Autor Tópico: Vem aí a “Grande Matança”! - Ajude as focas!  (Lida 5528 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Vem aí a “Grande Matança”! - Ajude as focas!
« Resposta #25 Online: 25 de Março de 2007, 18:43:28 »
Bom, em primeiro lugar, bovinos não são uma espécie nativa do continente sul americano (embora na América do Norte houvessem os búfalos, que por sinal foram extintos)... foram introduzidas por intermédio do homem para atender uma necessidade alimentar, trata-se da introdução e criação (vamos lembrar, trata-se da pecuária... uma manipulação humana) de uma espécie para fins bem definidos. Vale lembrar também que a espécie bovina não esta ameaçada de extinção, muito antes pelo contrário, os rebanhos são cada vez maiores. Mesmo assim, se por um passe de mágica o rebanho bovino sumisse do Brasil, ainda assim não colocaria em risco o equilíbrio da cadeia alimentar silvestre brasileira... brasileiros deixariam então de comer carne bovina e provavelmente comeriam aves, uma vez que atraves da pecuária, possuímos uma das maiores criações de aves do planeta... o argumento do propósito alimentar seria também secundário, uma vez que trocaria-se bovinos por aves e ninguém morreria de fome.   

Não vejo nenhuma semelhança entre as situações, sejam focas, sejam bovinos ou sejam homens... uma coisa nunca vai justificar a outra... isto é gritante.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #26 Online: 25 de Março de 2007, 18:59:51 »
Que chacina? As focas são abatidos para fins econômicos da mesma maneira que o gado. Qual a gritante diferença que eu não consigo ouvir?

Sobrevivência Humana supõe necessidades alimentares. As focas são abatidas hediondamente tendo como objectivo o uso de peles pelos otários e otárias da "moda". Para além disso as focas enfrentam um sério problema de sobrevivência com o derretimentos do gelo. Se te informares melhores verás essa diferença gritante.

Sobrevivência… o mundo humano sobreviveria a eliminação do corte bovino, mas eles param por isso?

Eu não estou muito bem informado, tem algum link ai sobre essa caça as focas?

Este video resume bem o assunto:

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Março de 2007, 19:01:02 »
É tão difícil acertar um tiro na cabeça de uma foca? Pra que deixar agonizando lá?

Nada contra casaco de foca, mas eu acho muita maldade bater na foca e esperar ela morrer pra fazer casaco. Nem se a foca fosse comível era certo.

Ah peoples, é hora do jabá. www.arcabrasil.org.br. É uma entidade de proteção aos animais bem legal, podemos ajudar através de trabalho voluntário e compra de produtos. Veterinários e estagiários de jornalismo costumam ser bem-vindos. Corram lá.

Eles não esperam que a foca morra. Em quase metade dos casos as  focas são esfoladas vivas.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #28 Online: 25 de Março de 2007, 19:27:40 »
Esse tópico foi muito instrutivo para mim. Aprendi que existem duas novas categorias de animal: os animais de criação que podem ser explorados economicamente e mortos conforme o critério do produtor, e os animais selvagens que são uma categoria intocável que, nós, humanos, temos apenas de observar. Aprendi que os animais de criação não gozam da estima moral dos animais selvagens, e nem todos animais selvagens: só os mimosos e agradáveis à contemplação humana, ficando, assim, de fora, todos os insetos rastejantes, animais peçonhentos ou de aparência repugnante. Eu nunca vi defenderem as baratas, os ratos, as lacraias, as moréias, etc. Aprendi que o animal é tanto mais estimado quanto mais o senso estético do admirador, humano, encontra características admiráveis, daquelas que podem ser fotografadas e dar belos posters dependurados em paredes de confortáveis quartos, surtidos dos mais inéditos confortos da última tecnologia desenvolvida pela indústria capitalista.

A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #29 Online: 25 de Março de 2007, 19:55:54 »
Então você não acompanhou o seguinte tópico: ../forum/topic=10157.0.html
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #30 Online: 25 de Março de 2007, 20:15:47 »
De fato não acompanhei. Se não me engano, o tópico tinha um ar jocoso e pouco politizado, o que não foi o caso deste.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #31 Online: 25 de Março de 2007, 20:16:58 »
De fato não acompanhei. Se não me engano, o tópico tinha um ar jocoso e pouco politizado, o que não foi o caso deste.

