Autor Tópico: República Islâmica Fluminense  (Lida 4000 vezes)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
República Islâmica Fluminense
« Online: 29 de Janeiro de 2007, 18:36:31 »
Entre ExtremosUma das melhores exposições que eu já assisti: obra da iraniana radicada no México, Shirin Neshat, Entre Extremos é um conjunto de vídeo-instalações que dialogam sobre a segregação entre homens e mulheres na sociedade islâmica. Foi colocada em circuito nacional pelo Centro Cultural Banco do Brasil em 2002 e quando passou pelo Rio eu fui ver quatro vezes (me emocionei em todas). No estado brasileiro com maior número de pentecostais (os mulçumanos do protestismo) per capita a maravilhosa Shirin Neshat poderia se sentir em sua terra natal.

O assunto é velho mas não foi discutido nem aquí, nem em lugar nenhum onde eu saiba. Aliás, o que mais me entoja é isso: a falta de discussão sobre um tema de tão colossal importância. Algo que se não fosse tema de tragédia grega haveria certamente de ser tema de comédia grega.

Há cerca de um ano um filho da puta que atende pelo palavrão de Jorge Picciani  conseguiu aprovação quase unânime de uma lei que definia o seguinte: no horário entre 6H e 9H da manha e 17H e 20H da tarde/noite fica reservado um vagão nos trens e metrôs do Rio de Janeiro à mulheres e crianças acompanhadas de mulheres. Não poderão entrar quaiquer homens, adultos ou adolescentes. A justificativa? O mal caratismo, o desrespeito, a indescência, a depravação de nós: homens, bando de tarados irremediáveis que não podemos ver um rabo que vamos logo engatando no dito cujo.

1. O mais absurdo, o "espetacularmente circense": a lei,embora comemorada por muitas feministas, é machista. Parte da premissa de que as mulheres são indivíduos assexuados, que devem ser protegidas a ferro e fogo das delícias da carne para não se contaminarem. ( Não foram criadas para elas.). É a mesma premissa que fundamentou durante séculos a existência (e sobrevivência) dos colégios de freiras, a proibição do acesso feminino ao trabalho, entre outros elementos da sociedade patriarcal.

2. A premissa de que as mulheres são vítimas da tara masculina é falsa. Ou pelo menos não é mais verdadeira do que a afirmação de os homens são vítimas da tara feminina. Na verdade, na imensa maioria dos casos, quando uma mulher grita que está sendo enrabada dentro do metrô ou do trem ou do ônibus por algum tarado, na verdade o que está ocorrendo é um contato inevitável por conta, exatamente, da superlotação. Semana passada mesmo eu andava no trem, de repente o vagão começou a lotar, a lotar…uma menina (que, inclusive, estava com o namorado) veio de ré, e o trem lotando, e ela vindo de ré; de repente estava ela com o rabo engatado no meu dito cujo. Não havia outro jeito, eu só tinha um lugar para me apoiar, o que me obrigava a ficar naquela posição; ela idem. O que ocorreu em 999.999 vezes de cada  1mi das cartas enviadas por mulheres pudicas à Asembléia Legislativa do Rio e que deram ao nobre deputado a magnífica idéia foi isso.

3. Mas alguém talvez diga: mas há realmente casos em que o cara enraba a mulher de propósito. Sim, da mesma maneira como há casos de mulheres que fazem o mesmo. Dia desses mesmo o jornal O Dia publicou uma carta de uma leitora que relatava ter esta tara e pedia conselhos ao psicólogo que tem uma coluna no jornal. A carta dizia mais ou menos isso "Sou casada, amo meu marido, mas não consigo controlar a tara que tenho por pegar metrô lotado e me esfregar em homens. O que que eu faço?". É sério, foi publicada em meados do ano passado, eu só não sei a edição.

