Autor Tópico: Bissexualidade  (Lida 3429 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Bissexualidade
« Online: 30 de Março de 2007, 19:24:04 »
Bissexualidade

Já se ouviu falar muito em aquela pessoa que gosta tanto de se relacionar com homens, como com mulheres e que “recebem” o nome de gillete. Gillete? Ora a gillete não corta para os dois lados? Então? É mais ou menos assim que é vista a pessoa bissexual. Mas isso é uma conotação do senso comum. A realidade da bissexualidade é bem mais ampla e complexa.

A bissexualidade tem como característica, um homem sentir-se atraído afetiva-sexualmante por mulheres, mas também para com os homens, sendo que o mesmo pode acontecer com as mulheres, ou seja, podem sentir atração por homens e por mulheres, e isso não significa um a relação ao mesmo tempo, ou seja, estar com os dois sexos. Ah! E não é por ai, como deve estar pensando, e sim com cada sentimento ao seu tempo, em seu lugar, digamos que no coração de um bissexual, tem lugar para amar todos.

Para os heterossexuais, a bissexualidade, é “coisa de gente sem vergonha”, e para os homossexuais, é “coisa de homossexuais mal resolvidos”.Nem preciso salientar aqui, que o preconceito diante da bissexualidade fica extremamente escancarado, e rodeado por todos os lados.

Esse assunto merece todo nosso respeito, pois é uma parte da sexualidade que traz uma idéia de mistério e ate mesmo de fascínio, digamos que pode ser considerado intrigante.

Mas vejamos:

Ninguém nasce com idéia formada sobre sua vocação sexual. A bissexulaidade não pode ser vista como uma escolha, ate porquê ninguém nasce sabendo o que vai ser, o que quer ser, e isso nos já estamos cansados de saber, mas tentar entender se torna mais difícil, pois a mente das pessoas carrega muito preconceito, e isso impede a compreensão dos mistérios da sexualidade humana.

Biologicamente, se nasce homem ou mulher, seres fisicamente perfeitos e definidos aos olhos da sociedade. Mas o comportamento, ira tomar sua forma, diante de todas as influencias possíveis, dentro do contexto a que esta inserida, ou seja, diante do ciclo bio-psico-social.

Na chegada da adolescência, onde as descobertas com o próprio corpo começam a surgir, as vontades, os desejos, as curiosidades sobre o sexo estão exalando hormônios, é que tudo se torna mais complicado, porque, esse já é um período conturbado para os adolescentes, ainda mais sobre as duvidas sobre a sua própria sexualidade, que esta no auge de sua formação.

O que pensar, por exemplo, quando um rapaz tem lá suas vontades de estar com meninas, mas de repente seu pensamento é invadido por uma sensação estranha de querer estar também com um outro rapaz, seu colega da escola. Nossa? O que estaria acontecendo? Ele é um maluco? Esses e outros questionamentos irão permear a mente desse individuo por um bom e longo tempo, pois esta em conflito com suas escolhas sexuais.

Digamos que esse rapaz já tenha experimentado o sexo com seu oposto, ou seja, com mulheres, mas fica sentindo que algo ainda lhe falta. Inicia-se então, uma busca incessante pela “pessoa certa”, pois a idéia que tem sobre o que ta se passando com ele, seria de “encontrar essa pessoa certa”.

Porem seu desejo pelo mesmo sexo, continua ali presente, mas ele reprime e acaba sublimando tudo isso. É um processo lento e talvez doloroso, pois já não é alguém tão igual aos rapazes da sua idade, e a sociedade, como sempre, recrimina os diferentes, e o medo de ser diferente impede a tomada de decisões, por isso o bissexual pode ficar vários anos “em cima do muro”.

Mas, essa pessoa, percebendo em si a falta que faz ter a outra parte que lhe completa, que seria aqui uma pessoa do mesmo sexo, ele então, já se identifica como um ser bissexual e ira ter que encarar os sentimentos que tem e tentar viver da melhor forma possível com isso. Se essa pessoa se deixar sofrer muito pelo preconceito, o que, depende do seu modo de ser, ele vai acabar sofrendo duplamente, pois se deixar um ou o outro sexo de lado, ira se sentir um eterno incompleto.

