Autor Tópico: Por quê o Centro é melhor que a Direita?  (Lida 4409 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Por quê o Centro é melhor que a Direita?
« Resposta #25 Online: 26 de Março de 2007, 00:53:15 »
Que sistema?  Nós temos um sistema?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 26 de Março de 2007, 00:56:17 »
bom, eu costumava dizer que não havia direita nem esquerda. acabei revendo a posição.
entender que existem as duas, por assim dizer, forças ou facções não implica dizer que há que se pertencer a uma, necessariamente. são de difícil, senão impossível, delimitação, mas todos têm uma noção intuitiva, e para compreender as duas facções tem-se de as avaliar mais historica do que sistematicamente. até porque, em alguns casos, o que houve mesmo foi uma total inversão de valores.
não há uma divisão fácil, portanto. não se pode dizer que a direita é naturalmente conservadora e a esquerda o contrário, basta ver o posicionamento geral dos franceses, que mesmo quando se dizem de esquerda são, em vários aspectos, conservadores. não se pode dizer que a direita é situacionista e a esquerda oposicionista, na medida em que há e já houve governos duradouros de esquerda, e nem por isso deixam de ser ou governo ou esquerda.

premissa comum é que a finalidade do estado e da sociedade é buscar o bem comum; a divergência está justamente no entendimento do que é bem comum e nos meios através dos quais deve ser perseguido.
« Última modificação: 26 de Março de 2007, 01:02:50 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #27 Online: 26 de Março de 2007, 00:59:07 »
Que sistema?  Nós temos um sistema?

Bom, pra você, o Brasil é feudal.

"O feudalismo foi um modo de produção baseado nas relações servo-contratuais (servis) de produção. Tem suas origens na desintegraçao da escravidão romana. Predominou na Europa durante a Idade Média. Segundo o teórico escocês do iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e em certas zonas do mundo pode ser sucedido pelo capitalismo. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei dava-as para eles."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Feudalismo

E eu digo que o Brasil tem embutido o capitalismo.

"Capitalismo é definido como um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e propriedade intelectual, na obtenção de lucro através do risco do investimento, nas decisões quanto ao investimento de capital feitas pela iniciativa privada, e com a produção, distribuição e preços dos bens, serviços e recursos-humanos afetados pelas forças da oferta e da procura."

Queria saber o que um tem a ver com o outro.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 26 de Março de 2007, 01:01:00 »
E eu digo que o Brasil tem embutido o capitalismo.

Quem me dera… Capitalismo no Brasil não creio que venha a existir em menos de trinta anos no futuro.

Não entendi sua pergunta; que "um" e que "outro"?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #29 Online: 26 de Março de 2007, 01:05:51 »
É porque você diz que o Brasil é Feudal, e eu digo que o Brasil é capitalista, eu defini os dois, e te pergunto o que que um tem a ver com outro, é isso.

Acreito que aí em brasília não seja bem diferente do Rio de Janeiro , pois não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 26 de Março de 2007, 01:09:02 »
Por acaso eu nasci no Rio de Janeiro e morei nessa cidade quando era pequeno.  Não creio que haja diferenças entre as duas cidades que tenham relevância para o assunto.

A diferença entre feudalismo e capitalismo está principalmente na sofisticação das estruturas e conceitos; o feudalismo é interesseiro, chauvinista e predatório por excelência, enquanto que o capitalismo é um sistema lúcido e com metas mais definidas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 26 de Março de 2007, 01:11:10 »
alô! "sistema capitalista" é um apanhado de características gerais de determinadas sociedades em determinadas épocas, tal como "sistema feudal". são mais formas ideais do que descrição de realidades específicas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 26 de Março de 2007, 01:14:23 »
Se sistema capitalista é algo tão acidental assim, Bruno, então não há como culpá-lo pelos rumos da economia.

Raphael

• Visitante
« Resposta #33 Online: 26 de Março de 2007, 01:20:37 »
Por acaso eu nasci no Rio de Janeiro e morei nessa cidade quando era pequeno.  Não creio que haja diferenças entre as duas cidades que tenham relevância para o assunto.

A diferença entre feudalismo e capitalismo está principalmente na sofisticação das estruturas e conceitos; o feudalismo é interesseiro, chauvinista e predatório por excelência, enquanto que o capitalismo é um sistema lúcido e com metas mais definidas.

:susto:

Estou louco?!?!?!?

Não quero dizer que o capitalismo é o vilão de tudo, lógico que não. Lógico que sei que o capitalismo está no erro de quem possui o controle, no qual se torna, gradativamente, individualista e consumista. Mas o que eu alego, é que com certeza, o capitalismo não é um dos melhores sistemas que o homem já criou, não mesmo.

Escolas públicas geram lucros Luiz, hospitais públicos geram lucros?

Eis o erro do capitalismo, só há investimento quando se visa o lucro, ou estou errado??

Sobre as cidades, acho que aqui no Rio é bem diferente daí, acho que há mais oportunidades de emprego aí, sem contar o nepotismo...brincadeira.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 26 de Março de 2007, 01:25:50 »
Isso que você descreve não parece com Capitalismo; está mais para comunismo mal gerenciado - por redundante que seja essa qualificação...

Emprego é um grande problema aqui em Brasília.  Nepotismo também, é verdade, embora na minha opinião o problema seja mais o excesso de cargos de confiança do que o nepotismo propriamente dito.

Raphael

• Visitante
« Resposta #35 Online: 26 de Março de 2007, 01:30:00 »
Luiz, elabore mais, se possível sobre o que você pensa sobre o que eu disse e também, me responda(claramente se possível)as perguntas que te fiz.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 26 de Março de 2007, 01:31:38 »
Não há muito o que comentar.  Aparentemente você acredita que há um sistema econômico bem definido e consolidado no Brasil e o chama de capitalista embora esteja descrevendo um comunismo bem centralizado.

