Autor Tópico: Papa critica UE por não mencionar Deus em declarações  (Lida 3977 vezes)

Raphael

• Visitante
Re: Papa critica UE por não mencionar Deus em declarações
« Resposta #50 Online: 31 de Março de 2007, 04:00:47 »
Pessoalmente eu não sinto que liberdade seja um gargalo tão sério quanto o da lucidez e responsabilidade pessoal.

As vezes eu acho que você fala em outra língua. Não entendi bem esta afirmação.
Disseque mais por favor.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 31 de Março de 2007, 04:04:12 »
Na minha visão de mundo (um tanto influenciada por Peter Singer entre outros) liberdade é sim uma das necessidades maiores do ser humano, mas é também uma das que menos necessidade de atenção tem, já está basicamente resolvida - pelo menos para adultos.

A outra, que é muito mais urgente na minha opinião, é a contraparte que equilibra a liberdade.  Essa seria a responsabilidade pessoal.  Enquanto a liberdade dá testemunho à coletividade de que o indivíduo é importante, a responsabilidade faz o caminho simétrico e anuncia ao indivíduo que a coletividade merece respeito.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #52 Online: 31 de Março de 2007, 04:14:38 »
Na minha visão de mundo (um tanto influenciada por Peter Singer entre outros) liberdade é sim uma das necessidades maiores do ser humano, mas é também uma das que menos necessidade de atenção tem, já está basicamente resolvida - pelo menos para adultos.

A outra, que é muito mais urgente na minha opinião, é a contraparte que equilibra a liberdade.  Essa seria a responsabilidade pessoal.  Enquanto a liberdade dá testemunho à coletividade de que o indivíduo é importante, a responsabilidade faz o caminho simétrico e anuncia ao indivíduo que a coletividade merece respeito.

Obrigado, agora entendi melhor. :ok:

O negrito, pra mim, é a definição de ética, e não de regras ("burrocráticas" se é que me entende). Acredito que algumas regras sociais, políticas e religiosas, atrapalham ao invés de resolver o caso em questão.

Vou citar exemplos ao invés de me limitar à crítica.

Por exemplo, uma regra social na qual eu detesto. Ter que se vestir à caráter em uma comemoração, em uma formatura por exemplo. Acredito que não precisa-se daquela parafernalha toda de beca, chapeuzinho, tudo firula. Se todos viessem como bem entendessem, iria ficar mais original.

Outra é de se vestir de preto em enterros, caraca, um calor do cacete, no Rio de Janeiro, e me vestir de preto só para dizer que estou de luto?, bobagem.

Sobre as regras religiosas. Ter que aprender com uma professora 2 anos sobre a vida de Jesus para ganhar uma óstia. Caraca, 2 anos é tempo pra cacete, tem como diminuir isso não?

Regras políticas. "Burrocráticas" são as que mais enfatizo. Por que pra resolver os problemas sociais ou qualquer problema, temos que ter tantos documentos e tirar tantas xerox para provar que somos nós mesmos?. As vezes acho que a burocracia existe para dar mais empregos, não é possível.

Se alguém aqui já abriu uma conta em banco, sabe o que eu estou a falar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!