Adriana Sommer da Costa
Sexóloga
http://www.leveiumpenabunda.com.br/m-bissexualidade.html

Inspirado no tópico de transexualidade da Guinevere, estou criando este para discutir sobre a bissexualidade e o preconceito que vivem os bissexuais. Escolhi este texto por achar condizente com a realidade que vivêncio. Estou com esse tópico "saindo do armário" e me posicionando como bissexual, pois acho necessário para o andamento de minhas discussões, pois tenho um posicionamento político acerca das minorias sexuais, ou seja o movimento GLBT.
Agradeço desde já a participação dos amigos foristas e peço seriedade e respeito com o tema.  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Bissexualidade
« Resposta #1 Online: 30 de Março de 2007, 19:32:01 »
Em primeiro lugar, parabéns pela decisão de sair do armário!

Mas quanto ao texto, vejo alguns problemas. Ele sugere que há uma discriminação quase automática dos bissexuais por parte dos hetero- e homo-. Confesso que não vejo isso -- digo, não mais do que o preconceito comum que atinge os não-hetero. Segundo, ele parece indicar que quase todo mundo pensa que os bissexuais são mais promíscuos que os outros. Tampouco vejo isso acontecendo.

De resto, concordo! Bissexual é gente como todo mundo! :-)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Março de 2007, 19:34:31 »
tem um posicionamento político acerca do movimento glbt.
entendo.
quais são as reindivicações do movimento glbt?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 30 de Março de 2007, 19:56:45 »
Em primeiro lugar, parabéns pela decisão de sair do armário!

Mas quanto ao texto, vejo alguns problemas. Ele sugere que há uma discriminação quase automática dos bissexuais por parte dos hetero- e homo-. Confesso que não vejo isso -- digo, não mais do que o preconceito comum que atinge os não-hetero. Segundo, ele parece indicar que quase todo mundo pensa que os bissexuais são mais promíscuos que os outros. Tampouco vejo isso acontecendo.

De resto, concordo! Bissexual é gente como todo mundo! :-)
Obrigado pelos parabéns, mas infelizmente vivêncio essa situação de não aceitação da bissexualidade e noto nas entrelinhas de diversos contextos sociais, seja pelo enquadramento em hetero ou homo, mas dificilmente se fala da terceira orientação. Tem textos que não consideram a bissexualidade como opção sexual
 :arrow: http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/nytimes/2035001-2035500/2035327/2035327_1.xml
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 30 de Março de 2007, 20:12:07 »
tem um posicionamento político acerca do movimento glbt.
entendo.
quais são as reindivicações do movimento glbt?
A igualde de direitos, a luta contra o preconceito e discriminação. O site da parada gay fala muito sobre isso. Tem outras questões bem interessantes que li em algumas pesquisas, mas não me vêem a mente agora.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Março de 2007, 20:30:34 »
desculpa, a igualdade de direitos? já a há. o único ponto controverso é o casamento gay, que é uma total frescura, já que gays já podem adotar e gradualmente estão podendo viver juntos em regime de união estável, cujos efeitos jurídicos são os mesmos do casamento. é uma mudança que se dará com ou sem movimento gay.
aliás, há até mais do que isso. além da igualdade, os gays ainda têm a honra protegida podendo exigir não só indenizações daqueles que a ofenderem como também há tipificação criminal do que quer que possa ser considerado discriminação.

não há nada que o movimento gay possa fazer. não há razão de existência de um. piquetar 'por direitos gays e contra o preconceito' é falta do que fazer. é igual um movimento feminista nos dias de hoje (acredite, eles existem).
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 30 de Março de 2007, 20:44:53 »
Tem o aspecto cultural de aceitação da sociedade, ter leis a favor das minorias sexuais não significa que tenha sido resolvido o problema do preconceito. É uma questão ética, e o movimento GLBT pode contribuir muito para a sociedade ao mostrar como viver com o diferente. Tem toda uma cultura associada ao estilo de vida e muitas discussões a respeito da sexualidade. São problematizações que trazem crescimento a todos. O intuito do movimento é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
A parada gay é muito festiva, alegre e o principal ponto é a não violência. O movimento gay ajuda muito nessa postura pacífica, é um grande exemplo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Março de 2007, 22:05:29 »
sei lá. eu não acho que dê pra fazer muito mais do que propagar o homosexualismo em novela da 9. fazer estardalhaço na paulista muda a cabeça de alguém?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 30 de Março de 2007, 22:32:40 »
Não encaro como estardalhaço e sim como uma luta política, e todos os anos os temas são importantes e de reflexão, além de ampla divulgação na mídia. O tema desse ano é "Por um mundo sem racismo, machismo e homofobia".
O uso do termo homossexualismo faz referência a homossexualidade como doença e é um termo descriminatório. Penso ser difícil você não saber tal diferenciação, e chego a pensar que o uso é proposital e de tal maneira ofensivo. E digo ofensivo a uma questão humana, a valores éticos construidos na atualidade e amplamente aceitos. Esse uso pejorativo já foi descartado há muito tempo.
Esse posicionamento contrário a um ato pacífico como a parada gay demonstra uma certa homofobia. Não há razões lógicas para tal entendimento.

