Autor Tópico: Bush: manifestantes e polícia se enfrentam em SP  (Lida 4850 vezes)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Re: Bush: manifestantes e polícia se enfrentam em SP
« Resposta #50 Online: 10 de Março de 2007, 17:43:42 »
quando disse "as" manifestações violentas, não me referia à essa que foi coisa de poucos indivíduos. Tenho bem claro que o uso de violência provocará a resposta da máquina de repressão, que é o que o estado tem frente a convulsões sociais. E muito menos tentava legitimizar-las, só queria tentar explicar-las.

garantia da propriedade antes de tudo… o que o moleque de rua pode fazer? Chamar um PM pra tomar uns chutes ou umas "balas" como se fazia até pouco? A luta ao fim e ao cabo é contra este sistema desigual e alienante.

tenho a impressão que a sociedade se está mobilizando pouco a pouco. Manifestações enormes dessa que nem exército para é que mudam as coisas. A de quinta-feira (e as dos demais países que acontecem e acontecerão logo) foi uma pequena mensagem contra o Sr. Bush, de que isso já não é o quintal que começou a cultivar o presidente Monroe… O movimento alter-mundista cresce, o meio-ambiente entra e colapso e as coisas mudarão… é questão de tempo.

Mais uma vez, a violência cometida durante a manifestação não foi coisa de poucos indivíduos. Não vi o começo do problema, pode até ter sido que tenha sido iniciado por alguns poucos, mas em não muito tempo a avenida toda estava tomada por vários manifestantes e grande parte deles não era nem um pouco pacífica. Tanto é, que a maior parte dos feridos (18, dos 23) era composta de policiais (segundo a Folha de 09/03, sexta-feira).

Quanto ao resto do post (e em referência a alguns anteriores), fugir ao assunto do tópico (que é a manifestação ocorrida, suas motivações, resultados e legitimidade), recorrendo às injustiças do "sistema" para explicar (justificar) os evidentes excessos cometidos nessa passeata é no mínimo desonestidade.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #51 Online: 11 de Março de 2007, 09:32:50 »
quando disse "as" manifestações violentas, não me referia à essa que foi coisa de poucos indivíduos. Tenho bem claro que o uso de violência provocará a resposta da máquina de repressão, que é o que o estado tem frente a convulsões sociais. E muito menos tentava legitimizar-las, só queria tentar explicar-las.

garantia da propriedade antes de tudo… o que o moleque de rua pode fazer? Chamar um PM pra tomar uns chutes ou umas "balas" como se fazia até pouco? A luta ao fim e ao cabo é contra este sistema desigual e alienante.

tenho a impressão que a sociedade se está mobilizando pouco a pouco. Manifestações enormes dessa que nem exército para é que mudam as coisas. A de quinta-feira (e as dos demais países que acontecem e acontecerão logo) foi uma pequena mensagem contra o Sr. Bush, de que isso já não é o quintal que começou a cultivar o presidente Monroe… O movimento alter-mundista cresce, o meio-ambiente entra e colapso e as coisas mudarão… é questão de tempo.

:lol: Aahh, a juventude... Quando eu tinha a sua idade tive a oportunidade de assisitir e participar do movimento dos cara-pintadas contra o Collor de Melo. Assisti pela TV o movimento Diretas Já em 1984. Meus pais testemunharam os protestos pré AI-5. Em todos esses casos um número muito maior de pessoas protestou - na maior parte das vezes de forma completamente pacífica, por motivos bem concretos e com demandas bem claras. Acredite, essa protesto mixuruca da visita do Bush vai ser esquecido em poucas semanas. As mudanças mais profundas acontecem de forma discreta e lenta. Logo logo um outro presidente vai assumir o governo nos EUA e esses meninos que estavam gritando fora-Bush ou o que for vão estar montando suas empresas, pagando a escola particular de seus filhos e pensando no aumento do plano de saúde. Eu já vi isso acontecer.
Ah, e hoje o Collor é aliado do Lula, quem imaginaria, né? :).

E sobre a sua "explicação" (justificativa) para protestos violentos: é através de racionalizações como essa que certas pessoas justificam os homens-bomba que explodem com frequência em Bagdá. O Estado, qualquer Estado, tem é que reprimir mesmo esse tipo de estupidez.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Eriol

• Visitante
« Resposta #52 Online: 11 de Março de 2007, 17:24:44 »
pô, recorde de mal-entendidos de meus posts...

a) não estou tentando relacionar esse protesto (realmente mixuruca) com uma modificação da conjuntura política global.

b) o de explicar (ou justificar, como prefiras) ia como resposta ao DiegoJaf. (não era desvio, Thufir)

c) Thufir, mais uma vez, o que eu li dos protestos dizia que quem partiu pra violência foram uns poucos... Uma coisa e bloquear a rua, a outra é tirar pedra contra a polícia.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #53 Online: 11 de Março de 2007, 17:58:26 »
Citação de: Rodrigo
b) o de explicar (ou justificar, como prefiras) ia como resposta ao DiegoJaf. (não era desvio, Thufir)
Por isso que meu post tinha o seguinte parênteses:
Quanto ao resto do post (e em referência a alguns anteriores),

Citação de: Rodrigo
c) Thufir, mais uma vez, o que eu li dos protestos dizia que quem partiu pra violência foram uns poucos… Uma coisa e bloquear a rua, a outra é tirar pedra contra a polícia.
O que você leu (e o que eu li também), infelizmente, foi diferente do que vi no dia, ilhado num carro em meio a manifestantes que atiravam pedras, davam pontapés e pancadas com o cabo das bandeiras vermelhas. Digo que não devem ter sido poucos (e pode até não ter sido a maioria deles mas ainda assim foram muitos) pois estávamos relativamente afastados dos pontos de enfrentamento entre polícia e manifestantes e ainda assim o carro do meu colega e outros próximos serviram de alvo para tudo o que citei.
Quanto a bloquear a rua, talvez não se possa considerar tanto como "partir pra violência", mas não deixa de ser um excesso injustificável. Como já mencionei, perdi um compromisso importante no IFT (já agendado muito antes de sequer ser cogitada qualquer manifestação, deixo claro, uma vez que já ouvi amigos vermelhos perguntando afinal o que eu fora fazer ali se a manifestação estava marcada), e tenho certeza de não ter sido o único ali que passou por isso.

E, em tempo, muito bem colocado Dr. Manhattan. uma série de protestos não violentos, como o dos caras pintadas, contra governos anteriores que se envolveram em escândalos de corrupção funcionaram muito bem. Infelizmente o que se vê hoje em dia é não apenas a escalada de práticas violentas entre manifestantes mas um inacreditável silêncio destes com relação às práticas excusas do atual governo.
« Última modificação: 11 de Março de 2007, 18:02:14 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 11 de Março de 2007, 18:01:15 »
Não dava para ter ido a pé até o IFT?

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #55 Online: 11 de Março de 2007, 18:05:53 »
Não sou de São Paulo, não sabia exatamente onde era o prédio. Meu colega falou que até dava, o complicado seria pedir informação naquela zona. A questão é que na hora do quebra-quebra achei que estaria mais seguro dentro do carro e longe das pedradas e pontapés. Talvez se fosse um pouco mais corajoso não tivesse perdido o compromisso. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!