Autor Tópico: Adoção.  (Lida 5205 vezes)

Raphael

• Visitante
Re: Adoção.
« Resposta #25 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 05:01:19 »
Claro que já se falou no caso. Acontece que a vida tá dificil mesmo, e pelo andar da carruagem (politica economica portuguesa) não estamos nada optimistas. Entretanto os anos vão passando…

É sempre o mesmo problema, isso me inrraivesse de uma forma muito grande. Se eu tivesse a oportunidade, adotaria milhões de crianças, as adoro. O problema é que não tenho grana. :(

:tchau:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #26 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 08:28:03 »
Lena, será que seu marido não quer um irmãozinho pro bebê de vocês, já perguntou isso pra ele?

Claro que já se falou no caso. Acontece que a vida tá dificil mesmo, e pelo andar da carruagem (politica economica portuguesa) não estamos nada optimistas. Entretanto os anos vão passando…

Haha... é por que você não sabe da nossa "gloriosa carruagem brasileira"...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 08:37:31 »
Hunn…, muito bom mesmo, não havia pensado nisso. Vou refletir mais sobre. Mas, de imediato, não vejo como obrigação da sociedade em reconhecer o novo ser humano, pois se pensar assim, vou colocar somente os sentimentos dos outros na frente dos meus. Sou altruísta, mas do meu modo.

Você pode ser amoroso e ter outras qualidades, mas não passa indícios de ser altruísta.  Pelo contrário até.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lena

• Nível 04
  • *
« Resposta #28 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 08:39:58 »
Amon
sei sim, mas para teres uma ideia de como as coisas vão por aqui, só vou repetir algo que digo há muito:
Os nossos políticos querem transformar Portugal num Brasil europeu.
O fosso social cresce a olhos vistos.
Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #29 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:10:22 »
Amon
sei sim, mas para teres uma ideia de como as coisas vão por aqui, só vou repetir algo que digo há muito:
Os nossos políticos querem transformar Portugal num Brasil europeu.
O fosso social cresce a olhos vistos.

Estão certos em querer ter o PIB do Brasil que é muito superior ao de Portugal, mas um PIB grande não resolve sem boa distribuição de renda.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Raphael

• Visitante
« Resposta #30 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:13:30 »
Hunn…, muito bom mesmo, não havia pensado nisso. Vou refletir mais sobre. Mas, de imediato, não vejo como obrigação da sociedade em reconhecer o novo ser humano, pois se pensar assim, vou colocar somente os sentimentos dos outros na frente dos meus. Sou altruísta, mas do meu modo.

Você pode ser amoroso e ter outras qualidades, mas não passa indícios de ser altruísta.  Pelo contrário até.

Luiz, é impressão minha, ou você me avaliou agora?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:18:20 »
não vejo como obrigação da sociedade em reconhecer o novo ser humano, pois se pensar assim, vou colocar somente os sentimentos dos outros na frente dos meus.

Se você tiver filhos vai esperar que eles tenham o direito de não ser atropelados na rua, de se candidatar a vagas em estabelecimentos de ensino, de ter um lugar para morar, de ser defendidos e servidos pelo Estado, não vai?

Viver em sociedade é em larga parte aprender a colocar os sentimentos dos outros na frente dos nossos próprios, pelo menos parte do tempo.  É uma das capacidades que nos distinguem dos animais.  Parte do contrato social que se espera que os seres humanos cumpram.

Se você realmente espera que os outros não se sintam obrigados a reconhecê-lo como ser humano, na prática isso significa ir para o meio do mato e viver que nem bicho.  Não acho que seja o que você quer.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:19:08 »

Luis, é impressão minha, ou você me avaliou agora?