Raphael

• Visitante
« Resposta #9 Online: 31 de Março de 2007, 02:09:19 »
Olá Adriano.

Primeiramente, discordo disso.

Para os heterossexuais, a bissexualidade, é “coisa de gente sem vergonha”, e para os homossexuais, é “coisa de homossexuais mal resolvidos”. Nem preciso salientar aqui, que o preconceito diante da bissexualidade fica extremamente escancarado, e rodeado por todos os lados.

Ei, não acho isso não. Sou gay assumido e não acho que a bissexualidade tenha a ver com isso que você afirmou não. Não mesmo. No meu círculo de amigos, que é bem variado por sinal, conheço bissexuais (um deles se relaciona comigo). Eles vivem normalmente, se assumem como tal e são aceitos, não conheço nenhum que tenha sofrio preconceito por ser bissexual, conheço gays que já sofreram preconceito, mas por cauda do jeito de falar, de andar, estas coisas, acho que a sociedade ainda não está pronta para assimilar um gay afeminado. Mas não creio que há confusões na cabeça de um bissexual e não aceito este argumento do texto.

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/nytimes/2035001-2035500/2035327/2035327_1.xml

Nem tudo que é dito como estudo é provado. E esse, sem querer ofender, é ridículo.

sei lá. eu não acho que dê pra fazer muito mais do que propagar o homosexualismo em novela da 9. fazer estardalhaço na paulista muda a cabeça de alguém?

Ei, Bruno, a parada gay é muito legal e não é estardalhaço. Bobo :P
Há muito ainda a ser resolvido. Há muitos gays nas igrejas, nas quais os dirigentes preconceituosos insistem em dizer que gays só existem fora da igreja, e não dentro. Tais gays também tem que reenvindicar os seus direitos. Os pais o deserdam, batem, levam pra tratamento, estas coisas, pais sempre pioram, você sabe.

Há também a questão da herança de um gay que pode ser deixada para o seu parceiro. Isso ainda não foi resolvido pela justiça, foi?

Abraços.

Ps- Pronto, agora estamos completos, eu falo sobre um tópico somente de gays, a Gui de transexuais e o Adriano de bissexuais. Alguém aqui é travesti? :D

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 31 de Março de 2007, 03:19:04 »
Para os heterossexuais, a bissexualidade, é “coisa de gente sem vergonha”, e para os homossexuais, é “coisa de homossexuais mal resolvidos”. Nem preciso salientar aqui, que o preconceito diante da bissexualidade fica extremamente escancarado, e rodeado por todos os lados.

Ei, não acho isso não. Sou gay assumido e não acho que a bissexualidade tenha a ver com isso que você afirmou não. Não mesmo. No meu círculo de amigos, que é bem variado por sinal, conheço bissexuais (um deles se relaciona comigo). Eles vivem normalmente, se assumem como tal e são aceitos, não conheço nenhum que tenha sofrio preconceito por ser bissexual, conheço gays que já sofreram preconceito, mas por cauda do jeito de falar, de andar, estas coisas, acho que a sociedade ainda não está pronta para assimilar um gay afeminado. Mas não creio que há confusões na cabeça de um bissexual e não aceito este argumento do texto.
Eu escolhi esse texto por refletir o que eu vivencio e que acredito ter a ver com a bissexualidade. Concordo com o preconceito com os afeminados, mas independe de serem gay, bi ou hetero, tem mais a ver com identidade de genêro, como no caso dos transexuais. Penso que seria mais fácil se eu fosse apenas homo, mas meu desejo por mulheres é grande e não consigo ficar sem, diante dos fatos (desejos) tenho que viver o que dita meu corpo, pois é o que considero certo, sem o falso moralismo. E me parece que todos aceitam o meu "lado" hetero, mas sobre a homossexualidade nem chego a me manifestar, pois sempre ouço as piadinhas que são carregadas de preconceito. Mas ao mesmo tempo demonstram uma certa curiosidade sobre o assunto. Bem é mais ou menos isso que penso.

