Autor Tópico: [Dividido] pergunta ao fundamentalista: canon Bíblico  (Lida 3966 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
[Dividido] pergunta ao fundamentalista: canon Bíblico
« Resposta #25 Online: 15 de Janeiro de 2007, 15:49:17 »
Ah, Dbohr, isso eu já disse, certo? a Física e a CS hoje estão condenadas a viverem juntas!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 15 de Janeiro de 2007, 16:50:32 »
Estranho como alguém poderia escrever um versículo sem pé e sem cabeça dentro da história de um povo que começou a surgir. Qual seria a intenção do autor escrever algo para não ser entendido?

Há pelo menos duas possibilidades: (1) fazer referência a algum tipo de ensinamento ou folclore que fazia parte da cultura da época, mas não foi registrado na escritura; (2) posar de sábio e misterioso.

A opção (2) é MUITO frequente em vários tipos de escolas esotéricas de terceira...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #27 Online: 15 de Janeiro de 2007, 17:35:39 »
capitulo 3:15-3 -Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Veja bem: Porque colocar inimizade entre uma serpente e uma mulher, na sua descendência e o seu descendente?
Este te ferirá a cabeça.(Este quem?). E tu lhe feriras o calcanhar(como assim?).

Bem, eu não entendo nada de nada, por isso arrisco…Eu entendi assim: "Porei inimizade entre ti(Adão) e a mulher (Eva), e entre a tua descendência (filhos dos dois) e a sua descendência (filhos dos filhos dos dois- a humanidade); esta te ferirá a cabeça (a mulher influenciando "mal" o homem (?), e tu lhe ferirás o calcanhar (o homem de alguma forma impedindo  o progresso da mulher…(?)."  :o

Se for muita bobagem ignorem... :lol:

« Última modificação: 15 de Janeiro de 2007, 17:37:52 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #28 Online: 15 de Janeiro de 2007, 18:29:14 »
capitulo 3:15-3 -Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Veja bem: Porque colocar inimizade entre uma serpente e uma mulher, na sua descendência e o seu descendente?
Este te ferirá a cabeça.(Este quem?). E tu lhe feriras o calcanhar(como assim?).

Bem, eu não entendo nada de nada, por isso arrisco…Eu entendi assim: "Porei inimizade entre ti(Adão) e a mulher (Eva), e entre a tua descendência (filhos dos dois) e a sua descendência (filhos dos filhos dos dois- a humanidade); esta te ferirá a cabeça (a mulher influenciando "mal" o homem (?), e tu lhe ferirás o calcanhar (o homem de alguma forma impedindo  o progresso da mulher…(?)."  :o

Se for muita bobagem ignorem… :lol:

vc sempre parece entender as coisas
do que tratar algo com ignorancia por causa da propria ignorancia

Agora a pergunta do post creio que foi respondida não??

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #29 Online: 16 de Janeiro de 2007, 08:45:38 »
Estranho como alguém poderia escrever um versículo sem pé e sem cabeça dentro da história de um povo que começou a surgir. Qual seria a intenção do autor escrever algo para não ser entendido?

Há pelo menos duas possibilidades: (1) fazer referência a algum tipo de ensinamento ou folclore que fazia parte da cultura da época, mas não foi registrado na escritura;
Nunca existiu folclore no judaísmo e outro ensinamento a não ser apresentar para o povo sómente um Deus monoteísta. Este era o foco principal do judaísmo.
(2) posar de sábio e misterioso.
Esta também não dá para aceitar, pois os ensinamentos mostravam que só Deus era sábio
Eu gostaria de entender porque o autor disse:Porei inimizade entre ti e a mulher.Porque existiria esta inimizade?
E logo depois diz que o descendente desta mulher pisaria na cabeça da serpente. Este quem?
Na época este mistério não foi explicado Luís dantas.
Torno a perguntar:Porque as escrituras é cheio de saltos?
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 16 de Janeiro de 2007, 09:29:48 »

Erivelton, você está disfarçadamente tentando pregar no meu tópico... Algum moderador pode pelo menos mover as mensagens off?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 16 de Janeiro de 2007, 20:02:40 »
Nunca existiu folclore no judaísmo e outro ensinamento a não ser apresentar para o povo sómente um Deus monoteísta. Este era o foco principal do judaísmo.

Santa teimosia, Erivelton!  Você sabe por acaso o que significa "folclore"?  Não parece. 

Você está insultando o povo judaico ao alegar que eles "não tinham outro ensinamento". 

Se eu fosse levar a sério o que você está dizendo ia acreditar que os primeiros judeus eram retardados que literalmente não conseguiam pensar em nada além de Deus.

(2) posar de sábio e misterioso.
Esta também não dá para aceitar, pois os ensinamentos mostravam que só Deus era sábio

Aparentemente você acredita nisso mesmo...  já eu, por acaso, sou um tanto cético nesse ponto.

