Autor Tópico: Corte julga militar que se negou a ir ao Iraque  (Lida 3245 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Corte julga militar que se negou a ir ao Iraque
« Resposta #25 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 10:09:31 »
Creio que o soldado deva ser punido sim, a seara militar é bastante peculiar. Outra coisa, quando se alistou ele assumiu o risco, e quando houve a guerra no Iraque ele não tinha como avaliar se o governo estava mentindo ou não, seu dever era ir lá e ajudar na ocupação do Iraque em decorrência de ser interesse dos EUA. Essa rigidez disciplinar é a única forma de manter um exército, todo aquele protocolo e hierarquia não existem a toa.

Quanto a hegemonia dos EUA ela é sim muito útil e garante parcial estabilidade ao globo, se não fossem eles, teria que ser alguém. É preocupante o fato de um dia os EUA entrarem em forte decadência, neste período, até que uma outra nação tome seu lugar, será um prato cheio para todo tipo distúrbios e confusão que podem levar a muitas guerras. Os Chineses não possuem essa capacidade, dado seu modo muito peculiar de encarar as coisas, além de um enorme atraso cultural no que tange a política e a organização do estado, muito menos russos ou indianos. Já o  Japão também se encontra em fase de decadência. Não vejo ninguém para substituir  os EUA por enquanto.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:13:48 »
Bruno, não entendo o seu ponto.  Eu espero que as administrações dêem espaço para outras menos tacanhas e mais competentes.  Nos EUA e em qualquer outro país.  Qual é o problema?

Confesso que este tópico me faz ter mais simpatia pelas colocações do Ukranian... não pensei que houvesse tanta apatia e fatalismo político aqui neste fórum.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Pug2

• Visitante
« Resposta #27 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:15:20 »
Já dizia alguém, as elites ricas decidem iniciar as guerras e o Zé Povinho é que se...

Pug2

• Visitante
« Resposta #28 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:22:40 »
Um militar não deve obedecer a ordens imorais.
A guerra do Iraque se ainda não considerada imoral, para lá caminha.

Não raras vezes leio menções à liberdade individual como sendo pilar fundamental das nossas sociedades (do chamado ocidente). Contudo, rapidamente se esquece dessa realidade em momentos como este...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:30:23 »
Pois é, Pug. Nessas horas vejo que o maior obstáculo ao desenvolvimento do Brasil é a mentalidade brasileira.

Até mesmo aqui no fórum muita gente que eu não esperaria ver nessa situação está presa no estágio azul de desenvolvimento de valores.  E isso porque é gente que usa regularmente a Internet em um país no qual a maioria das pessoas não chega a concluir o primeiro grau...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #30 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 14:05:06 »
(...) lá não é obrigatório o alistamento, e se ele se alistou ele deveria saber que estava aceitando de antemão qualquer ordem que recebesse do governo.

Por um lado concordo com isso. O alistamento não sendo obrigatório e ele se alistou espontaneamente tinha mais é que assumir e ir cumprir sua obrigação de soldado.

Por outro lado não deixa de ser agradável ver um começo de mudança na mentalidade dos soldados americanos. Afinal há inteligência naquele "planeta"… :)
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 20:25:42 »
Se fosse civil, nao apenas nao teria sido um problema, seria ate admiravel.
Mas como militar ele estava inserido na cadeia de comando, e estava no dever dele obedecer, achando ele a ordem moral ou nao, enquanto ela nao for contra as leis do pais de acordo com o proprio pais. Como as cortes decidiram que a acao do pais foi legal, ele nao tem base algum para desobedecer.
O que ele PODERIA fazer seria reclamar e deixar claro a vontade dele de ir para o iraque, NAO desobedecer uma ordem.
"The patient refused an autopsy."

rizk

• Visitante
« Resposta #32 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 00:23:59 »
Estágio azul é o cacete. FASCISTAS mesmo.

Gentes, ele tanto pôde que o FEZ.

E, contraponto, se o cara for julgado culpado, meio país cai de pau e ainda toda a opinião pública internacional. E os democratas estão vindo.

Já existe há muito tempo um MOVIMENTO, mesmo, entre os soldados de Israel, fazendo a mesmíssima coisa: eles é que não saem pra matar palestino. Muitos são julgados por insubordinação e what-not. Esqueci o nome, alguém me acuda.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #33 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 00:34:52 »
 :histeria:

A onda boicotem o n3rd ainda não passou ? será que vai passar ?