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/nytimes/2035001-2035500/2035327/2035327_1.xml

Nem tudo que é dito como estudo é provado. E esse, sem querer ofender, é ridículo.
É só um exemplo da tentativa de enquadramento de bi como gay.

Ei, Bruno, a parada gay é muito legal e não é estardalhaço. Bobo :P
Há muito ainda a ser resolvido. Há muitos gays nas igrejas, nas quais os dirigentes preconceituosos insistem em dizer que gays só existem fora da igreja, e não dentro. Tais gays também tem que reenvindicar os seus direitos. Os pais o deserdam, batem, levam pra tratamento, estas coisas, pais sempre pioram, você sabe.

Há também a questão da herança de um gay que pode ser deixada para o seu parceiro. Isso ainda não foi resolvido pela justiça, foi?
Bem lembrado a questão da herança, e para fazer uma pararelo com sobre as leis, nem ao menos a integridade física das pessoas é respeitada atualemente na nossa sociedade, tamanho é a violência e a preocupação de todos por conta disso, quanto mais será a integridade moral. Temos muito a caminhar para chegar em tal situação que a lei seja algo que basta para a resolução dos problemas sociais.

Citação de: Raphael
Ps- Pronto, agora estamos completos, eu falo sobre um tópico somente de gays, a Gui de transexuais e o Adriano de bissexuais. Alguém aqui é travesti? :D
E a Gui representa ainda as lésbicas, dupla responsabilidade.  :ok:

Danieli

• Visitante
« Resposta #11 Online: 31 de Março de 2007, 03:21:36 »
Hum, o Adriano, aproveitando o os questionamentos dos outros foristas, me diga uma coisa.
Da onde você tirou coragem pra revelar isso aqui no fórum, porque sob a minha ótica, muitos são extremamente conservadores... Ah, e parabéns pela iniciativa, eu não a teria. :ok:

Raphael

• Visitante
« Resposta #12 Online: 31 de Março de 2007, 03:25:37 »
Adriano, você já se relacionou com homens?, me pareceu que não.
« Última modificação: 31 de Março de 2007, 05:51:26 por Raphael »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 31 de Março de 2007, 03:29:32 »
Hum, o Adriano, aproveitando o os questionamentos dos outros foristas, me diga uma coisa.
Da onde você tirou coragem pra revelar isso aqui no fórum, porque sob a minha ótica, muitos são extremamente conservadores… Ah, e parabéns pela iniciativa, eu não a teria. :ok:
É que explica muitos de meus pensamentos, por exemplos, muitos associam o relacionamento aberto com a bissexualidade, embora tenha muitos héteros que curtam. E sobre o ateísmo tem muito a ver, pois a maneira que eu tenho de negar o preconceito religioso é com a negação da raiz de todo preconceito, o amigo imaginário dos adultos, que os dá direito de falar qualquer merda sobre sexualidade. Tem os ateus preconceituosos, mas estes não vão invocar a fé ou o argumento de que deus fez a mulher e o homem,  para justificar o preconceito, portanto torna o diálogo mais fácil. Não tem nada mais conservador do que a crença em deus.

Danieli

• Visitante
« Resposta #14 Online: 31 de Março de 2007, 03:34:09 »
Poucos entendem a bissexualidade, não é raro que se associa a libertinagem, e falam asneiras. Mas de todo modo espero que você se encontre e seja realizado seja por qual caminho for :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #15 Online: 31 de Março de 2007, 09:52:34 »
(...) muitos associam o relacionamento aberto com a bissexualidade (...)

Sério???

Por quê??

Luz

• Visitante
« Resposta #16 Online: 31 de Março de 2007, 12:52:46 »
Adriano,

Penso que essa relação necessária do relacionamento aberto com a bissexualidade é precipitado, pois muitos heteros e homossexuais matém relacionamentos abertos, mas no caso da bissexualidade, a relação é quase uma constante, não?

Imagino que o bissexual tenha fantasias com ambos os sexos, e consequentemente, necessidade de ambos os contatos - o que torna o relacionamento fechado, "supostamente" incompatíavel com essa necessidade, não?

Muito bacana mesmo seu desprendimento onde opiniões conservadoras podem ser um tanto incômodas!  ::)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 31 de Março de 2007, 17:08:07 »
(…) muitos associam o relacionamento aberto com a bissexualidade (…)

Sério???

