as ações de israel geralmente são mesmo auto-defesa. o próprio exército de israel surgiu como força de defesa; israel não tem pretensões expansionistas, só "preservacionistas".
Permita-me

O estado de Israel sempre existiu, tem milhares de anos...O povo da Palestina não existe...
Felizmente não têm população para a criação do grande Israel...nem com o "direito de retorno" de judeus. Nem com os convertidos russos...
Já para não falar nos colonatos e continuarem a ocupar terra que nem a ONU reconhece. A tentativa de passar tudo por facto consumado tem os seus limites...
Destruir casas de civis não é "auto-defesa". E muito do que o exército de Israel faz também não.
como eu disse, a eficácia da política é duvidosa…
Desde da criação do estado destruíram vilas em inteiras, expulsaram milhões de nativos das suas terras. Não! ninguém pode dizer que não existe uma certa eficácia.
O povo da Palestina foi atirado para guetos onde a limpeza étnica se faz eficazmente num ritmo que não melindre a "comunidade internacional".
Quem estudar a história verá que eles fazem o prometido. Criaram condições insuportáveis para que a população residente palestiniana parta voluntariamente. Infelizmente para eles, estes ainda persistem em grande número e desejando a sua terra...e também não lhes é permitido continuar com os massacres em massa dos primeiros tempos, o mundo está mais susceptível...
Todavia, realmente não é totalmente eficaz, Israel não poderá subsistir continuando a ignorar os palestinianos.
Quanto maiores os crimes, menos concepções terá quando a demografia fizer valer os direitos do povo nativo.
Nota: desculpem pelo devaneio que me afastou tanto do tópico.