Bom segunda eu já não vou ter tanto tempo para ficar em fórum de internet e quem sabe eu não delete minha conta.

:muculmano: Menos um troll no fórum né ?

« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2007, 01:42:54 por N3RD »
Não deseje.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 00:53:18 »
N3rd, você perdeu COMPLETAMENTE o ponto do que a Mimi disse.

Mimi, "estágio azul" é o nome politicamente correto para "valores fascistas".

rizk

• Visitante
« Resposta #35 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 01:05:50 »
Chama "refuseniks". Lembrei. :)

------------------------------

Ai nerd, eu já passei da idade e tenho como dogma que cão que ladra não morde.
Menino que está sexta à noite em fórum cético dizendo que vai pro exército e pagando de patriota, tá mesmo é escrevendo em teclado melado.

Pois então. Vai lá, vai, ô machão. Vai agora.

------------------------------

Luis, fala de "politicamente correto" pra mim, de novo, porque vai que eu entenda finalmente que não é a mesma coisa que "bichice". :D

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #36 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 01:34:21 »
Mim, Luis, o que voces nao estao pegando e que o exercito nao deve nem pode funcionar da mesma forma que uma organizacao civil.

Pode ser nescessario dar ordens que podem variar entre possivelmente e certamente suicidas a um soldado para completar a missao com o minimo de baixas possiveis. E o soldado precisa estar pronto para obedecer.
"The patient refused an autopsy."

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #37 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 01:39:18 »
KKKKKKK me mato de rir com uma coisa dessa.

Nem tinha lido o que a mimi tinha escrito.

É obrigatório seguir o que o ultimo post diz ? não posso escolher o que uma pessoa disse la no começo ou no meio e postar seguindo o tema do tópico ?

Ai nerd, eu já passei da idade e tenho como dogma que cão que ladra não morde.
Menino que está sexta à noite em fórum cético dizendo que vai pro exército e pagando de patriota, tá mesmo é escrevendo em teclado melado.

Pois então. Vai lá, vai, ô machão. Vai agora.

:histeria: só falta chamar de filho da puta  :histeria:
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2007, 01:45:22 por N3RD »
Não deseje.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 02:28:01 »
acho que não adianta discutir, já começaram as acusações de fascista...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 02:41:07 »
de qualquer forma, pensei no assunto e tenho mais a acrescentar.
deixei-me ser induzido por vocês ao erro quando assumi que a única garantia que temos contra horrores como o holocausto é a consciência dos soldados. convenhamos, se é a única que temos, então podemos logo esperar pelo próximo holocausto; é uma garantia um tanto fraca.
como freios para causas de injustiça descontida já há coisas mais confiáveis, tal qual o estado de direito, a consciência dos cidadãos da nação, etc.

esperar uma disciplina civil nas forças armadas é, desculpem-me, falta de bom-senso.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #40 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 16:16:19 »
Então eu também vou exercitar o outro lado. Espero que me esclareçam:

1) é possível "pedir demissão" do exército? E sair assim, na boa? Li que o soldado não era contra a guerra em geral, era contra essa. SE, exemplo, eu me alisto, aí chega ordem que eu tenho que ir fazer a guerra no Iraque e eu não quero ter nada com isso, posso sair na boa? Ou o pedido de demissão conta como insubordinação, também?

2) quais são os meios, além da imprensa e do voto em presidente, que a sociedade civil tem de influir em decisões referentes a coisas millitares?

(não tô chamando de filho-da-puta ainda não, estou curtindo a minha anistia :lol:)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #41 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 16:19:42 »
Pedir baixa... é o termo...
E no Brasil, em tempo de guerra é considerado deserção e pode até ser punido com a morte...

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 16:45:45 »
Mim, Luis, o que voces nao estao pegando e que o exercito nao deve nem pode funcionar da mesma forma que uma organizacao civil.

Pode ser nescessario dar ordens que podem variar entre possivelmente e certamente suicidas a um soldado para completar a missao com o minimo de baixas possiveis. E o soldado precisa estar pronto para obedecer.

