O ciúme é normal, mas se trata de distúrbio psicológico quando muito acentuado.
Realmente, eu pelo menos teria muito ciúmes, senão um "surto" mesmo, para dizer o mínimo, se visse minha namorada transando com outro cara.
Mas quando o ciúme é muito acentuado ele pode ser um delírio. Por exemplo, a mulher(ou vice-versa) não apresenta nenhum indício que está traindo o homem, e este tem a certeza que está. É um tipo de delírio segundo a classificação de transtornos mentais DSM-IV.
http://www.psiqweb.med.br/cursos/delirio.htmleu resolvi inovar propondo a garota que tivessemos um relacionamento aberto com a amizade acima de tudo
Sobrepor a compulsão por sexo múltiplo acima da própria auto-estima é um transtorno mental, transtorno de caráter ou ambos. Bom, como se trata disso, a boa notícia é que existem tratamentos e terapias para isso. Procure no Google.
Conto a história do meu pobre colega, cujos namoros duram 2 anos e cuja fidelidade à parceira dura 6 meses. E não digo só fidelidade de cama não: depois de um tempinho, ele já passa a encarar a moça como se ela fosse um pé no saco, prefere sair com a gente, e tal. Mas se a menina quer um sábado com as amigas (?), ele diz que tudo bem, mas passa a noite resmungando.
Eu diria que ele nunca amou na vida. E talvez nem tenha capacidade para isso, tal como ocorre com
muita gente. Não que seja necesssariamente ruim, mas provavelmente é mais um candidato para lista dos "sempre solteirões".
O que tem de tão mal em saber que outro cara vai comer ela? Você não vai ter a mesma liberdade? Ou vai me dizer que existe alguma profundidade nos seus desejos? Isso daí é modismo. Papo de macho alfa… Só é alfa quando você tá pegando todas. Agora se ela fizer o mesmo…
Espero que você esteja sendo irônico.

Mas de onde veio esse modismo idiotizado e ignorante de usar "macho-alfa" para o ser humano num sentido estritamente sexual? Aliás, para para mim isso não se aplica ao homem enquanto "ser humano", teoricamente mais "inteligente" que nossos outros primos primatas antropóides, embora estes muitas vezes revelam-se bem menos selvagens que o dito evoluído animal homem.
O que esse macho-alfa sexual também faz? Deixa eu adivinhar: durante o trajeto da academia de musculação (lógico, para se demonstrar o gorila mais forte do bando) para seu carro da moda (para [ingenuamente tentar] se demonstrar como o primata mais apto a conquistar gorilas fêmas) emite o típico "Huu-hu-hu-hu-hu".
Sugiro lerem o livro
A Síndrome do Macho-Alfa. Para a decepção de muitos, os autores enfocam mais o tal "macho-alfa" sob o aspecto empresarial, mas não deixa de ser interessante.