Autor Tópico: Sobre criticar Deus  (Lida 7420 vezes)

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
Re: Sobre criticar Deus
« Resposta #25 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:42:59 »
E há algumas coisas a se considerar caso deus exista:

Sendo ele invisível, inodoro e imaterial, podendo todas as coisas (onipotente) e mesmo assim continuando com estes atributos, não permitindo que o homem o perceba, então parece que ele permanece assim com este intuito mesmo: passar desapercebido.
Ele podia aparecer e se revelar, dizer o que queria, mas ao contrário, vê tudo o que se passa com o homem e com o mundo, sabe que ninguém pode percebê-lo, e continua "invisível". Parece questão de preferência. Ao assumir esta posição, sabe-se por questão de lógica e talvez até seja o seu objetivo, que muitos não acreditarão em sua existência, dando margens à críticas e brincadeiras de sua pessoa que poderá ser tratada simplesmente como uma lenda ou personagem fictício.

Seria difícil eu exigir respeito e dar crédito à minha pessoa. se eu mesmo preferisse passar desapercebido por tudo. Se eu não quero que provem minha existência, eu não quero que creiam em mim, ou pelo menos não posso exigir isto.

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #26 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:50:04 »
O ponto chave da discussão é:
Mesmo tendo certeza de uma coisa, não seria mais prudente nos resguardarmos para o caso de acidentalmente estarmos errados?

Bobagem. Se estivéssemos nos países islãmicos estaríamos fazendo piadas sobre allah, maomé, anjo gabriel (se não cortassem nossas cabeças antes :hihi:). Se estivéssemos no Egito antigo (ou se a cultura religiosa egípcia tivesse chegado a nós em vez da cristã) estaríamos fazendo piadinhas sobre ísis, hórus, rá. Essa questão de "prudência", "resguardo" é incutida em nós pelos religiosos e nós crescemos inseridos nesse meio. Eu já morri de medo uma vez quando o palmeiras perdeu no feriado de corpus cristy e eu cheguei pra minha irmã dizendo que hoje era feriado de 'porcus triste', e ela veio toda ameaçadora pro meu lado: "ooooooolhe, não brince com isso nãaaaaaao!!". Quem nunca ouviu aquela lenda da caixa de ovos no porta-malas do carro da turminha que saiu embriagada e quando a mãe da menina disse 'vão com deus', ela respondeu: 'só se for no porta-malas, porque aqui dentro não cabe mais ninguém', e o carro sofreu um acidente terrível, todos morreram e os ovos dentro do porta-malas ficaram intactos ( :o ooohhhh....). Esse pensamento remete à aposta de pascal, que já sabemos, é idiota. Um colega me disse que cerca de 60% das pessoas acreditam por simples MEDO. Medo do desconhecido, medo de ir para o inferno, enfim, acreditam "por via das dúvidas".
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #27 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:58:39 »
Citação de: eduardovanderlei
Um colega me disse que cerca de 60% das pessoas acreditam por simples MEDO. Medo do desconhecido, medo de ir para o inferno, enfim, acreditam "por via das dúvidas".

Citar colega como fonte de estatística é meio estranho em um fórum cético.  :?

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 23:05:20 »
Desculpa aí, vai, foi a pressa :umm:. Se alguém tiver a fonte da estatística, por favor me ajude! :vergonha:
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 23:25:00 »
Desculpa aí, vai, foi a pressa :umm:. Se alguém tiver a fonte da estatística, por favor me ajude! :vergonha:

Mas será que existem mesmo estatísticas sobre isso? Acho pouco provável, afinal, dificilmente alguém reconheceria para um entrevistador (ou para si mesmo) que o maior motivo da sua crença é o medo.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #30 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 23:52:02 »

Não tem que pedir desculpas, foi só um alerta.   :ok:

Eu não sei o quanto a crença em si está ligada às características e atitudes do deus que se crê.

Mas o "respeito" (ou, a relevância em vez da indiferença) a deus, sim, talvez tenha mais ligação com tais coisas. Talvez o medo da morte seja um fator que contribua, e também a troca de favores: eu te respeito, assisto cultos, faço orações, e você (deus) me dá tais coisas em troca

Se fosse pregado que todos iriam para um suposto céu, sem excessão, ou que todos iriam para o inferno, ou que não existe céu e nem inferno e nem vida após a morte, e que deus não dá privilégios a quem o adora,
as coisas continuariam da mesma forma? Não deixariam de gastar horas e horas em cultos e pregações bíblicas? Não fariam algumas coisas que deixaram de fazer por ser considerado pecado, mas no fundo não via qualquer problema?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #31 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:11:00 »
Tenha fé, para caso estejamos errados não sermos punidos...

1 - Qual a razão de te punir por não ter fé, sendo que a fé geralmente prejudica o mundo? Porque então ele sendo justo não manda os que tem fé para o inferno?

