(Seguindo a boa política de não criar tópicos novos quando já há algum ligado ao tema)
Parabéns.
Acho correto.
Quantas mortes podem ser atribuídas à Inquisição?
Não há nenhuma certeza.
Mas há muita "meia-verdade" circulando como desinformação por aí. Primeiro de deve identificar as mortes causadas diretamente pela Inquisição, isto é, as pessoas que foram condenadas à morte, geralmente na fogueira, por causa de heresias, apostasias, "possessões" e outras causas. Possivelmente o número será da ordem de algumas dezenas de milhares de pessoas.
Depois devem ser identificadas as mortes causadas por atos praticados por pessoas, entidades e Estados sob patrocínio, influência ou ordem da ICAR naquela época, no contexto da Inquisição, como é o caso da "evangelização" dos povos nativos da América. Neste caso o número será da ordem de centenas de milhares a alguns milhões de pessoas.
No release do livro O Martelo das Feiticeiras consta que [A inquisição] Levou à tortura e à morte mais de 100 mil mulheres.
É possível. Mas li críticas afirmando que se trata de um exagero.
Já o Reinaldo Azevedo, diz que Fidel Castro fuzilou, sozinho, muito mais do que o Santo Ofício ao longo da história: 17 mil pessoas.
Este é o tipo de informação típica de contra-propaganda. Primeiro porque obteve o número de uma fonte oficiosa da ICAR (como bom católico que é) e, segundo, porque ignora a relação mortes/tamanho da população em cada contexto histórico.
http://cleofas.com.br/a-origem-da-inquisicao/ (nesse link o "Prof. Felipe Aquino" tenta justificar a inquisição)
É realmente patético os argumentos e as explicações apresentados pelo senhor Aquino, como este aqui
[...]
O povo e a autoridade civil, muito mais que a Igreja, se encarregavam de reprimir os hereges com violência; várias vezes os reis franceses, por iniciativa própria e contra a opinião dos bispos, condenaram à morte pregadores albigenses, por subverterem a ordem constituída. E o povo fazia o mesmo.
A população e o Estado faziam isto porque a ordem social na época era totalmente controlada pela ICAR. Quem fizesse algo que não fosse do agrado desta, seria rapidamente marginalizado.
Mas não surpreende, porque o senhor Aquino é um 'fiel soldado' da ICAR.
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/%E2%80%9Ce-os-milhoes-mortos-pela-santa-inquisicao%E2%80%9D-perguntam-e-eu-respondo/
Já respondi antes. E reforço: Ele vai buscar dados em fontes essencialmente católicas. Se eu tiver paciência, depois comentarei sobre o texto dele.
http://www.veritatis.com.br/apologetica/artigospapaprimado/933-a-inquisicao-exterminou-30-milhoes-de-pessoas
Este é um dos
sites mais conservadores dos fiéis da ICAR. E usa basicamente as mesmas fontes dos demais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inquisi%C3%A7%C3%A3o (Pelo que consta na wiki, os números tão mais próximos do que apontam Azevedo e Aquino)
Sim, mas há muita controvérsia.