Autor Tópico: Professor da Uefs "prova" que e=1  (Lida 3745 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Professor da Uefs "prova" que e=1
« Online: 26 de Janeiro de 2007, 22:18:48 »
Bom, não sabia se colocava isso aqui ou em Piadas e Brincadeiras, já que não dá para levar a sério...

http://www.uefs.br/portal/news/2007/professor-da-uefs-verifica-erro-em-simbologia-matematica
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Professor da Uefs "prova" que e=1
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2007, 22:52:52 »
Ai, que imbecil! É claro que quando a calculadora for calcular (1+1/1020)^1020 ela vai calcular a parte de dentro dos parênteses primeiro, e como 1/1020 está bem abaixo da precisão da calculadora ela vai considerar isso igual a zero. E um elevado á puta que pariu é um! É tão óbvio que até eu sei disso. O mais triste é que essa universidade é do meu estado :(

E além disso o texto está muito mal escrito e cheio de erros de ortografia!

Eriol

• Visitante
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2007, 11:23:02 »
"*Professor de Engenharia da Uefs. Carlos Novaes se põe a disposição dos interessados para qualquer discussão sobre o tema que é colocado aqui, sendo ele totalmente responsável pela opinião emitida neste artigo. cepedenovaes@ig.com.br"

eu sinceramente não entendo bulhufas de matemáticas, mas me parece estranho que um catedrático publicasse tal "descoberta" se não fosse descoberta nenhuma e sim um mal-entendido com o funcionamento das calculadoras...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2007, 11:43:19 »
me parece estranho que um catedrático publicasse tal "descoberta" se não fosse descoberta nenhuma e sim um mal-entendido com o funcionamento das calculadoras…

E no entanto é exatamente isso o que aconteceu; não há descoberta alguma aqui, nem sobre o funcionamento de calculadoras e muito menos sobre a matemática em si.  É uma pegadinha ou então uma SÉRIA deficiência desse autor.

É possível que o texto tenha sido criado intencionalmente para alertar os leitores e alunos sobre a temeridade de confiar cegamente em resultados de calculadoras.  Espero que seja o caso.

Essa história está me lembrando muito do "Imposturas Intelectuais" do Sokal. :)

Acabei de mandar um correio eletrônico para o Professor Novaes informando sobre este tópico.  Vamos ver o que ele diz (se resolver comentar).
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2007, 11:53:19 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2007, 12:45:40 »
É possível que o texto tenha sido criado intencionalmente para alertar os leitores e alunos sobre a temeridade de confiar cegamente em resultados de calculadoras.  Espero que seja o caso.
Também gostaria que fosse esse o caso, mas infelizmente não é o que parece. Esse texto está sendo discutido em pelo menos três comunidades sobre física e matemática no Orkut. Em uma delas um dos participantes postou a resposta que recebeu do autor após questioná-lo. Nela, ele mantém a opinião expressa no texto e insiste que não foi erro da calculadora.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2007, 12:48:12 »
Me diz que você está brincando, Angelo…

vamos ver se encontro os tópicos do orkut enquanto isso:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=68052&tid=2511957267834183215
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=68052&tid=2511746243218548186
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2007, 12:57:53 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2007, 12:59:15 »
Luís, veja o link para a resposta dele (resposta.doc) na última mensagem da página dessa comunidade do orkut.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2007, 13:05:16 »
Arrrrghhh... depois ainda acham que a pesquisa acadêmica brasileira é boicotada no exterior...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2007, 14:10:04 »
Postem a resposta do cara aqui! Tem gente que não tem Orkut :P

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2007, 14:37:06 »
Postem a resposta do cara aqui! Tem gente que não tem Orkut :P
O link para baixar a resposta:

http://www.ime.unicamp.br/~ra041031/resposta.doc

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2007, 16:35:07 »
Citação de: "Esse pesquisador"
Pois bem, tem outros colegas calculando o valor desta constante “e” através de séries de potências, o que este pesquisador nem discutirá, pois este é um assunto que ele nem conhece.

:'( O cara não sabe nem o que são séries de potência…

E quem esse tal de "esse professor", "esse pesquisador", que ele não diz o nome?
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2007, 16:37:27 por Willy Nilly »

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2007, 22:20:16 »
Eu também não entendo nada de matemática…mas li a resposta, e acho que falaram para esse professor que para fazer ciência ele deve tentar achar erros nas coisas ou fazer descobertas mirabolantes...
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 27 de Janeiro de 2007, 22:29:00 »
Queria era ver a resposta verdadeira. Alguém podia postar o cálculo feito?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2007, 03:03:36 »
Aí vai uma prova de que limx→∞f(x) = e para f(x) = (1 + 1/X)x, eu só não prometo que quem não tem a menor noção de cálculo vá entender, e eu espero que vocês ainda lembrem um pouquinho de logaritmos.
Por facilidade, para não ter que escrever toda hora limx→∞, eu vou escrever simplesmente lim (limite).