Eu gostaria de entender porque o autor disse:Porei inimizade entre ti e a mulher.Porque existiria esta inimizade?
E logo depois diz que o descendente desta mulher pisaria na cabeça da serpente. Este quem?
Na época este mistério não foi explicado Luís dantas.

Pois é.  A vida é cheia de mistérios.  Eu, por exemplo, não sei quando vai chegar o número três de Battle Royale.  Desculpe por mudar de assunto, mas é uma questão de prioridades, entende?

Torno a perguntar:Porque as escrituras é cheio de saltos?

Talvez porque foram escritas sem preocupação maior com sequência narrativa?  É só um palpite...

Na boa, Erivelton, isso está parecendo aquela piada de seriado: "Vamos descobrir por que você está com saudade de casa?" "Acho que é por que quero voltar para lá".

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #33 Online: 16 de Janeiro de 2007, 22:22:58 »
É cheia de saltos por motivo bem simples.
Diversos autores ao longo de séculos, cada um escrevendo o que achava relevante no que entendia ser a história de seu povo.
No oitavo século AC vários desses textos foram fundidos, misturando versões e pedaços de mitos de diversas origens. Parte dos textos sobre origens do povo eram do reino de Israel, parte do reino de Judá, e era do interesse da monarquia criar uma origem comum para os dois povos, fundiram-se as histórias e criou-se um passado de reino unido sob Davi e Salomão.
As discordâncias são inevitáveis, são resultado do processo histórico que formou o cânone. A propósito, o velho testamento cristão (na versão protestante) contém os mesmos livros do cânone judaico, que foi fixado pelo século 3 AC.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #34 Online: 17 de Janeiro de 2007, 09:47:28 »
Aparentemente você acredita nisso mesmo…  já eu, por acaso, sou um tanto cético nesse ponto.
Um tanto?
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2007, 09:53:36 por Erivelton »

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #35 Online: 17 de Janeiro de 2007, 09:53:04 »
Não é tão simples como voce pensa. Teólogos passam 7 anos de sua vida dentro de uma faculdade para se tornar professores no assunto. Os saltos que estou falando é dentro de um mesmo livro de um texto para o outro. Ainda por cima não tem explicação.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #36 Online: 17 de Janeiro de 2007, 09:59:15 »
  :o :chorao:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 17 de Janeiro de 2007, 10:32:13 »
Erivelton, já te ocorreu que o motivo para levar tanto tempo para ser "doutor no assunto" pode ser uma falta de sofisticação do material de estudo?

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #38 Online: 17 de Janeiro de 2007, 15:19:29 »
Não é tão simples como voce pensa. Teólogos passam 7 anos de sua vida dentro de uma faculdade para se tornar professores no assunto. Os saltos que estou falando é dentro de um mesmo livro de um texto para o outro. Ainda por cima não tem explicação.

Exatamente, os saltos ocorrem dentro de um mesmo livro, porque este livro foi editado a partir de várias fontes mais antigas, quem o editou não teve o cuidado de procurar uniformidade de conteúdo nem de estilo (é isso que nos permite separar as fontes originais).
E quem me passou essas informações passou cerca de 7 anos em seminário, é doutor em Velho Testamento e professor de hebraico no Mackenzie.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 17 de Janeiro de 2007, 15:33:29 »
Aparentemente você acredita nisso mesmo…  já eu, por acaso, sou um tanto cético nesse ponto.
Um tanto?

Neste caso não é preciso muito.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #40 Online: 18 de Janeiro de 2007, 09:27:51 »
Exatamente, os saltos ocorrem dentro de um mesmo livro, porque este livro foi editado a partir de várias fontes mais antigas, quem o editou não teve o cuidado de procurar uniformidade de conteúdo nem de estilo (é isso que nos permite separar as fontes originais).
E quem me passou essas informações passou cerca de 7 anos em seminário, é doutor em Velho Testamento e professor de hebraico no Mackenzie.
Este doutor pode estar com a razão e posso assinar em baixo os seus argumentos. Há pesquisas levantadas que o gênesis foi escrito por diversas pessoas e que ajuntadas foi dedicada a um único personagem chamado moisés.
Passo horas e horas examinando os textos bíblicos em Gênesis e cheguei também a esta conclusão.
As discordâncias que voce diz existir precisam ser provadas.
Tem alguma coisa nas escrituras que voce acredita?
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2007, 09:30:36 por Erivelton »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 18 de Janeiro de 2007, 11:26:03 »
Erivelton, você é uma figura...

