Enquete

Energia Nuclear a favor ou contra?

Votos Totais: 0

enquete encerrada: 14 de Maio de 2005, 20:24:13

Autor Tópico: Energia Nuclear  (Lida 3963 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Energia Nuclear
« Resposta #25 Online: 16 de Maio de 2005, 11:56:58 »
Citação de: Jonh Ford
Há alguma coisa que possa ser feita para minimizar os riscos de acidente e  "tratar" os resíduos (lixo) nucleares? (É possível destruí-los ou torná-los inofensivos - no futuro?).

depende do que surgir. com o que temos agora, só podemos esconder os tonéis e esperar por 1000 anos até que a água deixe de ser radioativa.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 16 de Maio de 2005, 11:58:34 »
Há alguma coisa que possa ser feita para minimizar os riscos de acidente e  "tratar" os resíduos (lixo) nucleares? (É possível destruí-los ou torná-los inofensivos - no futuro?).

Em teoria, aceleradores de partículas poderiam ser usados para transmutar o lixo radioativo em elementos estáveis, ou então, com meia-vida curta. Mas seriam necessários alguns milhões, talvez bilhões, de dólares de investimento em pesquisa e várias décadas para se chegar em algo funcional e economicamente viável. Isto se for possível, claro.
Atualmente sai mais barato simplesmente empacotar o lixo e enviar para algum país de terceiro mundo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Energia Nuclear
« Resposta #27 Online: 16 de Maio de 2005, 14:18:36 »
Eu acho que a Energia Nuclear deveria ser implementada somente quando se tiver tecnologia para se desfazer do lixo radioativo. O Brasil seria imensamente beneficiado se pudesse eliminá-lo eficientemente, pois poderia ganhar uma boa grana dos outros países... ;)

Se bem que já ouvi falar de mísseis com lixo radioativo para atacar países... Será que os EUA compram esse tipo de coisa? :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 16 de Maio de 2005, 14:50:58 »
Citação de: Alenônimo
Eu acho que a Energia Nuclear deveria ser implementada somente quando se tiver tecnologia para se desfazer do lixo radioativo.

É bom esperar sentado por essa tecnologia. Países desenvolvidos não se preocupam com isso simplesmente porque sai bem mais barato pagar para enterrar o lixo em algum país pobre, de preferência bem longe. Não é um problema a curto e médio prazo para eles.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 16 de Maio de 2005, 17:09:36 »
Citação de: Poindexter
Citação de: Partiti

Contornam. Vai ser uma crise imensa, do nível da de 29, mas sempre-se dá um jeito...

Contornam tranquilamente, ainda mais por se saber a causa da crise, a qual não era muito conhecida no caso de 1929...

Penso que contorna também. E não vai ser uma "crise", o preço vai subir gradativamente, e fontes alternativas vão popularizar-se, ficando mais baratas e viáveis. A transição vai ser lenta e virá aos poucos (já está vindo!).

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 16 de Maio de 2005, 17:10:30 »
Citação de: Angelo Melo
Todos os problemas serão sanados assim que for dominada a fusão nuclear.

Pois é, no Sim City essa era cara pra caramba e só aparecia em 2050.  :D

rizk

• Visitante
« Resposta #31 Online: 16 de Maio de 2005, 23:26:11 »
Bah, só porque você não usava o POWER TO THE MASSES.  :lol:

Gentes, não consigo nem pensar em como seria quando o petróleo acabar. A transição já está vindo? Onde, que eu não vejo?

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #32 Online: 16 de Maio de 2005, 23:36:18 »
Citação de: rizk

Gentes, não consigo nem pensar em como seria quando o petróleo acabar. A transição já está vindo? Onde, que eu não vejo?

