Autor Tópico: Vou á catecrisma!!!  (Lida 2360 vezes)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Vou á catecrisma!!!
« Online: 31 de Janeiro de 2007, 19:16:45 »
Pessoal, vou revelar um "trama" para vocês. Quem acompanha o Religião é Veneno já deve estar a par da minha situação.

http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=9318&start=0

Sou ateu a mais ou menos dois anos. Porém, toda a minha família é católica - ou era: vários parentes meus estão se tornando ou evangélicos ou espíritas...

Na minha casa, vivem eu, minha mãe, minha avó e meu irmão.

Minha mãe é católica apenas no papel - leia-se não-praticante - e quase nunca fala sobre religião.

Minha avó é a mais católica da família inteira, mas não chega a ser fanática. Ela é daqueles que quando não consegue ir á missa, "pega" a missa na tv, sempre com o copo de água em cima da tv para juntar a sua coleção de água benta...

Ela não apenas vê na tv missas católicas como também evangélicas, pois "ah, tudo é de Deus mesmo"...

Meu irmão aos poucos está se tornando tão católico quanto minha avó: não sai de casa sem antes rezar para a santa e ser benzido pela minha avó.

Ao contrário de todo mundo, o primogênito da família - eu - se tornou ateu...

... mas esse ateísmo ainda não foi revelado á família!

Resultado: ainda pensam que sou católico...

Mas acontece o seguinte: hoje minha avó me ofereceu a "oportunidade" de fazer a catecrisma - catequese e crisma junto.

Como não fiz a catequese, vou ter que fazer os dois juntos pois senão, segundo minha avó, vou ter vários problemas posteriores com casamento, batizado dos meus filho, etc..

Então, fico na situação: revelo meu ateísmo, ou faço a maldita catecrisma?

Resolvi aceitar a "oportunidade".

Minha vó ficou super feliz: ouvi ela comentar com as amigas e minha mãe...

Segundo minha avó, vou começar a fazer a catecrisma a partir de fevereiro, sempre no sábado á tarde. Minha avó ainda tem planos de, depois de terminar tudo isso, me integrar no grupo de jovens da igreja...

Espero comentário e talvez alguma ajuda sobre mais informaçoes da tal de catecrisma.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: Vou á catecrisma!!!
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2007, 19:22:29 »
Sinceramente? meus pêsames... :chorao:
Não conseguirei te ajudar porque sequer sei o que é essa tal de catecrisma, mas se é para agradar sua avozinha vai fundo.  :?
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2007, 19:24:47 »
Sinceramente? meus pêsames… :chorao:
Não conseguirei te ajudar porque sequer sei o que é essa tal de catecrisma, mas se é para agradar sua avozinha vai fundo.  :?

Catecrisma é catequese+crisma.

E não tem mais o que ajudar, eu já caí na cilada...

Estou pensando em escrever aqui a minha "aventura" lá. Já tem gente esperando o diário no RV...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2007, 19:27:27 »
Transforme a vida do professor de catecismo em uma saga e conte para nós!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2007, 19:31:27 »
Transforme a vida do professor de catecismo em uma saga e conte para nós!

Yes, sir!

Vou fazer uma espécie de "A Turma da Kelly" da vida real... :hihi:

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2007, 21:44:39 »
Fiz catequese normal quando criança, e fugi da crisma. Não sei como é integrado, mas deve ser tão chato quanto. Catequese era legal só porque eu sentava com os meus amiguinhos que estavam em outras turmas, e no grande dia eu ganhei uma tiara verdinha muito linda. Mas bom, vc nem tem mais idade pra ter amiguinhos nem usar tiarinha, então sei lá.

Se vc não tem crisma, não pode casar nem batizar os filhos, é verdade. Mas a pergunta é: vc QUERIA isso? Fooooge amigo.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2007, 21:56:01 »
Meu palpite.

Se revelar a tua identidade ateísta é muito importante, vá fundo.
Se por outro lado, manter os familiares (principalmente os mais idosos) confortados é importante, não custa fazer-lhes algumas vontades.
Afinal, há tantas atividades sociais de que temos que participar sem convicção, por que não estas?

O importante é que teu comportamento em relação às outras pessoas e à sociedade seja coerente com tua posição ideológica (ou religiosa). De resto, laissez faire.

Luz

• Visitante
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2007, 23:42:45 »
Se vc não tem crisma, não pode casar nem batizar os filhos, é verdade. Mas a pergunta é: vc QUERIA isso? Fooooge amigo.

Hum… coisa engraçada, eu não tenho nem primeira comunhão, nem catequese, nem crisma e nem nada disso - sou só batizada, mas minha filha foi batizada na ICAR e ninguém perguntou nada.  ::)

A ICAR não é mais sim, a ICAR não é mais não... a ICAR não é mais a mesma, olha a cara dela!  :lol:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 04:38:43 »
Seja sincero. Só.
Diga simplesmente: não.

Se não quer revelar seu ateísmo, ao menos dê uma de deísta, diga para ela que não acredita em pastores ou não vê porque a religião dela é tão superior quanto as outras.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 07:57:44 »
Pena que o momento já passou.

Pessoalmente, acho que se tantos parentes seus estão deixando o catolicismo, você tem todo o direito de deixar também - e nem por isso necessariamente adotar alguma outra crença.

Tudo bem que eu não estou na sua pele; é muito possível que sua família seja dessas (infelizmente numerosas) que aceitam de tudo desde que você creia em Deus.

