Autor Tópico: Papa critica UE por não mencionar Deus em declarações  (Lida 3976 vezes)

Raphael

• Visitante
Re: Papa critica UE por não mencionar Deus em declarações
« Resposta #25 Online: 26 de Março de 2007, 02:24:36 »
Luiz.

Isso é um problema?

Não, não. Pra mim, nenhum. Pode separar tudo o que eu postar, desde que não mude o contexto de minha opinião, tudo bem. :ok:

Ah, isso com certeza eu sou.  Eles também são gente, afinal de contas.  Eles crêem em Deus e eu não, mas e daí?

Sem problemas você ter moral, ou qualquer pessoa que seja, que tenha moral, o que eu não aprovo e questiono, é que a grande maioria dos crentes, tem moral pois a igreja diz que assim é, mas na realidade, ele fazem coisas errados por debaixo dos panos, se é que me entende. Então, pra que dizer que tem moral?, isso eu chamo de hipocrisia.

Se entendi bem, você está alegando não ter moral?!?

Em alguns pontos, sim, não tenho. Algum problema nisso?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #26 Online: 26 de Março de 2007, 11:24:15 »

Não acredito em santos,  :enjoo: e as vezes o "diabo" é mais honesto pois mostra o que é, não usa máscaras...pelo menos assim sabemos com quem estamos nos dando e temos opção de escolha... :wink:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 26 de Março de 2007, 11:26:09 »

Eu não vejo como um ser humano capaz de se comunicar e agir normalmente possa não ter alguma forma de moral, só isso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #28 Online: 26 de Março de 2007, 12:37:20 »

Eu não vejo como um ser humano capaz de se comunicar e agir normalmente possa não ter alguma forma de moral, só isso.
Os sociopatas conseguem não ter moral, é parte intrínseca da personalidade.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Raphael

• Visitante
« Resposta #29 Online: 27 de Março de 2007, 02:00:02 »

Isso depende exclusivamente do seu conceito de moral. Defina por favor, se não for incomodar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 27 de Março de 2007, 06:34:27 »
Moral é a o conjunto de valores e de comentários sobre a forma de aplicá-los.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #31 Online: 27 de Março de 2007, 06:40:04 »
O problema quando se manda um padre/bispo/papa ITNC, é que em geral eles entendem errado, e VTNC dos outros. :hihi:

Quanto à mensagem do papa, concordo: porque ninguem se lembrou de mencionar Júpiter e Marte? Afinal, foram os romanos
que primeiro unificaram a Europa. Talvez uma breve menção a Wotan e Freya também cairia bem.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 27 de Março de 2007, 07:18:13 »
 :biglol: hehe

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #33 Online: 27 de Março de 2007, 07:22:18 »

Os sociopatas conseguem não ter moral, é parte intrínseca da personalidade.

Mas acho que não é o caso aqui... :o
Acho que o Raphael quis dizer que não tem moral em alguns casos que certa parte da sociedade acha que deveria ser certo ter moral...
Por exemplo: os evangélicos acham imoral sentir desejo por uma pessoa do mesmo sexo.

Se não for isso Rapha, me corrija por favor.  :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 27 de Março de 2007, 07:23:24 »
O que vocês (Rapha e Alegra) entendem por moral?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #35 Online: 27 de Março de 2007, 07:49:31 »
Respondendo por mim.

Moral é tudo relativo aos bons costumes. Conforme e favorável aos bons costumes.
Agora bons costumes...acho isso meio relativo e já dei um exemplo acima.  :?

Dando uma vista d'olhos no dicionário: "Ciência que ensina as regras, que se devem seguir para praticar o bem e evitar o mal."

Raphael

• Visitante
« Resposta #36 Online: 28 de Março de 2007, 02:20:42 »
Pra mim, moral é um conceito específico que cada povo, ou pessoa tem para manter um determinado valor, mas nem sempre isso é via de regra.

De acordo com a própria definição da palavra, isso pode ser variável.

conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento

Fonte - http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Alegra, seu argumento está corretíssimo, mas há outras coisas mais, como por exemplo, eu repudio o conceito absurdo de não poder entrar descaso em um shopping, por exemplo e isso não está somente restrito a conceitos religiosos.

Não vejo qual o mal que uma pessoa pode causar em entrar descalço em um shooping, sinceramente.

Raphael

• Visitante
« Resposta #37 Online: 28 de Março de 2007, 02:21:42 »
Luiz, você disse que a moral está ligada à ética, bem, não concordo, moral, ética e lei, são conceitos completamente diferentes.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 28 de Março de 2007, 08:23:37 »
Completamente, não.  Lei é uma ferramenta que (em alguns casos pelo menos) tem a intenção de encorajar o comportamento ético.

Já moral e ética, não sei que diferença teriam.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #39 Online: 28 de Março de 2007, 11:51:41 »
Alegra, seu argumento está corretíssimo, mas há outras coisas mais, como por exemplo, eu repudio o conceito absurdo de não poder entrar descaso em um shopping, por exemplo e isso não está somente restrito a conceitos religiosos.

Não vejo qual o mal que uma pessoa pode causar em entrar descalço em um shooping, sinceramente.

Sim, sim! O conceito religioso foi só um exemplo.  :)

Agora, quanto ao seu exemplo acho que está mais ligado à segurança, porque sem os sapatos que são a proteção dos seus pés, qualquer acidente por exposição dos pés dentro de um shopping ou qualquer outro centro comercial é de responsabilidade também do shopping e até pode rolar um pedido de indenização de sua parte. Acho eu!  :umm:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 28 de Março de 2007, 14:38:17 »
Completamente, não.  Lei é uma ferramenta que (em alguns casos pelo menos) tem a intenção de encorajar o comportamento ético.