4. A idéia de se criar vagões exclusivamente femininos não é novidade no mundo: ela já havia surgido em cidades como Cairo, no Egito; Tóquio no Japão; em Teerã no Irã. Muito bom saber que o Brasil caminha em direção a se aproximar destes países tão evoluídos quanto às suas políticas de igualdade de gêneros. Ainda bem que é neste sentido que estamos indo… :'(

http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1872
http://dionnara.blog.terra.com.br/2006/05/
http://www.ntu.org.br/redes/oficial/novidades.asp?codConteudo=79
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 18:58:08 por Daniel Reynaldo »

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
Re: República Islâmica Fluminense
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2007, 21:29:34 »
Show de foto !!! :ok:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2007, 01:31:57 »
não sei, reynaldo. a idéia de vagões separados me parece exagerada, mas não de todo injustificada. homens e mulheres são sim diferentes no que diz respeito a impulsos e vontades sexuais. foi aqui no brasil o caso do sujeito que se masturbou e ejaculou na mulher no vagão de trem?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2007, 02:26:29 »
As mulheres gostam(algumas), já aconteceu isto comigo.. eu no bus voltando da academia lotado eu fiquei bem atraz da menina e deixei uns 2cm o corpo pra não ficar abusando dela.. não é que a safada ficava se esfregando de propósito ? hehe taradinhas.
Não deseje.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2007, 12:17:13 »
N3RD...você não existe... :histeria: :histeria:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2007, 12:21:15 »
Show de foto !!! OK!
É Fred, veio bem a calhar para o tema... e realmente foi uma das melhores exposições que eu já assisti (sou rato de museu 8-)). A fotografia das cenas (são vídeos), o enredo, a sonoplastia. Se você mora em um lugar que tenha CCBB é bem provável que você possa assistir no catálogo audiovisual (aqui no Rio fica no mesmo andar da biblioteca, creio que nos outros CCBB também).
As mulheres gostam(algumas), já aconteceu isto comigo… eu no bus voltando da academia lotado eu fiquei bem atraz da menina e deixei uns 2cm o corpo pra não ficar abusando dela… não é que a safada ficava se esfregando de propósito ? hehe taradinhas.
Como eu disse: se é verdade que há mulheres que são assediadas em coletivos, é tão verdade quanto que homens também são. A única diferença é que se uma mulher berrar no ônibus que está sendo encoxada por um cara o sujeito é linchado por ser tarado e se um homem gritar que tá sendo embundado por uma mulher o sujeito é linchado por ser viado.
É esta a fábula inscrita no imaginário social. De que os homens são todos uns depravados incontroláveis e que as mulheres são todas umas santinhas assexuadas, quando na verdade nem uma nem a outra sentença são verdadeiras.

não sei, reynaldo. a idéia de vagões separados me parece exagerada, mas não de todo injustificada. homens e mulheres são sim diferentes no que diz respeito a impulsos e vontades sexuais. foi aqui no brasil o caso do sujeito que se masturbou e ejaculou na mulher no vagão de trem?
Não Bruno, você está enganado: os homens e mulheres não são diferentes quanto aos seus impulsos e desejos. Ao contrário do que diz o senso comum: mulheres e homens traem nas mesmas proporções, iniciam vida sexual na mesma idade (mais tarde eu posto dados, estou com pressa)...mesmo contra todo um conjunto de princípios sociais que se baseia em leis como a máxima familiar : "Prenda a sua égua que meu jumento reprodutor tá a solta".

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2007, 12:34:19 »

Isso é comum sim. Sempre ouvi esse tipo de comentário e já vi muito tarado se esfregando de propósito nas mulheres sim, mesmo do meu lado. Só não fiz nada porque o sujeito desconfiou e parou, senão ele tava perdido comigo, armava ali uma barracada que só ía parar na delegacia!  |(
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2007, 12:49:17 »
1. Tem CERTEZA que era DE PROPÓSITO, Alegra? Qual era o estado do coletivo? vazio?  meio cheio? lotado? HIPERLOTADO?

