Autor Tópico: Religião x Lavagem Cerebral  (Lida 1225 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Religião x Lavagem Cerebral
« Online: 14 de Janeiro de 2007, 06:00:24 »
E, para além da Bíblia, tenho a segunda bíblia da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: "O Livro de Mórmon -- Um Outro Testamento de Jesus Cristo". Foi um oferta a meu pai, e contém uma dedicatória à mão, com o trecho:
Eu sei que este livro é verdadeiro, seus escritos mudaram a minha vida, este livro contém a palavra viva de Deus assim como a Bíblia, sou feliz por ter o evangelho de Jesus Cristo na minha e por ser membro da Igreja.
 Que o Senhor o abonçoe nas suas decições.

Com amizade *
(censurei o nome com
Pregação comum entre cristãos.
Idêntico às declarações de quem sofreu lavagem cerebral.

Coincidência?

Aliás, quanto mais comparações com as declarações religiosas comuns, melhor.

Cereal Killer

• Visitante
Re: Religião x Lavagem Cerebral
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2007, 12:43:15 »
Não entendi.
Aonde está a lavagem cerebral ?
Vi apenas um religioso ofertando uma biblia e dando um depoimento numa dedicatoria...
Recebemos milhões de mensagens como esta todos os dias, vindas de todos os lados, entrando pelos nossos sentidos... Inclusive a sua (incluindo a minha e a de quase todo mundo aqui) assinatura tem indicios de estar tentando me convencer de algo...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2007, 13:07:20 »
"Mantenho os olhos abertos".

"Depois da ladainha vem os 10% do salário".
Não deseje.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2007, 13:16:07 »
Não entendi.
Aonde está a lavagem cerebral ?
Vi apenas um religioso ofertando uma biblia e dando um depoimento numa dedicatoria…
Recebemos milhões de mensagens como esta todos os dias, vindas de todos os lados, entrando pelos nossos sentidos… Inclusive a sua (incluindo a minha e a de quase todo mundo aqui) assinatura tem indicios de estar tentando me convencer de algo…
No meu caso pessoal, a lavagem começou assim que eu fui capaz de entender as palavras. E continuou pelo resto da vida.

No caso de outros, a coisa é mais sutil: a pessoa ignora a pregação mas ela vai se instalando na cabeça dela. Um dia, num momento de desespero, ela recorre ao deus que até então ela tinha desprezado.

Note que, exceto por casos isolados como fóruns na Internet, não há nada no dia-a-dia que apresente às pessoas idéias contrárias às religiões. O máximo de contestação que as pessoas adotam é viver sem extremismos, com uma religião meio vaga, que permite tudo desde que não se faça mal ao outros e se acredite em alguma coisa (nem que sejam duendes...).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2007, 22:00:07 »
Para ser bem sincero, tem tanta gente que tem tanta merda na cabeça que uma lavagem cerebral cristã é lucro.... óbvio que isto não é nenhum elogio para os cristãos.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2007, 14:19:37 »
O que é uma lavagem cerebral?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2007, 15:01:03 »
Não sei se é possível na prática, mas descreve algo que supostamente se faz em regimes ditatoriais, onde a mente de uma pessoa é modificada para que ela pare de reclamar e aceite a autoridade do ditador ou coisa assim. Algo assim aparece no livro "1984".

Eu não posso chamar de lavagem, na verdade, porque eu ainda não tinha nada na cabeça, mas a idéia que eu quero passar é a de que gravaram conceitos na minha mente sem deixar que eu os analisasse. Sem pedir que eu os discutisse e decidisse se eram válidos ou não antes de aceitar.

A mente de uma criança é totalmente aberta, sem nenhum espírito crítico. Ela aceita tudo. Isto é necessário para que ela absorva o máximo de conhecimento, como uma esponja, sem perder tempo verificando o que é racional e o que pode ser mentira.

As religiões se aproveitam disto para enfiar suas maluquices na cabeça delas. Depois, quando elas aprendem a duvidar e questionar, já era. A religião já está lá dentro como um "fato", uma "realidade".

Diziam os jesuítas: "Entreguem-nos suas crianças até os 7 anos e elas serão nossas para sempre".

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2007, 15:30:09 »
Lavagem cerebral é por uma pessoa em um estado onde ela será receptível a qualquer tipo de conceito ou idéia.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Janeiro de 2007, 15:32:10 »
Lavagem cerebral é por uma pessoa em um estado onde ela será receptível a qualquer tipo de conceito ou idéia.
Crianças ficam neste estado por muitos anos.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #10 Online: 20 de Janeiro de 2007, 15:43:07 »
Quem se sujeita espontaneamente a uma lavagem cerebral, não têm muita coisa para ser lavada... :nao3:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Janeiro de 2007, 15:55:58 »
Eu não posso chamar de lavagem, na verdade, porque eu ainda não tinha nada na cabeça, mas a idéia que eu quero passar é a de que gravaram conceitos na minha mente sem deixar que eu os analisasse. Sem pedir que eu os discutisse e decidisse se eram válidos ou não antes de aceitar.

A mente de uma criança é totalmente aberta, sem nenhum espírito crítico. Ela aceita tudo. Isto é necessário para que ela absorva o máximo de conhecimento, como uma esponja, sem perder tempo verificando o que é racional e o que pode ser mentira.

As religiões se aproveitam disto para enfiar suas maluquices na cabeça delas. Depois, quando elas aprendem a duvidar e questionar, já era. A religião já está lá dentro como um "fato", uma "realidade".

Diziam os jesuítas: "Entreguem-nos suas crianças até os 7 anos e elas serão nossas para sempre".

Concordo em gênero, grau e numero. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!