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #42 Online: 18 de Janeiro de 2007, 11:31:45 »
"Este doutor pode estar com a razão e posso assinar em baixo os seus argumentos. Há pesquisas levantadas que o gênesis foi escrito por diversas pessoas e que ajuntadas foi dedicada a um único personagem chamado moisés.
Passo horas e horas examinando os textos bíblicos em Gênesis e cheguei também a esta conclusão.
As discordâncias que voce diz existir precisam ser provadas.
Tem alguma coisa nas escrituras que voce acredita?"

Acredito que se lermos com atenção e cuidado, procurando entender o porquê daquilo ter sido escrito, vamos conhecer um bocado sobre a época.
Se procurarmos também podemos encontrar alguma mensagem que nos seja útil nos dias de hoje, mas isso principalmente no novo testamento, que tem uma finalidade mais de "convencimento" do que de relato histórico.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #43 Online: 19 de Janeiro de 2007, 03:03:06 »
As pessoas acham as coisas imperfeitas e não aceitam que algo perfeito crie algo imperfeito. Mas a perfeição é um valor puramente humano e é sempre viciado no julgamento. Eu vejo imperfeição no particular, mas no Todo, eu vejo perfeição. Ou seja, as coisas consideradas em contextos específicos podem parecer imperfeitas, mas em um contexto universal elas são perfeitas.

Acho que eu escrevi isso pro Agnostic em um tópico anterior umas 109389128319312839139 vezes.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #44 Online: 19 de Janeiro de 2007, 03:59:04 »
As pessoas acham as coisas imperfeitas e não aceitam que algo perfeito crie algo imperfeito. Mas a perfeição é um valor puramente humano e é sempre viciado no julgamento. Eu vejo imperfeição no particular, mas no Todo, eu vejo perfeição. Ou seja, as coisas consideradas em contextos específicos podem parecer imperfeitas, mas em um contexto universal elas são perfeitas.

Acho que eu escrevi isso pro Agnostic em um tópico anterior umas 109389128319312839139 vezes.
Eu já pensei um pouco melhor sobre o significado de perfeição.
O que é perfeição? O que cumpre sua função em 100%.
O maior obstáculo está nas coisas que evoluem ou que as funções surgem quando se descobre a utilidade. O melhor computador é o mais evoluído - ou seja, para um computador ser perfeito somente se não pudéssemos imaginar algo melhor ou uma função que não pudesse realizar.
O problema no universo, é que nós atribuímos sua função. Parece que só será bem feito ou perfeito se o sentido nos fizer feliz. Mas o maior problema é o conceito humano, que muda de indivíduo para indivíduo - logo, a perfeição nesse caso não existe.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2007, 04:52:30 por Tails -ORIGINAL- »

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #45 Online: 19 de Janeiro de 2007, 04:05:04 »
Sim, julgar o universo como imperfeito precede uma meta para ele (que no caso não estaria sendo cumprida) se não existem metas para o universo, ele não é imperfeito, ele é simplesmente como é, admitir que a terra é imperfeita por não contribuir totalmente com nossa existência é admitir que a terra foi feita para nossa existência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Janeiro de 2007, 09:56:28 »
Erivelton, você é uma figura…
:ok:
Citação de Guinevere:
aaaaaaaaaaaaa, nenhum moderador me atende!!
:no:
Para não ficar só na brincadeira vou mandar um sire para pesquisa:http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2non_b%C3%ADblico

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: [Dividido] pergunta ao fundamentalista: canon Bíblico
« Resposta #47 Online: 19 de Janeiro de 2007, 17:31:01 »
bom, uma vez eu falei e não sei se deram atenção, mas....

...esse lance de um Deus perfeito não poder criar nada imperfeito é um jogo de palavras com semântica furada tão bobo quanto "oh, como pode? a vaca preta comer capim verde e dar leite branco?"

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #48 Online: 20 de Janeiro de 2007, 03:01:53 »
Não sei porque. A cor não influencia necessariamente no leite.

Já no caso de perfeito muda... Deus sendo uma criação nossa o qual descrevemos, o perfeito passa a ser a melhor descrição possível, ou seja, se pensarmos em um Deus que fez algo em 1 segundo a menos já prova que este não é perfeito.
Ou seja: se descrevermos um Deus que criou o perfeito, provamos que o Deus que criou algo imperfeito não é perfeito, pois pode existir algo "mais bem feito".

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Janeiro de 2007, 10:47:44 »
Não sei porque. A cor não influencia necessariamente no leite.

Já no caso de perfeito muda… Deus sendo uma criação nossa o qual descrevemos, o perfeito passa a ser a melhor descrição possível, ou seja, se pensarmos em um Deus que fez algo em 1 segundo a menos já prova que este não é perfeito.
Ou seja: se descrevermos um Deus que criou o perfeito, provamos que o Deus que criou algo imperfeito não é perfeito, pois pode existir algo "mais bem feito".

eu

não

acredito!!!

Tails, você é uma figura!!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!