Ora, ora, ora... Macacos me mordam se eles falarem. Ksksksks. Esse papo perpassou o ridículo - eu quero ser que nem o Dr. Dolittle!
Um americano médio de nível escolar, segundo o trabalho dos linguistas conhece 45.000 palavras. Um bebê humano por volta dos dois anos consegue memorizar 100 palavras por dia. É mais que todas as palavras do dicionário da Koko. Afora o fato deles aprenderem sozinhos, sem nenhum treinador behaviorista empurrando goela abaixo treinamento de circo. Aliás, muitos experimentadores se transformaram em profissionais do picadeiro e forneceram seus serviços de amestradores de bichos.
Um papagaio fala uma palavra e isso já é linguagem? Eu não entendo de linguagem, nem Chomsky! Quando homens são forçados a emigrar e não conhecem o idioma misturam as duas línguas (por favor, língua aqui tem o sentido de linguagem) - é o famoso pidgin. Uma língua horrível, sem gramática. O que fazem os filhos desse falantes? Criam toda a gramática sozinhos, tão coerente e lógica quanto qualquer outra. É isso mesmo que você está ouvindo, os criadores da língua humana são as crianças. Coitado dos macacos...
Mas a Koko fala (pelo amor de deus, o sentido é se comunica) a linguagem de sinais inventada pelos humanos. É um feito extraordinário! Alvíssaras. Alvíssaras. O mundo precisa saber disso, "os macacos falam" (ora, o sentido é... dane-se o sentido!). Eu também achei o King Kong mais humano que os humanos. Hollywood adora o Modelo Clássico das Ciências Sociais (MCCS). E o modelo adora a tábula rasa. E o modelo é politicamente correto. E o politicamente correto tem seus crentes. E os crentes rezam a cartilha...
E eu sou louco mesmo, de pedra! Não acredito nos meus olhos! Sou cético entre céticos. Cético até a medula. E teimoso como uma mula. Falastrão - mas que macaco não é? Eu sou abominável aos olhos do senhor e aos da minha própria espécie. O pior de tudo é que acho que sempre tenho razão - isso não é prova da minha loucura? Eu não deveria confessar que sou ignorante e mal e destemperado e me conformar com o título do tópico? O que estou fazendo aqui? Meu lugar é num zoológico! Chamem o Tarzan.