Claro que te avaliei.  Você fala como se houvesse algo de preocupante nisso.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #33 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:33:52 »
Resumidamente o mundo está indo para o buraco e o mundo já está com gente demais, é crueldade, para não dizer irresponsabilidade colocar uma criança no mundo só para sofrer.
Respeito sua decisão, mas discordo desse argumento. Não pela forma dele, mas por causa do seu conteúdo. Parece a mim não só uma visão demasiadamente derrotista ("o mundo está caindo aos pedaços. Não há nada que possamos fazer!") mas também errônea. Concordo que, em um nível local, as coisas podem estar piorando (vide o caso do Rio), mas se estamos falando do mundo, a História nos mostra que a humanidade tem, mesmo aos trancos e barrancos, conseguido aos poucos melhorar sua situação. Além disso, podemos até virar o argumento de ponta-cabeça e usá-lo como justificativa para ter filhos. Assim: "Eu, como uma pessoa sensata, razoavelmente inteligente e com um certo grau de altruismo, me sinto com o dever de melhorar o mundo. Portanto, nada melhor do que criar uma nova geração de pessoas sensatas e altruistas."  Claro, isso não implica necessariamente em se transmitir os seus genes. Esse argumento é válido também como justificativa para a adoção.*

De mais a mais, seria uma péssima mãe, não tenho dúvidas disso.
Se a razão é essa, ok, tudo bem. Sei de muitas mães que nunca deveriam ter tido filhos. Acho que é uma questão de escolha mesmo.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Raphael

• Visitante
« Resposta #34 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:38:48 »
Claro que te avaliei.  Você fala como se houvesse algo de preocupante nisso.

Não, por mim tudo bem. Mas não acho que eu seja o que você disse. Não me ofendeu, de modo algum, mas acho que sou amoroso, tenho outras qualidades e sou altruísta.

Você disse que sou o contrário de altruísta só porque eu não concordo com você, é isso?.

Ou seja, pra mim, você deixa claro, com este argumento que sou egoísta porque não concordo com você. Como se eu tivesse que concordar com você em tudo para ser altruísta. Bem, foi isso que eu entendi.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:47:13 »
Você disse que sou o contrário de altruísta só porque eu não concordo com você, é isso?.

Que pergunta ingênua.  Eu disse que vejo sinais de que você não é altruísta e sim o contrário porque eu de fato vejo sinais de que altruísmo não é o seu forte.  Significa exatamente o que o sentido indica.

Ou seja, pra mim, você deixa claro, com este argumento que sou egoísta porque não concordo com você. Como se eu tivesse que concordar com você em tudo para ser altruísta. Bem, foi isso que eu entendi.

Onde foi que "concordar comigo em tudo" entrou na história?

Raphael

• Visitante
« Resposta #36 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:56:34 »
Olá.

Que pergunta ingênua.  Eu disse que vejo sinais de que você não é altruísta e sim o contrário porque eu de fato vejo sinais de que altruísmo não é o seu forte.  Significa exatamente o que o sentido indica.

Bem, vamos definir algo por aqui.

altruísmo. do Fr. altruisme s. m., disposição para se interessar e dedicar ao próximo; amor ao próximo; abnegação; filantropia.

Fonte : http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Ao adotar uma criança ou ter uma criança você, pelo menos pra mim, está por ser altruísta, não?. Vou ter amor ao próximo, mais do que tenho pela sociedade, pois vou me dedicar, trabalhar para sustentar, educar, etc. Pelo menos eu vejo desta forma, posso ser também altruísta com pessoas que nem conheço, mas isso não invalida o fato de eu ter filhos ou adotar um de ser um altruísta também, certo?

Aparentemente foi um erro de interpretação minha. Achei que você tinha se referido a posição da Danielle, pelo fato de não concordar com ela.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 10:32:01 »
Bem, vamos definir algo por aqui.

altruísmo. do Fr. altruisme s. m., disposição para se interessar e dedicar ao próximo; amor ao próximo; abnegação; filantropia.

Fonte : http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Ao adotar uma criança ou ter uma criança você, pelo menos pra mim, está por ser altruísta, não?. Vou ter amor ao próximo, mais do que tenho pela sociedade, pois vou me dedicar, trabalhar para sustentar, educar, etc. Pelo menos eu vejo desta forma, posso ser também altruísta com pessoas que nem conheço, mas isso não invalida o fato de eu ter filhos ou adotar um de ser um altruísta também, certo?

Certamente querer ter filhos não é indício de "falta de altruísmo" per se. :)

Aparentemente foi um erro de interpretação minha. Achei que você tinha se referido a posição da Danielle, pelo fato de não concordar com ela.