Felius, essa é uma questão completamente distinta.  Não estamos falando do direito de autopreservação, e sim de se recusar a prestigiar atos criminosos e fraudulentos.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 16:58:47 »
Pedir baixa… é o termo…
E no Brasil, em tempo de guerra é considerado deserção e pode até ser punido com a morte…

Pera aí....duas coisas que tenho dúvida...Pegando o exemplo dos E.U.A/Iraque...Tempo de guerra é o quê precisamente? É considerado os E.U.A estarem em guerra com o Iraque sendo que foram eles que invadiram o Iraque sem haver retaliação?
Ou tempo de guerra é quando os dois países sofrem ataques ao mesmo tempo, como Israel e Líbano há um tempo atrás?  :o

E aí no Brasil, o que é considerado tempo de guerra?
Hum....ficou confuso?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #44 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 17:07:22 »
Pedir baixa… é o termo…
E no Brasil, em tempo de guerra é considerado deserção e pode até ser punido com a morte…

Pera aí…duas coisas que tenho dúvida…Pegando o exemplo dos E.U.A/Iraque…Tempo de guerra é o quê precisamente? É considerado os E.U.A estarem em guerra com o Iraque sendo que foram eles que invadiram o Iraque sem haver retaliação?
Ou tempo de guerra é quando os dois países sofrem ataques ao mesmo tempo, como Israel e Líbano há um tempo atrás?  :o

E aí no Brasil, o que é considerado tempo de guerra?
Hum…ficou confuso?

Acredito que os States estão no chamado tempo de guerra

No Brasil, o presidente ou o congresso tem que declarar, pra entrar...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #45 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 17:28:09 »
Hum...não fiquei esclarecida não.....será que coloquei bem a pergunta?  :?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #46 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 17:36:42 »
Hum…não fiquei esclarecida não…será que coloquei bem a pergunta?  :?

No Brasil, tempo de guerra é quando nós entramos abertamente em algum conflito contar outros Estados... no caso, o congresso declara que estamos em guerra e passam a valer aquelas medidas mais extremas... pena de morte por fuzilamento para militares ( :( ) e para civis traidores...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 18:02:29 »
É considerado os E.U.A estarem em guerra com o Iraque sendo que foram eles que invadiram o Iraque sem haver retaliação?

Isso é um tanto complicado - Israel por exemplo considera que atacar certos grupos terroristas é "automaticamente" auto-defesa mesmo quando são eles que abrem fogo e matam os palestinos sem lhes dar chance de se render.

Mas mesmo assim tenho quase certeza de sim, a situação no Iraque é considerada oficialmente uma guerra, independentemente de qualquer polêmica eventual sobre quem foi o agressor.  E não acho incorreta essa interpretação: uma guerra é uma guerra mesmo quando o meu lado a criou...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #48 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 18:47:09 »
Isso é um tanto complicado - Israel por exemplo considera que atacar certos grupos terroristas é "automaticamente" auto-defesa mesmo quando são eles que abrem fogo e matam os palestinos sem lhes dar chance de se render.

Se fosse só grupos terroristas até podiam dizer isso...o pior é que acabam matando civis inocentes também. Neste caso eu concordo com os soldados que foram presos por negarem matar estes civis.

pena de morte por fuzilamento para militares ( :( ) e para civis traidores…

E civis traidores também??  :susto:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 20:28:30 »
Então eu também vou exercitar o outro lado. Espero que me esclareçam:

1) é possível "pedir demissão" do exército? E sair assim, na boa? Li que o soldado não era contra a guerra em geral, era contra essa. SE, exemplo, eu me alisto, aí chega ordem que eu tenho que ir fazer a guerra no Iraque e eu não quero ter nada com isso, posso sair na boa? Ou o pedido de demissão conta como insubordinação, também?

imagino que o tempo de permanência no exército seja algo contratualmente determinado, é o que deu a entender pela história do tenente watada. só que as sanções para a rescisão devem ser um pouco mais duras.

2) quais são os meios, além da imprensa e do voto em presidente, que a sociedade civil tem de influir em decisões referentes a coisas millitares?

no caso norte-americano, acho que o congresso tem o poder de cortar todo o financiamento. quer poder maior?

as ações de israel geralmente são mesmo auto-defesa. o próprio exército de israel surgiu como força de defesa; israel não tem pretensões expansionistas, só "preservacionistas". mas é claro que a eficácia destes tipos de ação é duvidosa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!