Por quê??
Deve ser por uma visão do bissexual como promíscuo.

Adriano,

Penso que essa relação necessária do relacionamento aberto com a bissexualidade é precipitado, pois muitos heteros e homossexuais mantém relacionamentos abertos, mas no caso da bissexualidade, a relação é quase uma constante, não?
É algo difícil de responder, pois tem muitos bissexuais que tem relacionamentos fechados, mesmo tendo atração por outras pessoas, assim como acontece com héteros e homossexuais.

Citação de: Luz
Imagino que o bissexual tenha fantasias com ambos os sexos, e consequentemente, necessidade de ambos os contatos - o que torna o relacionamento fechado, "supostamente" incompatíavel com essa necessidade, não?
No meu caso a bissexualidade pode influenciar, mas é além disso o interesse pelo relacionamento aberto, o motivo é a liberdade sexual.

Citação de: Luz
Muito bacana mesmo seu desprendimento onde opiniões conservadoras podem ser um tanto incômodas!  ::)
Obrigado!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 31 de Março de 2007, 18:12:59 »
Estou surpresa, não esperava com meu tópico inspirar gente a sair do armário desse jeito e criar esses tópicos.

E a Gui representa ainda as lésbicas, dupla responsabilidade.  :ok:

e os evangélicos... :D

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 31 de Março de 2007, 18:20:53 »
sem querer ser chato, mas sair do armário anonimamente na internet não é lá graaande ato de coragem.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #20 Online: 31 de Março de 2007, 18:52:14 »
sem querer ser chato, mas sair do armário anonimamente na internet não é lá graaande ato de coragem.
Adriano, sem querer ser chato também, mas eu concordo com o Bruno…

Imagino eu que sair do armário quanto à sexualidade deve ser parecido com sair do armário com o ateísmo, não? Você bate a cara generalizado apenas por mostrar quem é. E isso dói.
(E nos dois casos, o que tem de chatos com seu "Jizuiz ti ama!!!" dá horror de pensar.)

Mas sou da seguinte opinião, que já comentei com o Rapha: eu me orgulho de ser hetero. Da mesma forma, acho que o homo tem que se orgulhar de ser homo, o bi tem que se orgulhar de ser bi.

Cor de pele, sexualidade, posição política, religião (ou falta de :) )… isso nunca fez ninguém melhor que outra pessoa. Mas faz a gente ser o que é.

[Em off: isso me lembrou de uma vez que meus amigos me chamaram pra ir pra balada. Só descobri que era balada gay na porta, com direito a gogoboys. Até levei cantada, foi muuuuito engraçado.]
Latebra optima insania est.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 31 de Março de 2007, 22:51:11 »
Concordo com vocês não é grande ato de coragem, e estou gostando da receptividade e vendo que não tem nada demais me declarar como bissexual aqui. É que considero um ambiente maduro, e assim como a Gui fez, é uma maneira de se trabalhar com esse lado (de assumir). Com o ateísmo ainda estou lidando melhor, gosto das discussões e fortalece meus argumentos e raciocínio de forma geral.

Raphael

• Visitante
« Resposta #22 Online: 01 de Abril de 2007, 00:32:30 »

Uma excelente afirmação. :ok:

Adriano, você ainda não me respondeu.

Abraços.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 01 de Abril de 2007, 06:33:07 »
Adriano, você ainda não me respondeu.

Abraços.
Me desculpe Raphael, não tinha visto a pergunta.
Já me relacionei, tenho boa experiência sexual com homens.

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Abril de 2007, 14:27:23 »
Acredito que existe sim o preconceito contra bissexuais. Toda forma de preconceito, na minha opinião, está ligada a falta de diálogo e o que é supostamente sagrado. O bissexualismo feminino é admirado, porque os homens ditos "hetéros" curtem duas gurias beijando na boca etc. Isso reflete o machismo na nossa sociedade... Quando na minha opinião um cara que gosta de duas garotas se beijando na cama, também desenvolvem uma forma de "bissexualismo".

Só algo a discordar: parada gay? militante glbts?

Desculpa, mas parada gay na minha opinião só contribui para mais preconceito (o que aquilo tem de sério? quase ninguém sabe os temas desenvolvidos alí) e militar em prol de qualquer coisa? Isso pra mim já é falta de liberdade. Pra que você tem que militar pra ser quem você é? Isso não tem lógica.
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!