Autor Tópico: Certezas  (Lida 7807 vezes)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Certezas
« Online: 01 de Abril de 2007, 20:29:22 »
Na última semana andei brigando (novamente) com um dos meus professores.

Ele pedia em um trabalho que falássemos sobre uma certeza, e eu procurei afirmar que não existem certezas, mesmo aquilo que é provado empiricamente, não deve ser considerado uma verdade absoluta.

Resultado: agora ele me chama de "aluna Matrix" (reconheço, dei um péssimo exemplo quando estava argumentando com ele).

Mas qual é a opinião de vocês? Devemos acreditar em certezas? Ou não devemos aceitar nada como incontestável?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Certezas
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2007, 20:34:47 »
hahaha
aluna matrix

manda ele ler descartes.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2007, 20:40:28 »
Diga para si mesma que você é solipsista. Querendo ou não, ele ficará sabendo. :D

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2007, 20:42:45 »
 :sleepy: Aula de religião:

Mariella, nós não podemos duvidar NUNCA da existência de Deus, você quer uma certeza? Então tenha certeza que Deus existe e que ele criou o mundo.

:'( :'( :'(

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2007, 20:45:27 »
Nem tudo do descartes se relaciona com a dúvida cartesiana..

Tudo que é justificado pela lógica aplicando a lei da não contradição é verdadeiro.
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2007, 17:17:42 »

Ele pedia em um trabalho que falássemos sobre uma certeza, e eu procurei afirmar que não existem certezas, mesmo aquilo que é provado empiricamente, não deve ser considerado uma verdade absoluta.

Resultado: agora ele me chama de "aluna Matrix" (reconheço, dei um péssimo exemplo quando estava argumentando com ele).

Mas qual é a opinião de vocês? Devemos acreditar em certezas? Ou não devemos aceitar nada como incontestável?

Você não pegou pesado demais? Pessoalmente não vejo nada de errado acreditar em certezas. Na verdade acho estranha a idéia de (por exemplo) não ter certeza da própria existência...

Aula de religião é um porre. Simplesmente concorde e pronto. Não fará diferença. E, por outro lado, na medida que você insistir (questionando, por exemplo, as 'omissões' divinas), sempre haverá uma desculpa... então nem compensa...
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2007, 17:24:56 »
(...)

Pessoalmente acho que o que é constatado empiricamente nunca poderá ser realmente incontestável, exceto talvez quando se limita as afirmações a instâncias específicas no tempo e espaço.

Fatos incontestáveis, até onde sei, só podemos encontrar na matemática ou em outros campos em que o universo é completamente definido pelo teorista.  Como por exemplo o Xadrez.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2007, 17:25:36 »

Mariella, nós não podemos duvidar NUNCA da existência de Deus, você quer uma certeza? Então tenha certeza que Deus existe e que ele criou o mundo.

Afirmação tosca essa...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Eriol

• Visitante
« Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2007, 17:31:03 »
manda ele pra pqp ou leva algo de Hume pra ele...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2007, 18:00:59 »

Saia da sala. Você não é obrigada a assistir. :ok:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2007, 18:57:04 »

Olha, eu também sou (humildemente) da opinião que não existem certezas e nem verdades absolutas, nem mesmo daquilo que é provado empiricamente...
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2007, 19:19:14 »
Você não pegou pesado demais? Pessoalmente não vejo nada de errado acreditar em certezas. Na verdade acho estranha a idéia de (por exemplo) não ter certeza da própria existência…

Aula de religião é um porre. Simplesmente concorde e pronto. Não fará diferença. E, por outro lado, na medida que você insistir (questionando, por exemplo, as 'omissões' divinas), sempre haverá uma desculpa… então nem compensa…

Pesado? Talvez sim, mas essa é a minha idéia. Acredito que só podemos ter certeza que existem incertezas, tudo pode não passar de nada.

:hihi: Ou pode ser que simplesmente sou mais maluca do que eu mesma imaginava.

E quanto a não fazer diferença... Bom, normalmente eu simplesmente ignoro e faço o que é pedido, prova disso que no final escrevi que uma certeza é a onipotência de Deus (  :P doeu o coração mas tudo bem).