Tá na hora de rever os seus conceitos...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #32 Online: 25 de Março de 2007, 20:19:29 »
Vou guardar o seu conselho no meu coração...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 25 de Março de 2007, 20:21:33 »
Ai caceta... eu acho foca até um animal escroto... desengonsado... tosco.

Mas se foi isto que entendeste, tudo bem... não posso fazer mais nada por ti... só lamento que tenha gasto minhas palavras ao vento.  |(

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #34 Online: 25 de Março de 2007, 20:31:31 »
não posso fazer mais nada por ti…

Além do debate, qualquer ajuda é impossível.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Março de 2007, 21:17:54 »
Este video resume bem o assunto:

Concordo que a matança desenfreada de focas deve ser contida para evitar o desequilíbrio ecológico, e por isso, a maioria (não todos) desses movimentos ecológicos é louvável por defender uma justa causa.

Mas não é só o lado ecológico que incentiva as pessoas a serem contra essas matanças e participarem de tais movimentos, isso eu tenho certeza. Há o lado emocional, a pena de ver o "ui ti bichinho tchucu tchucu" sendo morto.

Duvido que as pessoas participariam com tanto entusiasmo de um movimento contra a matança desenfreada de jararacas.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #36 Online: 25 de Março de 2007, 21:44:59 »
O interessante do texto inicial é que nada afirma sobre desequilíbrio ecológico. Ele critica pura e simplesmente a exploração da indústria. Esse argumento veio depois, como consciência culpada...

Toda atividade industrial causa desequilíbrio ecológico. Quando o primeiro homem plantou a primeira semente e inventou a agricultura criou um desequilíbrio ecológico. E podemos dizer o mesmo dos primeiros homens que construíram as primeiras cidades. Arqueólogos afirmam que o homem neolítico extinguiu os mamutes. O aparecimento do homem nesse planeta foi uma revolução.

Pode-se questionar o quanto de desequilíbrio ecológico suporta o mundo, mas derrubar toda uma indústria que gera empregos e renda apenas por causa da comoção de uns é ir longe demais. Isso é apelo aos sentimentos, não à razão. E quem apela aos sentimentos foge do debate e adentra no dogma. Pois isso é o que se tornou o debate sobre ecologia: dogma. E os dogmáticos são iguais em todos os lugares e em todos os tempos: eles são os puros que devem converter o gentio desalmado. E para tanto não pouparão artifícios, nem métodos. Conheço-vos todos! Quem não pensa como vós que arda na fogueira...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 25 de Março de 2007, 22:34:13 »
Pois eu não vi razão alguma ser exposta a não ser o infantil "desde que o homem é homem ele tem feito isto".
Se isto é razão, me desculpe por não compartilhar desta mesma lógica…

Só sei que os criadores de ovelhas dos EUA sentiram no bolso a quase extinção de uma espécie… e se isto é um argumento emocional, que seja… garanto que eles aprenderam como ganhar dinheiro de uma forma menos destrutiva.

Enfim… se existe gente que mija na própria água que bebe e acha que tem razão, quem sou eu para contrariar?

Boa noite senhores.

rizk

• Visitante
« Resposta #38 Online: 26 de Março de 2007, 08:36:09 »
Ainda sou a favor de lei determinando quantidade, local e época para as focas serem mortas e obrigando a matar com tiro na cabeça.

Nem eu que sou menina estou falando da foquinha cuti-cuti. Que ecologia é o culto pós-moderno, isso é, mas não desmerece o debate sobre a "tortura" dos animais nem sobre o aquecimento global.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #39 Online: 26 de Março de 2007, 09:30:50 »
É a ética sendo estendida as demas espécies de animais, justo é claro, mas não deixa de soar como contraditório com a violência humana intra-espécie.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #40 Online: 26 de Março de 2007, 09:51:15 »
Onde está no post original a menção a desequilíbrio ecológico? O objetivo do texto era provar que o Canadá é um país desalmado porque mata focas. Qual a diferença de matar uma foca para fins comerciais e matar uma cabeça de gado? Para mim é claríssimo a intenção de denegrir uma atividade economica, oxalá todo o capitalismo, usando as focas como bode expiatório. Só isso explica tão ridícula e hipócrita defesa e argumentação que criou um fato novo, a argumentação sobre o desequilíbrio ecológico que não havia no post original, apelando simplesmente à sentimentalidade em detrimento dos argumentos racionais.

