Autor Tópico: Michel Onfray  (Lida 1810 vezes)

Atheist

• Visitante
Michel Onfray
« Online: 01 de Fevereiro de 2007, 04:30:38 »
Alguém já leu algo dele?

É um filósofo classificado como "ateísta positivo" por Comte-Sponville, ou seja, ateu militante que crê na ausência de Deus.

Um de seus livro, Tratado de Ateologia, vendeu mais de 170 mil exemplares só na frança em 2005, e resultou em inúmeras ameaças de morte.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Michel Onfray
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 04:32:59 »
Já ouvi falar e até fiquei interessado em ler esse livro. Acho que ele deu uma entrevista para a Veja uma vez.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

blue pill

• Visitante
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 04:54:58 »
Na cabeça dos cristão mais conservadores crêr na ausência de deus deve soar como um "o demônio em pessoa"

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 17:25:50 »
É um dos filósofos contemporâneo que acompanho e, particularmente, gosto bastante.

Ateu militante, nasceu na França (Argentan), muito citado por Paulo Piva no seu livro Ateísmo e Revolta.  Acredita e defende a tese de que as religiões são um mal para a sociedade e coloca muito bem essa tese no seu Tratado de Ateologia.

"Enquanto os homens tiverem de morrer, uma parte deles não poderá suportar esta idéia e criará subterfúgios. Não se assassina um subterfúgio, não se pode matá-lo. Ele é quem nos mata: Deus mata tudo o que resiste a ele. Em primeiro lugar a Razão, a Inteligência, o Espírito Crítico. O resto vem por reação em cadeia…"
                                                                                      Michel Onfray
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 05:19:20 »
Pela entrevista que deu à Veja acheio-o um idiota.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 22:40:00 »
Pela entrevista que deu à Veja acheio-o um idiota.

Certo,... por quê?
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 00:58:44 »
É um dos filósofos contemporâneo que acompanho e, particularmente, gosto bastante.                                                                             

Acompanha de que forma?
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 01:16:02 »
Alguém já leu algo dele?

É um filósofo classificado como "ateísta positivo" por Comte-Sponville, ou seja, ateu militante que crê na ausência de Deus.

Um de seus livro, Tratado de Ateologia, vendeu mais de 170 mil exemplares só na frança em 2005, e resultou em inúmeras ameaças de morte.

Eu gosto de Comte-Sponville, que também é ateu, mas tenho a impressão que filósofos franceses atuais são mais retóricos que outra coisa.
Tenho a mesma impressão com Onfray, não cheguei a ler nada dele (A razão gulosa, A arte de ter prazer e A política do rebelde são os livros em português) mas pelo folheei na livraria e pela entrevista na Veja achei-o mais retórico que Sponville.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 17:54:18 »
Vejam só, Deus, noves fora, zero, isto em março de 2005, o que eu gostei mais é do termo ateologia e me identifiquei muito com o pouco exposto a respeito.
Encontrei uma crícita ao tratado de ateologia - http://www.ateismo.net/diario/2006/04/crtica-ao-tratado-de-ateologia.php
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2007, 18:06:06 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Março de 2007, 22:57:17 »
No site www.4shared.com vc pode encontrar o Tratado de ateologia em espanhol em pdf.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 23 de Março de 2007, 18:01:04 »
Baixei somente agora o arquivo. Décimo oitavo arquivo baixado, pouco ainda. Agora vou poder analizar melhor essa obra.  :D
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Raphael

• Visitante
« Resposta #11 Online: 25 de Março de 2007, 06:00:17 »
Estou cansado deste "ateísmo religioso"

Mas vou procurar sobre o autor.

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Julho de 2007, 01:45:00 »
A edição em português já está nas livrarias.

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
« Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2007, 20:32:25 »
To com vocntade de comprar o Tratado de Ateologia... Mas aqui na minha cidade não uma livraria descente...
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #14 Online: 21 de Julho de 2007, 21:08:09 »
Sinceramente não gostei do livro .Pelo título esperava algo que merecesse o termo "tratado" mas não há uma apresentação sistemática do tema , nem uma discussão mais aprofundada do ateísmo.O que ele diz pode ser lido , e de forma mais concisa, no " Porque não sou Cristão" de Bertrand Russel ( disponível na Ateus.net) .
Prefiro o Andre Comte-Sponville , que além de escrever e desenvolver os temas bem melhor,ainda discute as bases de uma ética materialista , que acho ser uma questão fundamental ( o Pequeno Tratado das Grandes Virtudes está disponível no Pausa para Filosofia www.pfilosofia.xpg.com.br
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Julho de 2007, 21:45:18 »
To com vocntade de comprar o Tratado de Ateologia... Mas aqui na minha cidade não uma livraria descente...

Já ouviu falar em compra pela internet?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!