Primeiramente, uma propriedade dos limites que vale quase sempre (inclusive neste problema, claro):
(1)     lim g(f(x)) = g(lim f(x))

g(f(x)), obviamente, é uma função composta.

Seja g(x) = ln(x), então g(f(x)) = ln ((1 + 1/X)x)
ln(x) é a função logaritmo natural (notação equivalente a logex)

Prpriedade dos logaritmos:
(2)     logb p = logb q => p = q
(3)     logb ac = c.logb a

A proposição que quermos demonstrar é:
lim (1 + 1/X)x = e

A propriedade (2) me permite aplicar logaritmo dos dois lados da equação:
ln ( lim (1 + 1/X)x) = ln e ; ln e = 1

Segundo (1):
ln ( lim (1 + 1/X)x ) = lim ln((1 + 1/X)x)

Portanto
lim ln ((1 + 1/X)x ) = 1

De (3):
lim ln ((1 + 1/X)x ) = lim x.ln (1 + 1/X)

Então:
lim x.ln (1 + 1/X) = 1    ;    1 + 1/X = x + 1/X
lim x.ln ( x + 1/X) = 1         

Agora quem não conhece cálculo diferencial vai ter que acreditar em mim. Como esse limite no infinito é um valor indeterminado vamos usar a regra de l'Hôpital, segundo a qual o limite de uma razão entre duas funções é igual ao limite da razão entre as derivadas dessas duas funções. Para obter essa razão vamos reescrever x.ln ( x + 1/X) como ln ( x + 1/X) .
              1/X

O numerador equivale a ln (x+1) - ln x e a derivada dessa expressão é  1/X+1  -  1/X

A derivada do denominador é - 1/X2

Podemos então calcular
lim 1/X+1  -  1/X =
        - 1/X2
lim - x2(x - (x+1)) =
          x(x+1)
lim     x2    =
      x(x+1)
lim    x2 + x   _       x       =
       x2 + x         x2 + x
lim    1    _       1        =
                    x + 1
1 - limx→∞ 1/x+1 =
1 - 0 = 1

Como tínhamos tirado o logaritmo natural de tudo, agora fazemos a operação inversa, a exponenciação e voilà:
exp ( ln ( lim (1 + 1/X)x ) ) = exp 1
lim (1 + 1/X)x = exp 1
lim (1 + 1/X)x  = e

Quod erat demonstrandum
Ufa!

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2007, 03:11:46 por Willy Nilly »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2007, 03:06:22 »
Não acho que o Professor Carlos esteja mentindo, Alê.

Ele disse que fez a experiência do cálculo no Excell e em calculadoras para números realmente grandes e chegou ao limite 1.

E de fato, é o que acontece.  Mas isso porque os números são exageradamente grandes e a aritmética de ponto flutuante não tem exatidão absoluta, e por isso se vê forçada a fazer aproximações.

Enquanto isso a teoria não apenas continua sólida, mas não foi sequer contestada em algum momento, mesmo preliminarmente.

A única coisa que ele conseguiu mostrar foi que

1) ele não entende a importância da solidez teórica na matemática e
2) supervaloriza a utilidade e escopo dos meios computacionais

Eu li a "contestação" que foi publicada por outro professor da mesma universidade.  Apesar de correta, ela é muito tímida e parece evitar intencionalmente tocar no mérito da questão, que foi MUITO melhor abordado pelo Willy aqui neste tópico.

Que falta faz um Sokal.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2007, 03:14:01 por Luis Dantas »

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Janeiro de 2007, 03:39:29 »
Eu podia jurar que e era igual a mc² :hihi:

Ok, eu não resistí ler o tópico e não atravessar um pouco :histeria:

Offline Fábio Augusto

• Nível 01
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Janeiro de 2007, 20:50:52 »
Eu li a "contestação" que foi publicada por outro professor da mesma universidade.  Apesar de correta, ela é muito tímida e parece evitar intencionalmente tocar no mérito da questão, que foi MUITO melhor abordado pelo Willy aqui neste tópico.

