Enquete

Na sua opinião, que presidente fez mais pelo Brasil, em aspectos POSITIVOS?

Getúlio Vargas
Juscelino Kubitscheck
Deodoro da Fonseca
Gaspar Dutra
Júlio Prestes
Washington Luís
Outro.

Autor Tópico: Presidente que mais fez pelo Brasil  (Lida 6068 vezes)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Presidente que mais fez pelo Brasil
« Online: 01 de Abril de 2007, 19:55:37 »
A pergunta é simples, e comentários quando a escolha serão bem-vindos, da mesma forma que outras sugestões de políticos que tiveram papel marcante na história do nosso país.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Presidente que mais fez pelo Brasil
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2007, 20:01:34 »
faltou fhc.
de qualquer forma, eu voto no presidente castelo branco. talvez em segundo lugar no fhc.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2007, 20:03:48 »
faltou fhc.
de qualquer forma, eu voto no presidente castelo branco. talvez em segundo lugar no fhc.

E qual é a motivação da sua escolha?  :)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2007, 20:21:42 »
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.phtml?cod=4636&cat=Ensaios
Destes o mais rápido e mais visível foi o de modernização econômica. Tendo herdado de antecessores gastadores e meros tocadores de obras um herança de contas a pagar, Castello Branco reformou e modernizou toda a base institucional da economia. O Novo Código Tributário, o Estatuto da Terra, a criação do Banco Central, a Lei do Mercado de Capitais, o Código de Minas e a revisão da legislação sobre a energia elétrica foram feitos com surpreendente rapidez e grande apreensão para muitos privilegiados.

Apesar da acusação de indiferença social, arrocho salarial e práticas dolorosas para o combate à inflação, sustentada durante décadas pelos economistas de esquerda e pelos sociólogos - inclusive o que hoje nos governa, que num rasgo de despeito, finge ignorar o que se fez de bom 1 - a verdade é que o projeto social de Castello teria evitado o que vemos hoje: a economia patinando entre a recessão e índices medíocres de desenvolvimento, o mais longo e mais grave período de desemprego de nossa História, queda violenta do salário real e pior distribuição de renda. A “democratização das oportunidades” seria obtida através do acesso à habitação com o BNH, do acesso à terra com o Estatuto da Terra, do acesso à educação com o salário-educação, as bolsas de estudo administradas pelos sindicatos, ensino público e gratuito dos 7 aos 14 anos e pago nos níveis superiores, pelos que o pudessem fazer. Infelizmente, essas medidas na área de educação, previstas na Constituição de 1967, não tiveram continuidade.

Ainda na área social, Castelo entendeu de criar “um novo trabalhismo” onde, ao invés de aumentos nominais de salários, procurar-se-ia dar salários indiretos, representados pelas cooperativas de habitação, bolsas de estudos, crédito para bens duráveis e uma política salarial que defendia as categorias menos organizadas contra a “aristocracia do proletariado” que até hoje domina os sindicatos politizados e os das estatais. Por fim, instituiu o FGTS, libertando o trabalhador da sujeição a uma empresa na expectativa de uma estabilidade nunca alcançada.

leia o resto do texto, se der.
e além de tudo, nos salvou dos comunistas. hehe

já fhc, bom, fhc modernizou o país, na medida do possível. fez muito para um governo que enfrentou tantas adversidades.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2007, 21:52:06 »
Juscelino Kubitscheck, impactou muito com a criação de Brasília.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2007, 22:05:53 »
Mas Júlio Prestes nem tomou posse...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2007, 22:11:55 »
sim, eu não entendi júlio prestes, washington luís e dutra na enquete.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2007, 23:07:48 »
Mas Júlio Prestes nem tomou posse…

sim, eu não entendi júlio prestes, washington luís e dutra na enquete.

:hihi: Loucura minha, mas com justificativa:

Júlio Prestes eu coloquei por seu papel na Revolução de 30.

Washington Luís coloquei por suas obras, como a Rio-Petrópolis e o seu esforço para estabilizar a economia brasileira.

Dutra entrou por ter rompido as relações com a URSS, por ter tentado criar um planejamento economico pro Brasil (mesmo que fracassado) e pela rodovia Presidente Dutra.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2007, 23:09:39 »
Algo mais?  :hihi:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2007, 08:16:34 »
Um detalhe: um presidente pode ter feito muito de positivo pelo Brasil... e muito de negativo também!

Se formos pensar num presidente que juntou: (alguns) avanços sociais, estabilidade política e ter sido eleito democraticamente,
acho que o FHC e Lula deveriam entrar na lista. O problema é que considero ambos os governos como bem medíocres.
Votei no Getúlio, embora não o admire. Simplesmente por ter ajudado a industrializar o país.
Não sei porque tem gente que ainda endeusa o JK...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2007, 11:00:56 »
Não é presidente, mas o Imperador Dom Pedro II também fez um bom governo. Sem falar de Dom João VI que também contribuiu muito par ao Brasil se desenvolver. Claro que foi motivado pela transferência da capital do Reino de Portugal para o Brasil, mas houve grande desenvolvimento aqui.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2007, 11:26:54 »
Juscelino Kubitscheck, impactou muito com a criação de Brasília.

