Autor Tópico: Fundamentos eletro-termodinâmicos para a existência da alma biológica.  (Lida 9810 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Fundamentos eletro-termodinâmicos para a existência da alma biológica.
« Resposta #50 Online: 08 de Junho de 2008, 21:00:02 »
Credibilidade está onde se encontra, suponho.
Credibilidade vem de confiança, de fé. Por isso que não me oponho ao uso da palavra dogma, já superei essa de dissonância semântica. A que ainda me importa é a epistemológica. Daí o assunto é sério para mim, no sentido de ser produtivo pesquisisticamente.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #51 Online: 08 de Junho de 2008, 21:03:35 »
VI)A Primeira lei da termodinâmica estipula que não há aniquilação de energia na esfera macro,e sim transformação.Logo,após a morte, a energia bioelétrica não poderia somente desaparecer;teria de ser ransmitida a outro sistema.
VII)A Segunda lei da termodinâmica nos informa que esta parcela de energia não poderia ser somente calor inaproveitável,pois se toda a parcela de energia se transformasse em calor,a carga elétrica transmitida provocaria a combustão exposta nos pontos I,II, e III.
Conclui-se que,como visto em V, no instante da morte um agrupamento de elétrons capta da estrutura atômica um agupamento correspondente de prótons e assim consolida uma estrutura atomicamente estável e sustentável.

Não quero cortar o teu barato cara, mas acho que você precisa ler um pouco mais de termodinâmica, em particular a teoria de Prigogine sobre a termodinâmica de processos irreversíveis. A citação abaixo vem da Enciclopédia Britânica

"Prigogine's work dealt with the application of the second law of thermodynamics to complex systems, including living organisms. The second law states that physical systems tend to slide spontaneously and irreversibly toward a state of disorder (a process driven by an increase in entropy); it does not, however, explain how complex systems could have arisen spontaneously from less-ordered states and have maintained themselves in defiance of the tendency toward maximum entropy. Prigogine argued that as long as systems receive energy and matter from an external source, nonlinear systems (or dissipative structures, as he called them) can go through periods of instability and then self-organization, resulting in more-complex systems whose characteristics cannot be predicted except as statistical probabilities. Prigogine's work was influential in a wide variety of fields, from physical chemistry to biology, and was fundamental to the new disciplines of chaos theory and complexity theory."

Logo, a auto-organização necessária para a formação do tal aglomerado de elétrons que você se refere não pode existir fora do organismo, o que seria o caso após a morte biológica deste.
Os outros furos conceituais da tua teoria, relacionados à formação de estruturas quantomecânicas, espalhamento de partículas a baixas energias, influência de campos eletromagnéticos sobre estruturas vivas, etc. eu deixo aos outros colegas foristas nos respectivos assuntos. Concluindo: você não está na terra de ninguém, amigo. Se falar de física, pode falar o que quiser, mas vai ter que falar certinho, senão a gente vai criticar mesmo.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 08 de Junho de 2008, 21:08:16 »
Credibilidade vem de confiança, de fé. Por isso que não me oponho ao uso da palavra dogma, já superei essa de dissonância semântica. A que ainda me importa é a epistemológica. Daí o assunto é sério para mim, no sentido de ser produtivo pesquisisticamente.

Confiança, fé VERDADEIRA, tem de vir de fatos, não de dogmas.  Você é que sabe da sua vida, mas pessoalmente acho temerário ignorar o que um dogma realmente é.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 08 de Junho de 2008, 21:27:47 »

Não quero cortar o teu barato cara, mas acho que você precisa ler um pouco mais de termodinâmica, em particular a teoria de Prigogine sobre a termodinâmica de processos irreversíveis.

Isso é inútil, talvez piore porque lhe dá nomes de pessoas importantes mas não muito conhecidas para ele citar e impressionar seus seguidores. Há muito tempo, achava que ainda tinha volta, quando as confusões eram sobre coisas como equilíbrio pontuado e gradualismo filético na evolução. Nesse mesmo fórum, ainda antes de ser o CC, a coisa até parecia que poderia terminar bem, pelo andar da carruagem... mas estava errado. De lá para cá as coisas só pioraram. Uma das últimas "teorias" dele era de que a evolução biológica violava a conservação de matéria, porque antes não haviam seres vivos, depois foram havendo mais (fabricando sua própria massa), e ficando mais massivos (como dinossauros e elefantes), produzindo cada vez mais massa... :/

Há quem acha que isso seja tudo brincadeira, de qualquer forma....