Até onde posso ver é só isso.

Raphael

• Visitante
« Resposta #37 Online: 26 de Março de 2007, 01:37:43 »
Não há muito o que comentar.  Aparentemente você acredita que há um sistema econômico bem definido e consolidado no Brasil e o chama de capitalista embora esteja descrevendo um comunismo bem centralizado.

Até onde posso ver é só isso.

Tudo bem então, quero que você me diga o porque(por favor) que você não concorda que o capitalismo seja a base do sistema econômico no Brasil?

E outra, o que é comunismo centralizado homem? :?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 26 de Março de 2007, 01:43:18 »
Primeiro, eu não concordo sequer que haja um sistema econômico no Brasil; há uma série de baronatos disputando espaço de uma forma um tanto tosca e uma fachada de poder central tentando manter a situação estável na base do empurra-com-a-barriga.

Segundo, porque a coisa mais rara no Brasil é política de liberdade econômica.

Comunismo centralizado é aquele em que o Estado decide o rumo da economia, e as autoridades governamentais tem excesso de poder e/ou estão muito distantes da maioria dos sujeitos que afetam.
« Última modificação: 26 de Março de 2007, 01:50:11 por Luis Dantas »

Raphael

• Visitante
« Resposta #39 Online: 26 de Março de 2007, 01:46:02 »
Primeiro, eu não concordo sequer que haja um sistema econômico no Brasil; há uma série de baronatos disputando espaço de uma forma um tanto tosca e uma fachada de poder central tentando manter a situação estável na base do empurra-com-a-barriga.

Segundo, porque a coisa mais rara no Brasil é política de liberdade econômica.

E o que o sistema feudal tem a ver com tudo isso que você disse, no qual eu concordo(em partes).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 26 de Março de 2007, 01:51:07 »
O feudalismo é caracterizado pelas relações de protecionismo, vassalagem e troca de favores por interesse.  É a melhor descrição para a realidade econômica brasileira.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #41 Online: 26 de Março de 2007, 08:31:52 »
O feudalismo é caracterizado pelas relações de protecionismo, vassalagem e troca de favores por interesse.  É a melhor descrição para a realidade econômica brasileira.

Eu discordo veementemente que o Brasil seja feudal, mas acho que este é um ponto em que você jamais, em tempo algo irá recuar, já foi falado tanto aqui...

Estas supostas características que você citou enquadram mais no sistema de oligarquia. Feudalismo implica em muito mais coisas além disso.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #42 Online: 26 de Março de 2007, 08:57:44 »

Eu discordo veementemente que o Brasil seja feudal, mas acho que este é um ponto em que você jamais, em tempo algo irá recuar, já foi falado tanto aqui…

Estas supostas características que você citou enquadram mais no sistema de oligarquia. Feudalismo implica em muito mais coisas além disso.
Dá pra ver que o Dantas não entende nada de economia. :harhar:

O modo de produção feudal próprio do Ocidente europeu tinha por base a economia agrária, de escassa circulação monetária, auto-suficiente. A propriedade feudal pertencia a uma camada privilegiada, composta pelos senhores feudais, altos dignitários da Igreja (o clero) e longínquos descendentes dos chefes tribais germânicos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 26 de Março de 2007, 09:14:45 »
Eu olho à minha volta, Adriano, e me pergunto se alguém entende de Economia… :)

Aliás, a descrição que você acabou de citar não te lembra mesmo do Brasil?  Para mim parece tão perfeita!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #44 Online: 26 de Março de 2007, 09:21:52 »
Agonóstico quanto ao conhecimento econômico? Supõer ser incognicível? :'(

Vamos lá, não é tão difícil assim, expanda seus conhecimentos, existem sim teorias econômicas e muitas, sei que utiliza o termo feudalismo para críticar, mas é uma crítica simplória e nem é levada a sério.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 26 de Março de 2007, 09:32:08 »
Agonóstico quanto ao conhecimento econômico? Supõer ser incognicível? :'(

Não, nada tão dogmático.  Eu só não acho que conheço muita gente que entenda realmente de economia.

Vamos lá, não é tão difícil assim, expanda seus conhecimentos, existem sim teorias econômicas e muitas, sei que utiliza o termo feudalismo para críticar, mas é uma crítica simplória e nem é levada a sério.

Lamento, mas eu estou falando muito sério.  Para mim o sistema econômico do Brasil (se é que merece ser chamado de sistema) é de fato feudal.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #46 Online: 26 de Março de 2007, 09:34:21 »
Isso sim é bizarro!!  :susto:

:histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 26 de Março de 2007, 09:38:02 »
Por que?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #48 Online: 26 de Março de 2007, 09:45:44 »
A sociedade feudal era composta por três estamentos (três grupos sociais com status fixo): o clero, a nobreza e os camponeses.

* O clero tinha como função oficial rezar. Na prática, exercia grande poder político sobre uma sociedade bastante religiosa, onde o conceito de separação entre a religião e a política era desconhecido.
    * A nobreza (também chamados de senhores feudais) tinha como principal função guerrear, além de exercer considerável poder político sobre as demais classes.
    * Os servos, constituíam a maior parte da população camponesa, presos à terra e sofrendo intensa exploração, era obrigada a prestar serviços a nobreza e a pagar-lhe diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de proteção militar. Embora geralmente se considere que a vida dos camponeses fosse miserável, a palavra "escravo" seria imprópria. A produção dessa sociedade era de subsistência e marcada por pouca atividade comercial.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 26 de Março de 2007, 09:46:54 »
Então!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!