2 - Quantas escrituras existem? Todas exigem fé nelas e mais nenhuma.

2 - Com esse pensamento deveríamos viver em abrigos anti-bomba, principalmente caso aviões caiam sobre nossas casas.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 07:13:29 »
Como é possível ter fé se a gente não tem? Hipocrisia? Autoilusão?
É possível alguém voltar a acreditar em Papai Noel? Basta se esforçar?

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #33 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 11:29:46 »
Não dá para ter medo do que não existe. O termo precaução ou "por via das dúvidas" não se aplica neste caso.

Quando era criança, tinha medo do escuro como a maioria. Hoje me divirto vendo que a maioria cresceu e continua tendo medo do escuro, de barulhos estranhos, de cemitério, de macumba... :ghost:

Eu só tenho medo de gente viva, pois esta sim pode me fazer mal.  :medo:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
  • Para todo bem há um mal equivalante...
« Resposta #34 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 12:00:08 »
Não dá para ter medo do que não existe. O termo precaução ou "por via das dúvidas" não se aplica neste caso.

Quando era criança, tinha medo do escuro como a maioria. Hoje me divirto vendo que a maioria cresceu e continua tendo medo do escuro, de barulhos estranhos, de cemitério, de macumba… :ghost:

E digo mais Fred, tembém tive medo do escuro quando criança, mas a um bom tempo tenho preferido realmente o escuro que a luz... não de uma forma poetica e nem pra dizer que prefiro as trevas...
Mas no escuro a gente se deverte mais, pensa melhor, e varias outras coisas!

VIVA A ESCURIDÃO!!! :D

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 17:52:07 »

Quando era criança, tinha medo do escuro como a maioria. Hoje me divirto vendo que a maioria cresceu e continua tendo medo do escuro, de barulhos estranhos, de cemitério, de macumba… :ghost:

Quando eu tinha uns 11 ou 12 anos, uma tia-avó faleceu e eu e minha mãe fomos para o velório... iria ser sepultada no outro dia, pela manhã... borrava-me de medo de cemitérios. Resolvi enfrentar o medo, não fazia sentido temer algo que eu não conhecia, passei a madrugada toda visitando os túmulos, olhando datas e calculando a idade de falecimento das pessoas (descobri que colocam fotos mais jovens das pessoas nas lápides) e tentava procurar a pessoas mais idosa e a pessoa mais antiga no cemitério... quando dei-me por conta já eram quase 6 horas da manhã, voltei para a capela e minha mãe estava em pânico, querendo saber onde estava.
Hoje... entro em cemitério, se necessário, de madrugada... xingo mãe-de-santo botando galinha morta nas encruzilhadas (moro em uma) por questão de higiene (porra, a carniça da galinha junta moscas e fica fedendo) e já fiquei bebum tomando champanhe de oferendas a "mãe Yemanjá".
Medo do escuro??? Bah, não consigo dormir se entrar luz pela fresta da janela.  :hihi:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 14:32:14 »
Deus, se existisse, faria este deuszinho cristão parecer um protozoário. Um ser com tamanho poder, com tamanha existência e consciência, jamais seria tão instável, tão tosco e tão incoerente quanto o deuszinho cristão. Não preciso nem fazer muito esforço para fazer piada com o deuszinho cristão, ele mesmo se encarrega disto.
:ok: Embora eu continue fazendo hehe.

Eu acho que o medo está plantado de tal forma que aparece esse tipo de pensamento… Isso me lembra aquele "argumento": "Se deus existe é melhor crer. Se eu creio e ele não existe, então eu não perdi nada, ou seja, é melhor crer". (…)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 14:58:23 »

Quando eu tinha uns 11 ou 12 anos, uma tia-avó faleceu e eu e minha mãe fomos para o velório… iria ser sepultada no outro dia, pela manhã… borrava-me de medo de cemitérios. Resolvi enfrentar o medo, não fazia sentido temer algo que eu não conhecia, passei a madrugada toda visitando os túmulos, olhando datas e calculando a idade de falecimento das pessoas (descobri que colocam fotos mais jovens das pessoas nas lápides) e tentava procurar a pessoas mais idosa e a pessoa mais antiga no cemitério… quando dei-me por conta já eram quase 6 horas da manhã, voltei para a capela e minha mãe estava em pânico, querendo saber onde estava.
Hoje… entro em cemitério, se necessário, de madrugada… xingo mãe-de-santo botando galinha morta nas encruzilhadas (moro em uma) por questão de higiene (porra, a carniça da galinha junta moscas e fica fedendo) e já fiquei bebum tomando champanhe de oferendas a "mãe Yemanjá".
Medo do escuro??? Bah, não consigo dormir se entrar luz pela fresta da janela.  :hihi:
Bom, já que estamos falando do nosso passado negro...  :histeria: lá vai:

Eu sempre fui meio radical. Na transição da minha crença em deus para o ateísmo eu fazia cada idiotice... coisas como: "Blasfemar para ver se acontecia alguma reação sobrenatural", "apostar (Com o divino), antes de sair de casa, que se um carro me atropelasse em determinado momento, quando eu estivesse agonizando isso seria uma evidência da existência de deus" e etc.  :histeria:

"Pô... era tão bom assistir o "constantine" e não sentir vontade de rir"... :twisted:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #38 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 15:20:49 »

Mas será que existem mesmo estatísticas sobre isso? Acho pouco provável, afinal, dificilmente alguém reconheceria para um entrevistador (ou para si mesmo) que o maior motivo da sua crença é o medo.

