Eu acho engraçado que se faça tudo isso quando o Bush visita o Brasil mas que quase não se veja protestos contra os nossos parlamentares corruptos, contra a justiça ineficiente, e contra todos os outros problemas que o Brasil possui. Parece que é "in" criticar o Bush e os EUA.
Que protestem contra coisas como a política externa americana, tudo bem. Mas que esses estudantes (que na minha opinião são uma triste massa de manobra) não consigam ver que há algo podre nos reinos de Hugo Chavez e Fidel Castro, que os seus herois estão sujos de sangue, que os homens que eles apoiam são inimigos da sociedade aberta - como Mahmoud Ahmadinejad, que os seus discursos são impregnado de radicalismo e carentes de conhecimento e argumentação... tudo isso incomoda. Pior ainda é quando jogam a culpa pelas desgraças do Brasil no colo dos estrangeiros, dos EUA, do FMI, do "imperialismo". Não é de hoje que uma ala barulhenta da sociedade brasileira acha que estamos mal por causa dos outros. Mas não me parece difícil ver que nós somos os responsáveis pelas nossos problemas.
Sobre a atuação da polícia, penso que quando os manifestantes invadem vias públicas, atrapalhando o trânsito, quebrando coisas, eles devem ser reprimidos com violência. Todos possuem o direito de expressar a sua opinião, mas ninguém possui o direito de invadir o espaço de quem considera os manifestantes um bando de desocupados ignorantes e só quer chegar em casa logo para jantar mais cedo. A televisão mostrou imagens de jovens deitando nas faixas da Avenida Paulista que deveriam ter ficado livres com a intenção para barrar os carros. Isso é uma falta de respeito enorme com quem está dirigindo.
Aliás, deveriam fazer esses protestos em lugares que não atrapalhassem o fluxo de carros. Talvez o sambódromo, eles que achem um lugar em que possam falar bobagens sem atrapalhar as pessoas.