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #54 Online: 08 de Junho de 2008, 21:28:02 »

Confiança, fé VERDADEIRA, tem de vir de fatos, não de dogmas.  Você é que sabe da sua vida, mas pessoalmente acho temerário ignorar o que um dogma realmente é.
Não seja por isso. É só retirar a palavra dogma da parada. Não sou dogmático em relação ao uso de palavras, o que importa é o sentido do que quero informar. Se entendeu que o que importa para mim é a realidade social e humana, no seu mais alto nível, então está bem. Poderia listar inúmeras palavras semelhantes, sinônimas, para clarear a informação.

O que pega mais na comunicação é o feed back em relação a recepção da mensagem, que no nosso caso é transmitiva através do conhecido post. E isso eu tenho treinado bem. Com isso associo a técnica de avaliação conscienciométrica, que é superior a qualquer psicologia e a qualquer outra palavra como subjetivo ou as simples expressões relativas a emoções.

É mais ou menos captar a dissonância ou ressonância cognitiva dos interlocutores. E num primeiro momento isso é feito através da análise racional e crítica das emoções e sentimentos, além de todos os pensamentos que ocorrem na mente. Usamos o conceito de pensene para referir a indissociabilidade de pensamento, sentimento e energia.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 08 de Junho de 2008, 22:33:46 »
Uma rosa, por outro nome...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #56 Online: 08 de Junho de 2008, 22:42:42 »
Isso é poesia. Não tem nada de rosa, é bomba atômica mesmo. É peso pesado, é genialidade pura. O desafio  do debate ético e positivo otimista e que está aberto. A inteligência das inteligências é a educação, a etiqueta. A comunicação desenvolvida em alto nível  :wink:

Faz sentido para ti?

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #57 Online: 09 de Junho de 2008, 12:57:19 »
Citação de: O Pensador
Oxigênio,afinal,é inflamável....

Nossa, Você merece um nobel, afinal a nossa ignorância colocou o oxigênio na categoria dos comburentes......que bom que você corrigiu este erro....claro, faísca e combustivel é o suficiente, podemos fazer fogo na lua...  ::)

beijos....hunmmmmmmm  :histeria:
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #58 Online: 09 de Junho de 2008, 13:47:54 »

Não quero cortar o teu barato cara, mas acho que você precisa ler um pouco mais de termodinâmica, em particular a teoria de Prigogine sobre a termodinâmica de processos irreversíveis.

Isso é inútil, talvez piore porque lhe dá nomes de pessoas importantes mas não muito conhecidas para ele citar e impressionar seus seguidores. Há muito tempo, achava que ainda tinha volta, quando as confusões eram sobre coisas como equilíbrio pontuado e gradualismo filético na evolução. Nesse mesmo fórum, ainda antes de ser o CC, a coisa até parecia que poderia terminar bem, pelo andar da carruagem... mas estava errado. De lá para cá as coisas só pioraram. Uma das últimas "teorias" dele era de que a evolução biológica violava a conservação de matéria, porque antes não haviam seres vivos, depois foram havendo mais (fabricando sua própria massa), e ficando mais massivos (como dinossauros e elefantes), produzindo cada vez mais massa... :/

Há quem acha que isso seja tudo brincadeira, de qualquer forma....

Você tem razão, Buckaroo... pensando bem, se essas coisas forem só brincadeiras (e esperamos que sejam, no fundo!), tentar explicar é um mico só. É que há uma diferença (sutil, é verdade) entre os chutadores e os vigaristas, e a gente sempre espera que essas coisas estejam na primeira categoria.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #59 Online: 09 de Junho de 2008, 14:33:10 »
Já eu acho que a realidade fala por si só. A interpretação científica do Universo é testada todos os dias e comparada com os resultados obtidos. Quando e onde o consenso precisa ser mudado, o é de acordo com esses testes.

Como eu já disse inúmeras vezes, no dia em que o Waldo, o Pensador, o Wlad, etc. conseguirem demonstrar que o paradigma deles é válido, vou me convencer. Antes disso, nem vou esquentar minha cabeça, nem vou discutir o sexo dos anjos 

B-)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #60 Online: 09 de Junho de 2008, 19:27:25 »
Eu sei que agora pude compreender a necessidade da metafísica, que vai além da física. É a discussão filosófica sobre a realidade do ser, a realidade da existência. O último grande autor, Sartre, definiu em seu trabalho a máxima de a existência precede a essência que é muito utilizada.