A revista Seleções publicou um estudo sobre isso, dizendo que 70% acreditavam por medo…

Não encontrei nada a respeito na internet, e acho que estatíticas baseadas em entrevistas um pouco furadas :vergonha:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 15:35:04 »
Não é difícil concluir que uma boa percentagem realmente acredite por puro medo… ameças de condenação eterna é uma constante no cristianismo. Não precisa-se ir buscar a informação muito longe, basta sintonizar uma das milhares de radios piratas que os evangélicos levam ao ar… o "diabo" esta muito mais presente, para 10 citações do diabo ocorrem 2 ou 3 de Deus. É o terrorismo psicológico em ação, doutrinamento pelo medo… não é atoa que cristãos dizem-se tementes à Deus. 

Se Deus permite, e gosta, deste tipo de situação, que VTNC dele.  |(

Xiiii, blasfemei...  :twisted:
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2007, 15:37:25 por Spitfire »

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #40 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 15:47:17 »
E o Mental? Que posição irá tomar na discussão?
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 16:02:32 »
Já pensou se não "existisse" Satanás/Umbral/Espíritos-inferiores...? "O que seria de deus..."?  :twisted:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #42 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 16:58:42 »
"Porque você é crente ? Porque não quero ir para o inferno!"

É bem isso que povo fala.

Uma pessoa que mora distante das igrejas e qualquer tipo de possíveis contatos que ele possa ter com as igrejas vai para o inferno ?
Não deseje.

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #43 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 18:36:17 »
E o Mental? Que posição irá tomar na discussão?

Neutralidade. Sou agnóstico.

O Mussolin Varginê fez uma colocação interessante: O medo.

Acredito que o medo pode fazer com que alguns evitem criticar Deus.

Se vocês me perguntarem se eu evito criticar Deus, a minha resposta é "SIM".

Se me perguntarem se é por "medo" eu diria que não, pois faço no meu dia a dia muitas outras coisas que seriam consideradas "pecados de morte" dentro do ponto de vista cristão, e nem por isso tenho medo de ir para o inferno quando morrer.
Evito criticar Deus apenas porque não considero essa atitude relevante, que me proporcione algum entretenimento ou venha contribuir para algo. Seria como, por exemplo, beijar a porta da minha casa todos os dias antes de sair para trabalhar.
Além do mais também não correria o risco de me deparar com um teísta e viver uma situação constrangedora caso eu faça alguma piadinha mais pesada com Deus.
Esse é o meu pensamento; a minha maneira de encarar essa situação.

Sobre o medo… 
Não acho que seja um motivo de vergonha (ou fraquesa) da parte de um ateu não criticar de Deus por medo, mesmo se partisse de um (principalmente) ateu passivo.
O medo é algo natural que faz parte do nosso instinto, visando sempre o nosso bem estar.

« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2007, 18:49:22 por Mental »
Nem sempre...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #44 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 19:13:55 »
Neutralidade. Sou agnóstico.

O que uma coisa tem haver com outra??? Também sou agnóstica e critico pra caramba "deus", até porque se ele existir mesmo não vai ligar pra isso sendo ele um ser muuuuuuito superior, né?  :)
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 19:26:21 »
Se Deus permite, e gosta, deste tipo de situação, que VTNC dele.  |(

Visite todos os nossos corações?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 20:29:54 »

O Mussolin Varginê
Não Jesus... não... Que grande mal eu te fiz, porra..?  :chorao: :chorao:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #47 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:26:40 »

O Mussolin Varginê
Não Jesus… não… Que grande mal eu te fiz, porra…?  :chorao: :chorao:

:histeria: :histeria:

Ai Mussolin!!! Pelos vistos não sou só eu que dou mancada!!!  :lol:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #48 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:31:08 »

O Mussolin Varginê fez uma colocação interessante: O medo.

Ah...meu caro e bom Mental....sinto ter que te dizer mas o nome Bucetê é verdadeiro....não é invenção não....eu também já dei essa mancada.....e pedi desculpa..... :vergonha:
 :D

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #49 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:48:19 »

…sinto ter que te dizer mas o nome Bucetê é verdadeiro…não é invenção não…eu também já dei essa mancada…e pedi desculpa… :vergonha:
 :D

Como assim "verdadeiro" ??!!  :susto:

:quevedo:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!