Autor Tópico: Relacionamento Aberto  (Lida 4654 vezes)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
Re: Relacionamento Aberto
« Resposta #50 Online: 29 de Março de 2007, 20:31:51 »

Não vejo o relacinamento aberto em tentencia de extinção, eu tenho relacionamentos abertos e conheço muitas pessoas que tem também.

Oi Adriano…que bom falar com vc novamente . É sempre um grato prazer discutir temas relevantes com  opositores às minhas idéias,  assim como vc.
Tudo bem que vc tenha relacionamentos abertos, é uma preferência sua…que  será respeitada por mim. Mas aqui não se trata de algo pessoal…,O que falei é sobre uma   TENDÊNCIA  DE EXTINÇÃO desse tipo de relacionamento …se vc perguntar a seus amigos , ou pessoas de seu circulo de conhecimento talvez  todos eles  sigam a mesma diretriz  que vc…Mas veja… quando um estudo, uma pesquisa é feita…é algo abrangente a vários seguimentos da sociedade …entre  N faixas etárias…Daí a segurança de  afirmação correspondente ao  comportamento.
A justificativa para tal , a maior delas ao menos tem de fato sido a AIDS…seguidas de outras , já aqui citadas por mim. Todas as questões claro foram colocadas  nas diferentes classes sociais e etárias pertinentes ao assunto. Faixa de 20 a  60 anos. E não tendo havido grandes disparidades , pudemos encampar todo o material  a um objetivo…o de  perceber qual era a  opinião das pessoas  sobre o relacionamento aberto. Advindo daí a conclusão  de que é algo   que não está  em alta.Ou melhor prevê-se uma queda livre deste  pensamento.

Sobre a AIDS é algo totalmente fora de contexto ( ???? ), sendo a segurança e prevenção sexual algo individual e não relacionado com o tipo de relação.

Sinto dizer…mas em quantas parceiras vc acredita piamente sobre os hábitos de prevenção ?…Aí pode residir a diferença entre  um contagio , ou não.

Eu mesmo sempre me previno e só gosto de me relacionar com quem tenha o mesmo comportamento.

( não dá para acreditar 100%  nessa estatisca tão pessoal…vc não pode falar pelas parceiras, pode no máximo, esperar isso delas…ao contrario de uma união convencional , que antes é  além de esperado , cobrado)

O relacionamento aberto não retira liberdade nem confiança, na minha opinião pelo contrario, aumenta, pois é assumir os desejos sexuais, e estes não são exclusivos.

Veja bem… é algo de sua preferencia , e certo  que não está passível de  críticas , cada um  administra a vida como  melhor  lhe convém…Porém gostaria  que me permitisse  lembrar que a sua opinião , não é tão abrangente assim…a confiança ainda é algo  , que depois dos sentimentos é o mais procurado nos parceiros…e relacionamento aberto  não gera  cobrança, portanto não está sujeito à confiança…é na verdade algo  que independe…daí os grandes riscos que vejo neste tipo de relacionamento.

Abraços Adriano !

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #51 Online: 29 de Março de 2007, 21:31:01 »
Oi Adriano…que bom falar com vc novamente . É sempre um grato prazer discutir temas relevantes com  opositores às minhas idéias,  assim como vc.
Tudo bem que vc tenha relacionamentos abertos, é uma preferência sua…que  será respeitada por mim. Mas aqui não se trata de algo pessoal…,O que falei é sobre uma   TENDÊNCIA  DE EXTINÇÃO desse tipo de relacionamento …se vc perguntar a seus amigos , ou pessoas de seu circulo de conhecimento talvez  todos eles  sigam a mesma diretriz  que vc…Mas veja… quando um estudo, uma pesquisa é feita…é algo abrangente a vários seguimentos da sociedade …entre  N faixas etárias…Daí a segurança de  afirmação correspondente ao  comportamento.
A justificativa para tal , a maior delas ao menos tem de fato sido a AIDS…seguidas de outras , já aqui citadas por mim. Todas as questões claro foram colocadas  nas diferentes classes sociais e etárias pertinentes ao assunto. Faixa de 20 a  60 anos. E não tendo havido grandes disparidades , pudemos encampar todo o material  a um objetivo…o de  perceber qual era a  opinião das pessoas  sobre o relacionamento aberto. Advindo daí a conclusão  de que é algo   que não está  em alta.Ou melhor prevê-se uma queda livre deste  pensamento.
Não acho adequado a pesquisa de campo para entender o relacionamento aberto, até porque é estatisticamente insignificante o percentual de praticantes. Nessa situação da pesquisa, você analisa o relacionamento aberto pela ótica de quem prefere o relacionamento fechado. Seria como fazer uma pesquisa de campo sobre o atéismo.
Sobre a aids, a prevenção é a solução. Em qualquer tipo de relacionamento.

