Autor Tópico: Por quê o Centro é melhor que a Direita?  (Lida 4408 vezes)

Rhyan

• Visitante
Por quê o Centro é melhor que a Direita?
« Online: 22 de Março de 2007, 19:06:39 »
Vejo que muitos foristas simpatizam com o Centro político. Gostaria que explicassem as vantagens do Centro em relação a Direita (ou extrema-direita).

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
Re: Por quê o Centro é melhor que a Direita?
« Resposta #1 Online: 22 de Março de 2007, 20:27:16 »
Seria bom definir "centro".
Por exemplo: há quem diga que psdb é neoliberal de direita, outros dizem que é centro. Pra mim, é esquerda, ou fundou-se numa ideologia de esquerda (social-democracia), que pode não nortear as suas práticas atuais.
Alguns chamam PT e PMDB de centro, também. Vira uma salada.

Raphael

• Visitante
« Resposta #2 Online: 23 de Março de 2007, 02:01:44 »
Seria bom definir "centro".
Por exemplo: há quem diga que psdb é neoliberal de direita, outros dizem que é centro. Pra mim, é esquerda, ou fundou-se numa ideologia de esquerda (social-democracia), que pode não nortear as suas práticas atuais.
Alguns chamam PT e PMDB de centro, também. Vira uma salada.

Com certeza, vira uma salada mesmo. Bem, eu não sou nem centro esqueda, nem de esquerda, nem de direita, nem do centro, eu não sou de nada.

Creio que críticas são sempre bem-vindas, por isso prefiro me afirmar como "opositor" ao sistema, e sempre tendo em mente uma visão de melhoria social.

Abraços.

Offline Verner44

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Março de 2007, 16:56:44 »
Interessante é que a direita nunca se assume, sempre se mascarando como conservadora e/ou liberal. Já a esquerda adora se assumir como progressista, mesmo quando essa atitude não resiste ao exercício do poder. Ou seja, normalmente a esquerda só o é enquanto oposição.
verner44
O temor é um grande inibidor do questionamento inteligente. [Doris Lessing]

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #4 Online: 24 de Março de 2007, 17:00:50 »
Até parece que existem direções políticas no Brasil... Neste país, só existem duas posições políticas: a dos que estão no poder e a dos que não estão no poder.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #5 Online: 24 de Março de 2007, 18:06:24 »
Interessante é que a direita nunca se assume, sempre se mascarando como conservadora e/ou liberal.
Isso é apenas para se definir. Afinal os liberais são muito diferente dos conservadores.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Março de 2007, 19:06:46 »
Acho que é realmente necessária alguma definição melhor de direita e centro. Direita poderia ser, por exemplo, anarco-liberalismo, não? Bem, direita extrema, ao menos. Daí poderia-se listar vários pontos ruins nessa situação, e discorrer sobre como as leis de mercado sozinhas não iriam produzir os resultados mais desejáveis para praticamente todo mundo, e daí então é mais ou menos consensual que em algo para a esquerda/centro se tem que ir. E o quando vai variar, uns acham que só um pouco está bom, outros acham que seria preferível um pouco mais ou até muito mais.

Segundo uma dessas enquetes que postaram aí, eu estaria exatemente no meio, 60% esquerdista e 60% esquerdista, ainda que ao mesmo tempo, 80% ambientalista, o que segundo alguns direitistas deveria somar para a esquerda, já que o ambientalismo não funcionaria anarquicamente/por leis de mercado, precisando em algo ser imposto por lei. O que novamente, praticamente ninguém discorda em algum nível. Ninguém quer que seja legal jogar lixo radiativo no seu quintal se o cara tiver uma turminha de amigos armados maior que a sua.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #7 Online: 24 de Março de 2007, 19:21:56 »
Direita poderia ser, por exemplo, anarco-liberalismo, não?

Anarco-capitalismo e liberalismo são posições de direita no campo econômico. Existe também o liberalismo político, que iria contra os conservadores. E conservadores também são de direita, e costumam ser liberais na economia.