Não acredito que ela será gradual, haverá sim um grande problema, porque basta um cara se tocar que o petróleo vai acabar no mercado financeiro, o preço dispara, na velha espiral, similar à de 29. E muita gente vai lucrar com isso, mas um número imenso de pessoas vão quebrar. O Oriente Médio vai pro saco, e com ele toda a chance de paz praquela região (mas como num vai ter mais petróleo lá, ninguém vai mais nem ligar pra isso, vai virar tipo uma África). Outros países como Venezuela ambém quebram de vez. E mesmo assim, o substituto inicial para o petróleo é, como eu ja disse, o gás natural, que é um recurso exatamente como o petróleo, ou seja, vai acabar também. Por isso na verdade teremos duas grandes crises, com uns 20 ou 30 anos de intervalo entre elas.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 16 de Maio de 2005, 23:57:43 »
Citação de: Partiti

Não acredito que ela será gradual, haverá sim um grande problema, porque basta um cara se tocar que o petróleo vai acabar no mercado financeiro, o preço dispara, na velha espiral, similar à de 29. E muita gente vai lucrar com isso, mas um número imenso de pessoas vão quebrar. O Oriente Médio vai pro saco, e com ele toda a chance de paz praquela região (mas como num vai ter mais petróleo lá, ninguém vai mais nem ligar pra isso, vai virar tipo uma África). Outros países como Venezuela ambém quebram de vez. E mesmo assim, o substituto inicial para o petróleo é, como eu ja disse, o gás natural, que é um recurso exatamente como o petróleo, ou seja, vai acabar também. Por isso na verdade teremos duas grandes crises, com uns 20 ou 30 anos de intervalo entre elas.

não sei bem o que o destino nos guarda, se vão conseguir suavizar a coisa ou não... mas sairíamos ganhando, nossas hidrelétricas continuariam funcionando enquanto a europa se apagaria. mas sei que os reflexos da crise chegariam aqui como um tsunami, ainda assim...
de um jeito ou de outro, eu tenho um plano já há alguns anos, mas nunca o pûs em prática. no dia em que eu tiver minha casa, vou fazer um porãozinho escondido cheio de comida não perecível (pra durar mais de 2 anos) e água mineral. fossa, calefação, gás para o fogão, paredes de chumbo... tomar conta de tudo. originalmente serviria pra uma guerra nuclear, mas pode servir também para uma crise, guerra civil, 3ª guerra mundial, aquecimento global, asteróide e sei lá mais o que. hehehe desculpem fugir do tópico, mas eu tenho que compartilhar minha idéia para que tenhamos mais sobreviventes  :lol:
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #34 Online: 17 de Maio de 2005, 01:04:30 »
Citação de: bruno
não sei bem o que o destino nos guarda, se vão conseguir suavizar a coisa ou não... mas sairíamos ganhando, nossas hidrelétricas continuariam funcionando enquanto a europa se apagaria. mas sei que os reflexos da crise chegariam aqui como um tsunami, ainda assim...

Discordo, o Brasil iria sofrer, e muito. Como é que trocaríamos a frota toda de caminhòes por alguma outra coisa de cara? Álcoool? O que me faz pensar na falta que o petróleo faz no brasil foi quando teve aquela greve pesada da petrobrás há alguns anos, lembra? A infra-estrutura brasileira é muito dependente do petróleo sim.

de um jeito ou de outro, eu tenho um plano já há alguns anos, mas nunca o pûs em prática. no dia em que eu tiver minha casa, vou fazer um porãozinho escondido cheio de comida não perecível (pra durar mais de 2 anos) e água mineral. fossa, calefação, gás para o fogão, paredes de chumbo... tomar conta de tudo. originalmente serviria pra uma guerra nuclear, mas pode servir também para uma crise, guerra civil, 3ª guerra mundial, aquecimento global, asteróide e sei lá mais o que. hehehe desculpem fugir do tópico, mas eu tenho que compartilhar minha idéia para que tenhamos mais sobreviventes  :lol:

Não deixa de ser um bom plano, ja cheguei a pensar em algo assim, mas sei lá, acho que se houvesse um cataclisma preferiria morrer com o resto da humanidade. Aprendi que tudo acaba, até a humanidade, e é um milagre que essa num tenha acabado até agora... :roll:
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Poindexter

• Visitante
« Resposta #35 Online: 17 de Maio de 2005, 09:50:04 »
Os desafetos do capitalismo vêm prevendo o fim dele desde que o mesmo começou. :z:

Com a crise de 1929 acaba... com o fim do petróleo acaba... :z:

Como se o capitalismo fosse acabar por causa do fim de uma ou duas mercadorias...