Contudo, as vezes eu simplesmente não tenho paciência para concordar com tudo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2007, 19:20:03 »

Preconceito a ateus, isso acontece direto. O Papa mesmo faz essa afirmação e passou no Fantástico na Globo esses dias, fiquei horrorizado e triste.  :'( :'(
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2007, 19:24:52 »
Afirmação tosca essa…

Tosca… foi esse o adjetivo usado para descrever minha idéia também.  :sleepy:

manda ele pra pqp ou leva algo de Hume pra ele…

:umm: Já ouviu aquela história: manda que pode, obedece quem precisa?

Saia da sala. Você não é obrigada a assistir. OK!

:hihi: Eu estudo em colégio religioso, é matéria curricular.
Inclusive podendo levar a reprovação (por mais incrivel que pareça, mas até hoje só vi recuperação de ensino religioso).
 :P Com o tempo acostuma, mas as vezes eu me irrito mais do que o normal (principalmente agora que sou chamada de aluna Matrix  :hmph: )

Olha, eu também sou (humildemente) da opinião que não existem certezas e nem verdades absolutas, nem mesmo daquilo que é provado empiricamente…

:yahoo: Alguém concordou comigo!

:hihi: Acho que não sou tão maluca assim afinal.  :hihi:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2007, 19:27:38 »
Você não pegou pesado demais? Pessoalmente não vejo nada de errado acreditar em certezas. Na verdade acho estranha a idéia de (por exemplo) não ter certeza da própria existência…

Aula de religião é um porre. Simplesmente concorde e pronto. Não fará diferença. E, por outro lado, na medida que você insistir (questionando, por exemplo, as 'omissões' divinas), sempre haverá uma desculpa… então nem compensa…

Pesado? Talvez sim, mas essa é a minha idéia. Acredito que só podemos ter certeza que existem incertezas, tudo pode não passar de nada.

:hihi: Ou pode ser que simplesmente sou mais maluca do que eu mesma imaginava.

E quanto a não fazer diferença… Bom, normalmente eu simplesmente ignoro e faço o que é pedido, prova disso que no final escrevi que uma certeza é a onipotência de Deus (  :P doeu o coração mas tudo bem).

Contudo, as vezes eu simplesmente não tenho paciência para concordar com tudo.
Eu tenho certeza de que deus não existe.  :D
Essa é minha opinião em relação a deus.
Para que me colocar numa posição de "humilde", acho hipocresia. Se é o que penso tenho que assumir.
Vejos muitos textos as pessoas defendendo a descrença em deus e no mesmo texto afirma que não toma posição, que ambas são válidas, ambas são possíveis. Me parece um posicionamento "politicamente correto".
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 02 de Abril de 2007, 19:28:10 »
Preconceito a ateus, isso acontece direto. O Papa mesmo faz essa afirmação e passou no Fantástico na Globo esses dias, fiquei horrorizado e triste.

:P Você acostuma, principalmente depois de passar um ano sendo chamado de atoa.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 02 de Abril de 2007, 19:31:09 »
Preconceito a ateus, isso acontece direto. O Papa mesmo faz essa afirmação e passou no Fantástico na Globo esses dias, fiquei horrorizado e triste.

:P Você acostuma, principalmente depois de passar um ano sendo chamado de atoa.
Também sou chamado assim por umas amigas. Mas é na brincadeira, algo descontraido.
Mas essas posturas ofensivas a quem não acredita em deus é preconceito.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #17 Online: 02 de Abril de 2007, 19:36:20 »
Mas essas posturas ofensivas a quem não acredita em deus é preconceito.

:| Sei lá, eu também achava que era preconceito. Mas agora tenho a idéia de que é medo.

É uma atitude até que esperada, agredir aquele com idéias diferentes.

No caso, a idéia causa aos teístas em geral medo, já que seria a negação de tudo o que eles acreditam, e a perspectiva de perderem a "muletinha emocional de cada dia".

Então reagem de uma maneira imbecil, tentando nos transformar em ingênuos e tolos, que não sabem o que dizem.

:hihi: :hihi: :hihi: Ainda bem que ainda não conseguiram.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 02 de Abril de 2007, 19:43:40 »
O fato de haver medo não descaracteriza o preconceito, é semellhante ao que ocorre contra os gays e a causa é a homofobia. Seria uma ateufobia?  :histeria:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #19 Online: 02 de Abril de 2007, 19:47:43 »
O fato de haver medo não descaracteriza o preconceito, é semellhante ao que ocorre contra os gays e a causa é a homofobia. Seria uma ateufobia?

