uma parte branca nos ombros e pescoço de uma camiseta meio que anulam parcialmente o efeito de um boné ou chapéu, porque refletem de baixo para cima raios UV para a cabeça.

Fabi

• Visitante
« Resposta #37 Online: 16 de Janeiro de 2007, 00:49:17 »
Faz de conta… não tem como evitar de andar na rua neste horário comercial… Parece que deveríamos ter hábitos noturnos. Durmir de dia e trabalhar a noite.

Acho que devíamos dormir de dia e fazer festa a noite  :clapping: Eu tava fazendo isso nas férias, e fiquei branca que nem um papel, sem falar que a primeira vez que eu encarei o sol parecia que eu tava andando no deserto do Saara, foi complicado.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #38 Online: 16 de Janeiro de 2007, 08:08:25 »

Também não é assim peguei sol vou ter câncer…tem também haver com predisposição genética, e uma pele muito branca parece ser mais sensível a exposição solar e seus malefícios.
Eu não sei porque mas nunca fui muito de usar protetor solar. Acho que uma pele bem hidratada é mais eficaz. Claro! opinião minha…

Mais não foi um dia ou dois.. foram 4 anos de sol todo dia ;) e eu sou branco, não aqueles albinos que da para ver as veias mais sou branco.
Não deseje.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #39 Online: 16 de Janeiro de 2007, 13:27:48 »

Também não é assim peguei sol vou ter câncer…tem também haver com predisposição genética, e uma pele muito branca parece ser mais sensível a exposição solar e seus malefícios.
Eu não sei porque mas nunca fui muito de usar protetor solar. Acho que uma pele bem hidratada é mais eficaz. Claro! opinião minha…

Mais não foi um dia ou dois… foram 4 anos de sol todo dia ;) e eu sou branco, não aqueles albinos que da para ver as veias mais sou branco.

É ficar atento e observar se aparece umas manchas estranhas na pele que mudam de cor e tamanho. E se aparecer é ir ao médico para ver o que ele fala...
Mas acho que você tá esquentando a muringa a toa.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #40 Online: 16 de Janeiro de 2007, 14:12:03 »
Mancha na pele não tenho não só umas areas levemente arvemelhadas mais bemm levezinho nem é nada.

muringa?
Não deseje.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #41 Online: 16 de Janeiro de 2007, 14:22:35 »
Mancha na pele não tenho não só umas areas levemente arvemelhadas mais bemm levezinho nem é nada.

muringa?

Quis dizer não esquenta a cabeça!

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #42 Online: 19 de Janeiro de 2007, 04:29:28 »
Que droga… olha meu histórico:

- dois tios-bisavós morreram de câncer de pele;
- meu avô curou um câncer maligno de pele no nariz há uns 3 anos;
- o médico da família (oncologista… só podia, né?) vive pedindo biópsia de lesões da pele da minha mãe.
- nunca fiquei bronzeada na vida, e as áreas que ficam expostas, como braços e eventualmente costas estão ficando forradas de pintinhas…

…isso que pele é um dos tipos de cânceres no menu da minha ascendência. O recorde foi do meu tio, que morreu aos 41 anos com câncer no pulmão. Minha origem suíça é fantástica! :enjoo:

Resumo: estou no óleo. :chorao:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 19 de Janeiro de 2007, 09:20:13 »
Será que as pessoas iam achar estranho você andando na rua debaixo de um guarda-sol? :lol:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #44 Online: 19 de Janeiro de 2007, 11:51:23 »
Ou adotar a burca....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #45 Online: 19 de Janeiro de 2007, 18:58:49 »
ah, amigos, né?  |(
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Janeiro de 2007, 19:27:16 »
Será que as pessoas iam achar estranho você andando na rua debaixo de um guarda-sol? :lol:

de vez em quando ainda vejo mulheres usando isso, mas não os de praia, que acho que são os comumente chamados de guarda-sol, mas uns que parecem mais com guarda-chuvas, mas chamam de "sombrinhas" ao menos por aqui. Era comum acho que lá pelo século XVII, tinham até uns frufruzinhos nas bordas, mas os de hoje não.

Sun Umbrella - Cakoon
Item:  2124    $24.00
Cakoon Ultraviolet, Sun Umbrella is designed to provide sun protection from the damaging effects of UV rays... If the sunshine turns to cloudy skies, this umbrella will also keep you dry.
Features:
Blocks 99.9% of both UVA and UVB rays
Received a UFP 50+ rating (highest possible) from four laboratory tests
Double layers of a reflective silver coating plus specially treated fabric

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #47 Online: 19 de Janeiro de 2007, 19:35:22 »
Só me falta essa… imaginem só se eu ainda usasse aparelho nos dentes e precisasse de óculos também…

Ia ser um charme andando na rua...

:crazy:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #48 Online: 20 de Janeiro de 2007, 00:50:48 »
Aqui no japão é muito comum a mulherada andar de guarda sol..... E luva....  Elas adoram ser branquinhas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 20 de Janeiro de 2007, 19:57:39 »
Pena que os homens não podem... Iam dizer que é coisa de viado :(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!