2. Estou pensando sériamente em começar a dar piti a qualquer contato feminino mas inconveniente: "Sai de cima de mim ô tarada! Tira essa bunda enorme de cima do meu pau se não eu te levo pra depê ô indecente. Não tem marido não, ô? Sai pra lá o tribufú :enjoo: !

Adoraria ver a reação das pessoas  |(

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2007, 17:42:06 »
1. Tem CERTEZA que era DE PROPÓSITO, Alegra? Qual era o estado do coletivo? vazio?  meio cheio? lotado? HIPERLOTADO?

2. Estou pensando sériamente em começar a dar piti a qualquer contato feminino mas inconveniente: "Sai de cima de mim ô tarada! Tira essa bunda enorme de cima do meu pau se não eu te levo pra depê ô indecente. Não tem marido não, ô? Sai pra lá o tribufú :enjoo: !

Adoraria ver a reação das pessoas  |(

1. Foi sim de propósito. O ônibus estava cheio mas dava tranquilamente para ele ficar sem encostar nela (que era minha colega por acaso…). Vínhamos conversando normal e animadamente e o infeliz achou que podia ser feliz ali. Tanto foi de propósito que ele se afastou e foi embora (possivelmente encostar em outra menos atenta) lá para frente quando viu a cara que eu fiz!
E aconteceu uma outra vez só que foi uma passada de mão, e dessa vez o cara se ferrou porque a mulher começou a protestar e a falar alto e o cara teve que sair do ônibus.  :hihi:

2. Está no seu direito. Põe a boca no trombone!
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2007, 17:44:14 por Alegra »

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2007, 17:51:17 »
Acho que é um monte de problemas...

1. O sistema de transporte praticamente arruinado e sucateado onde as pessoas viajam em condições precárias...
2. A falta de educação e ética de alguns que acham que podem resolver suas frustrações da forma que acharem melhor...
3. Um Estado incapaz de oferecer segurança aos seus cidadãos...
4. Nossos políticos que sempre preferem uma remediação demagógica à solução do problema em si.

E por aí vai...
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2007, 21:27:49 »
1. O sistema de transporte praticamente arruinado e sucateado onde as pessoas viajam em condições precárias…

Nossa ai em sun paulo ta feio em, aqui não é assim não.
Não deseje.

Fabi

• Visitante
« Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2007, 22:33:51 »
Ainda bem que eu tenho carro...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2007, 06:32:52 »
Venda o carro e compre uma bicicleta que não polui.
Não deseje.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2007, 07:28:42 »
As encoxadas são muito mais freqüentes do que se imagina. Existe muito malandro querendo tirar proveito de trem e ônibus cheio para um sarrinho. E diferente do que se pode pensar, há muita diferença entre uma esfregação inevitável de transporte lotado e uma encoxada. Dá para perceber.

Isso posto, a lei dos vagões femininos é completamente idiota.

Idiota porque cria segregação, porque não se preocupa em educar e, principalmente, porque não resolve nada. Ontem mesmo peguei o metrô e os dois vagões femininos estavam com alguns homens, nem todos acompanhados das respectivas. Ou seja, é mais uma lei que existe apenas no papel.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2007, 12:11:48 »
Idiota porque cria segregação, porque não se preocupa em educar e, principalmente, porque não resolve nada. Ontem mesmo peguei o metrô e os dois vagões femininos estavam com alguns homens, nem todos acompanhados das respectivas. Ou seja, é mais uma lei que existe apenas no papel.

:o Quer dizer que a lei já foi aprovada e já está "funcionando"???

