O que é uma lavagem cerebral?
Não sei se é possível na prática, mas descreve algo que supostamente se faz em regimes ditatoriais, onde a mente de uma pessoa é modificada para que ela pare de reclamar e aceite a autoridade do ditador ou coisa assim. Algo assim aparece no livro "1984".
Eu não posso chamar de lavagem, na verdade, porque eu ainda não tinha nada na cabeça, mas a idéia que eu quero passar é a de que gravaram conceitos na minha mente sem deixar que eu os analisasse. Sem pedir que eu os discutisse e decidisse se eram válidos ou não antes de aceitar.
A mente de uma criança é totalmente aberta, sem nenhum espírito crítico. Ela aceita tudo. Isto é necessário para que ela absorva o máximo de conhecimento, como uma esponja, sem perder tempo verificando o que é racional e o que pode ser mentira.
As religiões se aproveitam disto para enfiar suas maluquices na cabeça delas. Depois, quando elas aprendem a duvidar e questionar, já era. A religião já está lá dentro como um "fato", uma "realidade".
Diziam os jesuítas: "Entreguem-nos suas crianças até os 7 anos e elas serão nossas para sempre".