Não esclareceu muita coisa... eu de fato me referi à posição da Danielle e de fato te julguei.  Isso para mim é muito natural.  Eu julgo os outros o tempo todo e tenho plena expectativa de que me julguem também.  Sei que há quem se incomode com isso, mas não é algo que eu entenda com facilidade.

Raphael

• Visitante
« Resposta #38 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 10:45:05 »
Certamente querer ter filhos não é indício de "falta de altruísmo" per se.

Luiz, disseque um pouco mais por favor, não entendi. :) e não fique surpreso por não ter entendido.

Sobre os julgamentos, pretendo não comentar, pois muita das vezes acabo com duas opções. Ou ofendo as pessoas ou sou ofendido. E não gosto de ser ofendido, prefiro me retirar quando isso acontece.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 11:56:52 »
Certamente querer ter filhos não é indício de "falta de altruísmo" per se.

Luiz, disseque um pouco mais por favor, não entendi. :) e não fique surpreso por não ter entendido.

Altruísmo é a capacidade de renúncia em prol de outro. Ter filhos é uma decisão complexa que envolve um grau de renúncia, mas via de regra envolve uma quantidade bem maior de egocentrismo e não raro até mesmo pretensão.  Você reclama do excesso de correção política, então espero que não se choque quando eu digo que muitas pessoas que querem ter filhos simplesmente não estão realmente capacitadas a criá-los - e na prática acabam transferindo essa responsabilidade para outros em graus variáveis.  Pior ainda, geralmente fazem um drama quando confrontadas com o questionamento sobre essa capacidade - e por isso criam ainda mais problemas.

Por isso não considero a vontade de ser filhos sinal de altruísmo.  Pelo contrário até.  Um "altruísta roxo" dificilmente teria essa meta.

Claro está, não acho que se tenha o direito de cobrar isso de outra pessoa.  Mas sonho com o dia em que a sociedade estará madura o bastante para que TENHAMOS sim esse direito.  A idéia da Danieli, de se ter algum tipo de "certificado de autorização" para criar filhos faz TODO o sentido para mim.  Aliás, considero-a necessária e inevitável.  Ter filhos é criar demandas para a sociedade, portanto a sociedade cedo ou tarde terá de dar seu aval.  O que peço é que se leve a sério essa necessidade real e se formalize o processo. 

Digo formalizar em vez de criar porque considero ilusão achar que essa é alguma restrição nova.  Ela já existe, só não é um assunto confortável para a maioria das pessoas e por isso é levada de forma arbitrária e desorganizada.

Sobre os julgamentos, pretendo não comentar, pois muita das vezes acabo com duas opções. Ou ofendo as pessoas ou sou ofendido. E não gosto de ser ofendido, prefiro me retirar quando isso acontece.

Ah, que saudades do tempo em que eu achava que tinha essa escolha...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #40 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 13:00:01 »
Lela, como você sabe que você será uma péssima mãe, o fato de você pensar que não gosta de crianças, não significa totalmente que você será uma péssima mãe, as vezes penso que as mulheres que falam isso, antes de ter um bebê, são as melhores mães que as mães que realmente querem ter um filho.

:hihi: Estou dando aula para 24 crianças de 9 anos, não gostar de crianças não é exatamente o ponto.  :hihi:

Raphael

• Visitante
« Resposta #41 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 13:06:35 »
Luiz, só uma pergunta, você é a favor da redução da natalidade?. Se sim, quais os motivos?

E outra, porque você disse que não tem uma escolha?, todos temos uma escolha, quer queiramos ou não.

Lela. A partir do pressuposto que você trabalha com crianças, pra mim, isso não valida o fato de você gostar delas. Acredite, sei o que estou por falar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 13:28:04 »
Luiz, só uma pergunta, você é a favor da redução da natalidade?. Se sim, quais os motivos?

Claro que sou.  E apóio o vmhet ou seja lá qual for a sigla.

Os motivos deveriam ser óbvios a esta altura: eu valorizo a qualidade de vida, não a quantidade.  E com a situação sócio-econômica sendo o que é temos coletivamente de escolher entre uma e outra em algum grau.

E outra, porque você disse que não tem uma escolha?, todos temos uma escolha, quer queiramos ou não.

