Eu penso o seguinte... que o fenômeno do túnel com uma luz no fim do túnel poderia vir a ser um efeito do cérebro, apesar de ainda não haver muita clareza sobre isso. Porém com relação a se ver o que se passa no ambiente já estando inconsciente e depois de acordado explicar tudo o que se passou no ambiente daí penso que já indicaria sim a possibilidade da sobrevivência da consciência. Se for assim, então só faltaria se saber do que a alma ou consciência é feita. Há casos assim que assustaram enfermeiras e médicos.
Em parte, ela sofre alterações pelo cérebro, mas talvez a consciência em si, em essência, seja algo que está além do cérebro, para se explicar estes casos. Eu penso que se estes casos foram registrados, eles não poderiam ser excluídos e devem ser considerados. Porém ainda que a alma seja uma realidade, por conta disso, ainda teria em mente idéias monistas, ao invés de dualistas.
Está surgindo um novo conceito no meio científico, o primado da consciência. A idéia de que é a consciência que é responsável pela matéria, de acordo com a física quântica. Mas há um porém. Ainda que a consciência seja um fenômeno que transceda o cérebro, ainda seria necessário dar uma explicação material a ela (que a consciência seria feita de algo em si, fora do cérebro, para estar organizada, unificada, estável). Neste caso estaria voltando ao materialismo, que só desta vez incluindo uma realidade que transceda a matéria que conhecemos. Prefiro isso ao invés de uma visão dualista, tipicamente religiosa.
Deus existe? A ciência ainda não sabe, por isso muitos duvidam. Mas se existe, não me seria um indivíduo, um deus religioso, mas sim um mecanismo natural, como os vários mecanismos que existem no universo em si, sendo que este apenas transcenderia o universo. Uma idéia parecida com isso é a dos universos paralelos. Prefiro um deus natural do que religioso, é mais interessante. Seria apenas um mecanismo que daria origem aos universos ou à nossa matéria, inclusive a alma.
Pois de acordo com Descartes, dualismo, fé e ciência não se combinam. Digo, que para mim a materialidade e espiritualidade seriam no fim uma coisa só, só que em estados diferentes, assim como matéria e energia. Quando falo de espiritualidade, não estou falando em fé, mas sim mais baseado na intuição e indagação do que no sentimento. Ainda mais em cima de evidências como estes casos que mencionei de EQM, apesar de ser minoria, mas que nem por isso deveriam ser desconsiderados só porque não conseguimos explicá-los.
Gostaria de deixar uma coisa clara... não estou defendendo as religiões (pois acho que elas não têm uma visão muito certa sobre a espiritualidade em si, pois se centram na percepção humana, no antropocentrismo). Pois penso que a espiritualidade não deveria ser vista com a típica visão dualista e antropocêntrica, mas monista, uma visão mais material, fenomenológica. A visão da realidade material já foi antropocêntrica, agora só falta fazer isso na visão espiritual, algo que será difícil por parte dos religiosos, pois tendem a se prenderem no sentimentalismo e na percepção humana.