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #36 Online: 17 de Maio de 2005, 10:31:05 »
Eu vou ser esperto e vender meu carro antes que as pessoas saibam da crise...

Poderíamos usar óleo de fritura, óleo de gergelim ou diesel...(brincando)

Mas se alguém inventasse uma máquina de fazer petróleo?Afinal é química orgânica...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 17 de Maio de 2005, 16:52:06 »
Citação de: Unbedeutend Organisch

Mas se alguém inventasse uma máquina de fazer petróleo?Afinal é química orgânica...

hahaha
a pedra filosofal dos nossos tempos.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #38 Online: 17 de Maio de 2005, 17:14:07 »
Citação de: Unbedeutend Organisch

hahaha
a pedra filosofal dos nossos tempos.
Na verdade não é máquina, mas processo..

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
« Resposta #39 Online: 17 de Maio de 2005, 19:01:17 »
Não seria possível produzir um tipo de combustível sintético que substituísse o fóssil?

Outra coisa: lembro de ter lido, não recordo onde, que há geólogos que acreditam que o petróleo não é de origem fóssil  :o . Fosse fóssil, já teria se esgotado há muito tempo. Não lembro, porém, qual  a alternativa que eles davam para sua origem.

Alguém sabe algo disso?

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #40 Online: 17 de Maio de 2005, 19:21:02 »
Não seria possível produzir um tipo de combustível sintético que substituísse o fóssil?

Tem o alcool... :roll:

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
« Resposta #41 Online: 18 de Maio de 2005, 08:59:48 »
Oh meu filho,  :roll:

Quando falei em sintético, óbviamente não pensava em biocombustíveis (álcool, óleo de mamona, etc).

rizk

• Visitante
« Resposta #42 Online: 18 de Maio de 2005, 10:01:24 »
Citação de: Poindexter
Como se o capitalismo fosse acabar por causa do fim de uma ou duas mercadorias...

Petróleo não é meramente mercadoria, é o INSUMO-MOR, sem ele não roda.

Cáspita, vocês falam em transição tranquila... tem vários anos que esperamos os EUA cumprirem Kyoto, como "tranquila"?

Poindexter

• Visitante
« Resposta #43 Online: 18 de Maio de 2005, 10:50:02 »

Petróleo não é meramente mercadoria, é o INSUMO-MOR, sem ele não roda.

O capitalismo existe desde antes da descoberta de aplicações para o petróleo.

rizk

• Visitante
« Resposta #44 Online: 18 de Maio de 2005, 12:32:01 »
Achei não precisar dizer que estava falando deste capitalismo que temos HOJE EM DIA e não em mercantil ou sei lá em que você está pensando.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 18 de Maio de 2005, 12:47:33 »
Achei não precisar dizer que estava falando deste capitalismo que temos HOJE EM DIA e não em mercantil ou sei lá em que você está pensando.

pois é, de acordo com nossos geógrafos, começa na rev. industrial o capitalismo liberal, seguindo seu curso por mais de 2 séculos..... aí que nasce oficialmente o capitalismo, para os estudiosos.

rizk

• Visitante
« Resposta #46 Online: 18 de Maio de 2005, 21:05:33 »
Porque o "mercantilismo" é mais acumulação de capital que qualquer outra coisa, é "compra por x, vende por x+y", não tem mais-valia. Que geógrafos?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 19 de Maio de 2005, 05:33:28 »
Porque o "mercantilismo" é mais acumulação de capital que qualquer outra coisa, é "compra por x, vende por x+y", não tem mais-valia. Que geógrafos?

sei lá, quem propôs isso. historiadores, geógrafos.

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
« Resposta #48 Online: 19 de Maio de 2005, 11:00:51 »

Mais valia é um conceito bem caduco...

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #49 Online: 19 de Maio de 2005, 13:08:25 »
Citação de: Angelo Melo
Todos os problemas serão sanados assim que for dominada a fusão nuclear.

menos uma hipótese -antimatéria                                                                                                     sempre é aniquilado pela matéria nos aceleradores

Aproveitem e vejam as FAQ sobre o que é certo e o que é errado sobre o CERN no livro "Anjos e Demônios"(vocês já sabem de quem...)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!