Sobre a AIDS é algo totalmente fora de contexto ( ???? ), sendo a segurança e prevenção sexual algo individual e não relacionado com o tipo de relação.

Sinto dizer…mas em quantas parceiras vc acredita piamente sobre os hábitos de prevenção ?…Aí pode residir a diferença entre  um contagio , ou não.
A prevenção depende de mim, eu faço a minha prevenção, sempre faço sexo seguro, além de exames periódicos.

Eu mesmo sempre me previno e só gosto de me relacionar com quem tenha o mesmo comportamento.

( não dá para acreditar 100%  nessa estatisca tão pessoal…vc não pode falar pelas parceiras, pode no máximo, esperar isso delas…ao contrario de uma união convencional , que antes é  além de esperado , cobrado)
O que eu quis dizer com isso, é que se a pessoa não quiser fazer sexo seguro, já não me interessa.

O relacionamento aberto não retira liberdade nem confiança, na minha opinião pelo contrario, aumenta, pois é assumir os desejos sexuais, e estes não são exclusivos.

Veja bem… é algo de sua preferencia , e certo  que não está passível de  críticas , cada um  administra a vida como  melhor  lhe convém…Porém gostaria  que me permitisse  lembrar que a sua opinião , não é tão abrangente assim…a confiança ainda é algo  , que depois dos sentimentos é o mais procurado nos parceiros…e relacionamento aberto  não gera  cobrança, portanto não está sujeito à confiança…é na verdade algo  que independe…daí os grandes riscos que vejo neste tipo de relacionamento.
Sua lógica de que relacionamento aberto não gera cobranças e portanto não está sujeito a confiança, é ilusória, no sentido que relacinamento aberto é um relacionamento como outro qualquer, a única cobrança que não existe é a da exclusividade sexual.
A exclusividade sexual é um sentimento de posse, não condizente com os desejos sexuais que podemos ter por diversas pessoas.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #52 Online: 29 de Março de 2007, 22:30:31 »
Veja bem...não fiz uma pesquisa de campo para entender o relacionamento aberto...e sim para saber as estatisticas sobre o percentual de aceitação ao mesmo...e nem foi agora já faz alguns meses....porém a informção que tenho de  colegas que tb  atuam nessa area é que  os numeros  caem...

"Sua lógica de que relacionamento aberto não gera cobranças e portanto não está sujeito a confiança, é ilusória, no sentido que relacinamento aberto é um relacionamento como outro qualquer, a única cobrança que não existe é a da exclusividade sexual.
A exclusividade sexual é um sentimento de posse, não condizente com os desejos sexuais que podemos ter por diversas pessoas. "(citação de Adriano)

Bem...não vejo possibilidade de confiança onde ela não esteja vinculada em todas os matizes e nunces de uma união...Essa é a minha opinião pessoal.E tb ...estar apaixonado ( a ) e ter um tipo de relacionamento desse...é como já falei aqui mesmo....não dá certo...isso é coisa para uma relação ligth...alguém que lhe seja agradavel .uma amiga (o )...pq paixão gera posse...isso é um fato....e tb em minha opinião pessoal...não dá pra ficar  com alguém sem tal sentimento.
Abraços querido !

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
(Nelson Mandela)

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #53 Online: 29 de Março de 2007, 22:58:35 »
Artemis,

Essa é a minha opinião pessoal.E tb …estar apaixonado ( a ) e ter um tipo de relacionamento desse…é como já falei aqui mesmo…não dá certo…isso é coisa para uma relação ligth…alguém que lhe seja agradavel .uma amiga (o )…paixão gera posse…isso é um fato…e tb em minha opinião pessoal…não dá pra ficar  com alguém sem tal sentimento.