Já moral e ética, não sei que diferença teriam.

já vi algumas.
pra falar a verdade ninguém tem a resposta definitiva sobre o que é ética, o que é moral e se há uma diferença entre as duas.
já vi gente dizer que há uma diferença, e esta é que a moral é de caráter mais individual e a ética de caráter geral, de um grupo mais abrangente (prof. gianotti da unicamp). o porquê da diferenciação, no entanto, não ficou claro.

outra mais convincente é a seguinte; moral vem da palavra latina mores, é a palavra que usavam em roma. ética vem do grego, de ethos. na constituição da mores, como também em tudo na sociedade romana, tinham um grande papel os costumes, a religião e a ancestralidade, ao passo que na ethos grega estas normas eram mais pensadas do que herdadas, quase como que concebidas na ágora. daí hoje pensar-se em moral como algo que se herda e em ética como algo que se constrói.

claro, também há quem diga que não há diferença alguma, mas eu não entro nesse barco.
« Última modificação: 28 de Março de 2007, 14:40:23 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Raphael

• Visitante
« Resposta #41 Online: 29 de Março de 2007, 01:17:47 »
O Bruno já explicou tudo Luiz, é exatamente isso. A moral é um conceito mais restrito a um indivíduo, ética, mais universal.

Raphael

• Visitante
« Resposta #42 Online: 29 de Março de 2007, 01:19:26 »

Agora, quanto ao seu exemplo acho que está mais ligado à segurança, porque sem os sapatos que são a proteção dos seus pés, qualquer acidente por exposição dos pés dentro de um shopping ou qualquer outro centro comercial é de responsabilidade também do shopping e até pode rolar um pedido de indenização de sua parte. Acho eu!  :umm:

Mas eu moro perto da praia, só queria entrar no shopping para comprar algo para comer. Segurança chato. :D

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 30 de Março de 2007, 10:12:04 »

Mas eu moro perto da praia, só queria entrar no shopping para comprar algo para comer. Segurança chato. :D

:hihi: Ele só estava fazendo o trabalho dele...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 30 de Março de 2007, 10:16:29 »
O Bruno já explicou tudo Luiz, é exatamente isso. A moral é um conceito mais restrito a um indivíduo, ética, mais universal.

Não concordo necessariamente com essa distinção... mas se concordasse, seria mais um motivo para não ver como você ou qualquer ser humano capaz de se expressar possa não ter moral.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #45 Online: 30 de Março de 2007, 11:23:28 »
O problema quando se manda um padre/bispo/papa ITNC, é que em geral eles entendem errado, e VTNC dos outros. :hihi:

Quanto à mensagem do papa, concordo: porque ninguem se lembrou de mencionar Júpiter e Marte? Afinal, foram os romanos
que primeiro unificaram a Europa. Talvez uma breve menção a Wotan e Freya também cairia bem.

O certo é mencionar o Império Romano e não os Deuses pagãos ou o Deus cristão. É este império que criou laços que deram unidade a grande parte da europa (língua, costumes, instituições políticas, etc). Diga-se de passagem que é um pedaço da Europa. Na verdade, quando Constantino mudou a religião do Império, impondo o cristianismo, o que ele fez foi desagregar tudo, tanto é que 100 anos depois o Império foi todo desmantelado e a Europa ficou quase 500 anos em trevas.
« Última modificação: 30 de Março de 2007, 11:27:15 por Amon »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Raphael

• Visitante
« Resposta #46 Online: 31 de Março de 2007, 00:29:41 »

:hihi: Ele só estava fazendo o trabalho dele…

Eu sei, mas não o culpo. O shopping é que é chato mesmo. Perto da praia, quase em frente, e não deixar pessoas entrarem para comprar algo, são muito chatos. :bravo:

Não concordo necessariamente com essa distinção… mas se concordasse, seria mais um motivo para não ver como você ou qualquer ser humano capaz de se expressar possa não ter moral.

Mas eu não disse que não tenho moral, disse que não concordo com algumas das morais impostas pela grande maioria das instituições e pela própria sociedade. Acho que regra de mais, atrapalha, algumas vezes.

Tenho moral, algumas não, outras sim, e outras eu aturo, apesar de não concordar com elas. :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 31 de Março de 2007, 03:24:45 »
Eu diria não que regra demais atrapalha, mas antes que a regra tem um propósito e não se deve esquecer qual é; uma regra bem planejada tem previsão para ser violada por um motivo suficientemente claro e/ou forte - mas, certamente, espera-se que haja consequências e que se assuma a responsabilidade pela violação.

Aliás, muitas vezes é necessário romper com regras para desenvolver uma pessoa ou movimento... mas não se deve esperar que isso "saia de graça"!

Raphael

• Visitante
« Resposta #48 Online: 31 de Março de 2007, 03:30:50 »
Eu diria não que regra demais atrapalha, mas antes que a regra tem um propósito e não se deve esquecer qual é; uma regra bem planejada tem previsão para ser violada por um motivo suficientemente claro e/ou forte - mas, certamente, espera-se que haja consequências e que se assuma a responsabilidade pela violação.

Aliás, muitas vezes é necessário romper com regras para desenvolver uma pessoa ou movimento… mas não se deve esperar que isso "saia de graça"!

Entendo perfeitamente. Mas continuo a ser adepto do moviemento em prol de uma sociedade com menos regras e mais liberdade. Acho que algumas delas efetuam exatemente isso, de um lado privilegiam uns e não a todos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 31 de Março de 2007, 03:40:50 »
Pessoalmente eu não sinto que liberdade seja um gargalo tão sério quanto o da lucidez e responsabilidade pessoal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!