Quando me coloco na posição do pessoal do Departamento de Matemática da UEFS - de onde veio a resposta supostamente tímida - vejo o tamanho da sinuca de bico em que esse pessoal ficou. Eles devem estar escutando poucas e boas, por conta da "brilhante" descoberta do seu colega. Mas considerando a primariedade do erro do cara, uma resposta mais enfática poderia soar perigosamente anti-ética. Não se pode nem falar, nesse caso, de "controvérsia científica", tal o absurdo da coisa. Aliás, aparentemente já mostraram para ele diversas demonstrações não-numéricas da igualdade de Euler - e ele aparentemente alega que elas não são válidas, em vista da prova "real" (calculadora HP, Excel...).
F. Augusto

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 29 de Janeiro de 2007, 20:54:19 »
Eis uma questão interessante, essa da ética.  Se o Departamento de Matemática interceder de uma forma mais decisiva, está sendo ético (por ajudar a esclarecer um erro sério) ou anti-ético (por prejudicar, por mais justificadamente que seja, a reputação de um colega de outro Departamento)?

Eu tenho dúvidas sobre o valor ético do espírito-de-corpo das categorias.  Talvez esteja fazendo falta um "Ombudsman" ou algo similar.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 29 de Janeiro de 2007, 21:01:05 »
Não tem essa de proteger ninguém. Se ele está errado, está errado e pronto!

Não é certo deixar outras pessoas se enganarem por causa de uma pessoa que não soube fazer o cálculo e que não foi refutada por "medo de ofendê-lo". Aí ofende-se aos matemáticos!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 29 de Janeiro de 2007, 21:15:30 »
Não tem essa de proteger ninguém. Se ele está errado, está errado e pronto!

Não é certo deixar outras pessoas se enganarem por causa de uma pessoa que não soube fazer o cálculo e que não foi refutada por "medo de ofendê-lo". Aí ofende-se aos matemáticos!

Disso não há dúvida.  Mas há o contra-argumento de que não é justo estigmatizar um profissional provavelmente bem-intencionado por um erro que na verdade nem é da área de especialização e atuação dele.

O que pega é que uma vez se obtenha uma má reputação ela custa muito a sumir, por melhor que você se comporte.  E se a coisa é divulgada na Internet então...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2007, 21:36:42 »
Mas há o contra-argumento de que não é justo estigmatizar um profissional provavelmente bem-intencionado por um erro que na verdade nem é da área de especialização e atuação dele.
Mais aí é que está. Ele sequer deveria ter se metido em uma área que não é de seu domínio.

O que pega é que uma vez se obtenha uma má reputação ela custa muito a sumir, por melhor que você se comporte.  E se a coisa é divulgada na Internet então…
O pior é a má reputação que está trazendo para a universidade a qual ele pertence.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Janeiro de 2007, 22:17:16 »
Eis uma questão interessante, essa da ética.  Se o Departamento de Matemática interceder de uma forma mais decisiva, está sendo ético (por ajudar a esclarecer um erro sério) ou anti-ético (por prejudicar, por mais justificadamente que seja, a reputação de um colega de outro Departamento)?

E não é anti-ético deixar o autor da façanha cair no ridículo e destruir ele mesmo a sua própria reputação por omissão de quem teria a possibilidade de instruí-lo? O dever ético do departamento é corrigir esse erro mesmo que de forma dura e incisiva. Claro que essa patada não precisa ser pública. Se isso não bastar para convencê-lo, se ele quer mesmo se enforcar, então que o faça, o departamento fez o que podia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 29 de Janeiro de 2007, 23:23:26 »
Mais aí é que está. Ele sequer deveria ter se metido em uma área que não é de seu domínio.

Não dessa forma arrogante como aconteceu, concordo.  Mas todo mundo erra, e a troca entre departamentos por vezes é muito produtiva.  O erro dele não foi palpitar sobre outra área, foi fazê-lo de forma descuidada.

E sim, imagino que é uma situação bem desconfortável para a universidade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 29 de Janeiro de 2007, 23:25:09 »
E não é anti-ético deixar o autor da façanha cair no ridículo e destruir ele mesmo a sua própria reputação por omissão de quem teria a possibilidade de instruí-lo? O dever ético do departamento é corrigir esse erro mesmo que de forma dura e incisiva.

Excelente argumento.

Claro que essa patada não precisa ser pública. Se isso não bastar para convencê-lo, se ele quer mesmo se enforcar, então que o faça, o departamento fez o que podia.

Eu queria saber quando exatamente ele decidiu tornar pública a sua conclusão.  É possível que o departamento só tenha sabido da coisa quando já não havia como deixar o assunto privado.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Janeiro de 2007, 23:39:12 »
Engraçado é que parece que o "descobridor" não quer se identificar, o autor do texto vive falando de um tal de professor seu, de um tal pesquisador, mas não cita o nome do cara.

Eu tentei entrar no link para o artigo, mas não consegui deu falha de carregamento. Será que a UEFS tirou a página do ar?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!