Deixe lembrar... você está falando da escolha de reconhecer ou não a existência dos filhos dos outros?

Pensei que também havia deixado isso bem claro às 09h17min57: ../forum/topic=10288.25.html#msg178335

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #43 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 13:32:22 »
Eu realmente não tenho a mínima vontade de ter filhos, não mesmo, não posso dizer que eu goste muito de criança, não tenho a mínima paciência. Mais eu sou muito novo todos dizem que um dia talvez mude de idéia. Bem se um dia eu mudar de idéia e quiser ter um filho não veria nada de mais em adotar, ate porque eu sou gay, acho adotar mais fácil. :biglol:

Raphael

• Visitante
« Resposta #44 Online: 01 de Março de 2007, 01:14:05 »
Deixe lembrar… você está falando da escolha de reconhecer ou não a existência dos filhos dos outros?

Não, não falava disso.

Eu disse : "Sobre os julgamentos, pretendo não comentar, pois muita das vezes acabo com duas opções. Ou ofendo as pessoas ou sou ofendido. E não gosto de ser ofendido, prefiro me retirar quando isso acontece"

Daí você disse:

"Ah, que saudades do tempo em que eu achava que tinha essa escolha…"

E eu disse.

"E outra, porque você disse que não tem uma escolha?, todos temos uma escolha, quer queiramos ou não."

Me referi ao fato no qual você alegou de não ter escolha antes de ofender alguém, mesmo sem você querer e sem ter este objetivo final.

É isso.

danieli

• Visitante
« Resposta #45 Online: 01 de Março de 2007, 03:47:48 »
Gravidez deveria ser igual a adoção, todo mundo deveria ser não apto desde sempre. Se um dia, quisessem ter filhos deveria procurar os meios legais de ter um. :)
Danielli. (…) Mas, questiono o fato de seu argumento, visto que ele infringe o direito de escolha, não?

Para mim pareceu mais uma declaração de ideal do que um argumento propriamente.

E de que direito de escolha você está falando exatamente?

Visto que é IMPOSSÍVEL a minha humilde idéia... A minha opinião se trata mais de uma declaração do que de um argumento próprio... Seria bom se fosse verdade o que eu sugeri :)

Raphael

• Visitante
« Resposta #46 Online: 01 de Março de 2007, 03:54:40 »
Não acho que seria viável não Danieli, devido a grande quantidade de variantes a serem consideradas.

Mas, tudo bem. :tchau:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 01 de Março de 2007, 04:24:15 »
Deixe lembrar… você está falando da escolha de reconhecer ou não a existência dos filhos dos outros?

Não, não falava disso.

Eu disse : "Sobre os julgamentos, pretendo não comentar, pois muita das vezes acabo com duas opções. Ou ofendo as pessoas ou sou ofendido. E não gosto de ser ofendido, prefiro me retirar quando isso acontece"

Daí você disse:

"Ah, que saudades do tempo em que eu achava que tinha essa escolha…"

E eu disse.

"E outra, porque você disse que não tem uma escolha?, todos temos uma escolha, quer queiramos ou não."

Me referi ao fato no qual você alegou de não ter escolha antes de ofender alguém, mesmo sem você querer e sem ter este objetivo final.

É isso.

Ah, isso?

É porque de fato eu não tenho essa escolha.  E se tivesse, seria óbvia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #48 Online: 01 de Março de 2007, 04:26:13 »
Não acho que seria viável não Danieli, devido a grande quantidade de variantes a serem consideradas.

Mas isso importa?  Se não for viável, não se deve mesmo assim chegar tão perto quanto possível desse ideal?

Raphael

• Visitante
« Resposta #49 Online: 01 de Março de 2007, 04:31:07 »
Mas isso importa?  Se não for viável, não se deve mesmo assim chegar tão perto quanto possível desse ideal?

Luiz, não quero também desistir deste tópico assim como desisti daquele sobre a traição, vou tentar trabalhar o que você entende com perguntas diretas.

Exemplifique, por favor, como e quais as medidas nas quais nos levarão ao mais próximo deste ideal, proposto pela Daniele, no qual você defende.

:abraco:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!