Autor Tópico: É possível ser um político honesto?  (Lida 5490 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
É possível ser um político honesto?
« Online: 15 de Janeiro de 2007, 21:05:54 »
Olá amigos,

Sei que o tema é surrado, mas vale a pena discutir:É possível ser um político honesto? Quando digo honesto quero dizer na mais ampla assepção do termo, honesto com a gestão dos bens públicos, honesto com seus eleitores, honesto consigo mesmo e sua ideologia etc. Acho que os políticos sofrem pressões muito grandes quando ocupam um cargo público. É pressão dos eleitores que querem seus problemas resolvidos por milagre, pressão do orçamento que não dá para fazer tudo o que precisa, pressão de empresários que querem tirar vantagens em determinadas licitações, pressão da mídia que quer "escrafunchar" a vida do homem público, enfim deve ser muito difícil estar no poder. Embora eu ache que as benesses são muito maiores do que as dificuldades, se não fosse assim não choveria candidato a cada eleição! Concluindo: eu acho que existem políticos honestos, mas são uma raridade. E o que os amigos foristas pensam a respeito?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: É possível ser um político honesto?
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2007, 23:51:44 »
Acho que as evidências dizem que no Brasil político honesto é mesmo uma raridade. Basta olhar para a câmara e ver quantos legislam em causa própria votando aumentos absurdos para o próprio salário e as sucesivas pizzas nas absolvições de mensaleiros e sangussugas. Mas será que isso é geral ou é característico do Brasil? Alguns países mais civilizados podem ter políticos sérios em maior proporção, então a desonestidade deve ter um componente cultural também.

Eu te recomendo ler uma matéria da Veja desta semana sobre as multas de trânsito dos diplomatas da ONU, é muito interessante. Lembre-se que os diplomatas têm imunidade, então até 2002 eles não pagavam multas de trânsito. Num período de cinco anos diplomatas da ONU cometeram milhões de dólares em multas não pagas, especialmente por estacionamento proibido; quando um grupo de economistas dividiu as multas por nacionalidade eles constataram que os campeões em multas são os diplomatas de países muito corruptos, como Kuwait e Angola, por outro lado diplomatas da Holanda e da Dinamarca, por exemplo, países considerados menos corruptos por avaliações feitas com outras metodologias, não tinham nenhuma multa pendente.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2007, 00:06:22 »
Eu acho que é possível sim ser um político honesto. Basta ser firme em suas convicções morais.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2007, 00:58:40 »
Não... com as bases partidárias montadas para um aconchambrar o outro, se tu não entrar no esquemão, nem candidato à vereador de um cuzinho de cidade onde o Judas perdeu as botas tu consegue indicação do partido.
Como não existe meio honesto, meia grávida, meia virgem ou meio viado, então, nos moldes partidários atuais, não existe político Honesto... no melhor dos casos, omisso... cúmplice.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2007, 01:30:45 »
Honesto, não duvido.  Honesto e com muita projeção, no Brasil, acho bem difícil.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2007, 02:07:35 »
Não existe isso. Se é político, não têm como ser honesto. O honesto perde a honestidade e fica como os outros ou eles dão um jeito de tirá-lo de lá. Infelizmente...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2007, 02:11:24 »
O sistema político já é contrario a moralidade. Somente para ser eleito é preciso de uma grande quantidade de dinheiro circulando ao seu redor.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2007, 11:44:10 »
O sistema político já é contrario a moralidade. Somente para ser eleito é preciso de uma grande quantidade de dinheiro circulando ao seu redor.

Ser eleito? Para ser apenas indicado pelo partido (seja qual for) já é necessário um comprometimento financeiro invejável… e tambem ser conivente com os arranjos que a partido já tem.

Eleito? Só  la creme de la cream.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2007, 19:26:27 »
É possível, mas não por opção ética do político.
Na marra, com sistemas rigorosos de licitação, controle de gastos, proibição de nepotismo, transparência de informações, etc...
O segredo está no sistema político, não no indivíduo. É preciso reduzir a possibilidade do cara roubar. Como faz um empresa privada.
Falar que todo político rouba é simples. Ele nada mais é do que uma amostra da sociedade que representa.
Será que nós que criticamos, se tivéssemos a possibilidade da fazer a vida em poucos anos, resistiríamos à tentação ?
Provavelmente a maioria vai bater no peito e dizer..."Claro que não roubaria ! Eu sou honesto, assim como meu pai, e o pai do meu pai"
Pois é...eu prefiro não passar pela possibilidade, pois sou um ser humano limitado e sujeito à tentações.
Também não traio a minha mulher...mas prefiro não ficar à sós com a Sheila Carvalho...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Caju

• Nível 02
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2007, 15:03:28 »
Os polícos, de uma maneira geral, são obrigados a não serem honestos. Tanto pelo partido, quanto para se elegerem. Imagine a seguinte situação:

Um candidato :anjo: fala para seus eleitores que estudou minuciosamente o orçamento e que não vai dar nem pra recapear a rua do bairro onde o eleitor mora, mesmo sendo verdade. Chega um outro  :diabo: e diz que com ELE no poder vai recapear todas as ruas e resolver todos os problemas sociais da cidade.

