Não vejo o relacinamento aberto em tentencia de extinção, eu tenho relacionamentos abertos e conheço muitas pessoas que tem também. 
Oi Adriano…que bom falar com vc novamente . É sempre um grato prazer discutir temas relevantes com  opositores às minhas idéias,  assim como vc.
Tudo bem que vc tenha relacionamentos abertos, é uma preferência sua…que  será respeitada por mim. Mas aqui não se trata de algo pessoal…,O que falei é sobre uma   TENDÊNCIA  DE EXTINÇÃO desse tipo de relacionamento …se vc perguntar a seus amigos , ou pessoas de seu circulo de conhecimento talvez  todos eles  sigam a mesma diretriz  que vc…Mas veja… quando um estudo, uma pesquisa é feita…é algo abrangente a vários seguimentos da sociedade …entre  N faixas etárias…Daí a segurança de  afirmação correspondente ao  comportamento. 
A justificativa para tal , a maior delas ao menos tem de fato sido a AIDS…seguidas de outras , já aqui citadas por mim. Todas as questões claro foram colocadas  nas diferentes classes sociais e etárias pertinentes ao assunto. Faixa de 20 a  60 anos. E não tendo havido grandes disparidades , pudemos encampar todo o material  a um objetivo…o de  perceber qual era a  opinião das pessoas  sobre o relacionamento aberto. Advindo daí a conclusão  de que é algo   que não está  em alta.Ou melhor prevê-se uma queda livre deste  pensamento.
Sobre a AIDS é algo totalmente fora de contexto ( ???? ), sendo a segurança e prevenção sexual algo individual e não relacionado com o tipo de relação. 
Sinto dizer…mas em quantas parceiras vc acredita piamente sobre os hábitos de prevenção ?…Aí pode residir a diferença entre  um contagio , ou não.
Eu mesmo sempre me previno e só gosto de me relacionar com quem tenha o mesmo comportamento. 
( não dá para acreditar 100%  nessa estatisca tão pessoal…vc não pode falar pelas parceiras, pode no máximo, esperar isso delas…ao contrario de uma união convencional , que antes é  além de esperado , cobrado)
O relacionamento aberto não retira liberdade nem confiança, na minha opinião pelo contrario, aumenta, pois é assumir os desejos sexuais, e estes não são exclusivos.
Veja bem… é algo de sua preferencia , e certo  que não está passível de  críticas , cada um  administra a vida como  melhor  lhe convém…Porém gostaria  que me permitisse  lembrar que a sua opinião , não é tão abrangente assim…a confiança ainda é algo  , que depois dos sentimentos é o mais procurado nos parceiros…e relacionamento aberto  não gera  cobrança, portanto não está sujeito à confiança…é na verdade algo  que independe…daí os grandes riscos que vejo neste tipo de relacionamento.
Abraços Adriano !