E endividou o país de forma estrondosa... Brasília foi uma obra muito superfaturada.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Raphael

• Visitante
« Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2007, 11:57:37 »
Jamais votaria no Getúlio.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2007, 12:20:51 »

Por que jamais?  :!: :?:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2007, 14:34:46 »

ele não precisaria do seu voto mesmo. ehehe

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 02 de Abril de 2007, 15:03:08 »
Lista complicada… eu votaria em Dom Pedro II, FHC e Collor (nessa ordem) se algum deles estivesse presente.

Como não estão, e eu sou instruído a ignorar (a contragosto) os aspectos negativos, não tenho outro jeito a não ser votar no caudilho Getúlio.  Apesar de não ter qualquer admiração por ele.  Mas voto sob protesto e insisto em lembrar que um presidente menos autoritário poderia ter feito bem mais; se ele fez muito foi em parte porque teve quinze anos e também por causa da época em que governou.  Meu voto não tem NADA de aprovação a ele como pessoa ou como presidente.

JK foi um demagogo, que endividou o país com a construção de Brasília e o subsídio de montadoras de automóveis por pura vaidade.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Abril de 2007, 19:38:55 »
Fale mais sobre as suas opiniões sobre o Collor, Dantas. :)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #17 Online: 02 de Abril de 2007, 19:42:21 »
 :hihi: Já que o plano não funcionou, vou ter que confessar.

Lista complicada… eu votaria em Dom Pedro II, FHC e Collor (nessa ordem) se algum deles estivesse presente.

:hihi: Dom Pedro II não pode ser considerado presidente.

FHC e Collor não coloquei exatamente para ver se o povo citava e falava sobre eles, da mesma forma que não aparece o Lula ou o Marechal Castelo Branco.

:sleepy: Mas não funcionou, os nomes são citados, mas ninguém fala sobre eles.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Abril de 2007, 19:45:34 »
Fale mais sobre as suas opiniões sobre o Collor, Dantas. :)

O que vejo de positivo em Collor foi a desoneração da importação de um monte de produtos industrializados. O que ocorreu? muitos ficaram abismados com o fato de que a industria nacional sucumbiria. Quando começaram a entrar produtos importados, mais baratos e superiores aos nacionais, o que ocorreu? As industrias brasileiras começaram a investir em tecnologia e aprimoramento e o resultando foi uma mega avanço na qualidade do produto brasileiro, que ficou muito melhor, mais barato e mais competitivo.
Nossa industria antes sucateada se modernizou e muitos produtos brasileiros ganharam mercado no exterior.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 02 de Abril de 2007, 23:01:56 »
Amon respondeu por mim.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #20 Online: 02 de Abril de 2007, 23:27:17 »

Por que jamais?  :!: :?:

Aprendi que ele não fez nada de mais para os trabalhadores, simplesmente fez valer as leis e com isso, se vangloriou com esta estratégia. Em discussão com uma professora de história, ela confirmou realmente o que eu pensava.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 03 de Abril de 2007, 00:27:56 »
Na verdade foi pior ainda.  Ele criou toda uma legislação nova, e com ela todo um novo canal de abusos e vantagens para quem tinha como contorná-la ou distorcê-la.

Raphael

• Visitante
« Resposta #22 Online: 03 de Abril de 2007, 00:31:18 »
Na verdade foi pior ainda.  Ele criou toda uma legislação nova, e com ela todo um novo canal de abusos e vantagens para quem tinha como contorná-la ou distorcê-la.

Minha avó diz a mesma coisa, mas não concordo. Acho que um presidente que se eleva por fazer valer o que já é lei, pra mim, é ruim, pra você não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 03 de Abril de 2007, 03:17:26 »
Não, para mim não.  Pelo contrário até.

Mas não é esse o caso do Vargas, de qualquer forma. 

Ele era um safado, um hipócrita corrupto, um demagogo e um criminoso, mas nada disso muda o fato de que ele criou sim muita legislação principalmente na área trabalhista.

Raphael

• Visitante
« Resposta #24 Online: 03 de Abril de 2007, 04:07:37 »
Não, para mim não.  Pelo contrário até.

Mas não é esse o caso do Vargas, de qualquer forma. 

Ele era um safado, um hipócrita corrupto, um demagogo e um criminoso, mas nada disso muda o fato de que ele criou sim muita legislação principalmente na área trabalhista.

Mas Luiz, é disto que eu estou a falar homem, ele não criou nada, só fez valer o que já estava escrito. Sacou?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!