Mas é nesse ponto que o texto se posiciona para provar uma negação, embora negue especificamente o deus cristão, podemos estender esse arguento a sua referência de deus. 
Porque relacionar deus a amor? Porque não simplesmente amor? Não se nega o amor e sim a idéia de deus.
 Olá meu querido. Sei que o texto falava do  Deus cristão , mas no meu caso  é sse mesmo o meu  Deus...sou cristã até os ossos..rs...Sou católica  por  teimosia...pois não concordo  com quase nada de minha religião ,fora o essencial que é a comunhão  com  Jesus. Mas é ainda o melhor local que encontro para  falar de Deus , desse jesus  que  é o meu Deus, para as pessoas que ali vão busca-lo. Quanto aos  erros da minha religião , lamento muitíssimo de  tantas coisas   que Jesus  fez e falou  ter sido tão  mal interpretadas e incompreendidas...mas fico para  lutar pelas verdades  que um dia creio,  ver esclarecidas.
Quando fala de deus como Pai faço a associação a criador. E quanto diz que ele quer nos ensinar o caminho do amor, da liberdade e do respeito entra na questão epistemológica e ilustra bem o por que da ciência ficar em lado oposto a religião.
A psicologia estuda o indivíduo, suas emoções, seus relacionamentos afetivos, enfim o amor também, e não há a  necessidade de correlacionar amor a divindade, embora muitos psicologos façam por serem teístas. Mas essa relação só é feita pela crença que tem.
E os ateus estão aí para demonstrar que o amor existe independente de tal crença e ainda mostram muitos  dos erros, maldades e crueldades das pessoas que a tem, principalmente no preconceito.
Concordo  com vc , quando diz que não  há necessidade de relacionar amor e Deus, mas isso ocorre aos teístas de modo muito natural.Pois  AMOR se traduz , a nós  que cremos, em  DEUS  e vice e versa, DEUS = AMOR .E não digo aqui o que direi para irritar a nenhum  colega ou amigo do Clube, mas antes para  falar da  minha verdade, a verdade que confio...que todos somos filhos  de Deus e que existe  em cada um de nós a centelha do amor divino,creiamos  N'Ele ou não.
Beijos faternos.
ps.:(2)...vc ainda não me respondeu ...