Uma outra forma filosófica de abordar é a do Amit Goswami, a que intitula duas linhas, o o realismo materialista e o monismo idealista, este últmo é o que considera a existência da consciênica sendo diferente da matéria.

E sem dúvida é um assunto de pouco interesse para muitos, mas que me despesta a atenção. Estou me programando para o aprofundamento na ontologia, ramo da metafísica.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #61 Online: 09 de Junho de 2008, 19:52:07 »
Cada um na sua, meu irmão :-)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #62 Online: 09 de Junho de 2008, 22:04:24 »
Eu sei que agora pude compreender a necessidade da metafísica, que vai além da física. É a discussão filosófica sobre a realidade do ser, a realidade da existência. O último grande autor, Sartre, definiu em seu trabalho a máxima de a existência precede a essência que é muito utilizada.

Uma outra forma filosófica de abordar é a do Amit Goswami, a que intitula duas linhas, o o realismo materialista e o monismo idealista, este últmo é o que considera a existência da consciênica sendo diferente da matéria.

E sem dúvida é um assunto de pouco interesse para muitos, mas que me despesta a atenção. Estou me programando para o aprofundamento na ontologia, ramo da metafísica.

Não troque as bolas Adriano.
A máxima sartriana é ANTI-METAFÍSICA e ele NEGA a possibilidade de consciência separada da matéria - Sartre é , como Marx, monista (materialista).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #63 Online: 09 de Junho de 2008, 22:39:51 »
Mó podiscrê, mermão.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #64 Online: 09 de Junho de 2008, 23:21:43 »
Mó podiscrê, mermão.

Na moral cumpadi!.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #65 Online: 10 de Junho de 2008, 00:27:42 »
podiscrê

alguem realmente usa essa giria??? nunca ouvi nesse formato.

O mais proximo que conheço é o "Podicrê" sem s.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #66 Online: 10 de Junho de 2008, 06:05:40 »

Não troque as bolas Adriano.
A máxima sartriana é ANTI-METAFÍSICA e ele NEGA a possibilidade de consciência separada da matéria - Sartre é , como Marx, monista (materialista).
Eu troco as bolas sim. Pode ter a grande certeza disto. O que vou fazer é justamente elaborar uma ontologia em que a essência precede a existência, para complementação do contexto epistemológico que estou desenvolvendo.

E se você perceber, o que eu disse é escrevi é exatamente o que você citou. Que é o pensamento predominante em nosso tempo. O espírito de nossa época.

Porém não tem nada de antimetafísica, já que se trata de ontologia pura. Também sou monista, considerando a abordagem de Gowsami, que nomeia nosso pensamento de monismo ideológico  :wink:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #67 Online: 10 de Junho de 2008, 06:06:32 »
Mó podiscrê, mermão.

Na moral cumpadi!.
Se liga trutas, é nois na fita!

O barato é loco e o processo é lento!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #68 Online: 10 de Junho de 2008, 06:08:23 »
podiscrê

A idéia é escrever essado mesmo, para insinuar a falta de instrução dos utilizadores de gíria. É a mesma indução que os críticos do governo fazem quanto se referem a ele como analfabeto e começam a escrever errado, em uma hipotética situação.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #69 Online: 10 de Junho de 2008, 22:18:52 »
podiscrê

A idéia é escrever essado mesmo, para insinuar a falta de instrução dos utilizadores de gíria. É a mesma indução que os críticos do governo fazem quanto se referem a ele como analfabeto e começam a escrever errado, em uma hipotética situação.

*Tradução:É só de sacanagem mesmo.A gente faz a mesma coisa com o Lula.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #70 Online: 11 de Junho de 2008, 00:33:06 »
a falta de instrução dos utilizadores de gíria.

pode até ser (falta de instrução), mas é inegavel que esta falta de instrução ja trouxe muitos beneficios, e ja foram incorporadas diversas palavras, que antes eram girias dos não instruídos, ao vocabulario formal. Ou não?
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #71 Online: 11 de Junho de 2008, 07:44:46 »
Acho exagero chamar falta de instrução de fonte de benefícios.  A língua muda seu próprio vocabulário e simplifica certas coisas, sim, mas nem por isso falta de instrução é benesse.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #72 Online: 11 de Junho de 2008, 15:09:17 »
Eu disse que trouxe muitos beneficios, não disse que tudo foi benesse.

- Carl Sagan

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #73 Online: 11 de Junho de 2008, 18:50:13 »
podiscrê

*Tradução:É só de sacanagem mesmo.A gente faz a mesma coisa com o Lula.
:histeria: :histeria:

Perfeito   :biglol:  :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!