Será que pegando pessoas aleatoriamente na rua no Brasil teríamos resultados melhores?
(essa foi uma pergunta retórica…)
Willy, eu pensei a mesma coisa. Existe um fenômeno muito curioso neste campo. Evidentemente todo mundo sabe onde fica seu próprio umbigo, mas fica surpreso com o desconhecimento dos demais. O brasileiro fica indignado quando o americano acha que a nossa capital é Buenos Aires, como se eles tivessem a obrigação de saber todas as capitais do mundo.
Aí você pergunta ao brasileiro onde ficam Caiena, Paranamaribo e Georgetown. Te garanto que 99% deles não terão a menor idéia de onde ficam estes lugares, mesmo que sejam as capitais de países que têm fronteira com o Brasil. Aliás, nem precisa sair do Brasil para detectar a falta de conhecimento. Basta perguntar a qualquer um na rua onde ficam Boa Vista, Rio Branco, Porto Velho ou Macapá...
Os brasileiros sabem apenas onde ficam os países mais importantes ou ricos do que o Brasil. Assim como o mundo inteiro sabe quem está acima, mas nem imagina o que está para baixo. Como não existe nenhum país mais importante ou rico do que os EUA, é natural que eles estejam pouco se lixando conosco. Assim como os brasileiros não estão nem aí com a Guiana. A proporção é a mesma.
Para os americanos nós somos apenas latinos, iguais aos porto-riquenhos, panamenhos e argentinos. Da mesma maneira, para os brasileiros, os moradores do Paraguai, da Bolívia e do Peru são todos índios.
Resumindo, como sempre digo, os outros só são bem informados quando sabem o mesmo que eu sei...