Peraí, a escassez é o motivo da existência do capitalismo?
Sim. Não há como ter lucro significativo dentro de um paradigma de abundância. Tem como lucrar vendendo ar ou água do mar? Sem um patamar de escassez minimo necessário, o capitalismo não pode funcionar na prática.
Não sei por que essa implicância com o capitalismo. Deve ser um viés de capetalismo malvadão do demonio que faz o Peter Joseph implicar com o capitalismo e perder o foco num detalhe importante.
Um ambiente de escassez gera relações de trocas entre indivíduos. Essas relações criam o que chamamos de mercado e, conseuqentemente, surgem as economias de mercado. Ora, Economia é a ciência que estuda justamente isso, relações de troca em ambiente de escassez. Essas economias de mercado surgiram para administrar as relações de troca. O capitalismo é apenas um tipo de delas e ainda assim existências diversas formas de capitalismo. A mais natural e pura delas é o capitalismo de livre mercado. No outro extremo temos o socialismo puro.
Basicamente são tres tipos de economias de mercado: Capitalista (com todas as suas variações como livre mercado, laissez faire, welfare, etc), Mista (capitalista x socialista, a mais comum, julgo que talvez a única que existe hoje) e o Socialismo.
Todos desses sistemas economicos deixariam de existir com abundancia de produtos e serviços, pois não haveria mais mercado. Seria o comunismo puro. Esse cenário só é possível se todo o ciclo produtivo fosse automatizado (extração, produção, transporte, coleta, reuso/reciclagem), pois se em alguma etapa houver esforço humano, haverá trabalho e necessidade de compensação.
P.S.: so pra finalizar, até agora o sistema economico capitalista (com intervencoes pontuais do Estado) é o que tem se mostrado mais eficiente na admistração do mercado. Aceita que dói menos