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2007, 21:44:45 »
Aprovada, sancionada, vagões pintados de rosa e tudo mais. Só que ninguém obedeceu depois do primeiro mês.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 18:58:12 »
1. O sistema de transporte praticamente arruinado e sucateado onde as pessoas viajam em condições precárias…

Nossa ai em sun paulo ta feio em, aqui não é assim não.

em sp tá uma beleza, os ônibus são novinhos, pioneirismo em catraca eletrônica, acolchoadinhos, tem uns até com ar-condicionado.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #17 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 21:30:13 »
Nossos ônibus são primeiro mundo. Posto isso, e posto também que eu em princípio e por instinto quero andar nesses trens rosas aí, acho besta.

Mas, como já deu pra ver aqui mesmo no tópico, tenho muita certeza de que, se for reclamar pros polícias, eles não vão fazer nada. O raciocínio de "sofreu abuso porque provocou" continua muito presente entre os nossos homens, pra nossa desgraça.
E sair batendo nos marmanjos não tem condição: vai que eles resolvem seguir a moça…

Eu não sei a saída, e o lascado mesmo é um problema cotidiano pra toda mulher que tem que recorre ao transporte público.  :/

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 21:46:36 »
Os vagões cor-de-rosa são só uma opção para as mulheres. Aquelas mais pudicas que querem viajar tranqüilas sem o risco de serem encoxadas vão ter mais conforto. É até mais seguro, visto que a maioria dos assaltantes são homens, alguém que se aproxima para dar uma encoxada pode estar mais interessado é na bolsa da moça.

Mas não adianta nem discutir esse assunto, pois como já foi informado mais acima, a lei não pegou. O Brasil é o país mais democrático do mundo, pois aqui o parlamentar propõe a lei, ela é votada no congresso e no senado, o presidente sanciona a lei, mas ela só vale se o povo, em um "referendo" informal, "democraticamente" decidir respeitá-la

Offline Fraive

• Nível 02
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 00:53:30 »
Vale ressaltar que essa "segregação" é facultativa. Cabe às mulheres decidirem se viajam no vagão exclusivo ou não. Por isso, não vejo motivos para tanta indignação, Daniel. Existem muitos outros problemas nos serviços de transportes públicos oferecidos aqui no Rio que merecem muito mais atenção.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 07:50:56 »
Mas, como já deu pra ver aqui mesmo no tópico, tenho muita certeza de que, se for reclamar pros polícias, eles não vão fazer nada. O raciocínio de "sofreu abuso porque provocou" continua muito presente entre os nossos homens, pra nossa desgraça.

Infelizmente é verdade. Como também infelizmente é verdade que uma lei sem pé nem cabeça dessas nunca ia colar; primeiro porque veio "de cima", sem qualquer tentativa de educação ou correção primeiro. Segundo, porque simplesmente não há como obrigar o marmanjo a cumpri-la se ele não quiser. 

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 11:23:03 »
Seria muito mais fácil implantar um sistema de lenços coloridos e a mulherara poderia escolher um cor conforme a sua libido naquele dia :

Vermelho -  nem chegue perto ! Hoje estou de TPM ! Se tentar me encoxar eu chuto seu saco e conto para a sua esposa, seu pervertido. :bravo:

Amarelo - Humm...vai depender do seu perfume, meu filho. Se não estiver com bafão, se chegar com carinho e a "mala" for interessante, posso pensar no seu caso... :fiu-fiu:

Verde - Liberado geral !Pode chegar que hoje eu tô na secura !! Encoxa mas não mata !! :babao:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:55:51 »
Seria muito mais fácil implantar um sistema de lenços coloridos e a mulherara poderia escolher um cor conforme a sua libido naquele dia :

Vermelho -  nem chegue perto ! Hoje estou de TPM ! Se tentar me encoxar eu chuto seu saco e conto para a sua esposa, seu pervertido. :bravo:

Amarelo - Humm…vai depender do seu perfume, meu filho. Se não estiver com bafão, se chegar com carinho e a "mala" for interessante, posso pensar no seu caso… :fiu-fiu:

Verde - Liberado geral !Pode chegar que hoje eu tô na secura !! Encoxa mas não mata !! :babao:

Não adianta. Em primeiro lugar porque existe uma quantidade surpreendentemente grande de daltônicos. Em segundo lugar porque qualquer homem entenderia essas mensagens como:

Verde - Liberado geral !Pode chegar que hoje eu tô na secura !! Encoxa mas não mata !!