Não sou muito de concordar com a Mimi, para dizer o mínimo, mas o seu comentário esta carregado de bom senso. Controlar a mortandade de focas para previnir o desequilíbrio ecológico - algo que, em nenhum momento, foi preocupação do post inicial - e evitar o sofrimento desnecessário do animal são preocupações dignas e podem estar entre as reivindicações dos ecologistas, mas transformar o Canadá num pais de descalabro moral por causa disso é terrorismo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 26 de Março de 2007, 20:34:55 »

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #43 Online: 26 de Março de 2007, 20:45:54 »
Isso só pode ser piada.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #44 Online: 26 de Março de 2007, 22:29:19 »
Onde está no post original a menção a desequilíbrio ecológico? O objetivo do texto era provar que o Canadá é um país desalmado porque mata focas. Qual a diferença de matar uma foca para fins comerciais e matar uma cabeça de gado? Para mim é claríssimo a intenção de denegrir uma atividade economica, oxalá todo o capitalismo, usando as focas como bode expiatório. Só isso explica tão ridícula e hipócrita defesa e argumentação que criou um fato novo, a argumentação sobre o desequilíbrio ecológico que não havia no post original, apelando simplesmente à sentimentalidade em detrimento dos argumentos racionais.

Não sou muito de concordar com a Mimi, para dizer o mínimo, mas o seu comentário esta carregado de bom senso. Controlar a mortandade de focas para previnir o desequilíbrio ecológico - algo que, em nenhum momento, foi preocupação do post inicial - e evitar o sofrimento desnecessário do animal são preocupações dignas e podem estar entre as reivindicações dos ecologistas, mas transformar o Canadá num pais de descalabro moral por causa disso é terrorismo.

Parti do principio que todos conhecem o desiquilibrio ecologico causado pelo derretimento do gelo.
Focas + Derretimento do gelo = Morte por culpa do Homem

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #45 Online: 26 de Março de 2007, 22:31:15 »
Ainda sou a favor de lei determinando quantidade, local e época para as focas serem mortas e obrigando a matar com tiro na cabeça.

Nem eu que sou menina estou falando da foquinha cuti-cuti. Que ecologia é o culto pós-moderno, isso é, mas não desmerece o debate sobre a "tortura" dos animais nem sobre o aquecimento global.

Tiro nas focas desvaloriza a pele. O método utilizado é umas pauladas e esfolar o animal vivo.

Raphael

• Visitante
« Resposta #46 Online: 26 de Março de 2007, 23:02:08 »
Spitfire, muito boa imagem.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #47 Online: 26 de Março de 2007, 23:06:53 »

:histeria:

Quereu, imagina-te na selva de África rodeado por leões. Eles decidem arrancar-te as pernas á dentada porque acham que as tuas pernas são o último grito da moda. Depois deixam-te a morrer e vão brincar com as tuas pernas. Se estes conceitos de Natureza básicos são dificeis de entender, acho mesmo que deves revisionar as tuas conjecturas de moral.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #48 Online: 27 de Março de 2007, 01:05:40 »
Flush,

A imagem ficou tão estilizada que causou o efeito contrário do esperado. Quem a fez não entende de arte. E quando se faz parábolas devemos fazê-las críveis: é necessário um tino todo especial porque senão ficam cômicas. Se os leões agissem como você narrou, provavelmente nos tornaríamos camaradas, discutindo as mil maneiras de abater a presa. Me lembra a revolução dos bichos do Orwell.

Mas saindo das parábolas, dos leões não esperaria considerações morais. Isso eu espero dos seres humanos, que tem muita consideração pelos bichos os quais não tem nenhuma consideração por nós.

