mas continuando. A estrutura acadêmica guiada pelo método científico, históricamente falando, é bastante moderna. A peste negra ocorreu durante o obscurantismo na Europa, período no qual o método científico não existia na Europa (irônicamente, o mundo islãmico era o fronte de conhecimento e cultura no mundo).
Então eu pergunto: é possível que um grupo de pessoas tenha conspirado para transmitir a seus filhos e netos a idéia de que houve uma tal de peste negra e, com o tempo, mesmo na falta de evidências, esta tragédia foi tomada como uma verdade histórica?
é possível mas altamente improvável. seria muito, muito improvável que os antigos pudessem prever um método científico que os quisesse estudar e que fossem astuciosos o suficiente para ludibriar-nos. afinal, lemos o que eles foram muitas vezes por canais que não se pretendiam ser lidos por ninguém. imagino também que os relatos não se tenham restringido a uma só região, mas a várias, e uma articulação para nos ludibriar entre tanta gente e tantos povos num tempo em que mesmo algo como um poder público nacional era impensável seria algo realmente espantoso.
exato, seria espantoso se a peste negra
não tivesse ocorrido. E é aí que entra a questão que me incomoda como um cético (tendendo a cair aos encantos da religião).
Segundo o velho testamento, após a saída do Egito, o povo hebreu se reúne em torno do Monte Sinai para a revelação. Todo ano, em minha religião, há uma comemoração de uma festa judaica damada de
pessach. É uma festa de suma importância para nós pois estabelece um vínculo entre gerações. As crianças são encorajadas a tomar parte deste evento pois nele se fala da saída de nossos pais do Egito. É interessante que a festa dá enfase à necessidade de transmitir a idéia de que nossos pais foram testemunhas aos milagres de D'us. Eu conheço bem esta festa pois meus pais foram insistentes na transmissão da cultura para mim, assim como os pais deles transmitiram a eles, seus avós a seus pais e eu a meus filhos.
Indo para trás no tempo, numa corrente ininterrupta de pais e filhos, em algum momento chegamos ao ponto aonde esta festa foi
instituída.
Mas a tradição nos conta que no monte sinai se reuníram aproximadamente um milhão de homens na idade adulta para presenciar a revelação. Ou seja, a tradição diz que nossos antepassados, TODOS, presenciaram a revelação divina.
Pode não ser verdade, entendo isso, mas eu me pergunto como esta tradição pôde ser instituída sem evidência alguma???