Amarelo - Humm…vai depender do seu perfume, meu filho. Você sabe que eu adoro esse seu bafão de cachaça. Quando você está bêbado você fica muito mais interessante. Vou dar facinho pra você… :fiu-fiu:

Vermelho - Estou louca de vontade dar, mas não quero que você pense que sou fácil! Você sabe que quando uma mulher diz não, na verdade ela quer dizer "me encoxa, me beija, me joga na parede e me chama de lagartixa!" :girl-kiss:

« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2007, 22:57:56 por Willy Nilly »

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:36:29 »
 :histeria:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 17:19:52 »
Vale ressaltar que essa "segregação" é facultativa.
O que menos me incomoda é a "segregação". Juro... Se inventassem uma lei onde nos vagões pares fosse só permitida a entrada de homens e nos impares só as mulheres eu não ficaria tão puto. 
Me emputece é chegar numa estação de trem atrasado para o estágio e perder a condução porque não tive pique para correr até o segundo vagão e fui impedido por um segurança contratado pela SuperVia de entrar no vagão exclusivo porque eu sou considerado pela lei um tarado a priori.
Aliás, eu sou contra qualquer lei que puna a priori: lei seca em eleições e jogos de futebol, lei de fechamento de bares, leis contra consumo de drogas. O caso em questão é um destes: partindo-se do fato de que alguns homens são tarados pune-se a todos os homens antecipadamente.

Mas, como já deu pra ver aqui mesmo no tópico,
tenho muita certeza de que, se for reclamar pros polícias, eles não vão fazer nada. O raciocínio de "sofreu abuso porque provocou" continua muito presente entre os nossos homens, pra nossa desgraça.

Bom Mimi, como eu fui o único jumento chauvinista que demonstrei qualquer contrariedade a esta lei tão fantástica, acho que o recado marcado em vermelho foi para mim mesmo, né? Bem..Então acho também que alguém não me leu direito: em nenhum momento eu disse ou insinuei ou deixei transparecer isso minha grande amiga do sexo frágil.  Eu não acredito que uma mulher vítima de abuso sexual seja culpada por ser vítima do ato obsceno. Também não acredito que alguém que seja vítima de assalto seja culpado por estar sendo assaltado.
Mas me diga, você acha plausível que, alegando o fato de que a maioria dos assaltos a mão armada em ônibus são cometidos por pessoas pobres, algum deputado proponha uma lei que proíba os pobres de andar de ônibus ou, ainda melhor, que se crie ônibus especiais para os remediados, onde só possa entrar quem não tenha dentes cariados? Pois o princípio é o mesmo Mimi.
Eu provavelmente seja o mais antigenerista dos participantes deste tópico: acredito profundamente na busca por igualdade entre os gêneros. Nego-me, Mimi, a acreditar que as mulheres sejam frágeis, assexuadas, pudicas, merecedoras de maior cuidado que os homens. No Brasil, vocês já provaram isto a todos e eu louvo à deus por isso: são maioria nas cadeiras universitárias, a maioria entre os médicos, serão em menos de dez anos a maioria entre os advogados, em muito pouco tempo vão ser a maioria entre os assassinos e ladrões de  carro e  vamos passar a usar o feminino para indicar ambiguidade quanto ao gênero... Agora já está bem na hora de pararem de se fazer de coitadas, de esperar atos de cavalheirismo, de reclamar quando forem obrigadas a dividir as despesas da casa com o marido... As tais mulheres vítimas do machismo ou estão mortas ou muito velhas para serem sarradas no metrô.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!