Esta palavra "posse" é meio pesada. Casado ou não, as pessoas não tem posse sobre as outras, não são escravas.
A luta tem que ser pela saúde do relacionamento e não pela "instituição". Ou seja, se não está dando certo, as pessoas têm o direito de se separarem e não podem ser obrigadas pelo cônjuge a permanecerem casadas.

Apesar de imaginar a complicação de ter um RA, e nem saber se é uma boa forma de se relacionar, respeito quem adota este modo.

Tenho um relacionamento "fechado" [monogâmico] com minha noiva por decisão nossa, uma assunto que não precisou ser abordado por já estar embutido em nossas expectativas quando começamos o namoro. Mas certas coisas, como "paixão" e "posse" não parecem ser tão benéficas e saudáveis em um relacionamento, especialmente ao longo do tempo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #54 Online: 29 de Março de 2007, 23:12:13 »
Eu sinceramente não compreendo porque esse assunto gera tanta polêmica.

Se ambos desejam e/ou aceitam o relacionamento aberto, sem galho.

Se ambos desejam e/ou buscam o relacionamento fechado, sem galho.

Não vejo nenhum lado como intrinsecamente melhor ou pior que o outro. Tenho minha preferência pessoal, mas nem de longe passa pela minha cabeça que tenho a superioridade moral a esse respeito.

O problema está em assumir uma coisa e depois querer impor outra.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 30 de Março de 2007, 06:09:30 »
Suspeito, Dbohr, que a raiz da polêmica esteja na insegurança sobre a clareza da proposta dentro de um casal.  O que para mim parece compreensível.

Outra coisa a ser considerada: ter a possibilidade (ou mais frequentemente, a fantasia) de tornar uma relação aberta é uma coisa; ter de fato uma relação aberta é outra coisa, potencialmente irreversível e bem mais traumática e trabalhosa.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #56 Online: 30 de Março de 2007, 07:54:13 »
Toda quebra de norma cultural é dolorosa na primeira vez. É o preço que se paga por ter uma cultura, em primeiro lugar, e um preço barato, eu diria.

Mas você tem razão: a fantasia de ter um relacionamento aberto -- ou de fazer swing, ou menage, ou o que seja -- acaba batendo em quem de outra forma realmente não quer fazer disso uma opção de vida, apenas umas quantas experiências. O que também não tem problema algum, aliás.

O ruim é ficar alimentando desejo por uma coisa enquanto se vive outra :-)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
« Resposta #57 Online: 31 de Março de 2007, 15:40:31 »
Artemis,

Essa é a minha opinião pessoal.E tb …estar apaixonado ( a ) e ter um tipo de relacionamento desse…é como já falei aqui mesmo…não dá certo…isso é coisa para uma relação ligth…alguém que lhe seja agradavel .uma amiga (o )…paixão gera posse…isso é um fato…e tb em minha opinião pessoal…não dá pra ficar  com alguém sem tal sentimento.

Esta palavra "posse" é meio pesada. Casado ou não, as pessoas não tem posse sobre as outras, não são escravas.
A luta tem que ser pela saúde do relacionamento e não pela "instituição". Ou seja, se não está dando certo, as pessoas têm o direito de se separarem e não podem ser obrigadas pelo cônjuge a permanecerem casadas.

Apesar de imaginar a complicação de ter um RA, e nem saber se é uma boa forma de se relacionar, respeito quem adota este modo.

Tenho um relacionamento "fechado" [monogâmico] com minha noiva por decisão nossa, uma assunto que não precisou ser abordado por já estar embutido em nossas expectativas quando começamos o namoro. Mas certas coisas, como "paixão" e "posse" não parecem ser tão benéficas e saudáveis em um relacionamento, especialmente ao longo do tempo.

Tem razão creio que me expressei  errôneamente...O que pretendi dizer é que  na paixão vc nem vai  pensar em outra pessoa...irá querer viver exclusivamente tal sentimento....não cabe nem um , nem mais que um entre dois apaixonados.

Abraços fraternos Discípulo !
(Nelson Mandela)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!