Certamente querer ter filhos não é indício de "falta de altruísmo" per se.
Luiz, disseque um pouco mais por favor, não entendi.
e não fique surpreso por não ter entendido.
Altruísmo é a capacidade de renúncia em prol de outro. Ter filhos é uma decisão complexa que envolve um grau de renúncia, mas via de regra envolve uma quantidade bem maior de egocentrismo e não raro até mesmo pretensão. Você reclama do excesso de correção política, então espero que não se choque quando eu digo que muitas pessoas que querem ter filhos simplesmente não estão realmente capacitadas a criá-los - e na prática acabam transferindo essa responsabilidade para outros em graus variáveis. Pior ainda, geralmente fazem um drama quando confrontadas com o questionamento sobre essa capacidade - e por isso criam ainda mais problemas.
Por isso não considero a vontade de ser filhos sinal de altruísmo. Pelo contrário até. Um "altruísta roxo" dificilmente teria essa meta.
Claro está, não acho que se tenha o direito de cobrar isso de outra pessoa. Mas sonho com o dia em que a sociedade estará madura o bastante para que TENHAMOS sim esse direito. A idéia da Danieli, de se ter algum tipo de "certificado de autorização" para criar filhos faz TODO o sentido para mim. Aliás, considero-a necessária e inevitável. Ter filhos é criar demandas para a sociedade, portanto a sociedade cedo ou tarde terá de dar seu aval. O que peço é que se leve a sério essa necessidade real e se formalize o processo.
Digo formalizar em vez de criar porque considero ilusão achar que essa é alguma restrição nova. Ela já existe, só não é um assunto confortável para a maioria das pessoas e por isso é levada de forma arbitrária e desorganizada.
Sobre os julgamentos, pretendo não comentar, pois muita das vezes acabo com duas opções. Ou ofendo as pessoas ou sou ofendido. E não gosto de ser ofendido, prefiro me retirar quando isso acontece.
Ah, que saudades do tempo em que eu achava que tinha essa escolha...