Mas, na boa, acho que fazer catecrisma só para agradar não é a melhor opção.  Até porque tem um elemento de fraude envolvido.  Fazer ou pressionar alguém a participar de uma consagração religiosa na qual não se acredita e que não se quer sempre me pareceu muito estranho.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 08:46:45 »
.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2007, 09:56:11 por Amon »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 21:52:10 »
Mas se ja nao tiver mas jeito, faca como o Ale falou.
"The patient refused an autopsy."

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 00:13:23 »
   Quando eu namorei minha ex lá de Petrópolis ela e a mae dela viviam falando sobre eu fazer esses lances aí... então quando eu não aguentei a pressão e disse que era simpatizante da Doutrina Espírita o namoro não resistiu nem 03 meses... ela vivia tentando "discutir" religião comigo ! ! !   Religião não se discute (a não ser aqui...rs), religião cada um tem a sua (ou não tem nenhuma) e pronto, principalmente entre pessoas que convivam como namorados, marido e mulher e tal, vejo que o importante são os valores e o respeito, e isso se possui ou não independente da religião (ou falta dela).

Bem, acho que pra não desagradar a vó seria legal dar uma enrolada nela, tipo não fazer a tal catecrisma por "estar sem tempo", ou "ainda estar confuso" sobre qual religião seguir...rsrs.  Eu perdí a namorada, tu não vai querer se arriscar a "perder" a velhinha né.  Hehehe.

Abraços.
Antônio de Lima

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 00:23:13 »
Anote os temas das aulas e traga para nós.

Fazemos uma sabatina, você leva para ela e nos traz as respostas...

Dá para escrever um livro.

E você vai ser excomungado antes mesmo da primeira comunhão!

Fabi

• Visitante
« Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 00:32:51 »
E você vai ser excomungado antes mesmo da primeira comunhão!
Ou vão achar que ele tá possuído, e aí vão fazer um exorcismo nele.  :lol:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 00:39:57 »
Você não precisa ter nenhuma pressa para confessar para sua família que você é ateu. Conte quando sentir que deve contar. Se você achar que sair do armário pode te trazer problemas de relacionamento com seus familiares que você não saberá consertar então não vale a pena revelar o seu segredo.

Infelizmente você não escolhe a família em que você nasce e os laços familiares são para sempre. Ao contrário de namorada e amigos, não dá para trocar a sua família por outra melhor, que te respeita e valoriza como você é, por isso esse tipo de relação precisa de cuidados diferentes.

Claro que isso não significa que você precisa fazer todas as vontades da sua avó, você é um indivíduo, tem sua independência e sua família deve entender que você pode tomar suas próprias decisões. Mas você não precisa necessariamente contar toda a verdade também.

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 21:34:42 »
Olha, se vale a dica... essa de "eu não tenho certeza de que posso assumir um compromisso tão profundo" funciona bem.
Não é mentira e, comigo, sustentou-se por uns 4 anos. Na caequese não deu: ninguém aos 11 tem persuasão suficiente pra convencer a mãe. Aliás, nem sei como eles aceitam que uma criança faça uma escolha tão difícil.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Outubro de 2007, 09:55:56 »
Como estão as aulas?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Outubro de 2007, 12:54:09 »
Como estão as aulas?

Minha avó (a principal interessada) simplesmente esqueceu a questão. Nem falou mais nela desde alguns meses atrás.

Minhas aulas começaram no início de agosto (todos os sábados de tarde, até o início da missa), mas nunca fui a nenhuma, e só eram permitidas 5 faltas senão teria que começar tudo de novo...

Também não vou mais a igreja. Não me cobram mais, então não vou. Tenho como álibi a semana com rotina de trabalho e estudo de 18 horas diárias (mais a manhã na faculdade aos sábados) para descansar em casa sem ser (muito) perturbado com mais cobranças. :umm:

Enfim, tudo acabou bem!!! :biglol:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #19 Online: 01 de Outubro de 2007, 14:14:52 »
Só termina quando acaba... :twisted:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Lua

• Visitante
« Resposta #20 Online: 01 de Outubro de 2007, 14:43:58 »
Quanto tinha uns 9 anos de idade eu frequentei catecismo na igreja de minha cidade... As reuniões eram todos os domingos a tarde. Horas intermináveis com uma professora chata falando coisas sem sentido... Perdi todas as aulas em que se ensinavam a rezar o terço, o que era básico pra fazer a comunhão...
Não cheguei a fazer crisma, pq não suportei permanecer na igreja durante muito tempo... E isso pq ainda era uma criança.. Imagina depois de grande inventar de fazer o tal 'crisma'? E minha avó até hoje pensa que vou fazer...rs...

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Outubro de 2007, 15:20:55 »
Desisti ano passado! Muito chato! Mas fui batizado na Católica! É um peso que se carrega!!!
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #22 Online: 01 de Outubro de 2007, 15:29:11 »
 :)  Fui uma boa menina.

Fiz três anos de Eucaristia e dois anos de Crisma.  u.u

::) Só não perguntem pelo comportamento durante as aulas.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Outubro de 2007, 15:30:00 »
:)  Fui uma boa menina.

Fiz três anos de Eucaristia e dois anos de Crisma.  u.u

::) Só não perguntem pelo comportamento durante as aulas.

Tão novinha e já é crismada???

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #24 Online: 01 de Outubro de 2007, 15:31:20 »
 |(   

Pois é né, comecei a ir na catequese com 8 anos.  :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!