Autor Tópico: Por quê o Centro é melhor que a Direita?  (Lida 4410 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Por quê o Centro é melhor que a Direita?
« Resposta #50 Online: 26 de Março de 2007, 09:48:11 »
Brasil

O Brasil é a 10° maior economia mundial de acordo com o Produto Interno Bruto calculado com base no método da paridade do poder de compra [8], sendo a maior da América Latina, no entanto com um PIB per capita inferior a alguns países dessa região (Argentina, Chile e Uruguai), e possuindo um IDH médio, ocupando a 69ª posição mundial.

O primeiro produto que moveu a economia do Brasil foi o açúcar, na capitania hereditária de Pernambuco, durante o período de colônia, seguindo pelo ouro na região de Minas Gerais. Já independente, um novo ciclo econômico surgiu, agora com o café. Esse momento foi fundamental para o desenvolvimento do estado de São Paulo, que acabou por tornar-se o mais rico do país.

Apesar de ter, ao longo da década de 90, um salto qualitativo na produção de bens agrícolas, alcançando a liderança mundial em diversos insumos, com reformas comandadas pelo governo federal, a pauta de exportação brasileira foi diversificada, com uma enorme inclusão de bens de alto valor agregado como jóias, aviões, automóveis e peças de vestuário.

Atualmente o país está entre os 20 maiores exportadores do mundo, com US$ 137 bilhões (em 2006) vendidos entre produtos e serviços a outros países. Mas com um crescimento de dois dígitos ao ano desde o governo Fernando Henrique, em poucos anos a expectativa é que o Brasil esteja entre as principais plataformas de exportação do mundo.

Em 2004 o Brasil começou a crescer, acompanhando a economia mundial. O governo diz que isto se deve a política adotada pelo presidente Lula, no entanto, grande parte da imprensa reclama das altas taxas de juros adotadas pelo governo. No final de 2004 o PIB cresceu 5,7%, a indústria cresceu na faixa de 8% e as exportações superaram todas as expectativas. Porém em 2005 a economia desacelerou, com um crescimento de 2.9%, sendo que em 2006 não houve melhoria, com um crescimento de 2.9%, bem abaixo da média mundial para países emergentes, de 6.5%. A taxa de investimento no Brasil siuou-se em torno dos 16% do PIB, muito inferior ao índice de seus pares emergentes. Em 2005 o PIB atingiu R$ 2,148 trilhões (US$ 882 bilhões). O Brasil é visto pelo mundo como um país com muito potencial assim como a Rússia, Índia e China, as economias BRICs. A política externa adotada pelo Brasil prioriza a aliança entre países sub-desenvolvidos para negociar com os países ricos. O Brasil, assim como a Argentina e a Venezuela vêm mantendo o projeto da ALCA em discussão, apesar das pressões dos EUA. Existem também iniciativas de integração na América do Sul, cooperação na economia e nas áreas sociais.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 26 de Março de 2007, 09:50:21 »
Só porque a tecnologia se aprimorou não quer dizer que a mentalidade e as relações econômicas deixaram de ser feudais.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #52 Online: 26 de Março de 2007, 12:02:27 »
Eu olho à minha volta, Adriano, e me pergunto se alguém entende de Economia… :)

Aliás, a descrição que você acabou de citar não te lembra mesmo do Brasil?  Para mim parece tão perfeita!

Temos ampla circulação de moeda, forte setor de comércio e industrial. Não somos uma economia primária e agrária, e sim uma economia bastante diversificada. Temos ampla mobilidade social. Um pobre pode ser rico e o rico de hoje pode ser o pobre de amanhã. É a velha história, pai rico, filho médio, neto pobre. Basta ver as velhas oligarquias quase não mais estão no poder, foram substituídas por novas oligarquias políticas. Essa é a questão, existe protecionismo, comc erteza, existe uma classe similar a uma nobreza? existe. Mas o regulamento não se dá por fatores hereditários, mas sim políticos. É possível um pobre vir a ser presidente? Sim.

Não temos nada de feudal. Temos é de oligarquia, além do paraíso da corrupção.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #53 Online: 26 de Março de 2007, 12:04:39 »
Não acho que vamos chegar a um consenso nesse ponto, Amon.  Paciência. :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #54 Online: 26 de Março de 2007, 12:57:29 »
Não acho que vamos chegar a um consenso nesse ponto, Amon.  Paciência. :)

É... eu sempre soube disso...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 26 de Março de 2007, 13:28:45 »
eu acho que o Dantas, morando em Brasília, tem toda razão em enxergar o Brasil como feudal, e o Amon, mais pro sul, ainda vê algo de capitalista. Sabe a história dos cegos e o elefante? (não, não estou chamando os dois de cegos)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #56 Online: 26 de Março de 2007, 14:17:09 »
Luiz, penso que o fato de existirem baronatos lutando disputando o poder econômico e relações de vassalagem em certas esferas não é o suficiente para que possamos chamar o sistema de feudal. Como já foi citado, existe mobilidade social no Brasil e ninguem está preso à terra. O que acho que existe, na minha opinião, é um capitalismo estranho, torto, no qual grandes empresas ficam sob as asas do governo, ganhando licitações milionárias duvidosas, onde a burocracia atrapalha a iniciativa privada, onde oligarquias em certas regiões, controlam totalmente o Estado. Talvez fosse melhor dizer que, embora no Brasil exista o capitalismo, a mentalidade das pessoas ainda é feudal.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 26 de Março de 2007, 15:08:18 »
O fato é que não vejo muita mobilidade social, Manhattan.  Pode ser que a Gui esteja certa no que afirma.

Quão distorcido tem de ser um capitalismo até deixar de ser capitalismo?

E o que define os sistemas, se não for a mentalidade que atua neles?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 26 de Março de 2007, 15:58:03 »
just for the record, a crítica que o dantas é muito parecida com a que faz sérgio buarque de holanda em raízes do brasil. não é de se espantar, já que o livro é um dos que construiu o pensamento político brasileiro do século passado.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 26 de Março de 2007, 19:47:18 »
Uau!  Estou em boa companhia...

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #60 Online: 26 de Março de 2007, 23:43:25 »
Uau!  Estou em boa companhia…

Será que o Bruno concorda?  :hihi:
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!