Autor Tópico: É possível ser um político honesto?  (Lida 5491 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: É possível ser um político honesto?
« Resposta #25 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 03:47:14 »
é possíver ser uma pessoa honesta?

Sem dúvida.
E a honestidade não é um fardo.

Pelo contrário. Pelo menos, ao adotar uma postura de constante honestidade, só obtenho ganhos, pelo menos sob minha ótica, de acordo com os coisas que julgo valiosas, que é o que me importa.
Durmo bem, sem preocupações, tenho bons relacionamentos, preservo e fortaleço minhas amizades, etc.

Mas veja que esta é uma declaração complicada. Tudo isso pode ser possível entre pessoas desonestas também. Além disso, para um desonesto, a prática da desonestidade não é imoral. Talvez seja mais uma questão de auto-preservação.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #26 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 13:40:18 »
Tudo bem que se pergunte "é possível ser um político honesto?", mas daí perguntar "é possíver ser uma pessoa honesta?" já é demais.Quanto a existência de pessoas honestas, eu tenho prova direta disso e acredito que a maioria das pessoas tenham também.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #27 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:27:49 »
é possíver ser uma pessoa honesta?

Acho essa colocação pertinente porque vai além da condição dos políticos atingindo a condição humana. Creio que melhor seria dizer o quanto de honestidade podemos ter, pois a absoluta honestidade é impossível tanto quanto a absoluta desonestidade.

Quanto o político brasileiro é honesto? E quanto ele representa o povo que o elegeu? Pode haver uma dissociação entre os valores do público eleitor e os do político que o representa? Há uma moral coletiva dissociada da moral indivídual?

Quando uma pessoa assume valores diferentes da sociedade em que vive o destino dela é ou o isolamento ou o ostracismo. Todos almejam estar ajustados à sociedade em que vivem. Mas se esse ajustamento implica em adotar valores cujo indivíduo julga, consciente ou inconscientemente, inadequados o resultado final é uma neurose. Os valores do brasileiro foram muito bem definidos no livro "Raízes do Brasil". Esses traços piscológicos definem como o brasileiro responde à realidade desde os seus afazeres cotidianos até como elege os seus representantes. Então, o quanto de honestidade o político brasileiro tem é uma amostra do seu meio social.

A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!