Pergunta de vestibular: Em quem o eleitor votaria ? naquele que disse a verdade, ou no que prometeu um mar de rosas ?? :hein:

O que quero dizer é que se o político for EXTREMAMENTE honesto ele não sobrevive no meio.  :facada:
CAJU - as oxítonas terminadas em "I" e "U" não são acentuadas.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Janeiro de 2007, 21:35:08 »
Com certeza, existe político honesto.Heloísa Helena é um exemplo.Ela deixou de ser senadora e voltou a ser uma professora com salário de 720 reais.E na época que era senadora, pedia para os filhos nunca recorrerem ao "você sabe com quem está falando?" ou "sou filho da senadora".Além disso, nunca tolerou incoerência política, tanto que saiu do PT.Eu não gosto dela como política, mas que ela sempre deu sinais que é honesta, ah isso deu.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Janeiro de 2007, 21:45:30 »
Com certeza, existe político honesto.Heloísa Helena é um exemplo.Ela deixou de ser senadora e voltou a ser uma professora com salário de 720 reais.E na época que era senadora, pedia para os filhos nunca recorrerem ao "você sabe com quem está falando?" ou "sou filho da senadora".Além disso, nunca tolerou incoerência política, tanto que saiu do PT.Eu não gosto dela como política, mas que ela sempre deu sinais que é honesta, ah isso deu.
O problema, e quem e honesto acaba sendo um fanatico completo.
"The patient refused an autopsy."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Janeiro de 2007, 21:50:34 »
Com certeza, existe político honesto.Heloísa Helena é um exemplo.

Pois do jeito que as coisas andam, eu não ponho a mão no fogo nem pela minha sombra.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Fabi

• Visitante
« Resposta #13 Online: 20 de Janeiro de 2007, 21:54:39 »
Mas ela não é professora universitária? Professor de universidade ganha só isso?  :o
Mas eu gosto da Heloísa Helena, pelo menos ela saiu do PT, e o partido que ela faz parte agora o PSOL rejeitou o aumento do salário dos deputados, pra eles deputado tinha que continuar ganhando 12.800 reais, sem nenhum aumento.

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Janeiro de 2007, 22:25:22 »
Heloisa Helena parece ser muito honesta. Mas suas ideologias..

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Janeiro de 2007, 22:39:27 »
Heloisa Helena parece ser muito honesta.

É aí que mora o perigo. <_<
"Por quê?"

Chaves

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Janeiro de 2007, 23:41:55 »
Realmente. Ate Lula parecia honesto.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Janeiro de 2007, 23:55:13 »

Não… ela ainda não deu sinais de ser desonesta, ainda não… é bem diferente.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #18 Online: 21 de Janeiro de 2007, 10:21:09 »
É possivel sim,  veja o lula.
Não deseje.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Janeiro de 2007, 23:53:54 »
Uma coisa é certa.1/3 dos políticos brasileiros respondem a acusações de crimes diversos na justiça.Se incluirmos os que ainda não foram pegos, mais da metade é criminoso.Se menos da metade é não-criminoso, imagine o quão ínfimo deve ser o número de honestos.Por esse motivo, eu vejo que isso explica esse questionamento "É possível ser um político honesto?".
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2007, 23:57:15 por Huxley »
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Janeiro de 2007, 05:34:54 »
é possíver ser uma pessoa honesta?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #21 Online: 25 de Janeiro de 2007, 12:47:53 »
É.
Não deseje.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 25 de Janeiro de 2007, 13:29:40 »
Sim, é.  Nem é tão difícil assim.  A cultura brasileira de uma forma geral não ajuda, mas para ser honesto basta ter bons motivos, exemplos e um mínimo de condições.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Janeiro de 2007, 19:03:24 »
Vejam a que ponto lamentável as coisas chegaram:

Perguntar se este ou aquele político é desonesto, que é como as coisas deveriam ser, tornou-se obsoleto. Pergunta-se, agora, se talvez haja algum que seja honesto.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Janeiro de 2007, 19:49:52 »
é possíver ser uma pessoa honesta?

Sem dúvida.
E a honestidade não é um fardo.

Pelo contrário. Pelo menos, ao adotar uma postura de constante honestidade, só obtenho ganhos, pelo menos sob minha ótica, de acordo com os coisas que julgo valiosas, que é o que me importa.
Durmo bem, sem preocupações, tenho bons relacionamentos, preservo e fortaleço minhas amizades, etc.
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!