Claro que a Ciência não tem ajudado. A expectativa de vida nos países desenvolvidos é 80 anos ou mais por acaso, decerto... 
Infelizmente nesses mesmos países desenvolvidos também tem crescido em muitos deles a prática do suicídio, em alguns países chegam a níveis alarmantes. Mesmo com todo o conforto e facilidades que a ciência trouxe...
Você está insinuando que a ciência é a grande culpada pelas mazelas do mundo moderno?
Eu? Não. Onde leu isso? Amo a ciência (era minha matéria favorita no ginásio) e reconheço tudo que ela nos proporcionou. Ela é mesmo necessária.
Mas...a ciência não está dissociada de nenhum dos comportamentos execráveis da humanidade, e com certeza ela é um deles.
Nota-se que ela virou quase uma nova religião! E a prova disso é que ao ser questionada é imediatamente defendida como uma entidade sagrada. Sim, a ciência curou doenças, mas o fez antes de descobrir como erradicar a fome, e como consequência países pobres estão superpovoados e com mais fome. Criou motores movidos a combustível fóssil, mas não criou métodos eficientes de limpeza da atmosfera. A ciência é sim a serva da ambição e do egocentrismo humano. Pode não ser a fonte do consumismo, mas se nutre dele e da exploração desenfreada dos recursos naturais do planeta. É um gigante que deveria nos servir, mas virou um monstro que está totalmente fora de controle!
Na verdade há tempos a ciência nos deu os meios para erradicar a fome, mas têm a polítca no meio do caminho, a corrupção, os desvios, as disputas e o coronelismo. A ciência não tem nada a ver com isso.
Ela não é defendida como uma religião. Ela tem como atacar com fatos a religião.
Concordo, como venho dizendo desde o início,
a ciência não está dissociada de nenhum dos comportamentos execráveis da humanidadeE mesmo ela sendo a sua doutrina maravilhosa que realmente é, ela não resolveu nem resolverá as mazelas do mundo. Como disse e reafirmo, onde ela levou conforto e riqueza, também levou junto muito suicídio e depressão. Culpa da ciência? Não, mas é óbvio que tanto ela como a religião não conseguem sanar as mazelas da humanidade e por vezes consegue até piorar
Países ricos se comportam como aqueles pais que acham que o ser humano tendo tudo de bem material, conforto e até o supérfluo, basta pra que seja feliz. Bem, na prática, estamos vendo que não é bem assim.
Pra exemplificar, tenho um amigo que morou na Alemanha por 2 anos. Voltou e disse-me que não tem comparação a alegria do povo aqui e delá. São fechados, de pouco riso e amigos, mesmo entre eles. Pra receber a visita de um amigo, tem que marcar hora e dia antes, se for sem avisar não atendem, simplesmente dizem que não tem nada marcado. Resumindo: Me disse que são frios, mesmo sendo ricos e tendo do bom e do melhor, enquanto brasileiro é sorridente, de bem com a vida e faz amigos facilmente mesmo com todas as dificuldades. Culpa da ciência? Claro que não, mas deixa bem claro que ela não resolve os problemas milenares do ser humano nas questões emocionais.
Só isso, sem polêmica e sem mistério.