b) o de explicar (ou justificar, como prefiras) ia como resposta ao DiegoJaf. (não era desvio, Thufir)
Por isso que meu post tinha o seguinte parênteses:
Quanto ao resto do post (e em referência a alguns anteriores),
c) Thufir, mais uma vez, o que eu li dos protestos dizia que quem partiu pra violência foram uns poucos… Uma coisa e bloquear a rua, a outra é tirar pedra contra a polícia.
O que você leu (e o que eu li também), infelizmente, foi diferente do que vi no dia, ilhado num carro em meio a manifestantes que atiravam pedras, davam pontapés e pancadas com o cabo das bandeiras vermelhas. Digo que não devem ter sido poucos (e pode até não ter sido a maioria deles mas ainda assim foram muitos) pois estávamos relativamente afastados dos pontos de enfrentamento entre polícia e manifestantes e ainda assim o carro do meu colega e outros próximos serviram de alvo para tudo o que citei.
Quanto a bloquear a rua, talvez não se possa considerar tanto como "partir pra violência", mas não deixa de ser um excesso injustificável. Como já mencionei, perdi um compromisso importante no IFT (já agendado muito antes de sequer ser cogitada qualquer manifestação, deixo claro, uma vez que já ouvi amigos vermelhos perguntando afinal o que eu fora fazer ali se a manifestação estava marcada), e tenho certeza de não ter sido o único ali que passou por isso.
E, em tempo, muito bem colocado Dr. Manhattan. uma série de protestos não violentos, como o dos caras pintadas, contra governos anteriores que se envolveram em escândalos de corrupção funcionaram muito bem. Infelizmente o que se vê hoje em dia é não apenas a escalada de práticas violentas entre manifestantes mas um inacreditável silêncio destes com relação às práticas excusas do atual governo.