Acho que a escala do Political Compass é o jeito mais fácil de definir essas coisas:

ambientalismo não funcionaria anarquicamente/por leis de mercado
Por quê?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 24 de Março de 2007, 21:21:36 »
Nem pra direita, nem para a esquerda. Eu quero é ir pra frente!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 24 de Março de 2007, 21:28:12 »
:histeria:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 24 de Março de 2007, 21:30:27 »

Progressista então rs...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Raphael

• Visitante
« Resposta #11 Online: 25 de Março de 2007, 00:17:12 »

Acredito que esta é a melhor resposta. Mas não acho concebível a mesma no sistema capitalista.

Raphael

• Visitante
« Resposta #13 Online: 25 de Março de 2007, 01:42:34 »
Por que, se a maioria (se não forem todos) dos países mais desenvolvidos são capitalistas?

Por isso mesmo, ele são capitalistas e nunca progridem. :D

Na realidade, há como mudar sim, mas não com o ideal capitalista consumista que temos. Lembre-se, não sou comunista, tudo bem?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #14 Online: 25 de Março de 2007, 14:44:49 »
Por que, se a maioria (se não forem todos) dos países mais desenvolvidos são capitalistas?

Porque eles colonizaram todos os outros?

Offline Twocool

• Nível 09
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Março de 2007, 20:06:35 »

E porque é que na maioria dos países verdadeiramente desenvolvidos (países com um alto indice de desenvolvimento humano como Noruega, Islandia, Suécia) existe um grande controlo do estado sobre a economia?
Quem acredita em psicocinesia que levante a minha mão.
Quem acha que as leis da física são convenções sociais que desafie essas convenções saltando de um arranha-céus.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 25 de Março de 2007, 20:28:30 »

E porque é que na maioria dos países verdadeiramente desenvolvidos (países com um alto indice de desenvolvimento humano como Noruega, Islandia, Suécia) existe um grande controlo do estado sobre a economia?
Porque os controles são de fatores macroecômicos e não na administração dos meios de produção. Os fatores macroeconômicos são para deixar fluir a economia da melhor maneira possível.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #17 Online: 25 de Março de 2007, 21:55:02 »

Nem tanto. Esses país são bem mais liberais que o Brasil, pode comparar.
A questão é: Eles têm um estado de bem-estar social por quê são desenvolvidos, ou são desenvolvidos por quê têm um estado de bem-estar social?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 25 de Março de 2007, 22:33:03 »
Eu declaro que minha posição política é "centro-centrista" porque ambos os lados possuem propostas boas, mas que se tornam ruins quando não são moderadas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 25 de Março de 2007, 23:25:12 »

Nem tanto. Esses país são bem mais liberais que o Brasil, pode comparar.
A questão é: Eles têm um estado de bem-estar social por quê são desenvolvidos, ou são desenvolvidos por quê têm um estado de bem-estar social?
O estado de bem-estar social deriva da social-democracia, da atuação do estado político e não como uma decorrência natural do desenvolvimento capitalista. 

Raphael

• Visitante
« Resposta #20 Online: 25 de Março de 2007, 23:39:00 »
Eu declaro que minha posição política é "centro-centrista" porque ambos os lados possuem propostas boas, mas que se tornam ruins quando não são moderadas.

Por favor Alê, me mostre um ponto de direito bom para o progresso da sociedade, com base da sua opinião no Brasil.

Abraços.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Março de 2007, 00:35:45 »
"Ser de esquerda, assim como ser de direita, é uma das infinitas maneiras que o homem pode escolher para ser um imbecil."
ortega y gasset
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 26 de Março de 2007, 00:40:58 »
A questão toda é muito acadêmica para a realidade brasileira, já que a situação aqui é bem como descreveu o Nightmare.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #23 Online: 26 de Março de 2007, 00:49:31 »
"Ser de esquerda, assim como ser de direita, é uma das infinitas maneiras que o homem pode escolher para ser um imbecil."
ortega y gasset

Com certeza. :ok:
Mas imbecil é ofensa, isso é feio. :no:

Raphael

• Visitante
« Resposta #24 Online: 26 de Março de 2007, 00:51:32 »
A questão toda é muito acadêmica para a realidade brasileira, já que a situação aqui é bem como descreveu o Nightmare.

Pode até ser, mas acho que há um certo combate entre as classes, no qual o próprio sistema desencadeia isso. Por exemplo, o Lulinha, que era boia fria e agora é presidente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!