Por causa da sua aparente afetação estou cheia de dedos para lidar com o assunto, e principalmente pelas suas impressões a meu respeito, que gostaria de desfazer, mas veja bem - numa impressão imparcial:
Afetação? Puxa vida, estou vendo que a discriminação contra os
berserkers chegou até você...

No duro, Luz, eu só não entendo como é que uma crença particularmente nociva e sem substância como a Espírita é engolida com tanta facilidade por tanta gente. E por motivos tanto filosóficos quanto pessoais me recurso a ficar completamente calado a respeito.
A Doutrina Espírita não inventou a "crença animista". O que ela fez foi compilar essa "crença universal" num conjunto de dogmas. As pessoas em geral parecem não buscar um conhecimento profundo sobre a origem das crenças, mas o espiritismo é amplamente divulgado.
Eu não poderia concordar mais. O Espiritismo realmente é uma tentativa de apresentar uma roupagem pseudocristã (o que, na época, seria uma legitimação) para crenças animistas muito mais antigas e difundidas.
E a impressão geral é que é essa "versão espírita" da crença animista que prevalesce hoje, entre aqueles que acreditam em espíritos, reencarnação e tal.
Sim, não deixa de ser verdade.
Mas uma das forças da doutrina espírita, paradoxalmente, é a sua própria falta de solidez.
Não há uma única versão espírita de doutrina, não por causa da normal variedade de interpretações de uma religião verdadeira, mas porque a doutrina se fundamenta em contradições óbvias e no condicionamento que tira a sensibilidade para essas contradições. A Codificação espírita é tão absurda que quem tem estômago para lê-la toda aprende necessariamente a não se importar muito com lógica ou coerência.
A doutrina contradiz a si própria, então os espíritas passam a achar muito natural dizer coisas que não fazem sentido mas tem impacto emocional, e não tem grande problema em se considerar afinados com outras visões contraditórias desde que as palavras-chave certas ("reencarnação", "a morte não existe", "nada é por acaso", ...) estejam sendo usadas.
Mas confundir essa mentira consensual com unidade de doutrina é um grande erro. O Espiritismo é um movimento de desintegração religiosa, e não de formação.