Eu não sou insensível à morte das focas. Apenas reconheço que a morte faz parte da natureza e o homem também é um produto dela. Não vejo diferença entre a morte delas e a morte de um animal de criação, moralmente falando.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #49 Online: 27 de Março de 2007, 01:40:26 »
Flush,

A imagem ficou tão estilizada que causou o efeito contrário do esperado. Quem a fez não entende de arte. E quando se faz parábolas devemos fazê-las críveis: é necessário um tino todo especial porque senão ficam cômicas. Se os leões agissem como você narrou, provavelmente nos tornaríamos camaradas, discutindo as mil maneiras de abater a presa. Me lembra a revolução dos bichos do Orwell.

Mas saindo das parábolas, dos leões não esperaria considerações morais. Isso eu espero dos seres humanos, que tem muita consideração pelos bichos os quais não tem nenhuma consideração por nós.

Eu não sou insensível à morte das focas. Apenas reconheço que a morte faz parte da natureza e o homem também é um produto dela. Não vejo diferença entre a morte delas e a morte de um animal de criação, moralmente falando.

Moralmente falando é condenável todo e qualquer acto que inflinja sofrimento desnacessário. Esfolar animais vivos é moralmente incorrecto sob qualquer prisma. Animais de criação fornacem bases para um bem essencial à sobrevivência Humana, a alimentação. Peles de focas nunca foram nem serão necessários à sobrevivência Humana. Para além disso será imoral qualquer sofrimento inflinjido sem propósito. Esfolar animais vivos não é nem e nunca foi um factor de sobrevivência Humana, é apenas um factor de sofrimento animal. As extinções de espécies baseiam-se nos teus pontos de vista. O Homem é produto da Natureza e assim sendo pode fazer dela o que quiser. Ao inflinjirmos problemas na Natureza, também os inflinjimos ao ecossistema e consequentemente a nós mesmos. A criação de animais em cativeiro para consumo Humano baseia-se nessa mesma permissa. Não interferir nos ecossistemas de forma suicida.

Relativamente a ti e aos leões temos um ponto crucial. Em que parâmetros te regulas para que seja permitido a morte arbitrária de focas e não a de Homens? Em que factos te baseias na desconsideração dos "bichos" por nós?

Para além de estares moralmente incorrecto, socialmente incorrecto, estás também legislativamente completamente incorrecto:

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS:

(proclamada em assembléia da Unesco, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978)

ARTIGO 1:

Todos os animais nascem iguais diante da vida, e têm o mesmo direito à existência.

ARTIGO 2:

a) Cada animal tem direito ao respeito.

b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar sua consciência a serviço de outros animais.

c) Cada animal tem direito à consideração, à cura e à proteção do homem.

ARTIGO 3:

a) Nenhum animal será submetido a maus tratos e a atos cruéis.

b) Se a morte de um animal é necessária, ela deve ser instantânea, sem dor ou angústia.

ARTIGO 4:

a) Cada animal que pertence a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático, e tem o direito de reproduzir-se.

b) A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a este direito.

ARTIGO 5:

a) Cada animal pertencente a uma espécie, que vive habitualmente no ambiente do homem, tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade que são próprias de sua espécie.

b) Toda modificação imposta pelo homem para fins mercantis é contrária a esse direito.

ARTIGO 6:

a) Cada animal que o homem escolher para companheiro tem o direito a uma duração de vida conforme sua longevidade natural.

b) O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.

ARTIGO 7:

Cada animal que trabalha tem o direito a uma razoável limitação de tempo e intensidade de trabalho, e a uma alimentação adequada e ao repouso.

ARTIGO 8:

a) A experimentação animal, que implica em sofrimento físico, é incompatível com os direitos do animal, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra.

b) Técnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.

ARTIGO 9:

Nenhum animal deve ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e abatido, sem que para ele tenha ansiedade ou dor.

ARTIGO 10:

Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibição dos animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

ARTIGO 11:

O ato que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida.

ARTIGO 12:

a) Cada ato que leve à morte um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, um delito contra a espécie.

b) O aniquilamento e a destruição do meio ambiente natural levam ao genocídio.

ARTIGO 13:

a) O animal morto deve ser tratado com respeito.

b) As cenas de violência de que os animais são vítimas, devem ser proibidas no cinema e na televisão, a menos que tenham como fim mostrar um atentado aos direitos dos animais.

ARTIGO 14:

a) As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo.

b) Os direitos dos animais devem ser defendidos por leis, como os direitos dos homens.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!