:hihi: Acho que acabou de inventar uma nova palavra Adriano: ateufobia.

E apesar de você achar graça, continuo com a minha idéia.

Acha tão incomum assim, alguém ter medo de algo que vai contra o que mais acredita?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #20 Online: 02 de Abril de 2007, 20:14:42 »
O fato de haver medo não descaracteriza o preconceito, é semellhante ao que ocorre contra os gays e a causa é a homofobia. Seria uma ateufobia?

:hihi: Acho que acabou de inventar uma nova palavra Adriano: ateufobia.

E apesar de você achar graça, continuo com a minha idéia.

Acha tão incomum assim, alguém ter medo de algo que vai contra o que mais acredita?
Achei graça foi da palavra ateufobia, também nunca tinha visto antes.

O medo é a "razão", concordo contigo e ainda desenterrei um tópico sobre isso, e inclusive tem uma postagem sua:

../forum/topic=7441.0.html

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #21 Online: 02 de Abril de 2007, 20:46:48 »

Olha, eu também sou (humildemente) da opinião que não existem certezas e nem verdades absolutas, nem mesmo daquilo que é provado empiricamente…

Não se pode ter certeza de que não podem haver certezas, é algo contraditório ao próprio princípio, e confiar em algo sem certeza, sem contextualizar nenhum tipo de crença, é no mínimo algo arbitrariamente incorreto, você, pelo menos, há de concordar com isso.
« Última modificação: 02 de Abril de 2007, 20:49:42 por Rod Infinity »
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Abril de 2007, 22:30:23 »

Não se pode ter certeza de que não podem haver certezas, é algo contraditório ao próprio princípio, e confiar em algo sem certeza, sem contextualizar nenhum tipo de crença, é no mínimo algo arbitrariamente incorreto, você, pelo menos, há de concordar com isso.

Não é posssível ter certeza da falta de certezas pois a certeza da incerteza não é incerteza da incerteza da certeza mas uma certeza de que o incerteza é o certo da incerteza da certeza que é incerta diante da certeza da incerteza de certezas incertas.

Entendeu? :hihi:

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #23 Online: 03 de Abril de 2007, 21:26:03 »

Afirmação tosca essa…

Oi Luiz ! tudo bem ? Não leve a mal , mas  " tosco " foi seu comentário . Ora e desde quando as certezas de alguém tem que passar pelo crivo de  A ou B....seja rasoável ...vc pegou ´pesado...rs
Beijos fraternos .
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #24 Online: 03 de Abril de 2007, 21:45:20 »
Oi Lela…""Alguém concordou comigo!""
Eu tb concordo com vc…até pq nossos conceitos sobre TUDO são apenas humanos e existe dentro dessa vastidão  universal e em expansão, algo  que nem de longe  ainda podemos   ter noção sequer…está ainda tudo muito longe de um conceito real , mesmo o explicado  na fisica , astrofisica e astronomia e claro um pouco e levemente  encaminhado na fisica quântica…mas  nem por isso somos obrigados a concordar  com o  que nos é imposto  como verdades absolutas ou não.
Mais importante que  crer é vc experenciar  as verdades .Pois  aí sim , ninguém  e digo ninguém mesmo poderá testificar ao contrario…Quando vc diz tenho fé…ou creio …infalivelmente será cobrado uma prova para  que vc assim prosiga…e se não tendo  como provar,  acaba  por sentir-se  frustrada…então  o necessario a tal  afirmação  pessoal , que seja …eu experenciei, eu sinto…e pra mim  é um fato…ou não experenciei , não sinto ...esse grau de convicção é algo  maior  que as ditas verdades abusolutas  ou a negação das mesmas. E não deixe nunca ninguém dizer  que vc  não pode  deixar de crer em algo. Vc é livre  . Não faça media com seu professor , mas aprenda a ponderar as suas certezas.Se vc não sente a presença de  Deus em sua vida, pois so isso lhe daria tal certeza de Sua existência , não será ele , seu professor  ou qualquer outra pessoa  , que a sentirá por vc.
Beijo no seu coração Lala.
« Última modificação: 03 de Abril de 2007, 22:01:27 por Artemis »
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!